Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

15/10/2011

NOSSA HOMENAGEM A RAIMUNDO GOMES CAMILO “NOVO CAMILO”

Nasceu na Vila de Palma (hoje Coreaú), no dia 15 de Junho de 1903, filho de Pedro Camilo Ximenes e Leonília Gomes Portela.
Na infância, perdeu os pais, sendo levado para Massapê onde residia seu irmão mais velho, Napoleão. Retornou à Vila de Palma tempos depois.
Na juventude fez parte da Banda de Música da Paróquia, onde tocava trompa, desde então se tornou um apreciador da boa música.
Estabeleceu-se como comerciante com uma loja de tecido, mais tarde expandindo seus negócios, adquiriu algumas propriedades rurais, dedicando-se à agricultura e à pecuária.
Católico praticante foi membro fundador da Congregação Mariano e pertenceu também à Irmandade do Santíssimo Sacramento. Desta confraria guardou a Opa Vermelha com a qual desejava ser enterrado, no que foi atendido pela família.

Casou-se, em 1931, com Eduviges Carneiro da Frota, filha de Custódio Carneiro da Silva e Maria Carneiro Albuquerque, com quem teve oito filhos, dos quais cinco morreram ainda bebês e sobreviveram três filhas, que hoje moram no Rio de Janeiro.
Cidadão honrado e respeitado na sociedade coreauense, ingressou na vida política de seu município como prefeito interino em 1940, para substituir o titular que havia se licenciado.
Em 1944, sofre a perda de sua jovem esposa, que falece em conseqüência das complicações de um parto. Casou-se em segundas núpcias, em 1945, com Lucy de Queiroz Teles, filha de Antonio Teles Dourado e Flora de Queiroz Teles. Desta união nasceram cinco filhos, três mulheres e dois homens. Foi um pai dedicado, amoroso e justo, deixou para os filhos exemplos de responsabilidade e humildade.
Em 02 de dezembro de 1947, foi eleito Prefeito Municipal de Coreaú pelo Partido Social Progressista – PSP. Permaneceu no cargo até março de 1950, quando se licenciou para que seu sogro, Antônio teles Dourado pudesse concorrer às eleições de outubro de 1950. Nessa gestão construiu e inaugurou o primeiro Campo de Aviação* (14/09/1949) e o Mercado Público de Coreaú, em 07 de janeiro de 1950.
Voltou a ser eleito para o cargo de prefeito municipal em 1958, pelo mesmo partido PSP, terminando o mandato em 1963, quando se afastou definitivamente da vida pública.
Em 1966, mudou-se com a família para a cidade de Fortaleza em busca de melhores condições para educar seus filhos. Nunca deixou de sentir saudades e lamentar ter deixado sua querida Palma. Voltou a residir em Coreaú em 1972, para seu contentamento.
Faleceu em 10 de dezembro de 1984, em Fortaleza, sendo enterrado em Coreaú. Levou consigo seus mistérios, deixando conosco suas virtudes e muitas saudades.

Texto extraído do livro de lembrança póstuma em homenagem ao centenário de nascimento, “Novo Camilo”, 1903-2003.

*Conforme Leonardo Pildas, in História de Coreaú, 1702-2002, p.438 “Muito tempo depois, este Campo de Pouso, que ficava no local hoje denominado de Alto do Isaías, foi substituído por outro situado nas proximidades do açude do Chico Camilo.”

CONVENÇÃO DO PMDB EM COREAÚ










A convenção do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) foi simplesmente fantástica.O envento ocorreu na residência do Sr,Vilar Fontenele (In Memorian) e o blogueiro aqui foi convidado e fez a cobertura do evento que contou com as lideranças politicas da oposição de Coreaú. Estiveram presentes os ex-vice prefeitos Caboré e Gerdal Teles, representando o líder politico Chico Antonio, estava a jovem força de Araquém Antonio Taboza, junto com Junior Bofão, além de vários populares que marcaram presença em uma das maiores convenções de nossa cidade. O líder politico e presidente do diretório municipal do PMDB Armando Fontinele, fez questão de argumentar que a oposição de Coreaú presiça se unir e o mais rápido possível, pois estamos a menos de um ano das eleições municipais e não se tem ainda o representante do povo. Armando ainda fez questão de falar que a força desta cidade é do povo, pois o povo tem o poder de colocar e tirar do poder quem eles quiserem. O encontro foi animado pelo grupo Pé de Serra forró do Bom.

NOSSAS SINGELAS HOMENAGENS AO PROFESSOR

RAFINHA BASTOS FAZ PIADA SOBRE SUA DEMISSÃO

Foto: Twitter
Nesta quinta-feira (13), o humorista postou em seu perfil no Twitter uma foto em que aparece lendo os classificados de emprego de um jornal.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Band disse ainda não ter uma posição oficial sobre o assunto. No entanto, pessoas da emissora afirmam que o contrato dele continua em vigor. O empresário de Rafinha, Ítalo Gusso, não foi encontrado.

Do iG

PROFESSOR – PESSOA VENERADA

Pessoa não comum!
Pessoa sábia!
Símbolo para muitos!
Pessoa venerada por sua sabedoria!
Ídolo para as crianças!
Quem sabe, tirano para os adolescentes!
Amigo para os de mais idade!
Não importa o título.
Para muitos uma mão estendida para abraçar ou para punir, porém sempre para ensinar!
Muitos Mestres passam por nossa vida, mediando o conhecimento, abrindo portas, mostrando caminhos!
Os anos passam... O conhecimento é acumulado, algum conhecimento esquecido, outros ultrapassados, mas os valores são eternos e a lembrança de alguns mestres permanece.
Somos frutos de algum mestre, seja ele professor, pai ou mãe, pois todos são mediadores. Todo pai é um pouco mestre e todo professor é um pouco pai!
Obrigada, Mestres! 


