Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

21/09/2013

PAPA DEFENDE A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA NAS REDES SOCIAIS

O papa Francisco disse neste sábado (21) que é importante “a atenção e presença da Igreja [Católica] no mundo da comunicação”, como nas redes sociais, para dialogar com os homens e levá-los ao encontro com Cristo.
Durante a audiência de hoje aos participantes na Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Francisco destacou a importância da Igreja na comunicação, sem esquecer, contudo, que o importante é a mensagem e não a aquisição de sofisticadas tecnologias. "O panorama comunicativo converteu-se pouco a pouco, para muitos, em um ambiente vital, uma rede onde as pessoas se comunicam e ampliam os horizontes dos seus contatos e relações”, disse o papa.
O pontífice ressaltou que a Igreja deve assumir como papel no mundo da comunicação, por meio do diálogo “com os homens e as mulheres de hoje, para compreender as suas expetativas, as suas dúvidas e esperanças”. “Na atual era da globalização, estamos assistindo ao aumento da desorientação, da dificuldade para trabalhar relações profundas”, disse.
Francisco disse que, por isso, é importante que a Igreja saiba dialogar, “entrando também nos ambientes criados pelas novas tecnologias, nas redes sociais, para tornar visível” a sua presença.
 
Agência Brasil

21 DE SETEMBRO! HOJE COMEMORAMOS...



  


20/09/2013

BOAS NOTÍCIAS! FESTA DA PADROEIRA DE COREAÚ...

Tomamos conhecimentos agora a pouco de que o valor bruto arrecadado pela Paróquia nos festejos de 2013 foi de R$ 107.000,00 (Cento e seis mil reais), sendo que ainda falta retirar as despesas para se ter o valor líquido. Os resultados finais serão divulgados o blog da Paróquia e aqui no RM no Foco.

CBF DIVULGA CALENDÁRIO PARA 2014

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira o calendário do futebol brasileiro para 2014, ano da Copa do Mundo no país. A bola começa a rolar no território nacional no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial, que inicia oito dias depois. A Seleção fará um último amistoso em março, antes da convocação no dia 7 de maio. Com a lista final, o time de Felipão ainda disputará alguns amistosos de preparação no país. Depois da Copa, o Brasil tem mais seis amistosos previstos em datas Fifa no segundo semestre, além do Superclássico das Américas contra a Argentina, nos dias 28 de agosto e 17 de setembro. O cronograma do ano que vem continua sem prever paralisação das competições nacionais durante os amistosos da Seleção, levando os jogadores convocados do país a desfalcarem os seus clubes.
O calendário fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas em 2014, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril, com 21 datas disponíveis para organizarem seus jogos (duas a menos do que a atual temporada). Com isso, os principais regionais do país terão que começar mais cedo: a Copa do Nordeste e os campeonatos Paulista, Carioca, Gaúcho, Pernambucano, Baiano, Catarinense, Paranaense e Goiano serão antecipados em uma semana. Já o Mineiro começará duas semanas antes do que em 2013. Outros estaduais sofrerão situação inversa e só verão a bola rolar mais tarde, como o Cearense e o Paraibano, que este ano iniciaram suas disputas nos dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente. (Globoesporte.com)

Acompanhe as datas dos campeonatos

Campeonatos Datas
Estaduais 12/01 a 13/04
Copa do Nordeste 12/01 a 23/02
Libertadores 29/01 a 13/08
Sul-Americana 27/08 a 10/12
Copa do Brasil 12/03 a 26/11
Série A 20/04 a 07/12
Série B 19/04 a 29/11
Série C 27/04 a 16/11
Série D 27/07 a 16/11
Mundial de Clubes 10/12 a 20/12
Copa do Mundo 12/06 a 13/07

PSB CONVIDA LUIZIANNE PARA SER CANDIDATA À GOVERNADORA

Foto: Arquivo
Às vésperas do fim do prazo para mudanças partidárias para a disputa das eleições de 2014, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT-CE), disse nesta sexta-feira (20), durante debate dos candidatos a presidente nacional da sigla, em Fortaleza, que recebeu convite de uma comissão do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em nível nacional para disputar o pleito do ano que vem como candidata a governadora do Estado do Ceará.
A ex-gestora confirmou que ela e o também opositor do governador Cid Gomes (PSB-CE), Heitor Férrer (PDT-CE), foram convidados a compor os quadros do partido socialista. A proposta teria partido de Sérgio Novais, ex-presidente da Companhia Docas do Ceará, Márcio França, presidente do PSB de São Paulo e Carlinhos Siqueira, secretário geral do partido.
Sobre a proposta, Luizianne não descarta a possibilidade. Para ela, é muito dificil deixar o PT, por conta da história, mas diz que tem de avaliar, pois estaria sendo isolada no partido  por conta do apoio da própria sigla ao governador. "Não precisamos defender o Cid Gomes. E estou preocupada com o desgaste do governador respingar na reeleição da Dilma", afirmou.
O convite teria ocorrido após a reunião da cúpula do partido em Brasília que definiu a saída do PSB da base da presidente Dilma Rousseff e a entrega de cargos em ministérios.  No encontro, Cid Gomes deixou no ar a possibilidade de migrar para um novo partido, o PROS, e deixou clara a posição de não sair do palanque da presidente em 2014.

