Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

14/06/2014

ESTAMOS EM STAND BY...


DIA 14 DE JUNHO É DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE


13/06/2014

COM 80% DE CHANCES, EL NIÑO PREOCUPA E PODE AGRAVAR SECA NO CE

A preocupação da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) sobre a formação do fenômeno El Niño tem 80% de chances de se configurar no segundo semestre deste ano, com efeitos em 2015 no Estado. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, na manhã desta sexta-feira, 13, quando foi apresentada a avaliação sobre a quadra chuvosa deste ano no Ceará. 

Em maio deste ano, Eduardo falou ao O POVO sobre a preocupação da Funceme com a formação do fenômeno, durante a conferência Adaptation Futures 2014. Ele contou que está sendo feito um monitoramento constante para acompanhar o processo. “Se o cenário se confirmar, teremos mais um período de seca e é nisso que teremos de trabalhar, até para amenizar os efeitos no Estado”, disse à época. 

O El Niño é um fenômeno que se forma no Oceano Pacífico e causa alterações por um período de cerca de um ano na distribuição de temperatura da água, com efeitos no clima em diversos locais no planeta, no Ceará, inclusive.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/06/13/noticiafortaleza,3266644/el-nino-tem-80-de-chances-de-se-formar-e-pode-agravar-seca-no-ce.shtml

PRECIPITAÇÕES NA QUADRA CHUVOSA DE 2014 FICARAM 24% ABAIXO DA MÉDIA

As chuvas entre fevereiro e maio de 2014 ficaram 24% abaixo da média histórica no Ceará, foi o que informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 13 de junho. De acordo com o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, a média dos quatro meses é de 607,4mm e as precipitações acumuladas no Estado no período foram de 461,9mm. “Desde de dezembro do ano passado emitimos previsões mostrando maiores probabilidades de chuvas abaixo da média para meses da quadra chuvosa. Foi assim também no prognóstico oficial, divulgado em janeiro, e na previsão climática feita em fevereiro”, lembrou Martins.
Segundo os dados apresentados, a quadra chuvosa foi marcada pela irregularidade temporal e espacial, pois houve vários registros de veranicos (períodos de mais de cinco dias sem registro de precipitações), assim como houve diferença dos índices acumulados entre as Macrorregiões. No Litoral Norte, as chuvas ficaram 35% abaixo da média, nas demais regiões entre 15% e 33% abaixo. Já no Cariri, o período chuvoso teve um desvio positivo de 7%, considerado na categoria em torno da média.
 
Açudes
Durante a apresentação, Eduardo Martins passou a preocupação quanto os níveis dos reservatórios. “Tivemos uma recarga de apenas 28% da média esperada. Temos bacias, como a de Crateús, em situação muito grave. Mas o Governo do Estado está ciente e agindo. Está sendo feita uma adutora permanente de 150 quilômetros para abastecer essa bacia, além das adutoras emergenciais, de engate rápido para outras áreas com níveis críticos”. Ele alertou ainda que no segundo semestre, as médias pluviométricas do Ceará são muito baixas e que, quase não haverá mais recarga em 2014. “É uma certeza que nós temos. As chuvas diminuirão muito e a evaporação e o consumo vão baixar ainda mais os níveis dos reservatórios”.
 
 
Do Ceará News 
http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=17724 

ESTADO REGISTRA MAIS DE 381 CASOS DE DENGUE EM UMA SEMANA

O número de casos de dengue confirmados no Ceará subiu de 4.355 para 4.736 nesta semana. São 381 novos casos, segundo o boletim semanal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
No Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesa, foi destacado 113 casos de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e 10 casos de Dengue Grave (DG), deste total, 26 óbitos foram registrados no Ceará. Na análise comparativa em relação ao ano de 2013, observa-se redução de 53% dos casos no Estado para o mesmo período. 
Das notificações em 2014, foram confirmados casos em 21 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), em 100 municípios. Destacam-se os municípios de Araripe, Alto Santo, Brejo Santo, Campo Sales, Pereiro, Tauá, Umari com incidência acima de 300 por 100.000 habitantes. 
Dos casos confirmados de dengue a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 21,4% do total dos casos confirmados. Foram notificados 153 casos graves, destes foram registrados 26 óbitos
Detectou-se desta maneira um aumento de 50% dos casos graves confirmados comparados ao mesmo período de 2013. Houve redução de 80% nos óbitos em comparação ao mesmo período de 2013. Dos casos graves confirmado a capital contribuiu com 60% dos casos DCSA, e o interior com 60% dos DG.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/ceara-registra-381-novos-casos-de-dengue-em-uma-semana-1.1036649

RESUMO DO SEGUNDO DIA DE COPA

MÉXICO VENCE CAMARÕES APÓS GOLS ANULADOS

Na Arena da Dunas em Natal e debaixo de muita chuva, o México teve que ter forças para superar os gols mal anulados e vencer a seleção de Camarões por 1 a 0 na estreia das duas equipes na Copa do Mundo. Os mexicanos assumiram a segunda colocação do Grupo A, com três pontos, ficando atrás do Brasil no saldo de gols. Camarões terminou a primeira rodada em terceiro lugar, sem pontos ganhos, mas à frente da Croácia pelos mesmos critérios.

