Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/07/2011

A REFLEXÃO DO DIA

SÓ SE FOR LIDO...!
Se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo.
Só livro lido é cultura.


Cláudio Moura e Castro
e-mail de Davi

OS MENDIGANTES

Por Amâncio
e-mail de Davi

LI NO RM NO FOCO

Seu Chico Irineu, o poeta pistonista:
Pois bem: Este sim me traz muitas lembranças boas da infância e também da juventude quando este aspirante a escriba mor desta demosucupirana tribuna iniciava os primeiros passos rumo às boemias noites da década de ointenta:
Na infância, seu Chico Irineu nos levava imensa alegria quando uma vez por ano passava uma semana pintando as paredes do casarão de meu avô e padrinho Sinhô Souza e dona Gorinha lá no Cunhassú Velho. Era década de setenta. Depois de sua visita o casarão do vovô ficava "pariceno" palecete de ricaço fazendeiro. Tudo muito colorido. Era imensa a nossa alegria a visita de tão importante e grande amigo. Fazia isso religiosamente uma vez por ano. E não cobrava nada. Era pela a mais pura e cincera amizade mesmo. Quando ele voltava deixava todos tristes e com saudades. Das noites de conversa até às vinte horas já que naquela época sem radio, sem televisão e sem energia eletrica se dormia às 18:30 religiosamente.
Como não aceitava pagamento pelo trabalho vovó o presenteava com algumas galinhas. Foi o maior amigo de meu avó e minha avó na cidade durante mais de cinco décadas. Às vezes em setembro ou dezembro vínhamos à cidade onde éramos recebidos com carinho e muito calor humano pelo casal seu Chico Irineu e Dona Mundoca. Foram muitos bons aqueles tempos. As novas gerações não sabem o que estão perdendo em não manterem laços tão fraternos como tantos exemplos de outrora.

Tenho dito... E sempre!!!

--
 
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!
Manuel de Jesus

PASSANDO POR COREAÚ

Dr. FRANCISCO EDVIGES ALBUQUERQUE

Quem esteve em Coreaú nessa última semana de julho, de férias e visitando os parentes e amigos, foi o Professor-Doutor Francisco Edviges Albuquerque.

Para muitos, simplesmente Edviges. Ele é natural de Coreaú e nasceu no dia 16 de outubro de 1958. É filho de Gerardo Albuquerque (Gerardo Deda) e Teresa Albuquerque (“In memoriam”).

Quando tinha apenas três anos de idade sua mãe faleceu. Viúvo, o pai, Gerardo Albuquerque se casou com a cunhada Aparecida Albuquerque (as duas esposas são filhas de Doda Machado, ex-vereador e comerciante em Coreaú, falecido em 1979).

Na juventude, estudou em Fortaleza-CE, onde morou por 10 anos, tendo se formado na área de LETRAS. Em 1987 partiu para o Estado do Tocantins, que havia sido criado com a divisão do Estado de Goiás. Lá, contraiu matrimônio com Davanita Ferreira de Castro, mineira, também professora, com quem teve duas Filhas, no caso, Maria Teresa e Mariana, estando a primeira cursando Medicina, e a segunda, encerrando o Ensino Médio. 

Atualmente é Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense, exercendo o magistério como Professor concursado de Linguística da Universidade Federal do Estado do Tocantins (UFT), sendo ainda Coordenador do Laboratório de Línguas Indígenas do Campus de Araguaína-TO, onde reside. Araguaína, que fica ao norte do Estado do Tocantins e tem mais de 150.000 habitantes, é, portanto, a cidade em que reside Francisco Edviges e sua família.

