Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

25/06/2011

ESTADO DE SAÚDE DE HUGO CHAVES É CRÍTICO

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, 56, enfrenta “um quadro clínico crítico”, segundo uma informação publicada pelo periódico “El Nuevo Herald” de Miami, que cita “fontes da inteligência americana”.
Segundo o diário, o quadro de Chávez é “crítico, não grave, mas crítico, complicado”, e acrescentou que estas fontes “não puderam confirmar as versões” que circularam na internet de “que o líder venezuelano está tratando um câncer de próstata”.As fontes citadas pelo “El Nuevo Herald” dizem que a filha de Chávez, Rosinés, e sua mãe, Marisabel Rodríguez, partiram há poucos dias “com urgência” da Venezuela rumo a Cuba em um avião da força aérea. Já o “Miami Herald” foca neste sábado na “ausência de um substituo confiável” na Venezuela. 


(informações da Folha).

A FRASE DO DIA

A obra escreve o seu autor?
Autran Dourado 

NOSSA HOMENAGEM AO ESCRITOR E MEMORIALISTA LEONARDO PILDAS

Nascido em 17 de junho de 1948, em Coreaú, LEONARDO PILDAS DE MENEZES CAVALCANTE é filho de Pedro Cristino de Menezes e de Ana Cavalcante de Menezes (dona Anisete).
                        Quem conhece de perto o profícuo trabalho realizado por PILDAS em prol da sociedade coreauense, em especial o concernente ao resgate de nossa memória e de nossa história, tem-no como um ente proficiente, dotado, ainda, de um probo caráter e de uma reputação invejável, porquanto goza de profunda credibilidade ante seus semelhantes. É autor de vários livros, entretanto é com “História de Coreaú (1702-2002)”, que PILDAS traduz todo o seu sincero amor ao torrão natal, ao desmistificar nosso passado, trazendo a lume fatos que marcaram a antiga Palma ao longo desses 300 anos pretéritos passados.

                        Por essas e outras grandes razões, LEONARDO PILDAS é agraciado com o TROFÉU BLOG RM NO FOCO.
                        Coreaú-CE, 23 de junho de 2011.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor

MOBILIZAÇÃO ESTADUAL

NA EDUCAÇÃO ESTÁ A SOLUÇÃO DE MUITOS MALES

Há pouco tempo li uma frase que me levou a uma grande reflexão: “O poder da morte não está na ponta da espada e sim no coração de quem carrega”. O meu objetivo e de muitos que fazem esse espaço é que tenhamos uma sociedade justa para todos, onde a educação seja a única arma para acabar com a desigualdade existente.
Hoje culpamos todos os males existentes no Brasil aos nossos representantes políticos onde podemos dizer que são as nossas espadas, mas o verdadeiro cúmplice desse descaso é a consciência do povo. Se cada eleitor pusesse na urna a necessidade de todos e não o seu próprio interesse, com certeza não existiriam esses malfeitores que usurpam a merenda escolar das crianças e lhes proporcionam ensino de má qualidade.
A Irlanda há muito tempo foi um país com o menor IDH, houve um encontro com todos os partidos e durante a reunião contabilizaram muitos pontos divergentes, e dentre eles a educação era o único que convergia. Como encaminhamento, decidiram priorizar a educação, e hoje o país é o terceiro com o maior IDH.
A saída do nosso país é investir na formação dos nossos “perdidos” jovens e adolescentes que hoje estão se matando dentro das salas de aulas. Por fim, vamos por na ponta da espada o desejo que nossa sociedade seja mais justa com os menos favorecidos. 
(Carlos Teles, recebido por e-mail)