HOLANDA MANDA LARANJA PARA ESPANHÓIS DEGUSTAREM

Arena Fonte Nova, em Salvador, recebeu um grande jogo das duas equipes finalistas do ultimo mundial. O jogo tinha tudo para ser mais uma repetição do jogo da final do mundial de 2010, isso porque os espanhóis começaram ganhando com gol de Xabi Alonso marcando de penalti sofrido pelo brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. Após isso a Holanda se impôs e não deu trégua para a sessão de falhas dos campeões mundias e venceram de virada e de forma humilhante por 5 a 1, gols de Van Pesie (2) Robben (2) e De Vrij.

CHILE PASSA SUFOCO E VENCE AUSTRÁLIA POR 3 A 1

A Arena Pantanal em Cuiabá recebeu o jogo do grupo B entre a seleção do Chile e Austrália. Os chilenos começaram bem a partida e em apenas 14' já estava vencendo por 2 a 0 gols de Alexis e Valdívia, os australianos diminuíram ainda no primeiro tempo com Tim Cahill. No segundo tempo a Austrália colocou pressão nos chilenos más a  fragilidade do time era grande e no final da partida Beausejour fechou a conta e o jogo terminou em 3 a 1.

12/06/2014

IMPRENSA INTERNACIONAL RIDICULARIZA ABERTURA DA COPA

Imagem: Sérgio Luiz/Veja SP
Não foram só os brasileiros que ficaram decepcionados com a abertura da Copa em São Paulo. No mundo inteiro, a imprensa comenta os pontos fracos da cerimônia no Itaquerão.

Os veículos reclamam, principalmente, do excesso de números de dança e fazem piadas com a apresentação de J.Lo, Claudia Leitte e Pit Bull, que fizeram playback. 

“Se você está no Brasil e sabe dançar, entre em contato com a organização e eles vão arrumar um lugar pra você na cerimônia de encerramento” – BBC

Eles ainda estão dançando. Imagine a cerimônia de abertura das Olímpiadas de Londres, em 2012, mas com pelos menos 90% de pessoas a menos. Ou fogos de artifícios. Ou banda. Ou qualquer coisa realmente impressionante” – BBC

“A bola abriu. Claudia Leitte, intérprete da música oficial, surgiu de dentro dela. Ela estava cantando sozinha até que, do meio do nada, J.LO e um homem chamado de Pitbull surgiram debaixo da órbita para se juntarem a ela. Eles ficarão ali por um tempo” – The Guardian

“Está tudo muito bonito, mas eu não consigo parar de pensar que teria sido melhor se eles tivessem colocado o Neymar em campo pra fazer duas horas de embaixadinhas, apenas. Ao invés disso, eles continuam dançando” – The Guardian

“Agora tem uns barcos em campo. O foco é a Amazônia. Um garoto está sendo carregado no ar dentro de um barco de madeira e está dando um show fingindo que rema” – The Guardian

“A cerimônia de abertura da Copa confirma que tem mais conexão de internet em um barco no Amazonas do que na Arena Corinthians. Nem o Tinder Funciona” – El Mundo

“Tem umas garotas de rosa pulando em uma cama elástica. Na tribuna as pessoas desistiram de buscar uma interpretação” – El Mundo
 
Folha Politica
http://www.folhapolitica.org/2014/06/imprensa-internacional-ridiculariza.html

PRIMEIRA TELA OLED FLEXÍVEL

A ideia de telas realmente flexíveis nunca fica chata, e agora a Plastic Logic está nos deixando um passo mais próximos desse sonho. Sua mais recente tela OLED flexível é a primeira do mundo a usar transistores totalmente orgânicos – e este display impressionante pode ser cobrir todo o seu pulso.
A tela dobrável, que conta com 256 níveis de cinza e renderização de imagens a 30fps, também sugere que a tecnologia de transistores orgânicos pode ser a melhor aposta para fabricantes que querem criar os tablets dobráveis que cabem no nosso bolso. Melhor do que, digamos, um smartphone com uma parte frontal levemente curvada.
A Plastic Logic reconhece que essa tela deve ser usada por vestíveis em um futuro próximo. Ela espera que as telas sejam usadas para cobrir as formas irregulares e curvadas do corpo humano, como o nosso braço. Em exposição na SID Display Week, nos EUA, ela procura OEMs que possam usar o display o mais rápido possível.