Informações do Diário do Nordeste

SECRETARIA DE ESPORTE DE COREAÚ PROMOVE CORRIDA EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNÍCIPIO

A I Corrida de rua de Coreaú em comemoração ao aniversário do município terá como premiação para os primeiros e segundos lugares nas modalidades feminino e masculino, troféu e uma quantia em dinheiro patrocínio), e todos os que chegarem na reta final ganharão medalhas. Serão cerca de 2.300 m de percurso com largada as 07:00 hs em frente ao Social Clube.

Eis o percurso abaixo

EUNÍCIO RECUSA CONVITE DE DILMA PARA ASSUMIR INTEGRAÇÃO NACIONAL

A presidente Dilma Rousseff tentou entregar o Ministério da Integração Nacional para o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) com o intuito de demovê-lo de sua pretensão de concorrer ao governo do Ceará nas eleições de 2014.
Com o senador fora da disputa, Dilma poderia apoiar o apadrinhado de Cid Gomes sem incomodar os aliados peemedebistas. Eunício recusou a proposta. Ainda assim, caberá a ele – e aos demais senadores de primeiro mandato –  apontar o sucessor de Fernando Bezerra na pasta.
Outra opção da presidente seria o também senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Mas, dentro do PMDB, o nome que surge como consenso é o do senador Vital do Rêgo, da Paraíba.
Na quarta-feira (18), o PSB oficializou o término da aliança com o PT e entregou os cargos que ocupa no Governo Federal, dentre eles, os Ministérios da Integração Nacional e de Portos.

Do Ceará News

58% DOS AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO EM SITUAÇÃO CRÍTICA

SARA MAIA
Dos 144 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) no Ceará, 84 (58,3%) estão com volume de água inferior a 30%. Entre esses, 25 estão com abastecimento abaixo de 10% de sua capacidade. Apenas o reservatório Gavião, em Pacatuba, opera com nível acima dos 90%. No Estado, a recarga chega a apenas 38,1% de sua capacidade total. Segundo a Cogerh, os últimos anos já estão sendo considerados como “o pior biênio da história” em recarga dos reservatórios.

A seca prolongada e a falta de uma boa quadra chuvosa em 2013 fizeram com que a situação de estiagem se agravasse. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a capacidade total de armazenamento no Ceará sofreu um decréscimo de 18,8%. Em números absolutos, o Estado armazena hoje apenas 7,1 milhões dos 18,8 milhões de litros d’água que comportaria.

Informações O Povo Online

IGREJA INSISTE DEMAIS EM HOMOSSEXUALIDADE E ABORTO, DIZ PAPA

A Igreja Católica insiste demais em pregar contra o aborto, a homossexualidade e a contracepção e precisa demonstrar mais piedade, disse o papa Francisco, em entrevista divulgada nesta quinta-feira.
Ele advertiu que a estrutura moral da igreja pode cair como "um castelo de cartas" a não ser que se promova "um novo equilíbrio".
O papa usou a entrevista, à revista jesuíta La Civilta Cattolicato, para citar prioridades de seu papado e avançar nos comentários que já havia feito em julho, no fim de sua visita ao Brasil, a respeito da homossexualidade - "Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?", disse o pontífice na ocasião.
Agora, ele complementou dizendo que "não podemos insistir (em falar) apenas nas questões relacionadas ao aborto, ao casamento gay e ao uso de métodos contraceptivos. Isso não é possível. Os ensinamentos da igreja sobre isso são claros, e eu sou um filho da igreja, mas não é necessário que eu fale disso o tempo todo. (...) Não falei muito a respeito e fui repreendido por isso".
"A igreja não pode ficar obcecada com a transmissão de um conjunto desarticulado de doutrinas sendo impostas insistentemente", prosseguiu o papa. "Temos de encontrar um novo equilíbrio, ou até mesmo a estrutura moral da igreja pode cair como um castelo de cartas, perdendo o frescor e a fragrância do Evangelho."
Em vez de focar nesses temas, a Igreja Católica deve trabalhar pra curar feridas de seus fiéis e buscar os excluídos, opinou Francisco.
"A igreja em que devemos pensar é a que é a casa de todos, e não uma pequena capela onde cabe apenas um pequeno grupo de pessoas selecionadas. Não podemos reduzir o âmago da igreja a um ninho que proteja nossa mediocridade."

BBC Brasil

19/09/2013

CEARÁ BATE RECORDE DE TRANSPLANTE DE PULMÃO

Com dois transplantes de pulmão realizados em dois dias seguidos, na última segunda-feira (16) e terça-feira (17), o Ceará chegou a seis transplantes neste ano. Faltando ainda mais de três meses para o fim de 2013, já superou o total de transplantes feitos em todo o ano de 2012 e também o total em 2011. No ano passado, foram quatro transplantes. Em 2011, ano em que o Ceará inovou e fez o primeiro transplante de pulmão das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fechou também com quatro. Todos os procedimentos cirúrgicos foram realizados no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, ligado a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que é referência na assistência de alta complexidade em pneumologia e cardiologia. Os pacientes transplantados nos dois últimos dias – uma mulher de 60 anos que sofria de fibrose pulmonar, e um homem de 61 anos que tinha enfisema pulmonar – estão reagindo bem aos procedimentos. A paciente transplantada na segunda-feira (16) já respira sem ajuda de aparelhos.

O coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studar Gomes, o médico Antero Gomes Neto, destaca dois fatos inéditos nos dois transplantes desta semana. O primeiro foi o tempo entre as duas cirurgias, de um dia para outro. Outro fato inédito foi a captação do órgão no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), de paciente vítima de Acidente Vascular Cerebral hemorrágico. “O pulmão foi captado uma semana depois do AVC e estava limpo”, informou o cirurgião, explicando que o pulmão é o órgão mais vulnerável a problemas que comprometem a doação, principalmente devido a infecção, e é o primeiro a se deteriorar no processo de morte encefálica. “Isso demonstra o cuidado e o bom atendimento que o doador recebeu no HGF”, atesta Antero Gomes Neto.