Obrigada, Professores.

O PRESENTE QUE ELES NOS DERAM

Arte e critica do Professor Davi

14/10/2011

SITE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Caros amigos,

Caros amigos,
 
Vejam este site
 
http://www.uft.edu.br/lali/

Nele constam trabalhos desenvolvidos pelo Professor Francisco Edviges (meu irmão) em Araguaína, Tocantins.
 
Fernando M. Albuquerque

ENTRE “aspas”

FESTA PIRULITO!
Hoje e amanhã vai haver festa para o Professor. Aquele mesmo que durante o ano todo é desprezado, tido como relapso e sem amor ao que faz. Aquele que deveria ir morrer onde não fedesse! Aquele que nem deveria fazer concursos, se depois quer fazer greves e aporrinhar a vida de grãs-finos da alta sociedade governista. Aquele que incomoda porque pensa, mesmo que muitas vezes não tenha consciência do peso desse pensamento. Aquele que desperta análises e críticas, num mundo onde a dormência é que deveria dar as cartas! Por isso, as festas ocorrerão. Elas serão um lenitivo, uma cortina de fumaça, para cobrir rombos, inércias, falsidades e muita desfarçatez. Por isso, não passo nem na calçada! De festas, prefiro as que escolho pra ir!

João Teles

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO EM ARAQUÉM

Tudo começou no ano de 2001 em Araquém, quando um grupo significativo de alunos terminou o Ensino Fundamental e necessitava dar continuidade aos seus estudos e não tinham como se locomover para a sede, Coreaú, onde existia o Ensino Médio. Devido essas circunstâncias um homem natural de Cunhassu, então funcionário do fórum de Coreaú resolveu juntamente com a diretora da Escola Flora Teles Sede, Socorro Maria Albuquerque, convidar os pais e alunos da comunidade de Araquém para uma reunião a fim de discutir a respeito da possibilidade de implantação do Ensino Médio na referida localidade. A partir do momento em que foi tomada essa decisão começou-se uma batalha cheia de obstáculos a começar pelo fato de faltar um item essencial para o funcionamento de uma instituição de ensino, o prédio, então o jeito foi improvisar e começar os trabalhos escolares num clube de dança (Central Clube de Araquém) período muito difícil, mas que não significou em hipótese alguma a possibilidade de desistência ou fracasso. Nesse momento a luta estava apenas começando, pois os alunos se mudaram para um novo local que apesar de estarem protegidos da chuva e do sol era muito minúsculo, assim sofrendo com muito calor em salas apertadíssimas, visto que o novo abrigo era um prédio residencial. Com o intuito de apaziguar a situação os alunos levavam de suas casas ventiladores, objetivando diminuir o enorme calor. Devido esse espaço ser tão pequeno recebeu o apelido de “Lata de Sardinha”.

Após os alunos passarem por três outros prédios que continham os mesmos níveis de dificuldades dos anteriores finalmente chegaram ao espaço em que hoje se encontra o Anexo Flora de Queiroz Teles. Atualmente a mesma funciona nas instalações da Escolinha Santa Rita que possui seis salas sendo duas improvisadas, feitas de PVC.

Nessa caminhada a escola contou com pessoas que contribuíram imensamente para o sucesso da instituição, essas pessoas são os professores, que se dedicam diariamente para que os alunos obtenham o máximo de êxito possível. Falando em professor a Flora Teles ao longo desses anos foi privilegiada, pois contou com a participação de excelentes profissionais que certamente fizeram e fazem a diferença, estes com certeza contribuíram enormemente para que muitos alunos se destacassem, tendo a extensão aprovado mais de 100 alunos no vestibular, além de destacarem-se em concursos, avaliações externas como o ESPAECE etc. Alguns destes alunos retornaram a escola como professores.

Devido essas conquistas Araquém ganhou um prédio do governo do estado com estrutura de acordo com os padrões das novas escolas que o estado vem construindo, contento: quadra poliesportiva coberta, salas para três laboratórios de Ciências, um espaço para Laboratório de Informática, um pequeno anfiteatro, cozinha e área de convivência, além de salas amplas, com iluminação natural e janelas. Essa escola foi batizada com o nome Maria Menezes Cristino.

Essas coisas foram adquiridas graças ao sucesso que os alunos do anexo vêm obtendo. Toda essa trajetória, tanto de dificuldades, quanto de sucessos foi acompanhada desde o início naquela reunião por um educador que sempre demonstrou muito amor a sua profissão, como professor é notável seu envolvimento com a causa educacional de nosso distrito. Por isso esperamos que na próxima fase do ensino médio em Araquém possamos contar ainda mais com o seu excelente trabalho se possível direcionando os trabalhos da nossa nova escola. O nome desse esforçado educador é José Maria Gomes de Lima.

Autor: Hélio Costa

13/10/2011

DA SÉRIE FOTOS HISTÓRICAS

e-mail de Davi

DA SÉRIE FOTOS HISTÓRICAS - DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Maria Aurilane (In Memorian)
A mesma era filha da Dona Didica
(e-mail de Davi)

MULHER ENCONTRA RATO EM PACOTE DE SALGADINHO

Salmo Duarte/Agência RBS/AE
Um rato foi encontrado dentro de um pacote de salgadinhos da Elma Chips por uma consumidora de Joinville, em Santa Catarina. A empresa PepsiCo informou, por meio de nota, que vai apurar o caso.