GZ Modo
http://gizmodo.uol.com.br/a-primeira-tela-oled-flexivel-organica-do-mundo-vai-cobrir-todo-o-seu-pulso/

PRESIDENTE DO SINDICATO CALÇADISTA, RANIERE ARÁUJO RECEBE COMENDA TROFÉU DOM JOSÉ


BRASIL VENCE CROÁCIA POR 3 A 1 NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO

A seleção brasileira venceu a Croácia por 3 a 1 na primeira partida da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo. O Brasil ganhou com dois gols de Neymar e um do meio-campo Oscar. O Brasil saiu perdendo o jogo no primeiro tempo com um gol contra do lateral Marcelo.
Aos dez minutos do primeiro tempo, Olic cruzou, Marcelo tentou cortar, mas chutou para dentro do gol e Julio Cesar não conseguiu defender.  Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, Neymar empatou o jogo em 1 a 1 para o Brasil. Ele recebeu a bola de Oscar e bateu no canto esquerdo do goleiro croata. No segundo tempo, o atacante brasileiro cobrou pênalti e virou o placar para o Brasil. No final do segundo tempo, com a partida controlada pela seleção, Oscar fez 3 a 1 e fechou o placar.
O próximo jogo do Brasil será no dia 17 de junho, contra a seleção mexicana, em Fortaleza.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-06/brasil-vence-croacia-por-3-1

11/06/2014

BC LANÇA APLICATIVO PARA AJUDAR A RECONHECER NOTAS FALSAS

O Banco Central lançou nesta quarta-feira (11) um aplicativo para dispositivos móveis que vai ajudar brasileiros e estrangeiros a identificarem notas falsas. O app se chama Dinheiro Brasileiro.
A ferramenta fornece informações sobre os elementos de segurança do dinheiro brasileiro. O objetivo é facilitar o reconhecimento das cédulas do real. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol.
Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. 
O BC informou que o aplicativo não verifica, sozinho, a autenticidade das notas, apenas fornece os elementos para que a pessoa possa fazer a verificação.
O BC informou que o aplicativo estaria disponível gratuitamente  na App Store (iPhones) e na Google Play Store (Android). No entanto, a reportagem do UOL pesquisou por "Dinheiro Brasileiro" na loja do Google, e não encontrou o aplicativo nesta manhã. Pela App Store, o programa já está disponível.

Uol Economia
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/11/bc-lanca-aplicativo-para-ajudar-a-reconhecer-notas-falsas.htm

DEPUTADOS CRIAM O DIA ESTADUAL DO BLOGUEIRO

Arquivo
Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, na manhã desta quarta-feira, o Projeto de Lei da deputada Bethrose (PRP), que institui o Dia do Blogueiro. A data deve ser comemorada no dia 20 de março do calendário oficial de eventos do Estado, como “Dia Estadual do Blogueiro”.
Na justificativa da autora da proposta, ela diz que o objetivo é  “reconhecer a atividade e a importância dos blogueiros, que exercitam a verdadeira liberdade de imprensa, prestando um grande serviço à democracia”. A parlamentar afirma ainda que os blogueiros são responsáveis pela democratização da informação, “antes privilégio da grande imprensa”.
Segundo ela, a data 20 de março foi escolhida para ser escolhida como o Dia Estadual do Blogueiro, pois já se comemorada por muitos blogueiros em todo o País”.

Blog Politica DN
http://blogs.diariodonordeste.com.br/politica/assembleia-legislativa/deputados-criam-o-dia-estadual-do-blogueiro/

"CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL" É O TEMA DA SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014

Ciência, tecnologia e desenvolvimento social é o tema da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), que deve ocorrer de 13 a 19 de outubro. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho, a temática foi escolhida levando em consideração as ações e programas da própria secretaria, a Secis. Ele avalia que a temática é ampla e pode ser muito bem explorada.
“O tema permite que cada instituição veja o trabalho que vem realizando em relação ao desenvolvimento social”, explicou o secretário.“Então, vai ser muito fácil para a comunidade abordá-lo.”
 

