Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/08/2014

PARA REFLETIR! VAMOS PENSAR NO QUE FALAMOS...


30 DE AGOSTO É DIA DAS LUTAS E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA



PESQUISA IBOPE NO CEARÁ

O IBOPE registraou no TRE uma pesquisa de opinião pública para governador do Ceará. O registro da pesquisa sepulta todas as falsas pesquisas que foram divulgadas nos últimos dias. Será a segunda pesquisa após o início da campanha.
Como a partir do registro são cinco dias para a divulgação, os eleitores do Ceará serão entrevistados nos próximos dias e o resultado da pesquisa será conhecido em 3 de setembro. Confira o registro da pesquisa:


Blog do Roberto Moreira
http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/ibope-vai-pesquisar-ceara/

29/08/2014

ICASA É JULGADO E EXCLUÍDO DA SÉRIE B

Por esgotar as esferas da justiça desportiva e entrar com ação na comum, o Icasa foi julgado na tarde desta sexta-feira (29) e excluído da Série B, além de ter de pagar uma multa financeira.

Por três votos contra um o Verdão sofreu a sanção em julgamento realizado pelo Suérior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O órgão entendeu que o Icasa feriu o artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário”.

Caberá, agora, ao presidente do STJD, Caio Cesar, decidir se a punição será cumprida logo, tirando o Verdão da Série B imediatamente, ou se aguardará outro julgamento no Pleno do STJD.

"Com a exclusão do clube, ele será rebaixado. É curioso porque quando há prova de vídeo a Procuradoria fica sabendo, mas quando sai notícia de que o Icasa tenta ir à Série A, não. Para mim é um claro caso de prescrição. Tivemos Flamengo, Portuguesa e Fluminense se beneficiando de decisões de terceiros na Justiça Comum e não houve denúncia. Por quê? Não sei explicar", disse Osvaldo Sestário, advogado do Icasa, ao ESPN.

A ação que corre na Justiça Comum é o pedido de mais de 30 milhões de reais de indenização por não ter sido colocado na Série A do Brasileiro mesmo com a CBF reconhecendo erro em registros do jogador Luan, que jogou de forma irregular a segunda rodada da Série B do ano passado. O Icasa vai decidir se continua com a decisão. 

(Robson Roque, especial para o Portal Esportes O POVO)

DILMA E MARINA EMPATAM EM 34% E AÉCIO TEM 15%

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.
No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 7%

(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

G1
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/08/datafolha-mostra-dilma-e-marina-empatadas-com-34-aecio-tem-15.html

