Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

09/04/2011

SONHO DO ATIRADOR ERA DESTRUIR O CRISTO REDENTOR - DIZ PARENTE

Um parente do Wellington Menezes de Oliveira, autor da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, nesta quinta-feira, em Realengo, Zona Oeste do Rio, disse em depoimento que o criminoso queria destruir o Cristo Redentor. A declaração faria parte do depoimento dele, e conseguido nesta sexta-feira pelo "RJTV", da "TV Globo". Segundo o parente, Wellington ficava em casa na maior parte do tempo e deixou a barba crescer até a altura do peito. LEIA MAIS...

UMA BOA PARA OS PROFESSORES DE FÍSICA

EDUCANDO NOSSOS FILHOS

Aquele que experimenta a ventura da maternidade ou da paternidade, que tem a alegria incontida de um filho, vindo pelos caminhos biológicos ou pelos caminhos do coração, nunca mais será o mesmo.
Não nos referimos àqueles que simplesmente possibilitam o nascimento, oferecendo seu material genético ou o corpo para o desenvolvimento do feto. Esses não são os que chamamos de pai ou de mãe.
Falamos daqueles que se envolvem até as entranhas da alma, em nome da vida daquele a quem têm a responsabilidade de criar. E não é tarefa fácil.
São as preocupações iniciais da saúde, do corpo ainda frágil se desenvolvendo, começando sua jornada na Terra. O leite materno, a comida balanceada, as vacinas, as noites insones.
Logo mais se sucedem outras preocupações. São os primeiros tombos, as mordidas e brigas na escola, as aulas, tarefas. E, rapidamente vão crescendo. E junto surgem outras e novas necessidades e preocupações.
Depressa chega a adolescência com seus desafios. As dores das primeiras desilusões sentimentais, a decisão do futuro profissional, a inserção no mercado de trabalho, a independência financeira, enfim, tantas preocupações...
Porém, no meio de tantos desafios, há que se perguntar: O que é mais importante para educar um filho?
Alguns talvez respondam que o mais importante é oferecer a ele uma excelente instrução, os melhores colégios, permitir-lhe bons desafios intelectuais.
Outros possivelmente digam ser importante mostrar-lhe as coisas da vida. Dar-lhe noção do mundo, suas armadilhas, a vida de relação, as responsabilidades.
Talvez ainda haja os que digam ser o mais importante dar-lhe noções de religiosidade, fazê-lo entender Deus, não importando como esse Deus se denomine.
Mas infundir-lhe o entendimento do Pai, da nossa relação com Ele e com nosso próximo.
É verdade que nada disso está errado. Todas essas ferramentas estão corretas, e devemos dedicar esforços para oferecê-las aos nossos filhos.
Porém, ao educá-los, haverá uma ferramenta muito mais importante e que deve acompanhar todas as outras: o amor.
Educar um filho é tarefa que, para ser bem sucedida, não dispensa a companhia do amor.
Não desse amor que se fala, mas do amor que age. Do amor paciência, do amor abnegação, do amor companheirismo, amor amizade... Indispensável.
Educar um filho somente oferecendo o que o mundo tem de melhor é instruí-lo, é dar-lhe a formação do cidadão.
Porém, se desejarmos educar nosso filho formando-lhe o caráter, alimentando-lhe a alma que está escondida além da forma física, é indispensável e insubstituível o amor.
Desta forma, procuremos amar nosso filho e externemos nosso amor de forma que ele o possa perceber.
Digamos-lhe o quanto o amamos. Olhemos nos seus olhos para buscar sua alma e entendê-lo. Compreendamos que ele também é um Espírito imortal, cheio de dificuldades e dúvidas, e que conta conosco.
Assim, ele será alimentado, não só pela excelente formação intelectual que lhe oportunizemos mas, muito melhor que isso, terá alimentado o coração, tornando-se forte para enfrentar a existência e seus desafios.
Todo aquele que se sente amado em profundidade, supera os dramas, erros e tropeços com os quais, porventura, venha a se envolver nos caminhos da vida, buscando com mais facilidade o caminho do bem e da felicidade.

Redação do Momento Espírita.
Em 08.04.2011.

08/04/2011

UMA BELA IMAGEM

Foto tirada do céu de Coreaú na tarde de 08/04/2011

POESIA

SEXTA-FEIRA À NOITE 

Sexta-feira à noite
os homens acariciam o clitóris das esposas
com dedos molhados de saliva.
O mesmo gesto com que todos os dias
contam dinheiro papéis documentos
e folheiam nas revistas
a vida dos seus ídolos.
 
Sexta-feira à noite
os homens penetram suas esposas
com tédio e pênis.
O mesmo tédio com que todos os dias
enfiam o carro na garagem
o dedo no nariz
e metem a mão no bolso
para coçar o saco.
 
Sexta-feira à noite
os homens ressonam de borco
enquanto as mulheres no escuro
encaram seu destino
e sonham com o príncipe encantado.

Marina Colassanti
Retirado do Jornal da Poesia 


Indicação dos professores de Português

LANÇAMENTO DO PROJETO CHUVA EM FORTALEZA GANHA REPERCUSSÃO NACIONAL

Neste ano, quando começou o mês de abril, conhecido historicamente por ser o mais chuvoso no Estado do Ceará, foi iniciado também o pioneiro Projeto Chuva, que vai monitorar a atmosfera de Fortaleza até o dia 30, com o objetivo de conhecer melhor as nuvens quentes, típicas de regiões tropicais, que evoluem sem formar partículas de gelo em seu interior e que podem causar eventos severos de chuva. O lançamento do projeto contou com ampla repercussão na mídia local e nacional, demonstrando o interesse da população na temática e ressaltando a importância da iniciativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Os três maiores jornais impressos do Ceará deram matérias com infográficos sobre o Projeto Chuva. Pelo menos seis sites de notícias locais e quatro rádios de ampla audiência também noticiaram o início dos experimentos em Fortaleza. Entre as televisões, sete emissoras cearenses publicaram material sobre a campanha científica em sua grade de programação. Além disso, houve ainda duas inserções em noticiários da Rede Globo. 