VIA LÁCTEA TEM 100 MILHÕES DE PLANETAS HABITÁVEIS

Os astrônomos já haviam calculado que devem existir 17 bilhões de exoplanetas similares à Terra na Via Láctea.
Agora, eles estimaram que nossa galáxia deve abrigar pelo menos 100 milhões de exoplanetas habitáveis, capazes de sustentar "vida complexa".
O cálculo que eles fizeram é diferente daquele que se faz por meio da equação de Drake, que busca estimar a existência de vida inteligente.
"Vida complexa não significa vida inteligente - embora ela não a descarte, e nem mesmo a vida animal - mas simplesmente que organismos maiores e mais complexos do que micróbios poderiam existir em formas variadas. Por exemplo, organismos que formam cadeias alimentares estáveis, como os encontrados nos ecossistemas da Terra," explicam os pesquisadores.
Índice de Complexidade Biológica
A equipe examinou mais de 1.000 exoplanetas e usou uma fórmula que considera a densidade dos planetas, sua temperatura, substrato (líquido, sólido ou gasoso), sua composição química, distância da estrela e idade dos planetas.
Eles colocaram tudo em uma fórmula que batizaram de "Índice de Complexidade Biológica" (ICB).
O cálculo do ICB revelou que de 1 a 2% dos exoplanetas apresentam uma classificação superior ao ICB da lua Europa de Júpiter, que se acredita ter um oceano global abaixo da superfície que pode abrigar formas de vida.
Com cerca de 10 bilhões de estrelas na Via Láctea, o ICB resultou em, no mínimo, 100 milhões de planetas com capacidade de sustentar vida complexa, número que pode chegar aos 200 milhões seguindo o intervalo de 1 a 2%.
O cálculo é mais criterioso e mais restritivo do que os anteriores. Olhando apenas para a questão de estar na zona habitável, ou seja, ter condições de manter água em estado líquido, cálculos haviam indicado que haveria bilhões de exoplanetas nas zonas habitáveis em toda a Via Láctea.
"Este estudo não indica que a vida complexa exista em tantos planetas. Nós estamos dizendo que há condições planetárias que poderiam suportá-la. Questões sobre a origem da vida não foram abordadas - somente as condições para suportar a vida," salienta Albert Fairén, da Universidade Cornell (EUA).
Não estamos sós - só estamos longe dos outros
Embora outros cientistas já defendam que vamos encontrar vida no espaço neste século, é necessário salientar que a Via Láctea é tão grande que esses planetas estão muito distantes de nós. Alguns dos mais promissores que se conhece até agora, por exemplo, ao redor da estrela Gliese 581, estão a 20 anos-luz da Terra.
"Parece altamente improvável que estejamos sozinhos," dizem os pesquisadores, para logo em seguida ressaltar: "Estamos provavelmente tão longe de vida no nosso nível de complexidade que um encontro com essas formas alienígenas parece ser improvável no futuro próximo."

Inovação Tecnologica
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=via-lactea-tem-100-milhoes-planetas-habitaveis&id=010130140610

INSCRIÇÕES PARA O CURSO INGLÊS SEM FONTEIRAS ESTÃO ABERTAS ATÉ 2 DE JULHO

As inscrições para cursos presenciais gratuitos de inglês no programa Inglês sem Fronteiras (ISF) estão abertas desde segunda-feira (9) exclusivamente pela internet. Há 6.825 vagas oferecidas em 43 universidades federais, voltadas a estudantes da educação superior.
Para concorrer às vagas, o candidato deve ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas; ser participante e ativo no curso My English, on-line, níveis 2, 3, 4 ou 5, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas; ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.
Os cursos abordam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a preparação para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa. A carga horária presencial é de quatro aulas de 60 minutos em pelo menos dois encontros semanais. A duração dos cursos varia de 30 a 120 dias.
O Inglês sem Fronteiras foi elaborado a partir da necessidade de aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades internacionais por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. O ISF inclui a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de língua inglesa, além da aplicação de testes de proficiência.
As inscrições se estendem até as 12 horas do dia 2 de julho, na página do programa na internet.

Informações Tribuna do Ceará
http://tribunadoceara.uol.com.br/empregos/cursos/inscricoes-para-cursos-gratuitos-de-ingles-estao-abertas-ate-2-de-julho/ 

11 DE JUNHO É DIA DA MARINHA BRASILEIRA


10/06/2014

IBOPE DIVULGA MAIS UMA PESQUISA NA CORRIDA PRESIDENCIAL

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff oscilou negativamente em relação ao último levantamento. No cenário mais provável, que inclui candidaturas de partidos nanicos, a presidente saiu de 37% das intenções de voto em abril para 40% em maio, e agora recuou para 38%. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, saiu de 14% em abril para 20% em maio, e agora alcançou seu maior patamar, com 22%. Eduardo Campos (PSB) soma 13% das intenções de voto, ante 11% em maio e 6% em abril.

No mesmo cenário, pastor Everaldo (PSC) manteve 3% das intenções de voto. José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Outros nanicos somam 1%. Brancos e nulos são 13% e indecisos, 7%. No levantamento de maio, brancos e nulos somavam 14% e indecisos, 10%.

A pesquisa foi contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios entre 4 e 7 de junho. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais. O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-00154/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a Agência Estado, o Ibope testou cenários com diferentes vices para Aécio (José Serra, Tasso Jereissati e Aloysio Nunes), além de colocar Marina Silva (PSB) na chapa de Campos e Michel Temer (PMDB) na de Dilma. Marina é a única vice que provoca alterações significativas no panorama. Com seu nome associado ao dela, Campos fica com 17% a 18% das intenções de voto, a depender do cenário. A inclusão de Serra na chapa de Aécio faz com que o tucano marque 23%.

Segundo turno – No cenário comparável com as pesquisas anteriores, os concorrentes de Dilma somam 42%, quatro pontos a mais do que a petista. Isso indica que aumentou a chance de segundo turno. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 40%, e os adversários, 36%.

Em um eventual disputa com Aécio, a vantagem de Dilma caiu de 19 para 9 pontos porcentuais  –  em menos de um mês, o placar passou de 43% a 24% para 42% a 33%.

No cenário de confronto direto contra Campos, a petista também viu sua vantagem diminuir, de 20 pontos (42% a 22%) para 11 (41% a 30%).