BIOGRAFIA DO PROFESSOR COREAUENSE GERARDO RODRIGUES DE SOUZA

Gerardo Rodrigues de Souza, conhecido carinhosamente por (Gerardo da Dona Noca), Nasceu aos 09 de Junho de 1972, na Cidade de Coreaú, Estado do Ceará. Filho do Sr. Benedito Souza (IN MEMORIAN) e de Dona Raimunda Rodrigues de Souza (Dona Noca). O professor Gerardo era um homem simples, amigável, alegre e acima de tudo um cidadão íntegro e profissional exemplar. Sempre estudou em escola pública de onde sempre se destacou em suas boas notas, demonstrando sua afinidade para o magistério. Lecionou em várias escolas da rede municipal de ensino, muito habilidoso desde a sua vida estudantil para as disciplinas de ciências da Natureza, sobretudo Matemática e Geometria, pondo em prática este seu dom para tais disciplinas desde Fevereiro de 1999 na condição de professor da rede municipal de ensino. Experimentou também a função de Diretor da então Escola Nossa Senhora da Piedade no Distrito do Canto, hoje EMEIF São Joaquim, de onde é homenageado com o seu nome dado ao laboratório de informática daquela escola. O professor Gerardo era querido por todos de sua comunidade, tinha uma facilidade de criar e cultivar amizades, por seu jeito brincalhão de ser. No esporte, adorava futebol desde sua infância e adolescência, com a organização e participação de torneios nos campos da rua do cemitério, do abilhão, da lagoa, do beira rio, da firma, no estádio e tantos outros campos pela cidade de Coreaú, jogava na função de goleiro e era também um torcedor fiel do Palmeiras. Morou por vários anos com sua mãe e irmãos na Rua Coronel Francisco Pinto, conhecida como Rua do Cemitério. Juntou-se com a jovem Vânia Gomes Vieira de onde foram morar na Rua Francisco Napoleão Ximenes, desta união nasceram seus filhos Yan Pablo Gomes de Souza e Francisca Yane Gomes de Souza. No SINDPROC filiou-se no dia 07 de Julho de 2007. Sendo um dos primeiros filiados a esta entidade sindical e freqüentador assíduo das nossas Assembléias e eventos públicos realizados pelo sindicato, motivos pelo qual recebe esta homenagem de todos os sócios que fazem parte do SINDPROC com o seu nome dado à SALA DAS SESSÕES Professor Gerardo Rodrigues de Souza, na sede do referido sindicato. Seu falecimento se deu no dia 29 de Dezembro de 2009, deixando enlutados todos os que fazem o SINDPROC e todos os que lhe queriam bem (esposa, filhos, mãe, irmãos, sogra, cunhados, parentes e amigos).

Coreaú, Ce, 25 de Junho de 2011.

José Mário Moreira
Presidente do SINDPROC
Homenagem do SINDPROC

1º CHAMADA DO PROUNI SAI NA SEGUNDA

As inscrições de candidatos a bolsas de estudos do segundo semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram encerradas às 23h59 desta sexta. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda (27). Os candidatos pré-selecionados terão prazo até 6 de julho para comprovar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino indicada.

A segunda chamada está prevista para 12 de julho, com prazo para confirmação de documentação até o dia 19. A terceira e última chamada será feita em 25 de julho, com prazo até o dia 29 para a matrícula.

Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de educação superior participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes. 

Fonte: Terra

BELOS TEMPOS: LEMBRANÇAS E SAUDADES...