Link Bom Dia Brasil
Pauta Ana Célia Belchior


'QUEM SOU EU" - "APENAS UMA CITAÇÃO DO LIVRO DE ECLESIASTES" DIZ ATIRADOR NO ORKUT

RIO - Um perfil sem amigos e com uma única comunidade, dedicada ao estudo da Bíblia. Uma página no Orkut, atribuída ao atirador Wellington Menezes de Oliveira, pode dar indícios da personalidade atribulada do homem que invadiu a Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, matando 12 crianças. Na página, cuja autenticidade não é confirmada pelo Google Brasil, Wellington aparece de camisa branca, barba por fazer, cabelo curto e fisionomia séria. A foto parece ter sido feita pelo próprio Wellington, que direcionou a câmera para seu rosto. LEIA MAIS...

CARTA DO ZÉ AGRICULTOR


*Viver no mato com este povo de sindicato, órgãos governamentais de meio ambiente, o sertanejo vai estar ferrado. Vejam a carta abaixo ilustrando isto tudo, leiam até o final é muito boa.*


*A carta a seguir - tão somente adaptada por Barbasa Melo - foi escrita por Luciano Pizzatto que é engenheiro florestal, especialista em direito sócio ambiental e empresário, diretor de Parque Nacionais e Reservas do IBDF-IBAMA 88-89, detentor do primeiro Prêmio Nacional de Ecologia.*

Carta do Zé agricultor para Luis da cidade.

Prezado Luis, quanto tempo.

Eu sou o Zé, teu colega de ginásio noturno, que chegava atrasado, porque o transporte escolar do sítio sempre atrasava, lembra né? O Zé do sapato sujo? Tinha professor e colega que nunca entenderam que eu tinha de andar a pé mais de meia légua para pegar o caminhão por isso o sapato sujava.

Se não lembrou ainda eu te ajudo. Lembra do Zé Cochilo... hehehe, era eu. Quando eu descia do caminhão de volta pra casa, já era onze e meia da noite, e com a caminhada até em casa, quando eu ia dormi já era mais de meia-noite. De madrugada o pai precisava de ajuda pra tirar leite das vacas. Por isso eu só vivia com sono. Do Zé Cochilo você lembra né Luis?

Pois é. Estou pensando em mudar para viver ai na cidade que nem vocês. Não que seja ruim o sítio, aqui é bom. Muito mato, passarinho, ar puro... Só que acho que estou estragando muito a tua vida e a de teus amigos ai da cidade. To vendo todo mundo falar que nós da agricultura familiar estamos destruindo o meio ambiente.

Veja só. O sítio de pai, que agora é meu (não te contei, ele morreu e tive que parar de estudar) fica só a uma hora de distância da cidade. Todos os matutos daqui já têm luz em casa, mas eu continuo sem ter porque não se pode fincar os postes por dentro uma tal de APPA que criaram aqui na vizinhança.

Minha água é de um poço que meu avô cavou há muitos anos, uma maravilha, mas um homem do governo veio aqui e falou que tenho que fazer uma outorga da água e pagar uma taxa de uso, porque a água vai se acabar. Se ele falou deve ser verdade, né Luis?

Pra ajudar com as vacas de leite (o pai se foi, né .) contratei Juca, filho de um vizinho muito pobre aqui do lado. Carteira assinada, salário mínimo, tudo direitinho como o contador mandou. Ele morava aqui com nós num quarto dos fundos de casa. Comia com a gente, que nem da família. Mas vieram umas pessoas aqui, do sindicato e da Delegacia do Trabalho, elas falaram que se o Juca fosse tirar leite das vacas às 5 horas tinha que receber hora extra noturna, e que não podia trabalhar nem sábado nem domingo, mas as vacas daqui não sabem os dias da semana ai não param de fazer leite. Ô, bichos aí da cidade sabem se guiar pelo calendário?

Essas pessoas ainda foram ver o quarto de Juca, e disseram que o beliche tava 2 cm menor do que devia. Nossa! Eu não sei como encumpridar uma cama, só comprando outra né Luis? O candeeiro eles disseram que não podia acender no quarto, que tem que ser luz elétrica, que eu tenho que ter um gerador pra ter luz boa no quarto do Juca.

Disseram ainda que a comida que a gente fazia e comia juntos tinha que fazer parte do salário dele. Bom Luis, tive que pedir ao Juca pra voltar pra casa, desempregado, mas muito bem protegido pelos sindicatos, pelo fiscais e pelas leis. Mas eu acho que não deu muito certo. Semana passada me disseram que ele foi preso na cidade porque botou um chocolate no bolso no supermercado. Levaram ele pra delegacia, bateram nele e não apareceu nem sindicato nem fiscal do trabalho para acudi-lo.

Depois que o Juca saiu eu e Marina (lembra dela, né? casei) tiramos o leite às 5 e meia, ai eu levo o leite de carroça até a beira da estrada onde o carro da cooperativa pega todo dia, isso se não chover. Se chover, perco o leite e dou aos porcos, ou melhor, eu dava, hoje eu jogo fora.

Os porcos eu não tenho mais, pois veio outro homem e disse que a distância do chiqueiro para o riacho não podia ser só 20 metros . Disse que eu tinha que derrubar tudo e só fazer chiqueiro depois dos 30 metros de distância do rio, e ainda tinha que fazer umas coisas pra proteger o rio, um tal de
digestor. Achei que ele tava certo e disse que ia fazer, mas só que eu sozinho ia demorar uns trinta dia pra fazer, mesmo assim ele ainda me multou, e pra poder pagar eu tive que vender os porcos as madeiras e as telhas do chiqueiro, fiquei só com as vacas. O promotor disse que desta vez,
por esse crime, ele não ai mandar me prender, mas me obrigou a dar 6 cestas básicas pro orfanato da cidade. Ô Luis, ai quando vocês sujam o rio também pagam multa grande né?