Francisco Edviges vem desenvolvendo um trabalho como pesquisador na área de Educação Indígena tocantinense ha mais de 16 anos, porém, os trabalhos e Projetos têm se voltado para os povos Apinayé e Krahô. Já conta com vários livros publicados nessa área: História e geografia Apinayé, Matemática e ciências Apinayé, Receitas da Medicina tradicional Apinayé, Narrativa e Cantigas Apinayé, Alfabetização Krahô e Português Intercultural. Saliente-se que três livros foram aprovados pelo MEC: Arte e Cultura do Povo KraHô, Do Texto do Texto: leitura e Redação e Dicionário Escolar Apinayé. e mais três estão no prelo: Gramática Escolar  Apinayé, Livro de Alfabetização e Educação escolar Apinayé na perspectiva Bilíngue e intercultural, os quais serão publicados pelo Programa do Observatório da Educação escolar Indígena/CAPES/SECADINEP.

Segundo o texto “ÍNDIOS DO TOCANTINS: ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS”, do Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque, “Atualmente o Tocantins conta com uma população estimada em 11.739 indígenas, computando não somente os que habitam nas aldeias, mas também aqueles considerados urbanos e desaldeados. (…)

De acordo com relatório técnico da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA, 2010) a população Apinayé atual é de aproximadamente 1.793 índios, distribuídos em dezenove (19) aldeias. Além desses indígenas que vivem nas aldeias, há 31 Apinayé, desaldeados, sendo 01 em Lagoa da Confusão e 30 na cidade de Tocantinópolis.(…)”.
Coreaú-CE, 30 de julho de 2011.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor

Obs. O professor Fernando para produzir este texto, copiou parte de uma entrevista do site: araguainanoticias

EDITORIAL DO DIARIO DO NORDESTE

EDUCAÇÃO PRECOCE
Renomados pedagogos e especialistas na psicologia infantil vêm atentando, através de reiteradas pesquisas, para a necessidade de que os processos de aprendizagem das crianças devam começar cada vez mais cedo, de preferência entre 3 e 5 anos de idade. Ao mesmo tempo, lamentam que essa comprovada evidência seja quase sempre ignorada no contexto das reformas educacionais procedidas em vários países.

Segundo alertam recentes estudos realizados na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, está sendo desperdiçado um tempo precioso para o início do desenvolvimento de aptidões intelectuais e emocionais da criança, durante o qual ela teria mais efetivas oportunidades de compartilhar e aprender o mundo cujas nuanças começa a descobrir. Para os estudiosos do tema, esse novo procedimento já se deveria ter convertido em uma iniciativa abrangente de política educativa de caráter fundamental.

Em países como os Estados Uni dos e na vizinha Argentina, existem inúmeros especialistas no mencionado tipo de educação, embora atuando em caráter pontual e fora de um plano educacional capaz de integrar todas as etapas e áreas necessárias ao processo, o qual inclui em seu contexto até mesmo programas de saúde. Outro detalhe observado é que a política orientada para as crianças geralmente se concentra em relação às classes sociais menos favorecidas, sem atentar que os meninos de classe média, sobretudo nos países menos desenvolvidos, também precisam de uma ajuda substancial.

Nos Estados Unidos, inúmeros colégios ensinam a ler, escrever e desenvolver habilidades desde o chamado Jardim da Infância. Em paralelo, chama-se a atenção para o quanto é importante o papel a ser exercido pelos pais, ou responsáveis, nesse método especial de aprendizagem. Procedeu-se um estudo comparativo sobre a quantidade de palavras que se diz a uma criança desde que ela nasce até a idade d e quatro anos. Foram pesquisados integrantes da classe média, das classes C e D, e também famílias dependentes de assistência social, que equivaleriam, no Brasil, aos beneficiados pelo programa Bolsa Família. Constatou-se que a diferença de palavras ouvidas por uma criança de classe média e outra de família mais pobre, desde que nascem até a idade de 4 anos, chega até a vários milhares, o que restringe de modo sensível o vocabulário dos menos favorecidos. Ainda existe, como agravante, o nível das palavras que são ouvidas. Entre os mais aquinhoados, predominam vocábulos de disciplina e apoio. Em meio aos pobres, são bem mais proferidas palavras ásperas e de castigo, geralmente expressas em baixo calão. Tais diferenciações relativas aos ambientes familiar e social são difíceis de ser superadas e revelam-se marcantes, exatamente na fase em que a criança principia a assimilar suas noções a respeito do mundo e das pessoas, tornando indiscutível a impla ntação da nova estratégia de conduzi-la à escola cada vez mais cedo. Não haveria, por conseguinte, nenhuma razão para se alegar aumento de custos oficiais, ou outra restrição no gênero, quando notoriamente se sabe o quanto esse investimento tende a reverter em lucros e benefícios para toda a sociedade num futuro próximo.