Ângela Maria Vielle fez a reclamação na segunda-feira. A nota de esclarecimentos foi divulgada nesta quinta-feira pela companhia. Segundo a PepsiCo, não é possível que tenha havido contaminação do produto no processo de empacotamento na fábrica ou armazenamento na filial de vendas da empresa.

A empresa esclarece que tomou conhecimento da reclamação hoje, dia 11 de outubro, após a consumidora entrar em contato com a empresa por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

A companhia aguarda concluir avaliação da amostra do produto para poder se posicionar sobre o ocorrido.

A empresa permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.

Do Band.com

UNIVERSIDADE ABERTA!

A FRASE DO DIA

Feliz do homem que não espera nada, pois nunca terá desilusões.

PROFESSORA DIZ PARA ALUNO GAGO NÃO FALAR EM AULA

Fonte: NYT
Quando a sua classe de história no County College of Morris discutia a exploração do Novo Mundo, Philip Garber Jr. ergueu a mão, esperando perguntar por que exploradores da China do século 15, que viajaram até a África, não alcançaram também a América do Norte. Manteve sua mão no ar por grande parte da aula de 75 minutos, mas a professora não o chamou. Ela já lhe havia dito para não falar em sala de aula.

Garber, um precoce e confiante jovem de 16 anos de idade, que está fazendo duas aulas na faculdade neste semester, tem muito a dizer, mas também tem uma gagueira profunda que dificulta sua comunicação e o impede de falar com rapidez.

Após as primeiras aulas, nas quais ele participou ativamente, a professora Elizabeth Snyder lhe enviou um email pedindo que ele fizesse perguntas antes ou depois da aula, "para não infringir no tempo dos outros alunos."

Quanto às perguntas que ele faz em sala de aula, Snyder sugeriu: "Eu acredito que seria melhor para todos se você tiver uma folha de papel em sua mesa e anotar as respostas."

Mais tarde, ele lhe disse: "Sua fala é perturbadora.
Do iG

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA

O Blog do Planalto, uma das principais páginas de informações oficiais do governo federal, sofreu mais um ataque virtual. Desta vez, o autor foi um fã inveterado do cantor Raul Seixas, autointitulado “Hacker Beleza”.

O hacker inseriu várias mensagens contra a corrupção, intercaladas por trechos de músicas do roqueiro baiano, que fez sucesso nos anos 70 e 80.

Na página principal do Blog do Planalto, em vez das habituais notícias sobre o governo Dilma Rousseff, o hacker colocou uma foto de jovens varrendo o chão com vassouras verde-amarelas, em um dos atos contra a corrupção. Acima da imagem, a mensagem:  “Político deve ser íntegro, incorruptível! Ficha Limpa já! Voto aberto no Congresso!”

Do Band.com

CIÊNCIA BRASILEIRA

No curto intervalo de duas décadas, entre 1981 e 2000, o Brasil passou da 28ª para 17ª posição no ranking mundial de produção de ciência. Os dados, relativos à elaboração de artigos científicos, são do Institute for Scientific Information (ISI), entidade de reconhecido prestígio em bibliometria.

Nesta posição, o Brasil está à frente da Bélgica, Escócia e Israel, entre outros, e bem próximo da Coréia do Sul, Suíça, Suécia, Índia e Holanda.
O avanço da pesquisa científica brasileira, apesar de dificuldades históricas que ainda permanecem, resulta de iniciativas tomadas há meio século, especialmente com a constituição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência nacional de fomento.

Nos anos 60, além da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também foram implantados vários cursos de pós-graduação destinados à formação de novos pesquisadores. Desde então, novas agências estaduais de apoio à pesquisa foram instaladas e fortalecidas. E, em meados dos anos 80, a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia enfatizou a política científica e definiu áreas estratégicas para investimento e apoio.

Entre as dificuldades que ainda emperram o desenvolvimento da ciência no Brasil estão a concentração das investigações em universidades e institutos públicos, com uma contrapartida pouco significativa da iniciativa privada, além do fluxo irregular de recursos financeiros.

Os cenários mais recentes, no entanto, acenam com perspectivas promissoras em relação a estas limitações. Empresas privadas estão se dando conta de novas perspectivas de negócios envolvendo pesquisa, desenvolvimento e aplicação. Do lado dos financiamentos públicos, os fundos setoriais – percentual de recursos obtidos com atividades como exploração de petróleo e energia elétrica, entre outros – devem ampliar sensivelmente os financiamentos destinados à pesquisa científica.

Por incrível que pareça, um novo desafio do Brasil é incorporar sua grande quantidade de doutores no mercado de trabalho. Um expediente usado até agora vem sendo a concessão de bolsas de pesquisa. Mas essa é uma situação improvisada que não pode continuar. As universidade públicas dispõem de cerca de 6 mil vagas, das quais apenas 2 mil deverão ser preenchidas no curto prazo. O país precisa dessa mão-de-obra altamente qualificada. Para que ela tenha um horizonte profissional é necessária maior audácia da iniciativa privada.