Agora pela água do meu poço eu até posso pagar, mas tô preocupado com a água do rio. Aqui agora o rio todo deve ser como o rio da capital, todo protegido, com mata ciliar dos dois lados. As vacas agora não podem chegar no rio pra não sujar, nem fazer erosão. Tudo vai ficar limpinho como os rios ai da cidade. A pocilga já acabou, as vacas não podem chegar perto. Só que alguma coisa tá errada, quando vou na capital nem vejo mata ciliar, nem rio
limpo. Só vejo água fedida e lixo boiando pra todo lado.

Mas não é o povo da cidade que suja o rio, né Luis? Quem será? Aqui no mato agora quem sujar tem multa grande, e dá até prisão. Cortar árvore então, Nossa Senhora! Tinha uma árvore grande ao lado de casa que murchou e tava morrendo, então resolvi derrubá-la para aproveitar a madeira antes dela cair por cima da casa.

Fui no escritório daqui pedir autorização, como não tinha ninguém, fui no Ibama da capital, preenchi uns papéis e voltei para esperar o fiscal vim fazer um laudo, para ver se depois podia autorizar. Passaram 8 meses e ninguém apareceu pra fazer o tal laudo ai eu vi que o pau ia cair em cima da casa e derrubei. Pronto! No outro dia chegou o fiscal e me multou. Já recebi
uma intimação do

Promotor porque virei criminoso reincidente. Primeiro foi os porcos, e agora foi o pau. Acho que desta vez vou ficar preso.

Tô preocupado Luis, pois no rádio deu que a nova lei vai dá multa de 500 a 20 mil reais por hectare e por dia. Calculei que se eu for multado eu perco o sítio numa semana. Então é melhor vender, e ir morar onde todo mundo cuida da ecologia. Vou para a cidade, ai tem luz, carro, comida, rio limpo. Olha, não quero fazer nada errado, só falei dessas coisas porque tenho certeza que
a lei é pra todos.

Eu vou morar ai com vocês, Luis. Mais fique tranqüilo, vou usar o dinheiro da venda do sítio primeiro pra comprar essa tal de geladeira. Aqui no sitio eu tenho que pegar tudo na roça. Primeiro a gente planta, cultiva, limpa e só depois colhe pra levar pra casa. Ai é bom que vocês e só abrir a geladeira que tem tudo. Nem dá trabalho, nem planta, nem cuida de galinha, nem porco, nem vaca é só abri a geladeira que a comida tá lá, prontinha, fresquinha, sem precisá de nós, os criminosos aqui da roça.

Até mais Luis.

Ah, desculpe Luis, não pude mandar a carta com papel reciclado pois não existe por aqui, mas me aguarde até eu vender o sítio.

*(Todos os fatos e situações de multas e exigências são baseados em dados verdadeiros. A sátira não visa atenuar responsabilidades, mas alertar o quanto o tratamento ambiental é desigual e discricionário entre o meio rural e o meio urbano. Além da falta de lógica sobre o meio ambiente em que tudo se transforma.)*

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 07/04/2011 - 1.192

"PAÍS DEMOCRÁTICO"?

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar
os que vivem em torno da escola, e dentro da escola,
no sentido de participarem, de tomarem um pouco
o destino da escola na mão, também. Tudo o que a
gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando
o trabalho imenso que se põe diante de nós
que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire
Colaboração Ivete Albuqueruqe

COMENTÁRIS

(...) TRAGÉDIA E REFLEXÃO
 
 "O massacre na escola do Realengo - imitação cruel do que se lê na mídia sobre os EUA - deveria fazer repensar o referendo sobre porte de armas."

 (Emir Sader, no Twitter) (...)
Post original do Coreausiara


Oh besteira... Aproveitar o momento para falar sobre porte de armas... Não foi em 2005 que o povo brasileiro votou em um plebiscito sobre o não uso e porte de armas pela população... Até onde eu sei continuou tudo como dantes no quartel de abrantes; ou seja o cidadão brasileiro não pode portar arma. O povo pensou e decidiu naquela época... Não há o que repensar... Aqui é diferente dos EUA, ou seja, se lá qualquer um que seja maior de idade e não possuir antecedentes criminais pode chegar em qualquer loja de armas e comprar uma como se compra um par de sapatos aqui no Brasil não podemos fazer o mesmo. Mas nem por isso o "cidadão eleitor contribuinte" (royalties para Helio Fernandes-Tribuna da Imprensa) está livre de ser abordado, assaltado ou mesmo ter a vida ceifada por um delinquente portando um trabudo ou um tres oitão, apesar da não permissão de uso. Ser ou não permitido o porte de arma não resolverá nada, como prova temos a realidade brasileira. É um problema secular... Tenho dito... E sempre!!!

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: PROBLEMA DE ADPTAÇÃO SOCIAL, DROGAS OU O QUE?