O ser humano não tem idade, tem vida! Centrado neste argumento, vivencia as quatro fases do processo natural de desenvolvimento que lhe é inerente: infância, juventude, maturidade e velhice. O Padre Quinderé, com seu humor estilizado e sua singular genialidade, cunhou este apotegma: “A velhice é o calor lento, é o sal da sabedoria que retempera e dá sabor aos atos humanos. É como a bússola, mareia o barco e norteia o nauta”. Alguém escreveu: “Momentos de celebrar, a vida é um milagre!” E nós acrescentamos, principalmente, quando se completa nove décadas de existência.
Embora, neste espaço-tempo, estejamos no litoral, ouvindo o marulhar das ondas do mar, imaginemos que estamos na então vila da Palma, em pleno sertão, no imenso vale plantado entre as serras da Meruoca e da Ibiapaba, onde começou a história de uma vida que continua alegrando as três gerações que fez brotar ao longo de sua honrosa caminhada. 
Na data de 14 de setembro de 1920, Antônio Teles Dourado e Flora de Queiroz Teles uniram-se em matrimônio, ensejando o nascimento de Maria Teles de Queiroz, no dia 15 de junho de 1921.  A chegada da menina Maria encantou o lar do jovem casal. Ela recebia os afagos de seus pais e os mimos de sua tia-avó e madrinha Todinha (Virgínia Queiroz), que lhe dedicou um grande e afetuoso amor.
No faz de conta ajustado há pouco, nos encontramos na Palma, por isso recordemos um pouco o período compreendido entre 1930 e 2004. Em 1936, no verdor dos quinze anos, a jovem Maria viu seu genitor assumir o cargo de Prefeito Municipal de Palma, por eleição direta. Tornando-se um dos políticos mais influentes do município. Em outras épocas, já adulta, ela vivenciou muitos momentos da história política de Coreaú como filha, irmã, esposa, mãe, cunhada e tia de políticos.
Após os primeiros estudos na terra natal com a professora Nenzinha Gomes, encaminhou-se para Fortaleza com o intuito de prosseguir na senda do conhecimento. Fez o exame de admissão no Colégio da Imaculada. Anos depois, estudou na Escola Doméstica São Rafael, onde aprendeu artes culinárias. Finda a temporada de estudos, retornou ao terno berço. 
Com a idade de 24 anos incompletos, com ar de princesa, ela curtiu a marcha nupcial no vibrante embalo do sonho dourado da mocidade, rumando para a vida a dois, tendo como príncipe o cabo Frota. Casou-se, no dia 29 de maio de 1945, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade em Coreaú, com Euclides Pinto da Frota, filho de Francisco Pinto de Albuquerque e de Maria Jovelina Gomes de Albuquerque. A celebração religiosa foi presidida por Frei Cornélio Arndt, vigário coadjutor da paróquia. Enquanto a união civil teve como oficiante o Juiz Municipal Dr. Luiz Bezerra de Menezes.
Desse enlace matrimonial bem sucedido, nasceram sete filhos: Eliene, Eliane, Romildo, Bernardone (in memoriam), Elineide, Rogério e Flora. Todos se casaram e constituíram prole.
No início da década de 1940, pertencia a Pia União das Filhas de Maria da Paróquia de Coreaú, tendo inclusive sido presidente. Após o casamento, entrou para o Apostolado da Oração. Mesmo residindo em Fortaleza, ainda pertence a esta associação religiosa da Matriz de Coreaú.
Em Coreaú, além das lides domésticas, foi funcionária da Prefeitura Municipal, tendo exercido o cargo de Secretária Municipal entre 1948 e 1952.
Com o falecimento de seu amado esposo, ocorrido no dia 31 de dezembro de 2004, no mês de janeiro de 2005, ela transferiu-se para Fortaleza, passando a residir na casa de sua filha caçula.
Continuemos, ainda, naquela vila de outrora sob a égide do imaginário. No alvorecer de 15 de junho de 2011, o bombo da velha Banda de Música da Palma (Lira Palmense), como dantes, anunciou, estridentemente, numa das esquinas da cidade, uma data festiva. A notícia ganhou as ruas como antigamente, tratava-se dos noventa anos da distinta senhora Maria Teles de Queiroz Frota que fez da lida do lar o seu labor preferido. Da Rua de Baixo à Rua de Cima, seguindo pelo Alto São José, que em tempos mais recuados chamava-se Alto da Formiga, o assunto era a festa de Dona Maria Teles. Mas as letras do elegante convite informam que a solenidade do marco nonagenário tem como ribalta o aconchegante recinto do Fiesta’s Buffet, na metrópole capital.
A Palma, de imediato, recolheu o arquivo de lembranças e nós fechamos as asas da imaginação. Em pensamento, contornamos a Meruoca e, no leito da grande estrada, seguimos em frente.  Após alguns instantes, adentramos de volta à litorânea Fortaleza, terra de brisa marítima e belas paisagens. Nesta manhã, num fraternal encontro, comemoramos a vitoriosa façanha alcançada por essa provecta palmense que é mãe, avó e bisavó.
Dona Maria Teles, estão, aqui, seus filhos, netos, bisnetos, noras, genros, irmãos, sobrinhos, cunhados, parentes, conterrâneos e amigos. Enfim, gente de todas as idades para juntos agradecer a Deus por esta galharda conquista. Porém, duas ausências são muito sentidas neste seleto festim: a de seu esposo, velho companheiro de louros e percalços, e a do filho que governava a Palma quando partiu.
Neste aprazível recanto, ecoam sussurros e murmúrios de felicidades. Saltam saudades e lembranças de pessoas e de acontecimentos, que marcaram a alongada e divertida travessia da infância ditosa à veneranda marca dos noventa anos, consagrados pela prudência, moderação, temperança, sensatez e reflexão. Além das distrações que povoam todas as idades. Na juventude, estas são puramente quiméricas; na velhice, são reconhecidas como avisos da senilidade. Todavia, ambas são próprias do ser humano e, por conseguinte, atingem a todos em qualquer estágio da vida.
A história é filha da memória e do tempo. Todos nós escrevemos, a cada dia, a nossa história individual e coletiva. Hoje, que é tempo presente, fazemos memória neste festivo ambiente. Quando o amanhã, que é futuro, chegar, este momento será passado e a história, mediante os fatos vividos neste agora, guardará nos seus anais, o tempo e a memória desse indelével evento familiar.
Dona Maria Teles, em tom vibrante, proclame esta máxima ditada pelo exponencial escritor alemão, Goethe: “Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.” Não importa o número de anos completados, quinze ou noventa, o importante é que emoções foram vividas e, ainda, continuarão presentes no seu viver por muito tempo com a graça de Deus.  Parabéns! Parabéns!