A pesquisa também mostra que aumentou a rejeição à candidatura da presidente: a parcela do eleitorado que afirma que não votaria nela de jeito nenhum subiu de 33% para 38%.

 
Com informações do Estadão/Via Ceará News

PMDB MANTÊM ALIANÇA COM PT E INDICA NOVAMENTE TEMER PARA VICE

Peemedebistas de todo o Brasil aprovaram hoje (10), na Convenção Nacional do partido, a manutenção da aliança com o PT para a eleição presidencial de outubro próximo. Os convencionais também aprovaram o nome do atual vice-presidente da República, Michel Temer, para novamente compor a chapa com a atual presidenta e pré-candidata à reeleição Dilma Rousseff.
A coligação com o PT e a indicação de Temer para a vice-presidência obtiveram 398 votos (69,7%) dos convencionais, enquanto os contrários a manutenção da aliança ficaram com 275 votos (30,3%). A aliança do PMDB com o PT nasceu em 2010 para a eleição de Dilma Rousseff e Michel Temer.
A cada discurso contrário à coligação, os grupos favoráveis à aliança vaiavam os oradores. Ao ser proclamado o resultado da disputa, Temer apelou aos correligionários pela unidade da legenda e lembrou que as convenções peemedebistas sempre foram marcadas por disputas, mas que, passado o embate, o partido voltava a se unir em defesa dos interesses do país.
“Quero dizer a todos que essa convenção não tem vencedores, nem vencidos. Temos que buscar a unidade do PMDB para vencer as eleições e eleger o maior número de deputados, senadores e governadores nas eleições de outubro próximo”, disse o vice-presidente aos convencionais.

EBC
http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2014/06/pmdb-mantem-alianca-com-pt-e-indica-temer-para-vice-presidencia-da

RECEITA ABRE NESTA QUARTA-FEIRA CONSULTA AO PRIMEIRO LOTE DO IR

A partir das 9h de amanhã (11), 1.361.028 contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano ou estavam na malha fina de outros anos vão saber quando receberão a restituição. A Receita Federal abrirá consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, além de lotes residuais de 2008 a 2013. Apenas idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves serão beneficiadas nesse lote. 
Ao todo, o Fisco desembolsará R$ 2 bilhões. Em relação ao primeiro lote de 2014, foram contemplados 1.350.668 contribuintes, que receberão cerca de R$ 1,9 bilhão. As restituições terão correção de 1,87%, equivalente à variação da taxa Selic – juros básicos da economia – entre maio e junho deste ano.
Os contribuintes de outros anos receberão cerca de R$ 100 milhões. Os pagamentos serão acrescidos em 10,77% para as declarações de 2013, 18,02% (2012), 28,77% (2011), 38,92% (2010), 47,38% (2009) e 59,45% (2008). Em todos os casos, a correção corresponde à taxa Selic acumulada entre maio do ano de entrega da declaração até este mês.
Por causa do Estatuto do Idoso, os contribuintes com idade a partir de 60 anos terão prioridade no pagamento das restituições. Ao todo, 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 com deficiência física ou mental ou doença grave serão beneficiados no primeiro lote.
As restituições serão creditadas no dia 16 de junho nas contas informadas na declaração. A relação dos beneficiados estará na página da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones disponíveis nos sistemas iOS (da Apple) e Android.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a central de atendimento do banco pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Calendário de pagamento de restituições:
Calendário de pagamento de restituições do Imposto de Renda

Da Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-06/receita-abre-amanha-consulta-ao-primeiro-lote-de-restituicao-do-ir

FILME 'A CULPA É DAS ESTRELAS' TEM PÚBLICO DE QUASE 1 MILHÃO NO BRASIL

Foto Divulgação
O filme "A culpa é das estrelas" foi visto por 985 mil pessoas no Brasil desde a estreia, na quinta-feira (5), até domingo (8). O longa foi o mais visto no país neste período, à frente de "Malévola" e "X-Men: Dias de um futuro esquecido". Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (9) pela empresa de monitoramento Rentrak.
A renda de "A culpa é das estrelas" no fim de semana de estreia no Brasil foi de R$ 12,2 milhões. "Malévola", em segundo lugar, rendeu R$ 11,7 milhões, com 796 mil espectadores. "X-Men" foi o terceiro filme da lista, com renda de R$ 6,7 milhões e público de 449 mil.
Na América do Norte, "A culpa é das estrelas" também foi líder, com bilheteria de US$ 48 milhões (cerca de R$ 107 milhões), segundo o site "Box Office Mojo".
"A culpa é das estrelas", baseado no livro best-seller de mesmo nome escrito por John Green, retrata dois jovens que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer e se envolvem em uma história de amor. Os protagonistas são Shailene Woodley e Ansel Elgort, que também atuaram em "Divergente".