Publicado em 30 de julho de 2011
Pauta: Davi

NOVAS FOTOS DA REFORMA DA IGREJA MATRIZ DE COREAÚ

Vista central
Iluminação da entrada principal

Nova pia batismal
Está quase tudo pronto para as missas voltarem a ser celebradas na Igreja Matriz. Isso porque a reforma esta quase terminando. Os últimos detalhes estão na reta final, como por exemplo a nova iluminação e os novos ventiladores.

DÓLAR PRECI$A TOMAR VIAGRA...!

Por Davi

ANS VAI MULTAR PLANOS DE SAÚDE

A operadora que rejeitar ou dificultar o ingresso de idosos, pessoas com deficiência ou com problemas de saúde em seus planos de saúde serão multadas. É o que determina uma súmula normativa publicada ontem (29) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A multa para operadora que impor restrição é de R$ 50 mil. “A comercialização de planos privados de assistência à saúde por parte das operadoras, tanto na venda direta, como na mediada por terceiros, não pode desestimular, impedir ou dificultar o acesso ou ingresso de beneficiários em razão da idade, condição de saúde ou por portar deficiência, inclusive com a adoção de práticas ou políticas de comercialização restritivas direcionadas a estes consumidores”, diz a ANS.
Fonte: Correio do Estado

SOBRE O QUADRO "TROFÉU RM NO FOCO"

Esse quadro criado a qui no blog pelo professor Davi Portela, tem por finalidade criar um banco de arquivo de memória das pessoas que por aqui (Coreaú) passaram ou vivem fazendo sua caminha de história. Nossa equipe se mobilizou e, para que estas pessoas não caíssem no esquecimento, resolveu criar esta biblioteca virtual para que estudantes e curiosos possam ter acesso a biografia desses honrados cidadãos palmenses, por isso contamos também com a sua colaboração leitor e simpatizante do RM no Foco.

HOMENAGEM A SEU CHICO IRINEU

Seu Chico Irineu, o poeta pistonista

Coreaú perdeu no dia 22 de julho de 2006, um grande representante de sua cultura, o mestre do pistom Chico Irineu.
Seu nome de pia, Francisco Alves Sobrinho, dormitava nos documentos pessoais, mas Chico Irineu, como por todos era conhecido, ou ainda “Tachicó” para os amigos de infância, trafegava pelas estradas da vida, pelas ruas da antiga Palma, hoje Coreaú, conduzindo alegrias com seu pistom, com seu amor à família, com sua afabilidade, com sua fé em Nossa Senhora da Piedade.
Chico Irineu, que nascera em 15 de abril de 1916, era filho de Irineu Carneiro da Frota e de Etelvina Amélia da Conceição. Teve, entre várias graças divinas, o dom da longevidade, porquanto partiu para o plano espiritual aos 90 anos de idade. A família Irineu é rica em espiritualidade, simplicidade. E Chico Irineu era um cidadão humilde, respeitoso, probo. Para ilustrar isso, vejam-se esses versos do Benevides Machado de Carvalho: “Sendo pai exemplar/Trabalhador e honesto/Na vida soube trilhar/Como cidadão honesto”.
No livro “História de Coreaú — (1702-2002)”, de autoria de Leonardo Pildas, pp. 412/413, na parte concernente à cultura, há registros de Chico Irineu como componente das Bandas de Música “Eutarpe Sertaneja” e “Banda Municipal”, desde os anos de 1937 a começo de 1980, respectivamente. Casou-se no ano de 1947 com Raimunda Gomes Ximenes (dona Mundoca), com quem teve extensa prole. São ao todo, 11 filhos.
Não há dúvida de que seu Chico Irineu deixou seu nome gravado na memória do povo de Coreaú como um exemplo para muitos e, sobretudo, para seus descendentes, não só de um valoroso ser humano, mas também, de um mestre na arte de tocar pistom, sendo, por isso, patrimônio de nossa cultura.
Conclui-se, destarte, que seu Chico Irineu merece ser lembrado, recebendo, nesta semana, da equipe do Blog do Professor Romildo Moura, o TROFÉU BLOG RM NO FOCO.
Coreaú-CE, 30 de julho de 2011.