Fortaleza, 25 de junho de 2011
Leonardo Pildas

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 24/06/2011 - 1.028

CANAIS DETENTORAS DOS DIREITOS DA COPA AMERICA

Argentina: tyc sports 
Bolivia: unitel 
Brasil: BAND SPORTS,ESPN,GLOBO E SPORTV. 
Chile: canal 13. 
Colombia: caracol. 
Equador: canal uno 
Paraguai: telefuturo canal4 
Peru: america tv 
Uruguai: tenfeeld 
Venezuela pool de tres tvs (venevision,meridiano e vtv.) 

NOVO MODELO PARA O SETOR PORTUÁRIO

O governo federal prepara um novo modelo para o setor portuário nacional de modo a garantir investimentos e dar conta dos atuais gargalos de infraestrutura.
São dois os objetivos em estudo: ampliar a influência da União sobre portos públicos repassados à administração de Estados e municípios e entregar à iniciativa privada a construção e a operação de futuras instalações.
Ainda não há definição sobre o total de complexos que passarão às mãos privadas.
O Plano Geral de Outorgas, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, fala em 45. Mas, o total de portos repassados à iniciativa privada deve chegar somente à metade dessa meta.
A decisão caberá à Secretaria de Portos. A presidente Dilma Rousseff receberá a versão final da proposta no segundo semestre.
No caso das concessões, a lógica é garantir recursos a uma atividade econômica que necessita de aportes superiores a R$ 40 bilhões, conforme dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

PRIMEIROS CANDIDATOS
Já há uma lista de quatro empreendimentos em condições de entrar no regime de outorga: porto de águas profundas, em Vitória; Porto Sul, da Bahia; novo porto de Manaus e o terminal de Vila do Conde (PA).
Os dois últimos são os que estão mais adiantados.
A única concessão já tornada oficial é a do porto novo de Manaus. O edital deve sair ainda neste ano.
“Vamos analisar as concessões caso a caso. Ainda não dá para determinar quais”, disse à Folha o ministro Leônidas Cristino.
O governo quer, ainda, instituir o que chama de “delegações compartilhadas”.
Na prática, esse modelo dá mais poder à União sobre os portos públicos geridos pelos demais entes da Federação.
O governo também busca formas de fazer com que Estados e municípios arquem com os recursos financeiros necessários a obras de infraestrutura e novos projetos.
Hoje, a União é a maior patrocinadora dos portos, mas não “arbitra o jogo”.
O governo é dono de 34 portos marítimos, mas controla diretamente apenas 18. Os demais têm a gestão delegada a Estados e municípios.
PARANAGUÁ
Para a secretaria, portos delegados como o de Paranaguá são estratégicos para o país, não só para o Estado.
Os terminais de lá escoam praticamente toda a soja produzida no Sudeste e no Centro-Oeste.
“Vamos participar mais na gestão e no planejamento dos portos delegados, que são da União. Queremos que todos nos ajudem a investir”, disse o ministro.
O ministério também quer rever os critérios de autorização dos terminais privados, hoje sob regras mais flexíveis que no regime de concessão.
Empresas podem construir e operar estruturas próprias nos portos.
O problema, diz o ministério, é que muitos terminais têm operado só com cargas de terceiros, gerando competição com os portos públicos. A ideia é coibir a prática com regras mais duras.
No Brasil, a movimentação de carga –700 milhões de toneladas ao ano, segundo o site da Secretaria de Portos– costuma crescer três vezes mais que a expansão do PIB (Produto Interno Bruto).
Isso faz com que os gargalos em infraestrutura portuária no país se tornem ainda mais críticos.

Informações a Folha

A JUSTIÇA A SERVIÇO DE QUEM...?!!!!!!!!!!!!!!