A violência nas escolas acontece em diversidade e freqüência superior (muito superior) ao que mostram as estatísticas. Diariamente ocorre agressão a professores, a funcionários e a alunos. Os casos de bulling são extremamente comuns no interior das escolas.
A violência protagonizada pelos jovens nessas instituições é uma realidade inegável. A sociedade terá que se organizar e insurgir-se ativamente contra este fenômeno. De igual modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais às crianças. Devido às exigências, as famílias muitas vezes destituem-se da sua função educativa, delegando-a a escola. No meio de toda esta confusão, estão às crianças, que, atuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos do meio. Meio esse que por vezes oferece “paradigma” de conduta e referências positivas questionáveis.
A sociedade mundial tem sido um pouco indiferente relativamente aos seres que são socialmente frágeis e que muitas vezes adaptam condutas violentas como forma de proteção e/ ou imitação.
A violência nas escolas não é um fenômeno novo. Todavia tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.
A violência surge em contextos e em situações bem conhecidas. Torna-se imperiosa uma intervenção educativa, não só dirigida aos jovens, mas a todos os cidadãos, pois todos, enquanto sociedade global somos culpados e deveremos ser chamados a intervir para contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com Arregi Goenaga (1998: 60), “a violência afigura ser uma rede complexa que se pode sobrevir a partir da educação”. Esta é importante, pois ensina a criança a adquirir determinados valores tais como a compaixão e a dor alheia, bem como valorizar a vida não só a sua como a dos outros. Já Rousseau afirmava que os homens não nascem naturalmente maus, a sociedade é que os transforma. De fato, nenhum ser humano nasce violento, ou criminoso, o seu destino não está traçado após a nascença. Os seus comportamentos são fruto do ambiente a que são expostos.
Numa sociedade tecnológica, consumista e competitiva, que valoriza a aquisição de bens de qualquer forma, que só dá oportunidades aqueles que já possuem algo, o comportamento desses jovens poderá ser considerado como adaptativo
O senso comum mostra-nos que a relação entre aluno e escola apresenta múltiplas fases ao longo do caminho do indivíduo. Nos primeiros anos, nomeadamente na Educação Infantil, ou mesmo ensino básico, as crianças ficam ansiosas para ir para a escola: é lá que estão os seus colegas de brincadeiras, os educadores/professores são durante alguns anos os mesmos, pelo que as relações afetivas são intensificadas e todos os conceitos são apreendidos de forma agradável e lúdica.
A desvalorização do lado afetivo, a introdução de maior formalidade no relacionamento e a constante troca de professores consoante as disciplinas, faz com que se registre um esmorecimento nesta relação entre alunos e escola.
Todas ou quase todas as repartições são equipadas com recursos humanos que permita efetivar sistematicamente à segurança (refiro-me a segurança armada), porém as escolas, com raras exceções (no caso de Ceará os tipos: LICEU, CAIC, SERE e EEEP das cidades maiores) são desprovidas desta estrutura e conseqüentemente deixa a escola ainda mais vulnerável no complexo quesito segurança. Este quesito envolve uma série de aspectos e não apenas o vigilante armado ou sem arma. E ainda há um agravante que todos querem entrar e sair deliberadamente da escola. Estabeleceu se esta prática, esta cultura que a escola deve ser universalmente bisbilhotada.
A violência chegou à escola: alunos agressivos uns com os outros. Nas salas de aula respira-se o desânimo e a indisciplina. Isso é refletido em vandalismos, agressões físicas e verbais, rejeições, discriminações. O professor é tratado com desrespeito e descaso. Ordens e regras pouco são acatadas. Em algumas turmas, dar aulas tornou-se uma tortura. O respeito que se tinha pelo professor não é mais o mesmo. Casos de agressões físicas, ameaças e humilhações a professores tornaram-se comuns, e são notícias em jornais nacionais e internacionais. Tornou-se corriqueiro ver um professor agredido e humilhado desistir da profissão. Até quando teremos de conviver com essa agressividade? Ainda estamos no mês de abril, mas veja quantas notícias de agressões a professores já foram manchete este ano, esta é mais grave, a mais preocupante e mais corriqueira. Ela, a agressão aos Professores pode comprometer seriamente a demanda pela função bem como a qualidade dos serviços prestados pelos referidos profissionais.


Tianguá, 08/04/2011
Gentil Telles
Fonte: http://teleducador.blogspot.com/

BACIAS HIDROGRÁFICAS

De acordo com a técnica do Conpam, Maria Dias Cavalcante, responsável pelo projeto, "as ações de reflorestamento proporcionam vários benefícios ambientais, como  maior infiltração de águas, resultando assim na recuperação das nascentes, na biodiversidade  dos ecossistemas naturais". Daí, prossegue,  "procuramos com o projeto  beneficiar todas as  bacias hidrográficas do Ceará,  começando  pela do Rio Jaguaribe, cujo viveiro situado na cidade de  Acopiara (na sub-bacia do Alto Jaguaribe)  beneficiará a região Sul do Estado".
Nas  demais  bacias hidrográficas as cidades escolhidas foram:  Campos Sales,  beneficiando as cidades da Região do Cariri e do centro Sul;  Croatá, bacia hidrográfica do rio Acaraú, região da Ibiapaba, norte do Estado;  em Cruz, primeira unidade a ser entregue,  bacia do rio Coreaú, no litoral oeste é a contemplada; General Sampaio, situado na bacia hidrográfica do rio Curu;  Jardim, sub-bacia do rio Salgado; Ocara, bacia hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando, diretamente, cidades localizadas no Maciço de Baturité;  já em Tauá,  sub-bacia do Alto Jaguaribe serão beneficiadas cidades das regiões dos Inhamuns e centro sul. Por fim, Ubajara, onde situa-se a bacia hidrográfica do rio Paraíba  beneficiando a Região da Ibiapaba,  na fronteira com o estado do Piauí.

LI NO COREAUSIARA

(...)E A PREFEITURA, O QUE DIZ?
 "Bom dia! Em Coreaú, a dengue correndo solta, lixo pra todo lado, fazendo vergonha. E o povo? Bem, esse não tem direito a nada; somente a sofrer. Alô Ministério Público, Vigilância Sanitária, onde vocês estão que não vêm à Coreaú pra ver o Hospital daqui. (As pessoas) estão morrendo à míngua."
 (Chico Antônio, no Twitter) (...)