Fernando Machado Albuquerque
Professor e Técnico Judiciário

DA SÉRIE: FOTOS HISTÓRICA

LEMBRAR É REVIVER

E-MAIL DE Davi 

EM ALTA!!!

O blog parabeniza a administração municipal pela troca dos brancos das praças aos lado da igreja Matriz, praça do mercado e a praça do meio. Só lembrando que também poderia ser feito o reestruturação dos brancos da praça principal.

DILMA ESTUDA DEMITIR JOBIM

A presidente Dilma Rousseff deu demonstração pública nesta sexta-feira (29) de que as declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de que votou em José Serra na eleição do ano passado, não foram bem recebidas. Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, ela o constrangeu ao tratá-lo de forma protocolar durante evento oficial no Palácio do Planalto. A presidenta teria decidida a exonerá-lo, mas não quer tomar a atitude de imediato, para não relacionar os fatos, mas admitiu a interlocutores que se o ministro tivesse pedido demissão, ela teria aceito na hora. Durante o evento, Dilma tratou o auxiliar com frieza ostensiva e sequer citou o seu nome. Em junho, numa homenagem a FHC, o ministro havia dado declaração ambígua: "Os idiotas perderam a modéstia". Isso foi interpretado como uma referência à atual gestão, mas ele negou.

Tô sabendo.com

PAPA NO BRASIL

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o papa Bento 16 deve vir ao Brasil no ano de 2013 para participar de um evento religioso na cidade.
Segundo o prefeito, já está quase tudo certo, só falta o anúncio oficial que deve acontecer em meados de agosto.
O calendário de eventos internacionais no Rio de Janeiro ajudou com que a cidade fosse escolhida para sediar a Jornada Mundial da Juventude.

MORRER É VOLTAR PARA CASA

Quando a morte chega, com sua bagagem de mistérios, traz junto divergências e indagações.
Afinal, quando os olhos se fecham para a luz, o coração silencia e a respiração cessa, terá morrido junto a essência humana?
Materialistas negam a continuação da vida. Mas os espiritualistas dizem que sim, a vida prossegue além da sepultura.
E eles têm razão. Há vida depois da morte. Vida plena, pujante, encantadora.
Prova disso? As evidências estão ao alcance de todos os que querem vê-las.
Basta olhar o rosto de um ser querido que faleceu e veremos claramente que falta algo: a alma já não mais está ali.
O Espírito deixou o corpo feito de nervos, sangue, ossos e músculos. Elevou-se para regiões diferentes, misteriosas, onde as leis que prevalecem são as criadas por Deus.
Como acreditar que somos um amontoado de células, se dentro de nós agita-se um universo de pensamentos e sensações?
Não. Nós não morreremos junto com o corpo. O organismo voltará à natureza - restituiremos à Terra os elementos que recebemos – mas o Espírito jamais terá fim.
Viveremos para sempre, em dimensões diferentes desta. Somos imortais. O sopro que nos anima não se apaga ao toque da morte.
Prova disso está nas mensagens de renovação que vemos em toda parte.
Ou você nunca notou as flores delicadas que nascem sobre as sepulturas? É a mensagem silenciosa da natureza, anunciando a continuidade da vida.
Para aquele que buscou viver com ética e amor, a morte é apenas o fim de um ciclo. A volta para casa.
Com       a consciência pacificada, o coração em festa, o homem de bem fecha os olhos do corpo físico e abre as janelas da alma.
Do outro lado da vida, a multidão de seres amados o aguarda. Pais, irmãos, filhos ou avós – não importa.
Os parentes e amigos que morreram antes estarão lá, para abraços calorosos, beijos de saudade, sorrisos de reencontro.
Nesse dia, as lágrimas podem regar o solo dos túmulos e até respingar nas flores, mas haverá felicidade para o que se foi em paz.
Ele vai descobrir um mundo novo, há muito esquecido. Descobrirá que é amado e experimentará um amor poderoso e contagiante: o amor de Deus.
Depois daquele momento em que os olhos se fecharam no corpo material, uma voz ecoará na alma que acaba de deixar a Terra.
E dirá, suave: Vem, sê bem-vindo de volta à tua casa.
*  *  *
A morte tem merecido considerações de toda ordem, ao longo da estada do homem sobre a Terra.
É fenômeno orgânico inevitável porque a Lei Divina prescreve que tudo quanto nasce, morre.
A morte não é pois o fim, mas o momento do recomeço.
Pensemos nisso.
Redação do Momento Espírita.
Disponível no Cd Momento Espírita, v. 17, ed. Fep.
Em 28.10.2010.

