Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

15/10/2011

NOSSA HOMENAGEM A RAIMUNDO GOMES CAMILO “NOVO CAMILO”

Nasceu na Vila de Palma (hoje Coreaú), no dia 15 de Junho de 1903, filho de Pedro Camilo Ximenes e Leonília Gomes Portela.
Na infância, perdeu os pais, sendo levado para Massapê onde residia seu irmão mais velho, Napoleão. Retornou à Vila de Palma tempos depois.
Na juventude fez parte da Banda de Música da Paróquia, onde tocava trompa, desde então se tornou um apreciador da boa música.
Estabeleceu-se como comerciante com uma loja de tecido, mais tarde expandindo seus negócios, adquiriu algumas propriedades rurais, dedicando-se à agricultura e à pecuária.
Católico praticante foi membro fundador da Congregação Mariano e pertenceu também à Irmandade do Santíssimo Sacramento. Desta confraria guardou a Opa Vermelha com a qual desejava ser enterrado, no que foi atendido pela família.

Casou-se, em 1931, com Eduviges Carneiro da Frota, filha de Custódio Carneiro da Silva e Maria Carneiro Albuquerque, com quem teve oito filhos, dos quais cinco morreram ainda bebês e sobreviveram três filhas, que hoje moram no Rio de Janeiro.
Cidadão honrado e respeitado na sociedade coreauense, ingressou na vida política de seu município como prefeito interino em 1940, para substituir o titular que havia se licenciado.
Em 1944, sofre a perda de sua jovem esposa, que falece em conseqüência das complicações de um parto. Casou-se em segundas núpcias, em 1945, com Lucy de Queiroz Teles, filha de Antonio Teles Dourado e Flora de Queiroz Teles. Desta união nasceram cinco filhos, três mulheres e dois homens. Foi um pai dedicado, amoroso e justo, deixou para os filhos exemplos de responsabilidade e humildade.
Em 02 de dezembro de 1947, foi eleito Prefeito Municipal de Coreaú pelo Partido Social Progressista – PSP. Permaneceu no cargo até março de 1950, quando se licenciou para que seu sogro, Antônio teles Dourado pudesse concorrer às eleições de outubro de 1950. Nessa gestão construiu e inaugurou o primeiro Campo de Aviação* (14/09/1949) e o Mercado Público de Coreaú, em 07 de janeiro de 1950.
Voltou a ser eleito para o cargo de prefeito municipal em 1958, pelo mesmo partido PSP, terminando o mandato em 1963, quando se afastou definitivamente da vida pública.
Em 1966, mudou-se com a família para a cidade de Fortaleza em busca de melhores condições para educar seus filhos. Nunca deixou de sentir saudades e lamentar ter deixado sua querida Palma. Voltou a residir em Coreaú em 1972, para seu contentamento.
Faleceu em 10 de dezembro de 1984, em Fortaleza, sendo enterrado em Coreaú. Levou consigo seus mistérios, deixando conosco suas virtudes e muitas saudades.

Texto extraído do livro de lembrança póstuma em homenagem ao centenário de nascimento, “Novo Camilo”, 1903-2003.

*Conforme Leonardo Pildas, in História de Coreaú, 1702-2002, p.438 “Muito tempo depois, este Campo de Pouso, que ficava no local hoje denominado de Alto do Isaías, foi substituído por outro situado nas proximidades do açude do Chico Camilo.”
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.