G1
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/06/culpa-e-das-estrelas-faz-publico-de-quase-1-milhao-em-estreia-no-brasil.html

NÃO COMER NO CAFÉ É MITO OU REALIDADE

Como faz parte da rotina diária de todos nós, o mundo da alimentação vem sendo exaustivamente estudado há muitos e muitos anos. Com isso, mitos são constantemente quebrados. Uma nova pesquisa da Universidade do Alabama em Birmingham (Estados Unidos) refuta a crença comum de que pular o café da manhã poderia contribuir para a obesidade.
  • Pular o café da manhã pode engordar?
Em vez disso, os cientistas descobriram que ir direto para o almoço não ajuda nem atrapalha os esforços para perder peso. “O campo da obesidade e da perda de peso é cheio de crenças comuns que não foram submetidas a testes rigorosos”, diz o pesquisador David Allison, diretor do centro de Pesquisa em Nutrição e Obesidade da instituição, acrescentando que ele sua equipe desbancaram uma destas crenças. “Isto deve servir de alerta para todos nós para que sempre peçamos provas sobre as recomendações que ouvimos tão frequentemente”.

O estudo envolveu 309 adultos com sobrepeso e obesidade entre as idades de 20 e 65 anos. Os participantes saudáveis ​​foram orientados aleatoriamente a tomar café da manhã ou pular a refeição. O estudo também incluiu um grupo de controle que recebeu informações sobre nutrição saudável, mas não quaisquer instruções específicas sobre o café da manhã. Este grupo de controle tinha pessoas que consumiam e que não consumiam café da manhã.

Hyper.Science
http://hypescience.com/nao-comer-cafe-da-manha-engorda-mito-ou-realidade/

DR. ROGÉRIO CRISTINO E A COPA DO MUNDO DE 1994



A Copa do Mundo, ou Copa do Mundo FIFA, cujo início se deu em 1930, trata-se de uma competição de futebol, de cunho internacional, que ocorre a cada quatro anos.

O Brasil é o único país que participou de todos os torneios, sagrando-se campeão em cinco edições, ou seja, a única seleção de futebol mundial a conseguir o pentacampeonato.

Isso talvez se deva ao fato de o brasileiro ser apaixonado pelo futebol.

Quem já teve a oportunidade de assistir, pessoalmente, a uma Copa do Mundo, comparecendo aos estádios, sentindo na pele uma emoção indescritível, foi o conterrâneo Dr. Rogério Cristino, Administrador, membro da Academia Cearense de Administração (ACAD) e Advogado.

Dr. Rogério Cristino foi sorteado em 1994, pela Texaco do Brasil, para ir aos EUA, ver a Copa, ou seja, vinte anos atrás. Partiu juntamente com sua esposa, a médica Lúcia Sucupira Cristino, e o filho David Sucupira, este à época com tenros três anos de idade, para Los Angeles, Califórnia, onde teve o prazer de torcer, bem de perto, pela seleção canarinha, conforme fotografias acima. Naquele ano, o Brasil conquistou o tetracampeonato diante da Itália.

Aquela criança, hoje o adulto David Sucupira, filho do Dr. Rogério, como muitos brasileiros, sonha com a conquista do hexacampeonato. Seguindo os exemplos dos pais - ávido pelos estudos -, em 2015, David Sucupira concluirá o Curso de Medicina, o que, induvidosamente, encherá de orgulho o abençoado lar do casal.

Parabéns à família Rogério Cristino por esse feito e, bem como, por outras conquistas indeléveis.   

Para frente Brasil, salve a Seleção!

Coreaú-CE, 10 de junho de 2014.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor e Membro da Academia Palmense de Letras (APL)

09/06/2014

AH! SE TODOS SOUBESSEM DISSO


SOBRE O LIVRO "A CULPA É DAS ESTRELAS" - POR CÍNTIA MOSCOVICH

Cíntia Moscovich

Recebi um vídeo no qual um rapaz de seus 40 anos, microfone que parece de brinquedo junto ao rosto, fala a uma plateia lotada. Trata-se de uma palestra, digamos, motivacional, dirigida a gente que quer se dar bem nos negócios ou que acaba de levar um fora da namorada – tanto faz. O rapaz em questão é um desses gurus que acreditam ter inventado a roda e que pretendem ajudar as pessoas na busca "daquilo que realmente importa". Didático, ele divide o mundo entre os que são como Gandhi ou como Eike Batista.
Ao mesmo tempo em que o vídeo ceifava minhas esperanças de um mundo melhor, me caía nas mãos A Culpa É das Estrelas, do americano John Green. O livro, que fala de câncer, está há 62 semanas no topo dos best-sellers, com 1,5 milhão de exemplares vendidos. Sem nem ler a primeira página, antecipei o conteúdo: o desespero diante do diagnóstico, lições para enfrentar a rádio e a quimioterapia e, lógico, aquela enxurrada de insights que a doença proporciona – e que só deveria interessar a quem os tem. Pensei que o tal do videozinho e o livro deveriam se casar e viver felizes para sempre no Reino do Simplório.
No entanto, o livro não era nada daquilo. Hazel Grace, a protagonista, já está em estágio avançado da doença, sobrevivendo graças a uma nova droga (que, lastima o autor, não existe de verdade). Ciente de que sua vida está por um fio, a menina vive assombrada, mas evita queixas para não massacrar seus pais. Com direito à depressão e a crises de falta de ar, Hazel tem que carregar um tubo de oxigênio onde quer que vá. Alentada por tiradas de um humor meio desconcertado e cru, cheio do pasmo que o câncer desperta, ela conhece Augustus Waters, jovem em remissão de um osteossarcoma. Romance à vista, claro. Mesmo que o desfecho para eles dois – para todos – seja conhecido, a gente fica torcendo para que consigam fazer tudo o que ainda falta fazer. Meio aos trambolhões, consumam o amor, viajam e se divertem, perfazendo uma iniciação afetiva incomum. Uma graça.
A Culpa É das Estrelas não é autoajuda, não traz mensagem edificante, não divide a humanidade em isso ou aquilo. O filme baseado no livro acaba de estrear e espero que se mantenha fiel ao espírito de Green: contar uma história na qual a morte é tratada de frente, sem facilitações ou reduções, mas com uma qualidade de afetos que consola. No fim, isso deve ser mesmo tudo o que realmente importa. 