Por Newton Silva
e-mail de Davi

ALERTA! - BACTÉRIA E.COLI PODE TER CHEGADO AO BRASIL

A bactéria E. Coli que infectou mais de 3.800 pessoas na Europa e causou 45 mortes na Alemanha pode ter chegado ao Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, há dois pacientes com sintomas da doença. Eles retornaram da Alemanha no dia 11 de junho, e apresentaram os primeiros sintomas da doença no dia 14. Eles não estão internados, mas realizaram exames laboratoriais para confirmar ou não a doença.
Os sintomas da doença são cólicas abdominais e diarreia, com ocorrência de sangramentos.  A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos.
Segundo o  médico da Vigilância Epidemológica de Campinas, André Ribas, "Não há motivo de alarde, os pacientes estão bem e a verificação é apenas uma forma de evitar a transmissão no Brasil, o que não ocorreu até hoje".
            Cientistas Alemães afirmaram que a bactéria causa a morte, porque desenvolvem autoanticorpos que destroem o próprio organismo, diminuindo a irrigação sanguínea em importantes regiões do cérebro e dos rins.
            Segundo a bióloga Rosana Siqueira dos Santos, alimentos como frutas e verduras podem estar envolvidos na disseminação da bactéria, não só na Alemanha como em outros países. Por isso é importante que as pessoas lavem bem esses produtos antes de consumi-los.
A E. coli faz parte do trato intestinal do homem e animais de sangue quente. É eliminada constantemente no meio ambiente através das fezes e dessa maneira pode contaminar solo, água e rios, lagos e principalmente alimentos. Por isso o cuidado com a higienização é um fator muito importante no combate aos microrganismos. 

Fonte: Portal Universidade

ENTRE “aspas”

  "O Estado do Ceará reduziu a taxa de analfabetismo para as pessoas com 15 anos ou mais de idade em 29,05% entre os anos de 2000 e 2010, passando de 26,5% para 18,8%, o número de analfabetos nessa faixa etária.Os dados são revelados pelo Informe/Ipece, divulgados no último dia 21.

  Todos os 184 municípios do Estado do Ceará reduziram suas taxas de analfabetismo na última década.

   No ano de 2010, os municípios de Fortaleza, com 6,9%, Pacatuba (9,4%), Maracanaú (9,7%), Caucaia (12,9%), Eusébio (13,5%), Crato (15,0%), Maranguape (15,4%), Horizonte (15,7%), Juazeiro do Norte (16,2%) e Sobral (17,0%) apresentaram as menores taxas de analfabetismo.  Maiores taxas 
  
  Os municípios que apresentaram maiores taxas de analfabetismo foram: Salitre (39,9%), Granja (38,6%), Coreaú (36,8%), Quixelô (36,8%), Uruoca (36,5%), Graça (35,7%), Croatá (35,5%), Barroquinha (35,5%), Tarrafas (35,5%) e Parambu (35,1%)."

  (O Povo)/Coreusiara

24/06/2011

A FRASE DO DIA

Reformemos as nossas escolas, e não teremos que reformar grande coisa nas nossas prisões.

Autor: John Ruskin

O LIMITE DO SOM DE CARRO

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou Resolução que regulamenta o volume e a freqüência dos sons produzidos por equipamentos utilizados em veículos e estabelece a metodologia que deverá ser adotada pelos agentes e autoridades de trânsito na medição. Segundo a Resolução 204, a utilização de equipamento que produza som só será permitida, nas vias públicas, quando o nível de pressão sonora não for superior a quantidade de decibéis, definidas pelo Contran.
A Resolução do Contran regulamenta o Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define como grave o uso de som em desacordo com as normas do Contran. Sendo assim, para efeitos de fiscalização o agente de trânsito efetuará a medição da freqüência do som por meio do decibelímetro. No auto de infração deverá constar o nível de pressão sonora medido pelo instrumento, o considerado para efeito da aplicação de penalidade, além do nível permitido, todos expressos em decibéis – dB (A). 

Não estão inclusos nessa Resolução os ruídos produzidos por buzinas, sinalizadores de marcha-ré, sirenes, motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo, veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público (somente nos locais de competições ou de apresentação permitido pelas autoridades competentes).
Essa Resolução entrou em vigor em (10/11/2006). Quem descumprir as normas previstas estará cometendo infração grave, estando sujeito às penalidades previstas no artigo 228, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

Do blog: Sabemos o quanto um som alto pode afetar nossos ouvidos, sendo que acima de 104 decibéis já é um som altamente pertubador e proibido por lei, e por aqui alguns carros de anúncios de eventos andam abusando do limite.