APRENDENDO GEOGRAFIA

BOM PRA APRENDER UM POUCO GEOGRAFIA, TEM MUITA GENTE QUE NÃO SABE A LOCALIZAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS.

Clique na palavra Brasil e monte o mapa!!!
    QUEBRE A CABEÇA MONTANDO O - BRASIL

    Link recebido de Rogério Cristino

    LEITOR DESATENTO...É NISSO O QUE DÁ...!!

    e-mail de Davi

    REFORMAS EM COREAÚ


    Com um modelo padronizado, as calçadas da Av. Antonio Cristino de Meneses, está ganhando um tom especial. Pode se ver como esta reforma está valorizando e deixando as calçadas mais elegantes. Aos coreauenses que guardam as energias para os festejos, irão encontrar novidades. Parabéns a gestão municipal pelo trabalho.

    ESTATÍSTICA DO BLOG

    Visualizações de página de ontem 29/07/2011 - 1.010

    29/07/2011

    NÃO SATISFEITOS COM PROPOSTA DO GOVERNO, PROFESSORES AMEAÇAM GREVE

    O Sindicato dos Professores no Estado do Ceará (Apeoc) se reuniu com o governado do Estado, Cid Gomes, em razão de discutir uma nova proposta salarial. Entretanto, a proposta do governador não agradou a categoria, que afirmou, através de Reginal Pinheiro, vice-presidente da Apeoc, que se persistirem com a proposta, será “defendida a deflagração de greve em todo o Estado”.
    “A proposta mantém uma diferença de 90 reais do graduado para o especialista e ainda promove uma mudança radical na tabela de vencimento para pior” declarou Pinheiro.

    O aumento proposto pelo governo é de em 45%, somente para os professores em início de carreira com nível superior. Já para os professores temporários, o aumento seria de 60%. Em relação aos especialistas, a assessoria do governo não anunciou o reajuste.

    Ainda segundo o vice-presidente da Apeoc, “não vai haver ganho algum para mais de 80% do quadro efetivo do Estado”. 

    Uma assembléia geral dos professores será realizada na próxima segunda-feira (1º).

    Redação O POVO Online/Apeoc

    DA SÉRIE FOTOS HISTÓRICAS

    E-mail de Davi

    LULA RECEBE MAIS UM TÍTULO DE DOUTOR

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá seu sexto título doutor honoris causa, da universidade francesa Sciences Po, cuja cerimônia de outorga ocorrerá na França, no dia 27 de Setembro.
    Doutor honoris causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
    Na ocasião, segundo a instituição, Jean-Claude Casanova, membro do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas, pronunciará o “elogio do impetrante” e outorgará o título ao brasileiro na presença dos professores da universidade. 