O Fundo Verde Amarelo vai financiar a formação de recursos humanos, área em que o Brasil vem tendo progresso significativo. Os dados relativos a 2002 estimam em 110 mil o contingente de estudantes em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Ao longo do ano 2000, segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram formados 5.344 novos doutores. Em 2001, este número subiu para 6.300. Os mestres, que foram 18.374 em 2000, superaram os 20 mil no ano passado.

Astronomia, biotecnologia, física, medicina e pesquisa agrícola são alguns dos segmentos com desenvolvimento acelerado, projetando o país no cenário internacional. No entanto, outras áreas, como a matemática, de que parte destas pesquisas dependem, ainda não dispõem da quantidade desejável de pesquisadores.

Enquanto comemora conquistas recentes em genômica e ingressa no novíssimo campo da proteômica, o Brasil faz planos para desenvolver, rapidamente, também o segmento da nanotecnologia.

Fonte: Scientif American

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

(...)

DESEJOS ESCORREGADIOS!

Imagem Ilustrativa do www.redejudiciaria.blogspot.com

Na Globo, hoje de manhã, estavam apregoando a reforma sindical. Muito cuidado com essa história! Estão querendo soterrar o direito de greve! Nem de espernear pode-se ter direito? O dia de trabalho do trabalhador, direcionado a seu sindicato, podem até acabar! Se ele nasceu para fortalecer as estruturas sindicais, mas hoje, infelizmente, mantém pelegos inveterados! Pode acabar com a festa desses farsantes. Acabamos de assistir mais uma "aula" deles aqui no Ceará! E eu não estou disposto a sustentar gente dissimulada e de coração governista, que em vez de bater "tum-tum", bate "go-verno!", "go-verno!"(...)


Pois bem: Acho estas  reformas na área de sindicalismo necessárias e urgentes. O que temos aí são na grande maioria dos casas feudos criados e ou fundados a quase oito décadas. Isto vem desde a era Vargas. o presidente que eu admiro tanto quanto o Lula e que era considerado o pais dos pobres, mas mãe dos ricos. Teve gente que tomou posse não em sindicatos, mas de sindicatos naquela época e não mais largou o osso, ou melhor, o filé. Por isso urge urgente e urgentemente uma reforma que arranque estas verrugas do sindicalismo. Brasil a fora, de norte a sul e leste a oeste, tá cheio de gente "boa" "cuidando" dos interesse dos trabalhadores. É preciso dar uma folga a estes "desinteressados" senão os bichim não aguentam. Por isso reforma sindical já. Compro esta idéia. Quanto a tirar direitos sagrados da classe operária a história é outra. Se elegermos gente honesta e comprometida conosco não precisaremos nos preocupar com isso não.  
Tenho dito... E sempre!!!
Manuel de Jesus

12/10/2011

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

(...) Ontem teve (de novo!) aquela festa de escolha dos "melhores prefeitos do Ceará". Figurinhas carimbadas por lá! O arrastado do penico foi o mesmo. Mesmo o município estando destroçado, o prefeito estava lá. E os corta-jacas foram os mesmos! Nada de novo. Filme velho, repetido. Pior do que os da Sessão da Tarde global! Depois da premiação, os prefeitos lotaram as boas churrascarias do Papicu e adjacências. O uísque foi generoso...Tudo "em nome da boa administração!"(...)

"... e quase certo que às custas de dinin do povão. Não é assim que esta gente banca as suas farras?" Tenho dito... E sempre!!!

O SUCESSO DO MOMENTO - E O PINTINHO PIU RUSSAS



Indicação de Francisco Meneses Moreira

IMAGEM DIZ: "ISSO É UMA VERGONHA"

Após o empate entre São Paulo e Internacional-RS. Cinco jogos sem Vitórias

DILMA LIVRA TEBLETS DE IMPOSTOS

A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou onterm (11) a lei que isenta de pagamento de PIS e Cofins a produção de tablets no Brasil. A lei, aprovada em setembro pelo Congresso Nacional, teve um veto da presidenta. Ela retirou o inciso que previa aplicação retroativa da lei quanto à definição de tablets, a partir de 20 de maio de 2011. A lei passará a valer depois de publicada no Diário Oficial da União, na quinta-feira (13).
Além da isenção do imposto, a lei também eleva de 4,6% para 5,6% o crédito da Cofins para os tablets, quando eles forem adquiridos de empresas da Zona Franca de Manaus, e aumenta o prazo para que administradoras de zonas de Processamento de Exportações (ZPEs), criadas a partir de 23 de julho de 2007, iniciem suas obras de implantação. O tempo permitido passa de 12 meses para 24 meses.
As isenções previstas na lei não se aplicam aos tablets comercializados por varejistas optantes do Simples Nacional.

Fonte: Correio do Estado

MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO

(Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AE)
Manifestantes realizaram na manhã desta quarta-feira (12), pela segunda vez em Brasília, ato contra a corrupção. Com  faixas, bandeiras do Brasil e caras pintadas, caminharam do Museu da República até o Palácio do Planalto com pedidos que vão desde a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano que vem até a realização de concurso público.
A marcha, que teve sua primeira edição em 7 de setembro, reuniu cerca de 7.000 pessoas, segundo informações da Polícia Militar. No feriado do Dia da Independência, a PM contabilizou 40 mil manifestantes.

Do G1

DA SÉRIE FOTOS HISTÓRICAS - DIA DO MUNICIPIO

e-mail de Davi

NOSSA FÉ

Caros amigos,
 
O ser humano, por mais racional que seja, jamais irá explicar acontecimentos que permeiam as nossas vidas.
 