PROVAS DO ENEM TERÃO CÓDIGO DE BARRAS

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) planeja criar programas de certificação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta do órgão é elaborar esquemas para certificar a qualificação dos fiscais de provas e verificar se os locais de aplicação do exame cumprem os requisitos de qualidade exigidos pelo edital.
Para o ano que vem, quando teremos um tempo mais razoável para trabalhar, vamos propor ações que utilizam a experiência do Inmetro: programas para certificar a qualificação dos profissionais que trabalham nas salas de aplicação e outro para garantir que esses locais seguem os requisitos dos termos de referência determinados para o Enem”, explica Marcos Aurélio Lima, diretor da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro.

Segurança
O Inep também anunciou mudanças para garantir que o material seja impresso sem erros. Um novo dispositivo eletrônico será instalado na gráfica para detectar possíveis falhas e impedir que provas com defeito sejam entregues aos alunos. Por meio de códigos, uma máquina irá conferir se as provas estão montadas de forma correta ou se há erro no padrão de impressão.

No ano passado, um problema dessa natureza causou tumulto durante a aplicação. Um lote de 21 mil cadernos de prova amarelos apresentou erro na montagem. Eles não continham todas as 90 questões das provas de ciências da natureza e humanas. O MEC reaplicou o Enem aos alunos prejudicados, mas houve reclamações mesmo assim. Além do problema com os cadernos amarelos, os cartões de respostas também estavam com o cabeçalho das duas provas invertido.

Fonte: Correio do Estado

INSCRIÇÕES DO PROUNI TERMINAM DAQUI A POUCO

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao 2º semestre de 2011, terminam às 23:59 hs de hoje. Através do programa é possível conseguir bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O candidato pode escolher até três opções de curso e instituição

PASSANDO AS FÉRIAS EM COREAÚ

Nosso cordial abraço ao nosso amigo e leitor assíduo do blog, Francisco Messias, amigo de seminário. Messias é mestre em zootecnia e leciona na faculdade da Pernambuco. A ele e sua família nossos agradecimentos.

12º FÓRUM INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO (FIA)

Prezado(a),
“O Mundo do Trabalho: Uma Visão Prospectiva da Administração” será o tema central do 7º Congresso Mundial de Administração e do 12º Fórum Internacional de Administração (FIA) que, em 2011, acontecerão nas cidades de Torino, na Itália, e Genebra, na Suíça.
O evento, uma realização conjunta do CRA-RSCRA-RJ e CFA, propõe debater as transformações no mundo do trabalho como consequência das profundas mudanças que o capitalismo vem sofrendo em escala mundial.
Assim, face à importância de sua participação, temos a satisfação de lhe convidar para este importante encontro, que será uma grande oportunidade de engrandecimento pessoal e profissional, face a estrutura do evento e sua programação.
Todas as informações sobre os eventos podem ser encontradas em  http://www.mundialdeadministracao-fia.com.br/.
Solicitamos ainda a gentileza de divulgar o evento a outros colegas da área da Administração, para que mais profissionais possam participar e trocar suas experiências nesse importante evento internacional.
Atenciosamente,
Adm.Wagner Siqueira
CRA/RJ nº 01-02903-7
Presidente CRA-RJ


e-mail de Rogério Cristino

CHUVAS NA REGIÃO NORTE

Cheguei a poucos minutos da cidade de Sobral e por lá, muita chuva. Na volta para Coreaú a chuva nos acompanhou até a localidade de Pau D'arco, perto de Pedra de Fogo. Por aqui só ameaças e o clima serrano.