    (informações da Folha)

    CEARENSE PELO MUNDO

    Cearense vai ajudar a desenvolver os robôs espaciais da Nasa

    Eduardo Almeida estuda leituras tridimensionais de superfícies.
    Nasa se interessou pela pesquisa de Almeida, que está nos EUA há 5 anos.

    Eduardo Brito Almeida trabalhará na Nasa com bolsa de pesquisa (Foto: Eduardo B. Almeida/Acervo Pessoal) O Brasil terá um representante cearense na agência espacial americana, a Nasa, a partir de setembro. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo Brito Almeida, 30 anos, foi convidado pela Nasa para desenvolver pesquisas que ajudarão a aperfeiçoar os robôs espaciais da agência.
    O pesquisador explica que alguns robôs espaciais usados pela Nasa são controlados de forma remota. “Eles são assim para evitar que colidam com algo ou caiam em buracos. Se eles puderem ler a superfície poderão mapear e escolher o melhor percurso. Isso se chama Navegação Autônoma”, explica Almeida que, como bolsista do projeto Pré-Doutoral Harriett G. Jenkins, trabalhará com desenvolvimento de modelos matemáticos que permitam a locomoção robótica autônoma e segura. “Em minha pesquisa quero aperfeiçoar a leitura tridimensional de superfícies. Quero que ela seja impactante”, diz.

    Do G1

    e-mail de João Paulo

    LEITORES PELO BRASIL A FORA

    Um abraço para nosso leitor Joao Paulo Ximenes Carvalho. Coreauense que vive fora do estado. Boas leituras.


    do blog: "Naspampas"

    A REFLEXÃO ATEMPORAL DO DIA

    Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem. (...)

    Eclesiastes 12: 1-7.
    E-mail Davi

    E SE A VIDA FOSSE UMA ESTRADA?

    Cada um de nós caminha pela vida como se fosse um viajante que percorre uma estrada.
    Há os que passam pouco tempo caminhando e os que ficam por longos anos.
    Há os que veem margens floridas e os que somente enxergam paisagens desertas.
    Há os que pisam em macia grama e os que ferem os pés em pedras pontudas e espinhos.
    Há os que viajam em companhias amigas, assinaladas por risos e alegria. E há os que caminham com gente indiferente, egoísta e má.
    Há os que caminham sozinhos – inclusive crianças - e os que vão em grandes grupos.
    Há os que viajam com pai e mãe. E os que estão apenas com os irmãos. Há quem tenha por companhia marido ou esposa.
    Muitos levam filhos. Outros carregam sobrinhos, primos, tios. Alguns andam apenas com os amigos.
    Há quem caminhe com os olhos cheios de lágrimas e há os que se vão sorridentes.
    Mas, mesmo os que riem, mais adiante poderão chorar. Nessa estrada, nunca se conheceu alguém que a percorresse inteira sem derramar uma lágrima.
    Pela estrada dessa nossa vida, muitos caminham com seus próprios pés. Outros são carregados por empregados ou parentes.
    Alguns vão em carros de luxo, outros em veículos bem simples. E há os que viajam de bicicleta ou a pé.
    Há gente branca, negra, amarela. Mas se olharmos a estrada bem do alto, veremos que não dá para distinguir ninguém: todos são iguais.
    Há gente magra e gente gorda. Os magros podem ser assim por elegância e dieta ou porque não têm o que comer.
    Alguns trazem bolsas cheias de comida. Outros levam pedacinhos de pão amanhecido.
    Muitos gostam de repartir o que têm. Outros dão apenas o que lhes sobra. Mas muita gente da estrada nem olha para os viajantes famintos.
    Há pessoas que percorrem a estrada sempre vestidas de seda e cobertas de joias. Outros vestem farrapos e seguem descalços.
    Há crianças, velhos, jovens e casais, mas quase todos olham para lugares diferentes.
    Uns olham para o próprio umbigo, outros contemplam as estrelas, alguns gostam de espiar os vizinhos para fofocar depois.
    Uma boa parte conta o dinheiro que leva e há os que sonham que um dia todos da estrada serão como irmãos.
    Entre os sonhadores há os que se dedicam a dar água e pão, abrigo e remédio aos viajantes que precisam.
    Há pessoas cultas na estrada e há gente muito tola. Alguns sabem dizer coisas difíceis e outros nem sabem falar direito.
    Em geral, os sabichões não gostam muito da companhia dos analfabetos.
    O que é certo mesmo é que quase ninguém na estrada está satisfeito. A maioria dos viajantes acha que o vizinho é mais bonito ou viaja de forma bem mais confortável.
    É que na longa estrada da vida, esquecemos que a estrada terá fim.
    E, quando ela acabar, o que teremos?
    Carregaremos, sim, a experiência aprendida durante o tempo de estrada e estaremos muito mais sábios, porque todas as outras pessoas que vimos no caminho nos ensinaram algo.
    A estrada de nossa existência pode ser bela, simples, rica, tortuosa. Seja como for, ela é o melhor caminho para o nosso aprendizado.
    Deus nos ofereceu essa estrada porque nela se encontram as pessoas e situações mais adequadas para nós.
    Assim, siga pela estrada ensolarada. Procure ver mais flores. Valorize os companheiros de jornada, reparta as provisões com quem tem fome.
    E, sobretudo, não deixe de caminhar feliz, com o coração em festa, agradecido a Deus por ter lhe dado a chance de percorrer esse caminho de sabedoria.
    Redação do Momento Espírita
    Disponível no CD Momento Espírita, v. 14, ed. Fep.
    Em 11.01.2010