O Hospital de Messejana realizou no ano passado transplante de pulmão em paciente do Rio Grande do Norte e, este ano, dois pacientes de Pernambuco receberam novos órgãos. Além do Ceará, os transplantes de pulmão são realizados apenas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Na segunda e na terça-feira, quando foram realizados os dois transplantes de pulmão, o HM também realizou dois transplantes de coração, elevando para 17 o número de transplantes do órgão este ano no Ceará.

Doação

Até a noite da última terça-feira (17), o Ceará realizou 886 transplantes de órgãos e tecidos durante o ano. São 193 transplantes de rim, nove de rim/pâncreas, 17 de coração, 138 de fígado, seis de pulmão, 33 de medula óssea, dois de pâncreas isolado, dois de pâncreas pós-rim, sete de valva cardíaca, 470 de córnea, sete de esclera e dois de osso. O número de transplantes de medula óssea já é bem superior aos realizados no ano passado, no total de 26. No primeiro semestre deste ano o Ceará foi o Estado que mais fez transplantes de fígado no país, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), com 20,4 transplantes por milhão da população (pmp), à frente do Distrito Federal, com 17,1, e São Paulo com 15,1. Foi também o primeiro em transplantes de pâncreas, realizando de janeiro a março deste ano 3,3 transplantes pmp, superando o Paraná, com 2,7, e São Paulo, 1,4. O Ceará também ficou bem colocado no país em doações de órgãos, com 19,9 doadores pmp, atrás apenas do Distrito Federal, 28,0, e Santa Catarina, que registrou, conforme o RBT, 21,1 doações pmp. É preciso reforçar cada vez as doações porque há pacientes aguardando a hora de sair da fila de espera por um órgão. Há seis pessoas esperando doação de pulmão.

Assessoria de Comunicação da Sesa

CID GOMES FICA NO PSB; ALIADOS DEVEM IR PARA O PROS

Ao contrário de Cid Gomes, que, mesmo criticando, acabou aceitando a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da base aliada do Governo Federal, parlamentares cearenses filiados ao PSB, que não concordam com o novo perfil adotado pela agremiação, já buscam por outra estratégia de atuação política.
A proposta, articulada pelo próprio Cid, é a de mudança para o Partido Republicano da Ordem Nacional (PROS), legenda que aguarda apenas a liberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para abrir espaço aos descontentes.
Entre os que estariam dispostos em assumir a nova bandeira estão os deputados Ariosto Holanda, Domingos Neto, Antônio Balhmann e Edson Silva, todos ligados aos irmãos Ferreira Gomes.

EM SÃO PAULO
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (19) à Rádio Estadão, o governador de Cid Gomes criticou novamente a decisão da executiva nacional do PSB, mas deixou claro que aceitou a definição do partido em sair a base de apoio do governo Dilma Rousseff.
Quando perguntado sobre uma possível candidatura dele nas próximas eleições, Cid declarou, mais uma vez, que pretende se ausentar da conjuntura política nacional com o fim de sua gestão no governo do Ceará, indo morar nos Estados Unidos, como fez quando deixou a Prefeitura de Sobral/CE, onde deverá atuar junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Sobre o abandono dos cargos, Cid confirmou que Leônidas Cristino irá apresentar-se à Dilma Rousseff para por o cargo de comando na Secretaria Nacional dos Portos à disposição. No entanto, o governador fez uma espécie de suspense sobre se a possibilidade da presidenta não aceitar a saída do cearense da gestão.
 
Fonte: Ceará News

GREVE DOS BANCÁRIOS FECHA MAIS DE 6 MIL AGÊNCIAS EM TODO O PAÍS

No primeiro dia da greve dos bancários, 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados ficaram fechados nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Os trabalhadores paralisaram as atividades hoje (19) por tempo indeterminado. De acordo com a Contraf, são 1.013 unidades a mais que no primeiro dia da greve no ano passado (5.132), um crescimento de 19,73%.
Os bancários reivindicam 11,93% de reajuste, equivalente à inflação dos últimos 12 meses mais 5% de ganho real, além de valorização do piso salarial, maior participação no lucro dos bancos e mais empregos. Querem também o fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. Os bancos ofereceram reajuste de 6,1%.
“A forte paralisação mostra a indignação da categoria com a recusa dos banqueiros em atender nossas reivindicações, propondo apenas 6,1% de reajuste, enquanto seus altos executivos chegam a receber até R$ 10 milhões por ano", disse, em nota, o presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro
Segundo ele, os bancos têm ampla condição financeira para atender as reivindicações dos bancários. “Não aceitamos a postura dos bancos de negar aumento real para reduzir custos”, acrescentou.