Por detrás de acontecimentos inexplicáveis, existe uma força, um poder que orquestra tudo.
 
Esse poder não é outro, senão, o poder de DEUS e do BEM.
 
Nossa Senhora Aparecida (mãe de CRISTO) é uma personagem que faz parte do mundo de DEUS, do BEM.
 
Portanto, deixemos de ser RACIONAIS BOBOS e olhemos para o lado espiritual. Este sim, é O MAIS CONCRETO QUE EXISTE.
 
Vivam DEUS, CRISTO, NOSSA SENHORA APARECIDA (E TODAS OUTRAS DO BEM) EM NOSSAS VIDAS.
 
Um forte abraço a todos.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Coreaú-CE 

UM SITE ÚLTIL

Basta digitar o nome do remédio desejado no site abaixo, e você terá também os genéricos e os similares de todas as marcas, com os respectivos preços em todo o Território Nacional.
Como tudo que é bom não é divulgado, peço-lhes que divulguem aos seus parentes e conhecidos.
Façam bom uso!!!

http://www.consultaremedios.com.br/


De Rogério Cristino

EM JOGO CONFUSO, BRASIL VIRA SOBRE O MÉXICO

Foto: Mowa Press
Craque é aquele que decide. E se todos cobravam o retorno de Ronaldinho Gaúcho como protagonista na Seleção Brasileira, nesta terça-feira, no amistoso contra o México, em Torreón, o atacante do Flamengo mostrou que está “vivo”. Foi dele o pontapé inicial para a virada por 2 a 1 do Brasil sobre os mexicanos. De falta, ele empatou o jogo aos 33 minutos, encerrou um jejum de quatro anos sem balançar a rede com a amarelinha e abriu o caminho para Marcelo virar aos 38.
A boa atuação do camisa 10 evitou um drama de novela mexicana para a Seleção. Afinal, tudo começou errado. No primeiro tempo, David Luiz marcou contra, Daniel Alves foi expulso e Jefferson teve de defender pênalti de Guardado para dar sobrevida ao time de Mano Menezes. Mas sob a batuta do craque, responsável pelas principais jogadas do segundo tempo, o Brasil se superou. Nos acréscimos, Ronaldinho foi substituído por Hernanes e deixou o campo aplaudido de pé pela torcida mexicana no estádio Corola.

Do G1

11/10/2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS - 2011

A FRASE DO DIA

A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo.
 
Charles Chaplin

ESPELHO DO GANDHI

Perguntaram numa ocasião a Mahatma Gandhi quais são os factores que destroem o ser humano, ele respondeu assim:
"A Política sem Princípios, o Prazer sem Responsabilidade, a Riqueza sem Trabalho, a Sabedoria sem Carácter, os Negócios sem Moral, a Ciência sem Humanidade e a Oração sem Caridade. A vida tem ensinado a mim, que as pessoas são amáveis, se eu sou amável; que as pessoas estão tristes, se estou triste; que todos me querem bem, se eu quero bem a eles; que todos são maus, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu sorrio para eles; que há rostos amargurados, se estou amargurado; que o mundo é feliz, se eu sou feliz; que as pessoas tem nojo, se eu sinto nojo; que as pessoas são gratas, se eu tenho gratidão. A vida é como um espelho: Se sorrio, o espelho me devolve o sorriso. A atitude que tomo na vida, é a mesma que a vida tomará ante mim."
"Quem quiser ser amado, que ame".
A única razão porque és feliz, é porque tu decides ser feliz
E-mail de Rogério Cristino

DA SÉRIE CARTÕES TELEFÔNICOS: MAIS UM PARA RELEMBRAR

É... QUANTO MAIS MEXE, MAIS FEDE...!

Por SINFRÔNIO
e-mail de Davi

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO SOBRE A SUSPENSÃO DA GREVE

A LUTA CONTINUA ! GOVERNADOR,  A RESPONSABILIDADE É SUA !

O Sindicato APEOC vem a público, em nome dos professores da rede estadual de ensino do Ceará, agradecer o apoio e o carinho recebidos da população cearense durante os 63 dias de greve de nossa categoria em defesa do respeito e valorização dos profissionais da educação e da escola pública.

Os professores demonstraram nesta greve uma força de coesão social nunca vista em mobilizações de uma categoria. Pais, alunos e professores fizeram uma corrente tão forte que enfrentou e venceu a pressão e repressão do governo e seus aliados.

Nossas praças, ruas, praias, missas, aeroportos e casas legislativas no interior e capital foram preenchidas com a palavra de ordem: GOVERNADOR, RESPEITE O PROFESSOR! Um movimento forte, respon sável, democrático e vibrante que garantiu negociações em greve e agora faz uma pausa estratégica para cobrar a manutenção, recuperação e ampliação de direitos para o valente e inteligente magistério cearense.

Neste sentido, fazemos os seguintes esclarecimentos sobre a suspensão da greve e as condições de negociação:
•A suspensão é mais uma demonstração da vontade da categoria em, efetivamente, negociar e conquistar;
•As diretrizes e princípios da mensagem do ensino médio não serão aplicados na proposta a ser elaborada;
•Descompressão na carreira;
•Regência de classe e interstício no conceito atual (lei 12.066);
•Foi estabelecido um prazo de até 30 dias para apresentação de proposta;
•Nosso centro de reivindicação é a repercussão do piso em toda a carreira;
•A base de negociação é a lei 12.066, atual plano de carreira;
•Retorno da gratificação de incentivo profissional;
•Valorização da Pós-Graduação, Especialistas, Mestres e Doutores, mantendo proporcionalidade entre os níveis;
•A greve foi suspensa, mas a luta continua com calendário de mobilização.
Portanto, o Sindicato APEOC e a categoria estão conscientes da necessidade de continuidade de articulação com a sociedade para enfrentar todo o processo de negociação que temos pela frente com mobilização.