Diario Gaúcho
http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/06/cintia-moscovich-o-livro-a-culpa-e-das-estrelas-nao-traz-mensagem-edificante-mas-trata-a-morte-de-frente-4521130.html

CANTOR FAGNER RECUSA CONVITE DA FIFA E DA TV GLOBO

Cantor Fagner na Copa das Confederações ao ganhar camisa da Espanha
Alexandre Sinato/Divulgação
Andar ao lado de Raimundo Fagner em Fortaleza é quase um teste de paciência. Não, o cantor não tem nenhum problema com a cidade. Pelo contrário. A cada esquina que passa, é um pedido de foto, um cumprimento, uma pergunta, outra saudação, um abraço. O músico, com paciência, atende a todos, como se conhecesse os fãs há tempos. Ouve cada frase e aviso de que um parente é seu fã com um sorriso no rosto.

Na última semana, a reportagem do UOL Esporte caminhou com ele em direção a um evento de inauguração de um campo sintético da cidade. Fagner foi por vontade própria bisbilhotar o que acontecia. Ficou por alguns minutos como um observador na rua. Até que foi reconhecido e virou atração. Não deu outra: o prefeito o chamou para o palanque e a organização o fez sair na foto de inauguração do estádio. Até bateu pênalti e fez um gol antes do primeiro jogo oficial. Só então deixarem que ele fosse embora.

Ele é um dos principais nomes mais famosos da capital cearense. É uma figura importante da música brasileira. E fã incondicional de futebol: ficou até concentrado com a seleção em 1982. Por tudo isso, recebeu convite para ser uma das atrações da Fan Fest, a festa oficial da Fifa em parceria com a Globo, que acontece nas cidades sedes. Aceitou? Não. O cantor preferiu fazer seus shows nas tradicionais festas de São João pelo Nordeste.

"Fui convidado para fazer as Fan Fests e desde o começo recusei. Até porque não gosto de cantar em Copa. E a produção, da Fifa com a TV Globo, acha que o artista está se sentindo muito bem em estar ali, tem até que pagar para estar ali. Achei meio ridículo. As condições que ofereceram, desde novembro, é como se a gente que estivesse querendo ir. Não é esse meu caso. Recusei convite da Fifa, da TV Globo, do governo do estado, da prefeitura. Não quis fazer. Pra mim não é essa visibilidade. Não achei a oferta legal e tem muita gente precisando aparecer. Não me interessei em fazer", falou o cantor, em entrevista ao UOL Esporte.

Reprodução Uol
http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/09/fagner-recusa-convite-desrespeitoso-da-fifa-e-globo-o-que-e-fan-fest.htm

BRASIL POSSUI A 9ª "PIOR INTERNET" DOS 32 PAÍSES QUE PARTICIPARÃO DA COPA

Um levantamento feito pelo site G1, que considera os dados de conexão fornecidos pela companhia de infraestrutura de rede Akamai, afirma que o Brasil possui a nona pior velocidade média de internet dentre os 32 países que participarão da Copa. Em providencial analogia com o evento esportivo, o portal diz também que, “se entrassem em campo, essas taxas de download e upload colocariam nosso país no 24º lugar da competição”.

Cravada em 2,7 Mbps, a velocidade de acesso à internet do Brasil é superior à dos seguintes países: Costa Rica (2,1 Mbps), Honduras (2,1 Mbps), Irã (1,2 Mbps), e dos países africanos, Gana (2,4 Mbps), Costa do Marfim (2 Mbps), Nigéria (1,8 Mbps), Argélia (1,1 Mbps) e Camarões (0,9 Mbps). A nona pior taxa de transferências online colocaria as terras tupiniquins em 24ª colocação devido ao esquema da competição: somente os primeiros e segundos colocados de cada um dos oito grupos avançam às oitavas-de-final na Copa.