Agência Brasil

MANO MENEZES PEDE DEMISSÃO DO FLAMENGO APÓS DERROTA PARA ATLÉTICO-PR

(Foto: Bruno Gonzalez / Ag. O Globo)
Mano Menezes não é mais o técnico do Flamengo. Após a derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, o treinador pediu demissão para a diretoria.
O agora ex-treinador se manifestou através de um pronunciamento ainda na sala de entrevistas do Maracanã, na qual ele credita a saída à falta de capacidade de implementar sua filosofia de trabalho ao grupo rubro-negro.
- Vamos conversar um pouco diferente. Acabo de ter uma reunião com todos e comuniquei oficialmente que não sou mais técnico do Flamengo. Primeiro informei ao Paulo Pelaipe. Depois do jogo, fiz o comunicado a todos os jogadores. Estávamos fechando um ciclo de quatro meses e senti no resumo do jogo de hoje que não consegui passar para esse grupo aquilo que penso de futebol. E quando é assim, é porque o técnico precisa sair. Com essa visão, tomei essa decisão difícil e inédita na minha carreira, mas julgo ser a mais correta neste momento para que o Flamengo trilhe outro caminho que não seja esse, mais perto da zona de rebaixamento do que na parte de cima da tabela.
Mano Menezes foi contratado em junho para dar um perfil de mais peso ao comando técnico do Flamengo, depois de uma experiência negativa com Jorginho, uma opção de baixo investimento, dentro da política de austeridade financeira da diretoria ao assumir o clube no início do ano. Sem reforços prometidos e com dificuldade para dar um padrão ao time, optou por deixar o cargo e o Flamengo na luta contra o rebaixamento. Mano comandouo time em 22 partidas, com nove vitórias (incluindo o amistoso contra o São Paulo), seis empates e sete derrotas, com aproveitamento de 50%

Do Globoesporte.com

SUJEIRA DAS CONSTRUÇÕES

Creio que a Prefeitura de Coreaú deveria agir quanto a sujeira deixada pelas construções (uma boa fonte de renda) desordenadas  que crescem a cada dia na cidade, porém o ponto negativo da questão é que os donos das construções deixam todo o material nas ruas, causando vários danos aos que moram por perto e danos também para a cidade como a sujeira de terra e cimento que ficam, sem contar que ruas e calçadas são interditadas por conta disto, dificultando a circulação de pedestres e automotores, além dos entulhos que passam tempos e tempos no local. Participei da Conferência Municipal de Cidades e uma das sugestões colocadas em exposição foi a questão acima.

CID GOMES DIZ QUE É HORA DE REFLETIR SOBRE FUTURO

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse nesta quinta-feira, 19, após participar do evento Fóruns Estadão Regiões, na sede do Grupo Estado, em São Paulo, que passará por um momento "de reflexão" sobre o futuro dele no partido, após a decisão do PSB de entregar os cargos no governo federal. "Após o desdobramento da decisão, vamos refletir e conversar com outras pessoas, mas eu continuo não cogitando sair do PSB", disse ele.
Cid avaliou que um dos caminhos para políticos que desejam deixar os partidos, tendo em vista candidaturas às eleições de 2014, são novas legendas, ação que poderia evitar questionamentos jurídicos sobre mandatos. Ele citou os partidos PROS, Solidariedade e Rede, que estão em processo de criação, para políticos cearenses de várias legendas que já o procuraram.
O governador avaliou que, com a decisão de deixar o governo Dilma Rousseff, o PSB faz e continuará fazendo muitas críticas ao modelo, mas admitiu que "avanços são visíveis" e que "o Brasil na era Lula e Dilma avançou e melhorou muito nas questões sociais". 
Cid Gomes, no entanto, criticou a aliança do PT com o PMDB e disse que o acordo entre os dois partidos "nivelou por baixo e tornou a política espaço de poder pelo poder e não o poder pela causa em busca de melhora de vida da população".
Candidatura de Campos
Sobre a candidatura de seu correligionário, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Cid Gomes voltou a defender que a melhor estratégia é manter a aliança com PT em 2014 para preservar os ganhos conquistados em 2010. O governador destacou ainda que o PSB tem de construir projeto próprio e se voltar para 2018.

Fonte: O Povo Online

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ESPACIAL

Estão abertas as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras Espacial, voltado para o intercâmbio de alunos e especialistas em questões espaciais nas áreas de engenharia, pesquisa e indústria. As bolsas são para doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado. Entre os países que receberão os estudantes, estão os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Rússia, a Índia e o Canadá.
As propostas devem ser enviadas para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até o dia 29 de outubro, pela internet. Os candidatos devem preencher o Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O resultado será divulgado em novembro.
Além disso, serão oferecidas bolsas para Atração de Jovens Talentos e Pesquisador Visitante Especial, ambas com a duração de três anos. Em todas as modalidades, serão concedidas mais de 86 bolsas.
O programa foi lançado em julho deste ano. A previsão inicial é conceder 300 bolsas de estudos em graduação, doutorado, pós-doutorado e desenvolvimento de pesquisas. Além de estudantes brasileiros, o programa dará a 150 pesquisadores visitantes oportunidade de atuar no país.
A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência Espacial Brasileira para ampliar a formação de estudantes na área espacial, pouco atrativa para os profissionais brasileiros. A primeira chamada teve investimento de R$ 15.855.300. O valor de cada bolsa varia de acordo com a modalidade. 

Agência Brasil

EM VÃO DILMA TENTA CONVENCER CAMPOS A MANTER CARGO DE LEÔNIDAS

Após a reunião com a Executiva Nacional do PSB nessa quarta-feira (19), quando foram devolvidos os cargos ocupados pela legenda no Governo Federal, a presidenta Dilma Roussef recebeu, em horários diferentes, o presidente do PSB, Eduardo Campos e o governador Cid Gomes.
Dilma tentou negociar com Eduardo Campos um armistício, no qual os socialistas permaneceriam à frente da Secretaria Especial de Portos ocupando a cota pessoal de Cid Gomes, dessa forma, Leônidas Cristino não deixaria o cargo que ocupa no governo federal.
A proposta não foi aceita por Eduardo Campos. E, caso Leônidas se mantivesse na pasta, seria expulso do partido.