Ao povo cearense, deixamos nossa mensagem de agradecimentos e convocamos para a continuidade de nossa saga em defesa da escola pública de qualidade com dignidade para quem dela precisa, estuda ou trabalha.

Venceremos!

ANÍZIO MELO
PRESIDENTE DO SINDICATO APEOC

OS MORTOS QUE NÃO MORREM...

Os mortos que não morrem e os vivos que não vivem



“No dia em que executaram o Che Guevara em La Higuera, uma aldeola perdida nos confins da Bolívia, Julio Cortázar – que na época trabalhava como tradutor na Unesco – estava em Argel. Naquele tempo – 9 de outubro de 1967 – as notícias demoravam muito mais que hoje para andar pelo mundo, e mais ainda para ir de La Higuera a Argel.

Vinte dias depois, já de volta a Paris, onde vivia, Cortázar escreveu uma carta ao poeta cubano Roberto Fernández Retamar contando o que sentia: “Deixei os dias passarem como num pesadelo, comprando um jornal atrás do outro, sem querer me convencer, olhando essas fotos que todos nós olhamos, lendo as mesmas palavras e entrando, uma hora atrás da outra, no mais duro conformismo… A verdade é que escrever hoje, e diante disso, me parece a mais banal das artes, uma espécie de refúgio, de quase dissimulação, a substituição do insubstituível. O Che morreu, e não me resta mais do que o silêncio”.

Mas escreveu: 
Yo tuve un hermano
que iba por los montes
mientras yo dormía.
Lo quise a mi modo,
le tomé su voz
libre como el agua,
caminé de a ratos
cerca de su sombra.
No nos vimos nunca
pero no importaba,
mi hermano despierto
mientras yo dormía,
mi hermano mostrándome
detrás de la noche
su estrella elegida.

A ansiedade de Cortázar, a angústia de saber que não havia outra saída a não ser aceitar a verdade, a neblina do pesadelo do qual ninguém conseguia despertar e sair, tudo isso se repetiu, naquele 9 de outubro de 1967, por gente espalhada pelo mundo afora – gente que, como ele, nunca havia conhecido o Che.

Passados exatos 44 anos da tarde em que o Che foi morto, o que me vem à memória são as palavras de Cortázar, o poema que recordo em sua voz grave e definitiva: “Eu tive um irmão, não nos encontramos nunca mas não importava, meu irmão desperto enquanto eu dormia, meu irmão me mostrando atrás da noite sua estrela escolhida”.

No dia anterior, 8 de outubro de 1967, um Ernesto Guevara magro, maltratado, isolado do mundo e da vida, com uma perna ferida por uma bala e carregando uma arma travada, se rendeu. Parecia um mendigo, um peregrino dos próprios sonhos, estava magro, a magreza estranha dos místicos e dos desamparados. Foi levado para um casebre onde funcionava a escola rural de La Higuera. No dia seguinte foi interrogado. Primeiro, por um tenente boliviano chamado Andrés Selich. Depois, por um coronel, também boliviano, chamado Joaquín Zenteno Anaya, e por um cubano chamado Félix Rodríguez, agente da CIA. Veio, então, a ordem final: o general René Barrientos, presidente da Bolívia, mandou liquidar o assunto.

O escolhido para executá-la foi um soldadinho chamado Mario Terán. A instrução final: não atirar no rosto. Só do pescoço para baixo. Primeiro o soldadinho acertou braços e pernas do Che. Depois, o peito. O último dos onze disparos foi dado à uma e dez da tarde daquela segunda-feira, 9 de outubro de 1967. Quatro meses e 16 dias antes, o Che havia cumprido 39 anos de idade. Sua última imagem: o corpo magro, estendido no tanque de lavar roupa de um casebre miserável de uma aldeola miserável de um país miserável da América Latina. Seu rosto definitivo, seus olhos abertos – olhando para um futuro que ele sonhou, mas não veria, olhando para cada um de nós. Seus olhos abertos para sempre.

Quarenta e quatro anos depois daquela segunda-feira, o homem novo sonhado por ele não aconteceu. Suas idéias teriam cabida no mundo de hoje? Como ele veria o que aconteceu e acontece? O que teria sido dele ao saber que se transformou numa espécie de ícone de sonhos românticos que perderam seu lugar? Haveria lugar para o Che Guevara nesse mundo que parece se esfarelar, mas ainda assim persiste, insiste em acreditar num futuro de justiça e harmonia? Um lugar para ele nesses tempos de avareza, cobiça, egoísmo?

Deveria haver. Deve haver. O Che virou um ícone banalizado, um rosto belo estampado em camisetas. Mas ele saberia, ele sabe, que foi muito mais do que isso. O que havia, o que há por trás desse rosto? Essa, a pergunta que prevalece.

O Che viveu uma vida breve. Passaram-se mais anos da sua morte do que os anos da vida que coube a ele viver. E a pergunta continua, persistente e teimosa como ele soube ser. Como seria o Che Guevara nesses nossos dias de espanto? Pois teria sabido mudar algumas idéias sem mudar um milímetro de seus princípios.