Muitos IPs únicos. Muitos

Um dos motivos que truncam o acesso rápido de usuários à internet é, naturalmente, a falta de infraestrutura. Conforme esclarece Jonas Silva, diretor geral da Akamai no Brasil, nosso país conta atualmente com 37 milhões de IPs únicos – os registros de protocolos de internet são responsáveis por permitir o acesso à grande rede por aparelhos. Tal constatação coloca o Brasil na quinta colocação como um dos maiores detentores de IPs únicos do mundo.

Tecmundo
http://www.tecmundo.com.br/internet/57629-brasil-possui-9-pior-internet-32-paises-participarao-copa.htm

09 DE JUNHO É DIA DO TENISTA E DE ANCHIETA



08/06/2014

APLICATIVO WHATSAPP APRESENTA INSTABILIDADE

O WhatsApp, serviço de troca de mensagens instantâneas, voltou a apresentar problemas de instabilidade neste domingo. Segundo a ferramenta de status do serviço, que pode ser acessada a partir do próprio aplicativo, o problema já foi identificado pela companhia, que trabalha para fazer com que a plataforma volte a operar normalmente. Segundo usuários do app, o envio e recebimento de mensagens está comprometido. 

A falha foi identificada por volta das 16h00. Sofrem com a instabilidade do sistema usuários do app em suas versões para iOS (Apple), Android (Google) e Windows Phone. No Twitter, rede através das qual a companhia costuma informar os usuários sobre problemas técnicos, o WhatsApp ainda não se manifestou publicamente. Os adeptos do aplicativo usaram o microblog para informar o bug. 

De acordo com o site Is it down right now, que avalia o status de funcionamento de serviços on-line no Brasil e no mundo, usuários de outros países também estão sofrendo com a falha do WhatsApp. De acordo com a ferramenta, britânicos, americanos, portugueses, alemães, espanhóis e suíços notaram problemas no envio e recebimento de mensagens através do aplicativo. 

O WhatsApp foi comprado pelo Facebook em fevereiro deste ano por 16 bilhões de dólares. Desde a aquisição, o serviço tem sofrido constantes instabilidades. Diante dos problemas recorrentes, o fundador do serviço, Jan Koum, chegou a se desculpar publicamente, no começo do ano, em razão dos frequentes incidentes.

Veja.Abril
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/whatsapp-apresenta-instabilidade-no-brasil?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

APOSTA DO RN FATURA PRÊMIO DE R$ 31,5 MILHÕES DA MEGA-SENA

O novo milionário da mega-sena é da cidade de Macaíba (RN). O apostador acertou sozinho as seis dezenas do concurso realizado neste sábado, pelo concurso 1606 da Mega-Sena e terá em sua conta bancária, o valor de  R$ 31.559.293,88. 

A quina teve 101 acertadores com prêmio de R$ 36.444,91 para cada um. Para o próximo sorteio, a previ~soa é de que o prêmio seja de R$ 3 milhões.

As dezenas sorteadas no concurso do dia 07 de junho foram: 01 - 15 - 37 - 42 - 46 - 54

sidneyrezende

LIVRO ENCADERNADO COM PELE HUMANA É DESCOBERTO EM HARVARD

Pesquisadores da universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts, noroeste dos Estados Unidos) anunciaram a surpreendente descoberta de um livro francês do século XIX conservado na biblioteca Houghton da prestigiosa universidade: está encadernado com pele humana.

"Provas revelaram que a cópia de 'Des destinées de l'ame' (Destinos da alma) de Arsène Houssaye tem, sem dúvida, uma encadernação de pele humana", informou a biblioteca em artigo publicado em seu blog, assinado pela curadora assistente em livros modernos e manuscritos, Heather Cole.

"Pesquisadores e curadores de Harvard analisaram a encadernação utilizando vários métodos diferentes. Segundo o curador de livros raros Alan Puglia, as provas demonstram com 99% de certeza que a encadernação é de origem humana", diz o texto. A descoberta não é nada mais do que uma confirmação, já que o próprio Houssaye (1815-1896) deixou uma nota manuscrita no interior do livro em que explicava que a obra estava encapada com "pele humana apergaminhada".

"Um livro sobre a alma humana merecia ter uma vestimenta humana", justificou o escritor francês, autor de vários romances, poesia e obras de crítica de arte. Segundo Cole, Houssaye ofereceu "Destinos da alma" ao amigo Ludovic Bouland, que o encadernou "com pele do cadáver não reclamado de uma doente mental que morreu de um ataque".

As amostras examinadas pelo especialistas de Harvard foram retiradas de várias partes da capa, lombada e contracapa do livro e analisadas mediante a técnica de rastro peptídico (PMF, na sigla em inglês), que coincidiu com a referência humana e permitiu eliminar a possibilidade de que se tratasse de outros materiais de encadernação, como a pele de ovelha, cabra ou gado. A Biblioteca Houghton é a principal de Harvard para livros raros e manuscritos.

Divirta-se
http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2014/06/06/noticia_arte_e_livros,155836/livro-encadernado-com-pele-humana-descoberto-na-biblioteca-de-harvard.shtml
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.