Informações Ceará News

19 DE SETEMBRO É DIA DO COMPRADOR, DO TEATRO E DO ORTOPEDISTA




SUPREMO DECIDE JULGAR DE NOVO 12 RÉUS CONDENADOS NO MENSALÃO

Após mais de duas horas de argumentação, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello encerrou seu voto pela aceitação dos embargos infringentes no julgamento do mensalão, garantindo uma maioria de seis votos pela retomada do julgamento de 12 réus nos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Com isso, há chance de que alguns condenados como José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, escapem do regime fechado de prisão.
ministro Luiz Fux, que seguiu o ministro Barbosa na maioria dos votos, será o relator da próxima etapa do julgamento. 
Os embargos infringentes são cabíveis aos réus que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição em algum crime. Assim, terão direito a um novo julgamento nove réus condenados por formação de quadrilha: José Dirceu, José Genoino (ex-presidente do PT), Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz (os três, publicitários), Simone Vasconcelos (ex-funcionária de Valério) --cuja pena por formação de quadrilha já prescreveu--, Kátia Rabello e José Roberto Salgado (ex-dirigentes do Banco Rural).
Outros três réus condenados por lavagem de dinheiro poderão apresentar os infringentes: João Paulo Cunha (deputado pelo PT-SP), João Cláudio Genú (ex-assessor do PP na Câmara) e Breno Fischberg (ex-corretor financeiro).
A defesa desses 12 réus terá que esperar a publicação do acórdão da primeira fase de julgamento dos recursos (quando foram analisados os embargos de declaração) para apresentar os embargos infringentes. Com a publicação do acórdão (que deve demorar de 30 a 60 dias), os advogados terão 30 dias para apresentar os infringentes.
O decano do Supremo, ministro Celso de Mello, foi responsável pelo desempate do placar --em 2012, o magistrado já havia defendido a validade dos embargos infringentes. Antes de sua decisão favorável a esse tipo de recurso, já haviam votado da mesma forma os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Foram vencidos os ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello.

Fonte: Uol Notícias

Do Blog: Uma vergonha para o Brasil

CAIPIRA ESPERTO!


PERMANÊNCIA DE CID É INCERTA: “VOU PENSAR SE SAIO OU NÃO DO PSB”

As últimas 36h do PSB foram de discussões, decisões e reviravoltas. Nessa terça-feira (17), a cúpula do partido se reuniu em Brasília para discutir o papel da sigla no governo Dilma Rousseff. Do encontro, saiu a resolução de entregar os cargos federais que o PSB ocupa – Ministérios da Integração Nacional e de Portos e presidência da Chesf –  e de oficializar a ruptura da aliança com o PT.
As reviravoltas ficaram por conta do governador do Ceará, Cid Gomes. A expectativa dos socialistas era de que Cid defendesse, com afinco, o posto do também cearense Leônidas Cristino (Portos) e anunciasse desfiliação do partido para seguir apoiando a reeleição de Dilma. Por conta dessa certeza, as negociações para a filiação da ex-prefeita Luizianne Lins ao PSB já estavam em estágio avançado.
Surpreendendo a todos os correligionários – inclusive a Eduardo Campos –, Cid mostrou que política é um jogo dinâmico e concordou com a devolução dos cargos. Além disso, apesar da notória fidelidade que dedica à presidente petista, o governador afirmou que, mesmo a contragosto, fecha com o partido, pois não é “quinta-coluna”.
Após o término da reunião, o deputado federal Márcio França (PSB-SP) garantiu que a permanência do governador cearense no PSB era certa. Pouco tempo depois, Cid deixou a dúvida no ar: “vou pensar se saio do partido ou não”.
Os cálculos são imprecisos e as informações incertas. Por ora, a única equação exata é que Cid e Luizianne não aceitam ocupar a mesma sigla. Com Cid no PSB, a loira permanece fora do partido. 

Do Ceará News

18/09/2013

MEC LANÇA PROGRAMA "QUERO SER CIENTISTA, QUERO SER PROFESSOR"

Com a oferta inicial de 30 mil bolsas em 2014, o Ministério da Educação lançou hoje (18) o Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor para incentivar nas escolas públicas o estudo de disciplinas como matemática, física, química e biologia. O valor repassado aos estudantes de ensino médio será R$ 150. As bolsas serão concedidas a partir de  fevereiro de 2014.
O programa será voltado principalmente aos estudantes do Programa Ensino Médio Inovador, que são aquelas com jornada de ensino ampliada. A ideia é que as atividades sejam consolidadas nas três horas do contraturno. Alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental que se destaquem também poderão participar. Terão prioridade ainda estudantes premiados em olimpíadas científicas.
Um dos objetivos do programa é reduzir o déficit de cerca de 170 mil docentes na rede pública nessas áreas, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “A matemática, física e química precisam de estímulo específico, e o programa é para tentar construir esse estímulo desde o ensino médio, com o objetivo de despertar o interesse pelas ciências para, no futuro, quem sabe, serem professores dessas disciplinas”, explicou.
A participação dos estudantes será estimulada em atividades de monitoria, pesquisa científica e tecnológica. Os bolsistas terão orientação e supervisão de professores e estudantes universitários que já recebem bolsas de estímulo à pesquisa. A seleção dos bolsistas será feita pelas secretarias estaduais de Educação e por universidades.
Atualmente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) paga bolsas de iniciação júnior a 10 mil estudantes. Com as 30 mil do Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor, serão 40 mil nessa modalidade ao final de 2014, com  investimento em torno de R$ 66 milhões. A expectativa é ampliar gradualmente a concessão até atingir 100 mil bolsas.