CÂNCER DE PRÓSTATA MATA MAIS FUMANTE


Fumar aumenta em 61% o risco de morte para pacientes com câncer de próstata em relação a não fumantes que têm a doença. Essa é a neoplasia de maior incidência entre os homens brasileiros, excluindo-se o câncer de pele não-melanoma, e o segundo tipo de tumor mais letal entre eles. O tabaco também eleva em 61% o risco de reincidência desse tipo de câncer.
Essas são as principais conclusões de um estudo com 5.366 homens coordenado pela Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health) e publicado no último número da revista científica Journal of the American Medical Association (Jama). Médicos ouvidos pela reportagem dizem que o estudo é “contundente” e muda as orientações até então dadas pelos médicos aos pacientes.
“Largar o cigarro passa a ser uma medida importante para ajudar no tratamento. Com esse dado, podemos dizer ao paciente que, se parar de fumar, terá maior chance de sobreviver”, avalia o urologista Gustavo Cardoso Guimarães, do Hospital A.C.Camargo.
Isso porque, afirma ele, “quando recebe o diagnóstico de câncer de próstata, atualmente, o paciente tem pouco a mudar em termos de comportamento que traga impacto a sua sobrevida.”
A pesquisa concluiu ainda que, entre os fumantes, o estágio do tumor era mais avançado no momento do diagnóstico, em média. Foram analisados homens diagnosticados durante um período de 20 anos, de 1986 a 2006. “É mais um motivo para não fumar”, sentencia o professor Edward Giovannucci, um dos autores do estudo.
Informações Correio do Estado

SITE DO IBGE É ATACADO POR HACKERS


O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi invadido por hackers na madrugada desta sexta-feira (24). No topo da página na internet, está escrito "IBGE Hackeado – Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vem logo abaixo.
O IBGE confirmou a invasão por meio de sua assessoria de imprensa, por volta das 8h, mas alegou que o banco de dados não foi afetado. A equipe técnica da Diretoria de Informática avalia se houve algum outro tipo de consequência. Alguns minutos depois, o site foi tirado do ar.
Ao pé da página, os hackers ainda negam ter relações com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil, que seriam "grupos sem qualquer ideologia", segundo a mensagem deixada pelos hackers.
Informações G1

ALTAR DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO EM COREAÚ

RESPOSTA DE UM ALUNO EM UMA PROVA DE MATEMÁTICA

TIRIRICA DÁ O RECADO

MUDANÇA NO CÓDIGO PENAL PARA ESVAZIAR CADEIA

Lei 12.403/11, que entra em vigor no dia 5 de julho, vai abrandar a punição de criminosos
Amanda Alves

A mudança realizada no Código de Processo Penal por meio da sanção da lei nº 12.403/11 provoca polêmica no meio jurídico e instituições penais. Por um lado, atrela-se as alterações à falta de estrutura das penitenciarias do país. De outro, acredita-se que o a legislação perde a segregação social, em que somente os pobres vão para a cadeia. Os dispositivos entram em vigor a partir do dia 5 de julho e preveem uma série de mudanças, entre elas, a previsão de afiançar crimes como furto, quadrilha, receptação. Hoje, estes tipos de delitos são passíveis de prisão preventiva.
O diretor da Polícia Judiciária Civil (PJC), Marcos Veloso, diz que a partir da data da vigência todos os delegados passarão a atuar dentro da nova lei. Mas, critica as mudanças na legislação que, segundo ele, não foram discutidas e provocam afrouxamento aos criminosos. Ao invés de melhorar e ampliar a estrutura carcerária para evitar a superlotação, Veloso diz que o Estado “construiu uma lei que solta o criminoso para ele estar na rua”.
Com a mudança, todos os crimes com pena prevista de até 4 anos passam a ser afiançáveis perante a autoridade policial. Atualmente é definida em até 2 anos, o que não prevê crimes como furto, quadrilha, receptação, uma parcela considerável das ocorrências nas delegacias. A partir deste marco, Veloso considera que a sensação de insegurança aumentará e quem sairá prejudicada é a sociedade. “Uma legislação mais rígida tem o caráter de inibir. Essa mudança não vai proporcionar isso.”
A alteração no Código de Processo Penal dispõe sobre prisão processual, fiança, liberdade provisória e demais medidas cautelares.  No caso da prisão preventiva, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em direito Penal, Gustavo de Souza Preussler, avalia que haverá abrangência para prisão dos suspeitos. A prisão deixará de acontecer por questão social. Os critérios de não ter residência fixa e renda e a importância do clamor público, que hoje são adotados como referência para aplicar este dispositivo, foram excluídos com as mudanças.
Com isso, o professor acredita que se criou uma impessoalidade para os suspeitos destas práticas. Mas, destaca que a prisão preventiva, denominada agora como prisão cautelar, só poderá ser aplicada em crimes dolosos (homicídio, roubo, latrocínio, estupro), contra crianças e adolescentes, idosos, portadores de deficiência.
Os crimes de menor gravidade e maior ocorrência, como furto, quadrilha e receptação chegarão ao grau de prisão, quando houver perigo à instrução criminal. Preussler avalia como justa esta tomada de decisão, ao passo que as políticas públicas devem passar a evitar os delitos antes que aconteçam.
Em artigo divulgado na Internet, o promotor de Justiça Giovani Ferri, do Paraná, afirma a nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a conversão da prisão em flagrante ou substituição da prisão preventiva em 09 tipos de medidas cautelares, consideradas inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública, arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Na opinião de Ferri, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm etc..), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão etc., dificilmente admitirão a prisão preventiva ou a manutenção da prisão em flagrante, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 medidas cautelares acima previstas. "Não se assuste se nos próximos meses voce encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos", disse.
Para o advogado Wallace Soares Fernandes, "o índice da criminalidade será elevado vertiginosamente a partir de 5 de julho deste ano, que por falta de estudo, competência e visão da realidade estão prestando auxilio ao crime, fomentando a atividade criminosa". Ele avalia que o poder público já mostra dificuldade em controlar a evolução da violência e das organizações criminosas. "Com a vigência desta Lei os cidadãos vão ser os maiores prejudicados, pois sabemos que se nenhum criminoso respeita o próprio sistema penitenciário, o que dizer de medidas cautelares impostas pelo juiz", opina.