Diz Eduardo Galeano, que conheceu o Che Guevara: ele foi um homem que disse exatamente o que pensava, e que viveu exatamente o que dizia.

Assim seria ele hoje.

Já não há tantos homens talhados nessa madeira. Aliás, já não há tanto dessa madeira no mundo. Mas há os mortos que nunca morrem. Como o Che.

E, dos mortos que nunca morrem, é preciso honrar a memória, merecer seu legado, saber entendê-lo. Não nas camisetas: nos sonhos, nas esperanças, nas certezas. Para que eles não morram jamais. Como o Che.”

brizola neto
e-mail de Eliton Meneses

JUDICIÁRIO ESTADUAL ATENDERÁ NO FERIADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A Justiça estadual funcionará em regime de plantão nesta 4a.feira (12/10), feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A continuidade dos serviços à população será garantida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, e pelos 20 Núcleos Regionais que abrangem todas as comarcas do interior.

O desembargador Francisco Barbosa Filho atenderá na sede do TJ/Ce, das 12h:00 às 18h:00. No Fórum da Capital, o plantão ficará a cargo da 1ª e 2ª Varas de Sucessões e 16ª e 17ª Varas Criminais. Os magistrados estarão à disposição das 6h de quarta-feira às 6h da quinta-feira (13/10).

No interior, os 20 núcleos regionais asseguram atendimento nas comarcas de Antonina do Norte, Araripe, Acopiara, Brejo Santo, Icó, Piquet Carneiro, Capistrano, Alto Santo, Aracati, Pacatuba, Guaiúba, Caucaia, Trairi, Sobral, Camocim, Coreaú, São Benedito, Crateús, Catarina e Itapajé.
Unidades Judiciárias/Plantonistas(Fortaleza)
Área Cível

Fonte: www.direitoce.com.br

OS ENSINAMENTOS DO REALIZADOR DE SONHOS STEVE JOBS

Steve Jobs faleceu na semana passada, aos 56 anos. Travando uma batalha contra um raro câncer no pâncreas (que o obrigou a um transplante de fígado) o ex-executivo estava de licença médica da Apple desde o início do ano e em agosto renunciou ao posto principal da empresa. Profetizou na carta em que pedia afastamento: "os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir". Difícil de acreditar! Seguirá a Apple revolucionária sem Jobs – um dos maiores visionários da história?

Li recentemente o livro "A cabeça de Steve Jobs". É, definitivamente, uma das melhores coisas que já li. Não só pela forma brilhante como foi escrito pelo repórter americano Leander Kahney, mas especialmente pela trajetória de vida do personagem principal: o fundador da Apple.

Jobs era um gênio: criou o computador pessoal, dando, assim, o primeiro passo para uma série de outros produtos inovadores; redesenhou os princípios do empreendedorismo; revolucionou não só a indústria da informática, mas o cinema da animação, com a Pixar; mudou a forma como as pessoas ‘consomem música’; criou uma legião de fãs incondicionais de seus produtos; inaugurou um movimento de criação que alia arte, tecnologia e facilidades ao usuário; comandou empresas com aguçada intuição; encarou com altivez ser demitido da empresa que criou; mostrou que a luta contra a morte é um propulsor de grandes realizações...
Todas essas revoluções - que encontravam terreno fértil em sua própria vida – conduziram meteoricamente a Apple, empresa criada em uma simples garagem, a uma vaga na lista da revista Fortune. Mas, o CEO da década, conhecido pela agressividade, perfeccionismo e obsessão, se dizia guiado por uma única coisa: o AMOR. E ordenava: "você precisa descobrir o que você ama. O único jeito de fazer um trabalho excelente é amar aquilo que você faz".
Mais do que um lições empresariais e uma revolução tecnológica, o legado que Jobs nos deixa é um Guia de VIDA. A forma como Jobs alcançou seus objetivos (forjados em trabalho) é a mais grandiosa lição dos últimos tempos... Dissecar a mente e estudar os ensinamentos deste homem, que criou a empresa mais revolucionária do mundo, é tarefa obrigatória para profissionais de todas as áreas e para seres humanos que, como Jobs, acreditam no potencial realizador dos seus SONHOS.
Daniele Barretto

É Consultora Política - em Marketing Político-Eleitoral e Imagem;
Comentarista Política (Tv, sites, jornais impressos) e realiza ações de Educação Política (palestras, debates)
Twitter: twitter.com/DanyBarretto

Do O Girassol

DA SÉRIE IMAGENS HISTÓRICAS

e-mail de Davi

RECUO DE CALÇADA CONCLUÍDO

O recuo das calçadas situadas em frente ao escritório da Pizzaria Pakera e do escritório do Dr. Mardem foram concluídos ontem (10). O tema já foi matéria aqui no blog a meses atrás. Agora sim está completo.

MORRE MENINO QUE ARRECADOU R$ 1 MILHÃO COM PULSEIRA

(Foto: Cancer Research UK)
Um britânico de 11 anos que conseguiu arrecadar mais de 500 mil libras (R$ 1,4 milhão) para caridade morreu após uma batalha de quatro anos contra um tumor no cérebro.
Harry Moseley, de Birmingham, ficou conhecido depois que decidiu vender pulseiras que ele mesmo fazia em uma campanha chamada "Ajude Harry a Ajudar Outros", junto à ONG Cancer Research UK.
Por causa do trabalho de caridade realizado enquanto o menino enfrentava quimioterapia e radioterapia, Harry ganhou o título de "Criança Mais Generosa da Grã-Bretanha" e conquistou fãs famosos, como os jogadores de futebol John Terry, Frank Lampard e Rio Ferdinand, o primeiro-ministro David Cameron, que foi visto usando uma de suas pulseiras, além de apresentadores de TV e empresários.