Da Agência Brasil

CID REUNIRÁ PSB DO CEARÁ PARA DEFINIR FUTURO

O PSB decidiu devolver os cargos assumidos pelo partido ao Governo Federal, após reunião com integrantes do partido em Brasília, nesta quarta-feira, 18. O governador Cid Gomes foi o único a se abster da votação quanto à decisão e, ao ser cobrada fidelidade partidária, afirmou que resolverá o próprio futuro em reunião no Ceará.
Ficou acertado pela cúpula do partido que Eduardo Campos vai entregar uma carta à presidente Dilma Roussef, na próxima sexta-feira, formalizando a decisão de entregar os cargos. O governador de Pernambuco anunciou a decisão através da página pessoal no Facebook:
De acordo com a deputada cearense Eliane Novais (PSB), constam, na Carta, explicações sobre os porquês da decisão. Ela disse que, em nenhum momento, fez parte da pauta decisão de apontar um candidato a presidente da República, embora a maioria do PSB reconheça que Eduardo Campos teria condições de postular o cargo.
 "Essa decisão não entrou na reunião, mas a maioria que estava na reunião acha que há condições de termos candidato a presidente", complementou a parlamentar, que estava ao lado do seu irmão, Sérgio Novais, também desafeto político do Ferreira Gomes.
Situação de Cid Gomes
Após ser posta em pauta a questão da fidelidade partidária diante dos novos rumos do PSB, Cid Gomes disse, nessa reunião, que resolverá a própria permanência no partido com os componentes do diretório no Ceará. Juntamente com Cid, estavam nesse encontro os deputados federais Antônio Balhmann e Domingos Neto (hoje na Secopa de Fortaleza), e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque.

Redação O POVO Online
com informações do Blog do Eliomar

18 DE SETEMBRO É DIA DO PERDÃO E DOS SÍMBOLOS NACIONAIS



PERCURSO DA I CORRIDA DE RUA DE COREAÚ


CAMPOS DÁ ULTIMATO A CID: OU APOIA CANDIDATURA OU DEIXA O PSB

A conturbada relação entre os governadores Cid Gomes (PSB-CE) e Eduardo Campos (PSB-PE) atinge seu momento mais delicado. Após decisão da executiva nacional do PSB de entregar os cargos que ocupa no governo federal e oficializar saída do partido da base aliada de Dilma Rousseff, Campos deu a Cid um ultimato: ou apoia sua candidatura à presidência da República, ou deve deixar o partido.
De acordo com o deputado Marcio França, o governador do Ceará tem 15 dias para definir pelo apoio à candidatura presidencial do PSB, do contrário, terá que procurar outro partido para se filiar. “Não há chances para infidelidade”, declarou o parlamentar à coluna “
A coluna de Luis Carlos Azedo, do Correio Braziliense, confirma a versão. De acordo com o jornalista, o governador do Ceará “foi gentilmente convidado” pelo governador de Pernambuco a se posicionar em relação às eleições de 2014. O recado de Campos foi dado no melhor estilo “ame-o ou deixe-o”: “Ou bem apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e deixa a legenda, ou embarca na candidatura de Campos a presidente da República”, como colocou Azedo.

Do Ceará News

17/09/2013

MARIANA VASCONCELOS A NOSSA REPRESENTANTE NO MISS BRASIL 2013

Divulgação/Band

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE A PRESENCIAL

A educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados hoje (17) pelo Ministério da Educação (MEC).
O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Quando olha para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a metade das vagas é a distância. Temos espaço para crescer". Ele ressalta que é preciso garantir a qualidade do ensino. A intenção é ampliar a oferta nas instituições federais. De acordo com o censo, a maior parte das matrículas em EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%). 
No ensino presencial, o ministro destacou o crescimento das matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% de 2011 a 2012. Segundo Mercadante, o crescimento foi significativo, embora os cursos concentrem apenas 13,5% das matrículas. As matrículas de bacharelado cresceram 4,6% e representam 67,1% do total, enquanto nos cursos de licenciatura, o crescimento foi 0,8% - 19,5% das matrículas são em licenciatura.
Quanto ao turno, em 2012, mais de 63% dos alunos dos estidantes presenciais de graduação estudavam à noite. Na rede privada, 73% das matrículas é nesse turno. Na rede federal, a maior parte das matrículas, 70% é no turno diurno. O ministro explica que o ensino noturno é importante para que parcela da população que precisa trabalhar tenha acesso ao ensino superior.
"Temos aumentado a oferta de ensino noturno nas federais também, mas essas instituições mantêm também o diurno", diz. "O ensino diurno permite mais tempo ao estudo. Quem estuda no noturno em geral trabalha durante o dia. No diurno, estuda-se em um turno e trabalha-se no contraturno. Na média, o diurno tem desempenho acadêmico melhor que o noturno".
Os cursos com maior número de alunos no Brasil são administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998). Em seguida vem ciências contábeis (313.174), enfermagem (234.714), engenharia civil (198.326), serviço social (172.979), psicologia (162.280), gestão de pessoal (157.753) e engenharia de produção (129.522).   
O censo aponta que o ensino superior atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. O número de calouros foi 2.747.089, um crescimento de novas matrículas de 17,1% em relação a 2011. O número de concluintes teve uma variação menor, 3,3%, passando de 1.016.713 em 2011 para 1.050.413 em 2012.