Em artigo publicado após a aprovação do texto pelo Senado, o desembargador federal Fausto de Santis afirma que, a partir da vigência da norma, a prisão estará praticamente inviabilizada no país. 


Cláudio Lima

A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles. 

George Washington Carver
e-mail de Rogério Cristino

COREAÚ PRECISA DE MUDANÇAS...MAS QUEM VAI DIZER AO POVO QUE O NOVO É POSSÍVEL?!!!

Coreaú precisa ser oxigenado. Cabeças da mesmice existem muitas por lá! Batem umas nas outras. Mas quem vai edificar o novo? Quem vai pôr na mesa discussões antigas? Quem vai denunciar as práticas carcomidas, que sustentam tanta gente, ao redor da “viúva” prefeitural? Quem vai chamar entidades, sindicatos e igrejas para ver o mundo com outros olhos? Quem vai despertar a juventude para o pensamento e para quebrar as “cumbucas” do senso-comum? Quem vai dizer para o povo que o novo é possível?”.
Diante de tantas interrogações, caro professor JT posta por você, eu que militei nas duas ultimas campanhas, vejo que dentro do quadro existente não existe candidato que venha para mudar esse triste panorama arcaico. O triste da história é que existiu um grupo que levantou a voz para essa mudança, e hoje se perdeu na “poeira” do tempo. Os remanescentes contam sua história de luta com muito orgulho e outros fizeram da sua bandeira uma “colcha de cama”. Quem sabe professor, depois do grande cataquisma político que se instalou desde Baixa Grande até os dias de hoje, surja das cinzas jovens idealistas para quebrar essas correntes do porão desse navio negreiro de Castro Alves. Aí sim, teremos um Coreaú de todos.
Mestre, mesmo não residindo no município não nos impede de arremessarmos nossas lanças daqui aos adormecidos nas janelas e esperamos que um dia essa tão esperada mudança aconteça e que os residentes deixem o medo e tome atitudes para um Coreaú melhor para os seus descendentes.

(Carlos Teles, recebido por e-mail)

LI NO COREAUSIARA

COREAÚ E SEUS PREFEITOS

Acompanho a política partidária de Coreaú desde a primeira administração de Chico da Bomba. Nunca vi nada demais ali! O município teve nesses anos todos prefeitos limitados e administrações razoáveis. Ninguém foi um Jaime Lerner! Ninguém. O que tem perdurado ali é um tipo de política arcaica, conservadora e, muitas vezes, ultrapassada, que privilegia o comprador de votos, por exemplo. Nada de espetacular! Se parte da população aplaude Zé ou Cazuza, ou sepultou alguém como um semideus, fazer o quê? Só me cabe respeitar tais manifestações, mesmo discordando delas. O que me espanta é a gente continuar aplaudindo, em demasia, alguém que fez apenas o que deveria fazer, o que era de sua obrigação! O que é isso!?
(...)


Ei.... ei.... ei.... Quem é mesmo o autor desta preciosidade? Caboco véi escreveu bonito e não teve coragem de assinar... Tá com vergonha de quê mesmo? Apesar de não ser o pai da ideia vou botar minha assinatura aí embaixo:




Assinatura


Tenho dito.... E sempre!!!

Manuel de Jesus
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.