    COREAÚ NA MÍDIA OLHA COMO COREAÚ TÁ FAMOSO...!!!!

    Por Davi

    ESTATÍSTICA DO BLOG

    Visualizações de página de ontem 28/07/2001 - 1.052

    PARA ACORDAR BEM..

    28/07/2011

    REGRAS PARA CERTIFICADO DE CONCLUSÃO PELO ENEM

    O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) uma portaria que regula a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
    Para tirar o certificado, o estudante deverá ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem, marcada para os dias 22 e 23 de outubro, e atingir no mínimo 400 pontos em cada uma das quatro provas objetivas sobre as áreas do conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias). Na redação, a nota mínima deverá ser de 500 pontos.
    Não é necessário ter estudado em escola pública para obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem. As notas e dados dos interessados serão enviados para as secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que ficarão responsáveis pela emissão do documento.

    Ultimo segundo (iG)

    A FRASE DO DIA

    "Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades."
     (James Russell Lowell)

    PROJETO QUE DESTINA 50% DO FUNDO SOCIAL ÀEDUCAÇÃO ESTÁ NA PAUTA DA CI

    Proposta que destina 50% do Fundo Social à educação está na pauta da reunião da próxima quinta-feira (4) da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). De autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a proposta recebeu voto favorável da relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e ainda será examinada pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Econômicos (CAE), nesta última em decisão terminativa. Pela proposta (PLS 138/11), que altera a Lei 12.351/10, 80% desse percentual deverão ser destinados à educação básica e à educação infantil. Além disso, o Poder Executivo ficará liberado de edição de nova lei para liberação de recursos para gastos de recursos relativos ao “principal” do Fundo Social.

    Informações Correio do Brasil

    SABELLA É O NOVO TÉCNICO DA ARGENTINA, CONFIRMA GRONDONA

    O presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, confirmou que Alejandro Sabella será o novo técnico da Argentina, após a demissão de Sergio Batista na última segunda-feira. O dirigente revelou que o anúncio oficial do treinador irá ocorrer logo após o acerto dos detalhes da rescisão contratual do ex-comandante da seleção do país.
    O dirigente anunciou a escolha por Sabella na última quarta-feira em entrevista para a emissora de rádio Rivadavia, de Buenos Aires, na qual prometeu: "Amanhã (quinta), vamos falar sobre como as coisas estão acontecendo. Assim que o contrato de Batista for encerrado, avançaremos com Sabella e o anunciaremos".