-Só lembrando que a matéria foi colhida no twitter do Sr. Chico Antonio; foi postada no blog coreausiara; que eu acabei de ler; que o mesmo também já foi prefeito de Coreaú; que é meu colega e....
-Cale-se... cale-se... cale-se... voce me deixa looooooooooooouuuuuuco...
-Calei-me... desculpas....
-Num vai falar nada não?
-Voce não deixou...
-Fale!!!
-Falo não...
-Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaale!!!
-Fár-la-ei, então... Porque curto muito marchas e dobrados e porque está dando sol em minha janela, e porque a banda não toca, aliás acho que nem mais existe, estou a ouvir algumas peças musicais da Banda do Corpo de Bombeiro do Distrito Federal. Saudade de minha terra, velhos camaradas, Dobrado 220, Dois corações, Batista de Melo dentre outros belos hinos e marchas já consagrada em minha memória como também na de tantos outros...
-Cale-se... cale-se... cale-se... voce me deixa looooooooooooouuuuuuco... Pare de enrrolação... Não quer falar não hiem? Arregou foi?
-Desculpa... é que ultimamente a "noveleca", ou "folhetim de segunda categoria" do SBT, Amor e Revolução conforme denominou o blog "coturnonoturno" , tem me deixado muito emotivo e com o coração cheio de saudade... Nem precisou que eu fosse telespetador de "Maria del bairrio" El méxico é aqui... Sentenciou o coronel...
-Volte ao assunto... não fuja!!!
-Voltemos então: Pois bem: Ah!
-Vamos!!! Concorda ou discorda?
-Concordo e discordo...
-Não pode. Ou concorda ou discorda...
-Concordo em partes...
-Não pode. Ou concorda ou discorda..,
-Discordo em partes...
-Desta vez lhe peguei de calças curtas.... Arregastes... Esfriou... Gelou... Estás a amarelar...
-Calma... Calma... Amado, estimado, idolatrado e tantos outros ....ados, leitor destas mal traçadas linhas... Não se irrite... Eu explico.... É que... Para não me alongar muito vou citar somente a parte que eu discordo... Êi-la:  "E o povo? Bem, esse não tem direito a nada; somente a sofrer." (sic)
Discordo plenamente, e é sobre o povo que por várias e várias vezes já me posicionei aqui nesta demosucupirana tribuna. Este, o povo, é quem mais direito tem... E o usa em forma de alavancagem. Alavancagem para quem não sabe, na linguagem de mercado é receber antecipadamente por uma mercadoria ou obrigação.  Em sendo assim o "cidadão eleitor contribuinte" ao vender seu voto no período que antecede o pleito eleitoral recebe antecipado e perde totalmente a moral e o direito de reinvindicar qualquer que seja  ação administrativa do político A, B, C, D, E, F G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Y, W ou mesmo Z. Infelizmente é assim.  E vou mais adiante: Pergunte a quem já se candidatou a qualquer que seja cargo eletivo de cada dez pessoas a quem ele pediu voto ou mostrou proposta e "proposta" quantos pediram um favorzinho ou mesmo dinheiro... Deixe esta resposta comigo. Onze!!! Então? Esta situação foi sancionada por quem mais pode. Ou seja, o povo...
Tenho dito... E sempre!!!

P.S. Estou com a emoção nas alturas... Acho que os dobrados que aqui tocam estão  fazendo germinar em minha mente ideais de caserna. Quando o assunto é politica parece que o Gal. Figueiredo tinha razão...

Manuel de Jesus
--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

07/04/2011

CARTA DEIXADA PELO ATIRADOR EM ESCOLA NO RJ

Atirador se suicidou após matar pelo menos 11 crianças. 13 ainda estão internadas após ataque na manhã desta quinta-feira.

Reprodução de carta deixada por atirador

 Fonte: G1

REVISTA EXAME DESTACA NA EDIÇÃO D ABRIL DE 2011

MORTES EM ESCOLA DO RIO REPERCUTE MUNDIALMENTE

By the CNN Wire Staff
April 7, 2011 -- Updated 1636 GMT (0036 HKT)

10 children, gunman killed in Brazil school shooting (Atirador mata 10 crianças a tiro em escola no Brasil)

A matéria repercutil mundialmente, e o site do canal CNN  Intenational divulgou a matéria completa sobre o ocorrido na escola municipal do Rio.
 

KIT DO BRASILEIRO

*Vai transar?* 
 O governo dá camisinha.

*Já transou?*
O governo dá a pílula do dia seguinte.


*Teve filho?*
O governo dá o Bolsa Família..

 
*Tá desempregado?*
O governo dá Bolsa Desemprego.

*Vai prestar vestibular?*
O governo dá o Bolsa Cota.

*Não tem terra?*
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

*RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI PRESO?*
a partir de 1º/1/2010 O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO?
 
*esse é novo* >> Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, é de R$798,30 "por filho" para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso.
 
Não acredita?
Confira no site da Previdência Social.
 Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS
( http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
)
 
e-mail de Rogério Cristino

UM HOMEM ADMIRÁVEL


VALDECY SANTOS DE ABREU

Um homem a frente do seu tempo que vive intensamente Ama tudo que faz. Um homem quase completo.

Ao Professor (educador nato), violonista, cantor, poeta, escritor e empresário Valdecy Santos, a ele pode ser atribuído uma série de adjetivos positivos. Tem a literatura no “sangue”, pois descende da Família Abreu. Valdecy é casado com a professora Ivoneide de tradicional família tianguaense.

Nesta cidade “maravilhosa” já empreendeu também atividades comerciais (Barrocão, Educ e Calle Hall) além de ser um grande educador e gestor, pois se destacou em toda atividade que exerceu, sobretudo como Diretor Escolar. É autor de vários livros sobre Tianguá e hinos de municípios como Tianguá e de escolas como a que recentemente foi Diretor, o CEJA Professora Ofélia Moita (nome em homenagem a mãe do Maestro Ângelo Moita - outra pessoa de alto valor desta terra). A atual Diretora do CEJA, a Professora Joana Darc e a Coordenadora Escolar, Professora Socorro Moreira o qualificaram como sendo “um homem sábio, culto e evoluído”.

Quando cheguei à Tianguá fui trabalhar com ele (era meu Coordenador e Maria Alice de Paula Pessoa, era minha Diretora), que honra, pois conheci uma das grandes mentes da educação do Ceará e com ele aprendi muito. Com Valdecy sempre se aprende algo, pois é muito agradável, hospitaleiro, altruísta, generoso, companheiro e gentil. Certa vez me disse ele: “você é um presente que Tianguá recebeu”, ora gente, eu recém-chegado a essa terra e receber um elogio desses de alguém como Valdecy, isso sim, é que é um grande presente. Sou mais um admirador desse nobre ibiapabano.


Tianguá-CE, 06 de abril de 2011
Gentil Telles

CHACINA EM ESCOLA DO RIO DEIXA 11 MORTOS

Um homem de 24 anos entrou em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (7), atirou contra alunos em salas de aula, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime ocorreu por volta das 8h30.
Segundo o diretor do hospital para onde as vítimas foram levadas, 11 crianças morreram (10 meninas e 1 menino) e 13 ficaram feridas (10 meninas e 3 meninos). LEI MAIS...