Agência Brasil

PREFEITA ÉRIKA É RECEBIDA PELO MINISTRO DAS CIDADES AGNALDO RIBEIRO

A prefeita de Coreaú, Érika Frota Cristino, acompanhada do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, foi recebida em audiência na manhã desta terça-feira (17), pelo ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, para tratar na alocação de recursos para obras de mobilidade urbana em sua cidade.
Ainda na capital federal, Érika Cristino esteve no Ministério da Integração Nacional para acompanhar os pleitos encaminhados para o combate à seca no município, e nesta quarta-feira (18), irá ao Ministério do Turismo em busca de investimentos para construção de dois calçadões as margens da CE 364, que servirão para que os coreauense possam dispor de um local com infra estrutura apropriada para realização de atividades físicas.
Ao retornar na quinta-feira (19), a prefeita dos coreauenses inicia uma série de reuniões e encontros para tratar de duas importantes festas culturais do município. O aniversário da cidade, comemorado no dia 24 de setembro, e as festas de São Francisco, padroeiro do distrito de Ubaúna.
 
Sobral em Revista

EDUARDO CAMPOS REÚNE PSB PARA DISCUTIR ENTREGA DE CARGOS FEDERAIS

O presidente nacional do PSB e virtual candidato do partido à presidência da República, Eduardo Campos, convocou os pessebistas para uma reunião, em Brasília, nesta terça-feira (17).
O objetivo do encontro é discutir o papel do PSB como aliado do governo Federal. Com a candidatura do pernambucano na rua, petistas e peemedebistas apontam a permanência do partido no governo como uma incoerência.
Socialistas como o governador do Estado, Cid Gomes e o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, também concordam com a ideia e defendem a imediata entrega dos cargos. Em entrevista antiga, o irmão de Cid chegou a afirmar que o povo não perdoaria um candidato de oposição cujo partido permanecesse entranhado no governo até a véspera das eleições.
Nesse cenário, estão na berlinda o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e o ministro da Secretaria Especial de Portos, o cearense Leônidas Cristino. O destino dos ministros será decidido numa queda de braço entre a direção nacional do PSB e a presidente Dilma Rousseff. A permanência dos dois está por um fio.
Bezerra, que se licenciou ontem para tratamento médico, pode não reassumir o cargo. E Leônidas, não deve contar com a intercessão dos irmãos Ferreira Gomes, que devem respeitar a decisão do partido.   
A decisão da sigla será comunicada à presidente Dilma ainda esta semana. A petista convocou Eduardo Campos para uma conversa particular que deve acontecer até sexta-feira.
A presidente deve cobrar de Campos uma decisão sobre 2014. Caso o pernambucano confirme seus planos palacianos, a petista, pressionada pela base, deve exigir a imediata entrega dos cargos federais.

Ceará News

PROFESSORES DÃO DICAS DE UMA BOA REDAÇÃO PARA O ENEM

A redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma preocupação para muitos candidatos. Quem zera na redação não tem a prova corrigida e uma boa nota contribui para melhorar a média final. Os estudantes farão a redação no dia 27 de outubro, segundo dia de prova do Enem. A Agência Brasil ouviu professores que deram dicas para que os estudantes possam fazer uma boa redação.
Os professores citam a leitura e a prática da escrita como fundamentais. O estudante deve ler jornais e revistas para se atualizar sobre os temas que mobilizam a atenção da sociedade e, assim, ter base para desenvolver bons argumentos na redação. A leitura é também um meio para adquirir vocabulário e evitar a repetição de palavras ao longo do texto.
“É fundamental que os alunos façam um levantamento dos assuntos importantes que estiveram presentes nos jornais ao longo do ano para que possam ter uma consciência crítica sobre os assuntos que foram abordados”, explica a professora de redação do curso preparatório do Sistema Elite de Ensino, do Rio de Janeiro, Rita Bezerra.
Ler textos com a mesma estrutura do exigido no Enem - que é o argumentativo-dissertativo - para se familiarizar com a estrutura é outra dica. “Essa tipologia pressupõe que o aluno estabeleça uma tese e dois ou três argumentos que fundamentem essa tese”, explica Rita Bezerra.

Da Agência Brasil

DICAS DE COMO NÃO ZERAR NA REDAÇÃO
Edição: Marcos Chagas

16/09/2013

JUSTIÇA DO CEARÁ CONDENA GOOGLE POR DIFAMAÇÃO

O Google Brasil Internet Ltda. deve pagar R$ 10 mil de indenização por manter duas comunidades de usuários que difamam o Instituto Cidades (Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatístico e Social). A decisão é do juiz Cid Peixoto do Amaral Netto, titular da 3ª Vara Cível de Fortaleza.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Ceará, o Instituto Cidades alegou que organizou e realizou concursos para diversos órgãos públicos, sendo todos de grande repercussão nacional e de nível bastante elevado. Após pesquisa feita no site de relacionamentos Orkut, de propriedade do Google, foi constatada a existência de duas comunidades Instituto Cidades Nunca Mais e Lesado pelo Instituto Cidades. Ambas fazem referência à empresa de maneira grosseira com termos pejorativos, injuriosos e difamatórios.
Tais informações são de livre acesso, inclusive nas comunidades, ou seja, não apenas os que participam delas podem ver o conteúdo. O Instituto alegou que a empresa não verifica os dados informados pelos usuários, possibilitando assim a criação de perfis falsos e comunidades criminosas.
Sentindo-se prejudicada, no dia 7 de maio de 2007, a entidade pediu a retirada do conteúdo da Internet. Além disso, pleiteou indenização por danos morais. Em 24 de junho de 2008, o juiz concedeu a liminar conforme requerido.
Na contestação, o Google afirmou não ser responsável pelo conteúdo postado no Orkut pelos usuários que, ao se cadastrarem, assumem, pessoalmente, todas as responsabilidades pela operação dos perfis e comunidades, bem como de permissão de visibilidade e acesso a outras pessoas.
Mesmo com a determinação judicial, o conteúdo não foi excluído do Orkut. Ao julgar o caso, o magistrado ressaltou que “resta induvidoso o abalo moral sofrido pela parte autora (Instituto) já que são incontáveis os prejuízos advindos da expressiva vinculação dos fatos desabonadores mencionados”.