    do Paraná Online

    NOVAS REGRAS DOS PLANOS DE SAÚDE

    Foto: Stock.Xchng
    Mais de 13 milhões de usuários de planos de saúde terão direito de mudar de operadora sem precisar cumprir nova carência. Segundo as novas regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a partir de hoje, além dos contratos individual e familiar, a medida passa a beneficiar o usuário do plano coletivo por adesão (contratado por conselhos profissionais, entidades de classe, sindicatos e federações). LEIA MAIS NO BAND.COM

    INTERNADA EM CLÍNICA, VERA FISCHER ESTÁ LÚCIDA

    google imagens

    A atriz Vera Fischer, de 60 anos, está lúcida na clínica de reabilitação na Barra da Tijuca, na qual está internada desde a última terça-feira (26).
    Ela se alimenta normalmente e não tem previsão de alta. 
    A clínica não quis divulgar o motivo da internação. 
    Contudo, testemunhas contaram terem visto a atriz chegar ao local bastante agitada. E o motivo seria um só: Vera quer se livrar da dependência química. 
    Vera Fischer já teve problemas por conta do vício em outras ocasiões e chegou a ser internada três vezes no passado.

    Informações r7

    MEGA-SE NA ACUMULA E PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 21 MI

    Ninguém levou o prêmio principal da Mega-Sena. O sorteio do concurso 1304 foi realizado, nesta quarta-feira, no Caminhão da Sorte em Roseira (SP).

    A previsão da Caixa Econômica Federal é de um prêmio de R$ 21 milhões para o próximo concurso, no sábado (30).

    Os números sorteados foram: 07, 14, 15, 20, 23 e 35.

    ESQUECIMENTO REVERSÍVEL

    Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram que as redes neurais no cérebro de pessoas da meia-idade e idosos têm conexões mais fracas e disparam de forma menos robusta do que nas pessoas mais jovens.
    Curiosamente, relatam os cientistas, a pesquisa sugere que esta condição é reversível.
    Conforme as pessoas envelhecem, elas tendem a esquecer as coisas, distraem-se mais facilmente e têm maior dificuldade com funções executivas.
    Esses déficits relacionados à idade são conhecidos há anos, mas a base celular para estas dificuldades cognitivas tão comuns ainda não foi compreendida pela ciência.

    ULBRA TV ESTÁ DE VOLTA

    A UlbraTV já está no ar, isto é, satélite B4 na mesma frequência (4063V 2929). Para quem assiste boa diversão.

    RETORNO ÀS AULAS

    ALUNOS E PROFESSORES DA EEM FLORA DE QUEIROZ TELES.

    AS AULAS DO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2011 TERÃO INÍCIO NESTE 1º DE AGOSTO, PORTANTO, SEGUNDA-FEIRA PRÓXIMA.

    TENHAM UM FELIZ RETORNO ÀS AULAS!

    NÚCLEO GESTO
    PORTAL FLORA TELES

    O SOBREVIVENTE

    O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, recebeu ontem à noite o pedido de exoneração do diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Geraldo Lourenço de Souza Neto. Por meio de nota, o ministério informou que o pedido de exoneração será encaminhado à Presidência da República.

    Agora, resta apenas um sobrevivente da diretoria colegiada do Dnit. Com a "faxina", resiste ainda o chefe da área de Planejamento e Pesquisa, Jony Marcos Lopes. Já são 18 dispensas de cargos de confiança desde que a crise dos Transportes foi detonada no início do mês. 

    Informações: PortoseNavioc

    SÉRIE FOTOS HISTÓRICAS

    DO FUNDO DO BAÚ DA HISTÓRIA


    E-MAIL DE DAVI


    AS MÚSICAS DO ANO DO SEU NASCIMENTO.

    A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles. 

    George Washington Carver



     
    As músicas do ano do seu nascimento...
     Clique no ano do seu nascimento

    Uma jukebox que recupera 60 anos de música  e  que permitirá ouvir as melodías do  ano de seu nascimento...ou  de  qualquer outro ano entre 1940 e 1999

    E-MAIL DE ROGÉRIO CRISTINO
    Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.