RETIRANTE

Por Bello
e-mail de Davi

ESTATÍSICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 06/04/2011 - 858

COMO SURGIRAM OS 10 MANDAMENTOS

Deus perguntou aos GREGOS: "Vocês querem um mandamento?" "Qual seria o mandamento, Senhor...?".
"Não matarás!".
"Não obrigado. Isso interromperia as nossas conquistas".

Então, Deus perguntou aos EGÍPCIOS: "Vocês querem um mandamento?"."Qual seria o mandamento, Senhor...?".
"Não cometerás adultério!".
"Não obrigado. Isso arruinaria os nossos fins-de-semana". 


Chateado, mas não derrotado, Deus perguntou aos ASSÍRIOS: "Vocês querem um mandamento ?". "Qual seria o mandamento, Senhor...?".
"Não roubarás!".
"Não obrigado. Isso arruinaria a nossa economia". 


Deus, enfim , perguntou aos JUDEUS: "Vocês querem um mandamento?". "Quanto custa, Senhor...?".
"É de graça".
"Então manda DEZ..."

E-mail Rogério Cristino

MULHER!

"Mulher, Irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno e curvo
jurar amor, chorar pranto de sangue,
Não creias, não, mulher: ele te engana!
As lágrimas são gotas de mentira
E o juramento manto da perfídia."

Joaquim Manuel de Macedo
e-mail de Ivete Albuquerque

COMEÇA A REFORMA DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE COREAÚ

A reforma do Terminal Rodoviário Alferes Raimundo Leopoldo de Coreaú, enfim saiu do papel. Como já estava previsto para esse ano, e com um orçamento avaliado em R$ 474.421,06. o governo do estado, em parceria com a prefeitura de Coreaú, começaram no inicio da semana a obra que terá um prazo de entrega em 120 dias.

FIQUE POR DENTRO

Alvará de Funcionamento


Documento extremamente imprescindível, expedido pela Prefeitura, para estabelecimentos Industriais, Comerciais e Prestadores de Serviço, que estejam funcionando, ou para as pessoas que pretendam abrir um estabelecimento.

O Alvará de Funcionamento, além de ser obrigatório para Indústrias, Comércios e Serviços, é também necessário em locais de reunião ou qualquer outro uso.

O descumprimento do estabelecimento, por falta do Alvará de Funcionamento, lhe causará multas e  fechamento do mesmo.
Documentação necessária para o Alvará de Funcionamento
- xerox do CGC ou CNPJ
- xerox da Tlif ou Darm recolhido
- xerox do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (cota única)
- xerox do CCM
- xerox do Habit-se
- xerox da Planta Aprovada pela PMSP da Edificação
- xerox do Contrato Social
- xerox do RG (do proprietário, gerente ou possuidor do imóvel)
- xerox do CPF (do proprietário, gerente ou possuidor do imóvel)
- Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros
OBS: No caso de escolas ou indústrias com qualquer área, será obrigatório também:
- AVS - Auto de Vistoria de Segurança
- Visto atualizado do Corpo de Bombeiros.


Então fique por dentro dos seus direitos e deveres, antes de você tomar qualquer atitude precipitada.

AÇUDE DIAMANTE ESTÁ SANGRANDO

Dos 134 Açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o DNOCS, 28 já sangraram em 2011. Nesta quarta-feira (06) sangrou o Diamante, localizado no município de Coreaú e que pertence a Bacia do mesmo nome. No momento 15 reservatórios continuam sangrando e 15 estão acima de 90%.  O São José I no município de Boa Viagem, pertencente a Bacia do Banabuiú é o que está mais próximo de sangrar com 99,07% O volume atual encontra-se com 12.667m³ o que representa 79,09% de acúmulo.

Informações Portal Ceará

06/04/2011

OBRA DE ARTE

Guernica de Pablo Picasso

DICIONÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Fico feliz em anunciar o lançamento do primeiro Dicionário de Administração na versão digital. E esse marco é brasileiro.

Geraldo Duarte é um cearense ávido por conhecimento, possui três graduações: Ciências Sociais, Direito e Administração.
E foi ao completar os estudos dessa última academia que lhe veio a necessidade de criar um dicionário que servisse de apoio a todos que se envolvem com essa área de conhecimento tão extensa.


Foi lançado em 2002 contendo 4.900 verbetes, e rapidamente levou a produção da 2ª (2005), adicionando 2.500 verbetes e da 3ª edição em 2009, até culminar no lançamento da versão digital, totalizando mais de 8.500 verbetes e expressões em português e seus correspondentes em inglês.


As milhares de palavras e jargões usuais e históricas da administração mundial estão presente nessa obra, e ao final de cada explicação há a equivalência do termo em inglês, além de uma referência a palavras correlatas. Essa editoração torna essa obra indispensável não somente aos estudantes e operadores da administração, como também aos dirigentes e funcionários da iniciativa privada e do serviço pública, pois, no mundo dos negócios, o fluxo das informações  é constante e veloz, tornando-se imprescindível o conhecimento das terminologias e conceitos mais patentes.

No geral, o Dicionário de Administração é uma obra completa, atemporal, principalmente na versão e-livro, e indispensável para quem vive no mundo dos negócios, e partindo do pressuposto que todos administram algo na vida, é uma obra para se ter sempre a mão quer seja para analisar um contrato, planilha, prospecto, quer seja para ler um reportagem na revista Você S/A.
Colaboração Rogério Cristino


DINHEIRO PÚBLICO

Por Nani
Colaboração de Davi

A CARAPUÇA

Desde muito cedo, me ensinaram a defender e a lutar por aquilo que eu acredito, e não apenas  NAQUILO que apenas me satisfaz .Com transparência e  fidelidade a uma causa,até hoje, estou no mesmo galho da “planta” que um dia ajudei a PlanTar, pois a hipocrisia nunca fez parte da minha ideologia , nunca fui um "paraquedista" migratório, nem nunca usei a pele de um cordeiro, sendo EU um lobo.Sempre fui, sou e serei fiel aos meus ideais, e a tudo que acredito, pois nunca fiquei à mercê da maré.
                                                       
                                                               MANCHÃO 

ESCOLA DE ARAQUÉM X LIBERDADE

Arte Davi

COMO ESTÁ O SEU Q.I.?