Fonte: Tribuna do Ceará

EQUIPE BOA QUE ENCOTRAMOS NAS ANDANÇAS



MUNICÍPIOS DO INTERIOR VÃO RECEBER 28 PROFISSIONAIS CUBANOS

A 1ª etapa do Mais Médicos beneficiará mais 16 cidades cearenses com a chegada dos profissionais de saúde estrangeiros inscritos no programa do Governo Federal. Ceará vai receber 34 médicos com diplomas estrangeiros, sendo 28 cubanos, 3 espanhóis, 2 portugueses e 1 brasileiro formado no exterior. 
Os municípios cearenses que serão beneficiados são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2), Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1). Essa nova leva de profissionais já chegará a essas cidades na próxima segunda-feira (23).

Do Diário do Nordete

OFICIAIS DE JUSTIÇA PODEM ENTRAR EM GREVE

Nesta quinta-feira, 19, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará (Sindojus-CE) vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária em frente ao Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a partir das 9h30. Entre as reivindicações do grupo está a deliberação sobre a greve da categoria em razão do não atendimento dos pleitos pelo órgão para os exercícios de 2013 e 2014. O principal requerimento dos manifestantes é sobre a isonomia vencimental.

De acordo com o diretor de comunicação do Sindojus-CE, Vagner Venâncio, o Sindicato espera que o processo de negociação com o Tribunal esteja resolvido até quinta-feira, 17. Segundo Vagner, o oficial que trabalha no Interior está ganhando menos do que aquele que está empregado na Capital, mesmo tendo o mesmo cargo. O Sindicato pede que os salários dos profissionais do Interior sejam ajustados.

Além disto, o Sindicato afirma que o TJCE já recebeu do Poder Executivo a suplementação orçamentária, o que permitiria o atendimento das reivindicações, como a isonomia vencimental. Caso não haja acordo, o Sindojus-CE deve confirmar o indicativo de greve.

Em contato com O POVO Online, o TJCE informou que irá se posicionar nesta terça-feira, 17, quando o presidente do órgão, Luiz Gerardo de Pontes Brígido, retorna de férias.

Redação O POVO Online

AGRADECIMENTOS...

Agradeço cordialmente ao amigo Rogério Cristino pelos livros a mim ofertados. Pena que não tivemos tempo de conversar durante os festejos da padroeira. Mais uma vez o meu muito obrigado, terão boa serventia.

VEM AÍ A 1ª CORRIDA DE RUA DE COREAÚ

A prefeitura de Coreaú juntamente com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer , proporcionara no dia 24 de setembro (Aniversário do Município) a I Corrida de Coreaú.

As inscrições já estão abertas na Secretaria de Esporte que fica no prédio dá Secretaria de Educação.

As inscrições a partir de 15 anos de idade.
Largada em frente o Coreaú Social Clube às 7:00hs da manhã.

Contamos com a presença e participação de todos!

CESP DIVULGA DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO

Clique na imagem para melhor visualização

Também já está disponível para consulta os locais e horários onde os candidatos irão fazer suas provas. Para ter acesso clique aqui

RECEITA LIBERA PAGAMENTO DO 4º LOTE DE RESTITUIÇÕES DO IR 2013

A Receita Federal libera hoje (16) nos bancos o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013. Todos os anos são liberados sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.
O volume total de recursos das restituições do Imposto de Renda Pessoas Física que será liberado hoje chega a R$ 1,4 bilhão, para 1.351.333 contribuintes. Segundo a Receita, desse total, a maior parte refere-se a declarações de idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Além do lote de 2013, foram liberados lotes de anos anteriores, que caíram na malha fina a partir de 2008.
Da Agência Brasil

CID GOMES ESTARÁ NO RODA VIDA DA TV CULTURA PRÓXIMA SEGUNDA

O governador Cid aceitou e participa na próxima segunda-feira, dia 23, em São Paulo, do programa Roda Viva, da TV Cultura. Apresentado pelo jornalista Augusto Nunes, Cid será confrontado por seis profissionais dos maiores meios de comunicação do Brasil sobre tudo, sem censura.

GENECIAS LANÇA EUNÍCIO OLIVEIRA NA DISPUTA AO GOVERNO EM 2014

O deputado federal Genecias Noronha (PMDB) surpreendeu a multidão presente em evento no último sábado (14) em Parambu, e lançou o nome do senador Eunício Oliveira na disputao ao Governo do Ceará em 2014.
O parlamentar discursou dizendo que o PMDB, com Eunício, é candidatura para vencer as eleições.
O lançamento da candidatura de Eunício por Genecias repercutiu no domingo, entre os aliados do governador Cid.
É que, no sábado, o vice-governador Domingos Filho havia comunicado sua saída do PMDB.
No mesmo dia, Genecias reage e mostra estar engajado no projeto Eunício.

Do Ceará News
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.