Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/07/2011

HOMENAGEM A SEU CHICO IRINEU

Seu Chico Irineu, o poeta pistonista

Coreaú perdeu no dia 22 de julho de 2006, um grande representante de sua cultura, o mestre do pistom Chico Irineu.
Seu nome de pia, Francisco Alves Sobrinho, dormitava nos documentos pessoais, mas Chico Irineu, como por todos era conhecido, ou ainda “Tachicó” para os amigos de infância, trafegava pelas estradas da vida, pelas ruas da antiga Palma, hoje Coreaú, conduzindo alegrias com seu pistom, com seu amor à família, com sua afabilidade, com sua fé em Nossa Senhora da Piedade.
Chico Irineu, que nascera em 15 de abril de 1916, era filho de Irineu Carneiro da Frota e de Etelvina Amélia da Conceição. Teve, entre várias graças divinas, o dom da longevidade, porquanto partiu para o plano espiritual aos 90 anos de idade. A família Irineu é rica em espiritualidade, simplicidade. E Chico Irineu era um cidadão humilde, respeitoso, probo. Para ilustrar isso, vejam-se esses versos do Benevides Machado de Carvalho: “Sendo pai exemplar/Trabalhador e honesto/Na vida soube trilhar/Como cidadão honesto”.
No livro “História de Coreaú — (1702-2002)”, de autoria de Leonardo Pildas, pp. 412/413, na parte concernente à cultura, há registros de Chico Irineu como componente das Bandas de Música “Eutarpe Sertaneja” e “Banda Municipal”, desde os anos de 1937 a começo de 1980, respectivamente. Casou-se no ano de 1947 com Raimunda Gomes Ximenes (dona Mundoca), com quem teve extensa prole. São ao todo, 11 filhos.
Não há dúvida de que seu Chico Irineu deixou seu nome gravado na memória do povo de Coreaú como um exemplo para muitos e, sobretudo, para seus descendentes, não só de um valoroso ser humano, mas também, de um mestre na arte de tocar pistom, sendo, por isso, patrimônio de nossa cultura.
Conclui-se, destarte, que seu Chico Irineu merece ser lembrado, recebendo, nesta semana, da equipe do Blog do Professor Romildo Moura, o TROFÉU BLOG RM NO FOCO.
Coreaú-CE, 30 de julho de 2011.

Fernando Machado Albuquerque
Professor e Técnico Judiciário
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.