Que tal uma pausa para darmos uma chacoalhada na cachola? Acesse os links e veja como está o seu Quociente de Inteligência. Afinal, nem só de ORKUT e MSN deve viver o internauta!


Indicação do Professor Raimundo Eliano

CRISE NA SSSAÚDE PÚBLICA

e-mail de Davi

ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

Maria Ivete Albuquerque

Trabalhar com a memória requer certos cuidados. Não podemos tratar a fonte oral da mesma forma que trabalhamos a fonte escrita ou qualquer outra, porque o processo da memória, no seu ato de lembrar, vai se motivando, construindo sentimentos.
Por meio da história, as pessoas comuns procuram compreender as mudanças em que passam em suas vidas. O desafio da história oral relaciona-se, em parte, com essa finalidade essencial na história. Essa é uma importante razão por que ela tem exercitado tanto historiadores e amedrontado tantos outros. A esse respeito percebemos o quanto é importante o historiador utilizar metodologias que inclui documentos escritos e fontes orais para construir sua pesquisa.
Nos depoimentos de pessoas nas calçadas, nas praças, com os mais velhos, que conhecem a história local toma-se conhecimento sobre o Bar da Perdição que existia em Coreaú. Bar esse que ficava localizado na Av. Antonio Cristino Meneses, atualmente Loja da Credinorte.
No ato de lembrar sobre os velhos tempos em coreaú uma moradora da cidade relatou que esse Bar recebia esse nome porque na parte interna havia várias fotos de mulher nua e os homens da cidade e localidade iam beber lá para saborear com os olhos aquelas belas fotos, como também, uma casa de jogo que ficava nos fundos do bar.  Argumentando ainda que nesta época a luz era PRETOMARC ou seja, era bombeada para acender, sua iluminação era como a de uma florescente.
No ato de lembrar fala ainda sobre o passeio que a juventude fazia naquela época, passando em frente ao bar, pois era a única iluminação que beneficiava aquele passeio que se encerrava as 19:00hs. Muito diferente, hoje os jovens se divertem através de transporte como: carro e moto, deixando de lado tudo de belo que tem em nossa cidade que são as praças para se reunirem e bater aquele belo papo.
Lembra ainda à moradora que nada mais encantador do que a coluna da hora onde funcionava uma Radiadora, tendo como locutor o Sr. Antonio Ferreira e quando alguém enviava uma mensagem era em segredo de alguém para alguém, e esse alguém já se tocava porque ele falava a cor de sua roupa. E logo depois enviava a música para o alguém, e os jovens continuavam a dar voltas na praça e era ai que começavam as paqueras. Diz a moradora, atualmente vêem-se em que os jovens não conseguem, mas se deliciar se espelhando nestes velhos tempos, tudo é antigo para a juventude de hoje.
Deste modo, reportando-se a Halbwachs1, Ecléa Bosi2 afirmando que a memória individual está amarrada à memória do grupo e “esta última à esfera maior da tradição, que é a memória coletiva de cada sociedade”. Assim, a memória é compreendida enquanto “quadros sociais”, em que não são as relações decorrentes do mundo pessoal, individual. Diz a autora: “A memória do indivíduo depende do seu relacionamento com a família, com a classe social, com a escola, com a Igreja, com a profissão; enfim, com os grupos de convívio e os grupos de referência peculiares a esse indivíduo”.
Através da memória social é possível, então, recuperar o vivido conforme a concepção de quem viveu como destaca Rousso3, “garantir a continuidade do tempo é permitir resistir à alteridade, ao ‘tempo que muda’, às rupturas que são o destino de toda vida humana”.

A FRASE DO DIA

“Agora, só não estuda quem não quer estudar.”
Presidente Dilma Rousseff, sobre as novas regras de financiamento do ensino superior
Colaboraçâo: Davi

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 05/04/2011 - 804

VALE UMA LEMBRANÇA

Professores da Escola Flora Teles unidos contra a dengue

AS PERÓLAS DO ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é feito por estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio afim de testarem suas habilidades para o vestibular, e hoje o ENEM também vale como ingresso para diversas universicades particulares e públicas, principalmente as federais.
Porém a grande maioria dos alunos que se inscrevem não estão tão bem preparados quanto devriam...
Em 2009 o tema da redação foi “O indivíduo frente à ética nacional”. Vejamos algumas pérolas garimpadas dessas redações:

  • “O Senado, habitat dos políticos, está corrupto.”
  • “O brasileiro é um ser fundamental para a nação brasileira.”
  • “Nosso país é desértico de ética.”
  • “Eu acho que vieram os extraterrestres e abduziram a ética nacional.!”
  • “É vergonhoso ver o dinheiro enfiado em certas partes dos senadores."
  • “Os políticos são pessoas agravantes.”
  • “Os políticos estão cada dia mais imaculando a imagem do país.”
  • “A cidadania brasileira não aguenta mais tanta corrupção.”
  • “Eles fazem conlunhos e conxavos enganjados em roubar.”
  • “Eles roubão e negão o que estam fazendo.”
  • “Nós brasileiro temos que ter nossas opinações.”
  • “Ocorrem-se casos em que a pessoa volta-se para o consumismo e o ironismo.”
  • “A compostura corrupta toma conta de nosso país.”
  • “Os políticos vai e fica sempre roubando.”
  • “Por medo de represalha todos perdem o interece pela corrupição.”
  • “Eles penca só emciproprio.”
  • “O povo quer coisas simples, sem muita luxúria.”
  • “Todos tem que ser julgados pelos crimes acometidos.”
  • “A justiça não deveria absorver os corruptos.”
  • “O Brasil é o país das fraldes e faucatruas.”
  • “O Brasil vive uma falta de desonestidade.”
  • “Só políticos ingoistas e inganadores.”
  • “O anti-etismo é normal.”
  • Como vimos na operação Seteagrarra,,”,
  • “Eles roubam as pessoas inadequadas"
  • “Então eles cometem atos flatulentos"
  • “Esquemas fraudulosos…”
  • “Os caras não ta nem ai…”
  • “Temos que sermos capazes de escolhermos.”
  • “Políticos não vão presos, vão para um espar.”
  • “Gastam o dinheiro do povo em superfalos”
  • “Tem que melhorar o desemprego.”
  • “Eles negão de pés juntos que não são corruptos”
  • “Vamos honrar o sangue que corre em nossas aveias.”
  • “Políticos mais entusiasmados roubam o dinheiro da educação e da saúde.”
  • “Leis não são compridas”
  • “É necessário uma mutação na classe política.”
  • “Na ditadura não pudinhamos se manifestar.”
  • “Somos roubados por pessoas não qualificadas para esse fim”
  • “O Brasil está devidamente errado.”
  • “Abusam do poder que lhes foi concebido.”
  • “A gente liga a TV e vemos os políticos só envolvidos em pitssas.”
  • “Estamos sendo roubados por pessoas políticas escolhidas para
    este propósito.”
  • “Os políticos compram nossos votos e não cumprem o que prometeram”
  • “O Brasil ta mudando: antes tudo acabava em pizza, agora acaba em panetone. É por isso que tem tanto gordo no Senado.”
  • “Está na hora de usar a cabeça, as mãos, os pés e respectivos substitutivos para sermos cidadãos de bens na ética nacional.”
  • “Vemos políticos roubando o dinheiro que era pra ser gasto na saúde, na educação, e no aumento da violência nas grandes capitais.”
  • “A plausível autoridade e responsabilidade dos políticos é incondicionalmente atrelada às possibilidades possíveis, plausíveis e passíveis de corrupção que o povo digere sentados no sofá.”
  • “A ética termina onde começa a roupa íntima dos políticos.”
  • “Somos cúmplices suceptível à corrupção de políticos intimistas com cinismos intrínsecos à sociedade capitalista.”
  • “Discorro sobre o tempo de Cabral, quando desgregados foram deixados aqui e a corrupção começou. Se tivessem deichado só os padres hoje o Brasil era melhor.”
  • “A violência no trânsito é causada por parlamentares.”
  • “Os brasileiros são tudo despeitado se tivessem no senado tavam robando também.”
  • “Uma media a ser tomada é a devolução do caráter das pessoas” (quem roubou o caráter?)
  • “A falta de ética é tanta que o Brasil deveria exportar” (Ta aí uma boa receita para salvar o país: exportar falta de ética!)
  • “A culpa da corrupção é da internet, que traz o caos pra dentro de nossas casas.”
  • “Maquiavel disse que os meios justificam os fins.”
  • “Trabalho honestamente para um traficante que tem mais ética que o Sarney” (declaração de peso!)
  • “Hoje Em dia, a taxa de corrupção cresce 80%, a taxa de honestidade cai 20% e a taxa de incredulidade aumenta 100%. E ninguém faz nada.”

FONTE:  Pérolas do Enem 2010 http://metabolismobasal.blogspot.com/2010/08/perolas-do-enem-2010.html#ixzz1Ihu7pJZi


Colaboração Ivete Albuquerque

ISSO É APENAS UMA ILUSÃO DE ÓTICA. NÃO SE ILUDA


05/04/2011

NOVELA CAUSA POLÊMICA ANTES DE COMEÇAR

A novela “Amor e Revolução”, de Tiago Santiago, que estreia nesta terça-feira (5) no SBT, vai retratar – com direito a fortes cenas de tortura – os anos de ditadura militar no País. O assunto, sempre polêmico, já está dando o que falar.Mais de 70 depoimentos de pessoas que se dizem vítimas da repressão foram colhidos para serem exibidos ao término dos capítulos. Em entrevista ao programa de Marília Gabriela, no domingo (3), Santiago afirmou que só conseguiu um depoimento do “outro lado”, o de Jarbas Passarinho, militar reformado (ex-ministro do Trabalho e da Educação, nos governos Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici). LEIA MAIS...

Fonte: iG

JOVEM ACORRENTADA EM DELEGACIA NO CEARÁ É TRANSFERIDA

A Polícia Civil do Ceará transferiu, nesta terça-feira (5), a jovem de 18 anos presa em flagrante por tentar matar o namorado na segunda-feira (28), em Russas (CE). Ela foi mantida algemada e acorrentada a uma grade da delegacia da cidade. A mulher foi levada para uma cela da Cadeia Pública de Jaguaruana (CE), que apesar de manter presos do sexo masculino, possui uma ala para detentas femininas.
Segundo o delegado Jocel Dantas, responsável pela Delegacia de Polícia do Interior (DPI), disse que um inquérito policial foi instaurado para apurar o ocorrido. "O delegado regional Luciano Barreto foi afastado das funções até o fim do inquérito. Foi um fato lamentável, ninguém concorda com o que ocorreu na delegacia. Foi a primeira vez que acontece algo assim, ficamos perplexos."
Dantas afirmou ainda que ouviu o colega para saber suas alegações sobre o caso. "Ele [Barreto] alegou que foi solicitado à Justiça uma vaga para a jovem presa em outra unidade compatível, mas que não havia recebido resposta do judiciário. De qualquer forma, os superiores dele deveriam ter sido avisados para que pudessem tomar alguma providência, que evitaria o que aconteceu."
A mulher foi presa em flagrante por tentativa de homicídio. "Ela jogou álcool no corpo do namorado e ateou fogo. O rapaz está internado no Hospital Instituto José Frota, em Fortaleza, onde está internado no setor de queimados. O estado de saúde ele é estável", disse Dantas.

Fonte: G1

A IDADE NÃO PEERDOA, NEM MESMO OS DESENHOS ANIMADOS








Colaboração Rogeŕio Cristino
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.