Informações G1

COMEMORAMOS HOJE O DIA DA PADROEIRA DO BRASIL

Nossa Senhora Aparecida

10/10/2011

O PAPEL DO HOMEM NA SOCIEDADE

Por J. BOSCO
e-mail de Davi

A CIUMENTA

A mãe estressada pede ao filho pra ligar pro celular do pai, avisando a hora do jantar.
- E aí? O que o teu pai disse? Já vem?

- Já liguei três vezes, mãe, mas só atende uma mulher.
 
- Aaaah..., deixa comigo! Aquele cachorro vai ver, vai perder o focinho quando chegar em casa!
Mal o pai aparece na frente da casa, ela parte prá cima dele e aplica a maior surra, com tudo o que encontra à disposição: vassoura, frigideira, panela, pau de macarrão, lixeira...

Os vizinhos correm pra tirar o sujeito daquela muvuca e a mulher muito irada, espraguejando, continua arremessando coisas, enquanto a ambulância não chega...
E ela não alivia e continua:
- Safado, cafajeste, filho da..., ainda vou te matar!
- Vem cá, filho! Diz aqui prá todo mundo o que foi que aquela vagabunda falou prá você no telefone!


- Ela disse: “O número para o qual você ligou encontra-se desligado ou fora da área de cobertura".

e-mail de Rogério Cristino

ESCOLA FLORA TELES TEM ALUNO SELECIONADO PARA A FASE FINAL DA OLIMPIADA DE ASTRONOMIA

A Escola Flora Teles de Coreaú, teve um de seus alunos selecionados para uma preparação até a prova final que será realizada em 2012 em dia, hora e local a ser previamente informado. Até lá você receberá textos e listas de exercícios para serem estudados e realizados. Terá à sua disposição uma equipe para tirar dúvidas. Precisará fazer mais uma prova ainda à distância.
No início de 2012 será feita uma convocação para participarem de um curso de quase uma semana em local ainda a ser definido, mas a presença não será obrigatória.
O aluno selecionado é Francisco Erick Tabosa Lima, aluno da extensão de Araquém.

UM PONTO, NADA MAIS QUE UM SIMPLES PIXEL!

Essa é uma foto do planeta Terra que pertence ao acervo da NASA, tirada pela sonda espacial Voyager em fevereiro de 1990, a exatamente 6.000.000.000 de km de distância. Não era para ter sido feita porque a nave ia em seu rumo reto, de costas para a Terra, rente a um raro alinhamento de planetas do sistemas solar, justamente para fotografa-los. O famoso cientista, astro-físico, escritor e multimídia Carl Sagan estava na equipe de comando à época e conseguiu que os operadores manobrassem a sonda por alguns instantes para que ela fotografasse a terra daquela distância. 


Eis no que resultou: um ponto, um simples pixel do tamanho do pingo desse i,  perdido no desenho de um braço de galáxia.
E nesse ponto nós viemos à vida e morremos, crescemos e lutamos, fazemos o amor e a guerra, nos ajudamos e nos destruímos, inclusive estamos tentando eliminar esse ponto do universo. O pixel que contém toda a história de uma criação, toda uma evolução de bilhões de anos, toda a história de nossa humanidade. Será que é isso que somos para Deus: nada mais que um pixel no desenho gigantesco de Sua criação? Entregues a nosso próprio destino nós é que devemos cuidar sozinhos desse microscópico ponto, um minúsculo lugar que nos cabe no infinito cosmos?


A sonda foi re-manobrada e continuou sua  viagem sem fim rumo ao espaço, fotografando outros minúsculos pontos, maiores ou menores, mas para a imensidão do universo, apenas pixels. 
Hoje, se é que ela não foi destroçada por meteoros, deve estar a uns vinte e tantos bilhões de kilômetros longe de casa. Atualmente, a Voyager 1 é o mais distante objeto a partir da Terra feito pelo homem, viajando  a uma velocidade relativamente mais rápida que qualquer outra sonda ou foguete. Até 2015, deverá ter deixado completamente o Sistema Solar.


Baseado no "pálido ponto azulado" da foto, Carl Sagan escreveu, quatro anos depois, seu livro "Pale blue dot" , onde tece considerações semelhantes mas muito mais apropriadas, dignas de um cientista-filósofo moderno:


"Olhem de novo para esse ponto. Isso é a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um dos que escutamos falar, cada ser humano que existiu, viveu a sua vida aqui. O agregado da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões autênticas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e colheitador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada mestre de ética, cada político corrupto, cada superestrela, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, num grão de pó suspenso num raio de sol.

A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pensai nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, vieram eles ser amos momentâneos duma fração desse ponto. Pensai nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores dum canto deste pixel aos quase indistinguíveis moradores dalgum outro canto, quão frequentes as suas incompreensões, quão ávidos de se matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios.
As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxa. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de algures para nos salvar de nós próprios.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.
Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o ponto azul pálido, o único lar que tenhamos conhecido." 
(Carl Sagan)
FONTE: BLOG SACO DE GATO
Indicado pelo Professor Fernando Machado
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.