BÍBLIA OBRIGATÓRIA NAS BIBLIOTECAS E ESCOLAS

Bibliotecas públicas de todo o país estão mais próximas de serem obrigadas a manter pelo menos uma Bíblia disponível aos leitores. Em mais um avanço da bancada evangélica no Congresso Nacional, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 16/2009 que inclui o livro religioso nos acervos entrou na pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. De lá, ele vai a plenário, de onde pode sair para a sanção da presidente Dilma Rousseff, caso aprovado. Mas este é apenas mais um exemplo dos projetos semelhantes propostos Brasil afora que visam incluir por força de lei o livro em acervos de bibliotecas e escolas públicas. 
A principal acusação contra iniciativas dessa natureza seria a de atentado contra o Estado laico, garantido pela Constituição federal. Embora no preâmbulo os constituintes de 1988 digam que promulgam a Carta Magna “sob a proteção de Deus”, o artigo 5º do texto garante a liberdade religiosa como direito fundamental. Já o artigo 220 confere o caráter opcional de aulas de religião em escolas públicas, determinando que o “ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.
Mas as normas constitucionais não são levadas em conta pelos legisladores. Desde 2011, por exemplo, bibliotecas públicas em todo o estado do Rio são obrigadas a terem ao menos uma bíblia, sujeitas a multa de até R$ 4.260 em caso de descumprimento reincidente.
Em São Gonçalo, todas as escolas públicas e privadas, além de bibliotecas, devem disponibilizar a Bíblia “em local de destaque” desde janeiro deste ano. Caso as unidades públicas ainda não possuam suas cópias, a lei determina que o poder público efetuará a compra com “dotações orçamentárias próprias, ou suplementares, se necessário”.
O mesmo “espírito da lei” também baixou em Recife, Manaus e Fortaleza, onde vereadores propuseram que a Bíblia não só constasse de bibliotecas, mas também de escolas da rede municipal. Na capital cearense, o texto foi proposto em junho deste ano pelo vereador Mairton Félix. Na justificativa, o parlamentar também alega que o livro religioso serviria para estudo acadêmico, embora ele mesmo tenha postado no Facebook estar “muito feliz que as crianças vão conhecer a palavra de Deus”.
Não é bem assim. No município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), um estudante judeu do 9º ano de uma escola municipal foi obrigado a rezar a oração católica do Pai-nosso. O caso revoltou os pais, que foram prestar queixa na delegacia. A prática da reza, aliás, chegou a virar lei orgânica do município de Ilhéus, mas a Justiça baiana acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade do Ministério Público da Bahia e suspendeu a norma em 2012.
E em um país onde o sincretismo religioso é uma das suas identidades, projetos como esses acabam revoltando representantes de outras religiões. Foi o caso de Ivanir dos Santos, babalorixá e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. Segundo ele, a iniciativa peca ao privilegiar apenas uma confissão religiosa, em detrimento das demais religiões do povo brasileiro:
O livro que é considerado sagrado para qualquer segmento deve estar numa biblioteca, não só Bíblia. Torá, Alcorão (também devem estar lá). Isso ninguém pode ser contra. Mas outra coisa é um grupo religioso apresentar projeto de lei que privilegia apenas a sua corrente. Se uma pessoa no Legislativo apenas advoga para seu segmento religioso, imagina o que ela faria no Executivo?
Apesar de não ser novidade na pauta dos legisladores, esta é a primeira vez que um texto dessa natureza chega tão próximo de ser aprovado em nível federal. O PLC, proposto há cinco anos pelo deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), já foi aprovado na Câmara sem alterações. Segundo Pereira, a intenção do PLC não é privilegiar uma única confissão religiosa, já que, segundo ele, a Bíblia não é um livro religioso.
— Nossa preocupação é a manutenção, porque muitas estão com estado físico deteriorado. A Bíblia não é um livro religioso, já que faculdades de filosofia, história e sociologia também consultam. Não é apenas uma leitura religiosa. É universal, é o livro mais lido em todo o mundo.
Publicidade
O Brasil possui 6.060 bibliotecas públicas, distribuídas em 5.453 municípios. O Censo do IBGE/2010 mostrou 123 milhões que se declaram católicos, mas os praticantes são apenas 5%. A pesquisa também levantou a existência de 42,5 milhões de evangélicos.
Para a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não seria necessário que a presença de Bíblias em bibliotecas fosse exigida por lei. Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o ideal seria que todos os acervos já contassem não só com o livro cristão, mas também com obras representativas de outras religiões:
— A Bíblia é um instrumento de pesquisa, de cultura e um caminho de vida. Toda boa biblioteca tem que ter os livros mais importantes, com ou sem lei. E não só a Bíblia, mas também livros de outras religiões, como o Islã e o budismo.

29 DE AGOSTO É DIA DE COMBATE AO FUMO


MÉDICOS FAZEM CRÂNIO DE HOMEM COM USO DE IMPRESSORA 3D

Um fazendeiro chinês, que teve a cabeça deformada depois de um acidente há mais de um ano, vai ter a face reconstruída com a ajuda da tecnologia. Médicos chineses vão produzir o implante usando um molde de titânio criado em uma impressora 3D. A peça, feita sob medida para Hu, de 46 anos, será inserida sob a pele e encaixado ao crânio. As informações são do South China Morning Post.
Hu teve o crânio esmagado depois de cair do terceiro andar da casa dele. Os médicos de Xian, na província de Shaanxi, usaram a mais recente tecnologia para imprimir a peça, que será ligada aos ossos. Se bem sucedida, a tela de titânio irá restaurar a forma natural do crânio do agricultor.
Esse tipo de procedimento vem sendo cada vez mais usado. O implante de Hu ocorre pouco depois da notícia de que médicos, em Pequim, foram capazes de inserir uma vértebra, também impressa nos moldes 3D, na espinha de um paciente de câncer, de 12 anos. A vértebra da criança havia sido totalmente destruída pelo tumor. Com o procedimento será possível que um novo osso cresça nele, segundo os médicos. Outros pacientes já tiveram mandíbulas, quadris e até mesmo pélvis reconstruídas por meio da tecnologia 3D.

Correio Braziliense
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/08/28/interna_ciencia_saude,444503/medicos-chineses-refazem-cranio-de-homem-por-meio-de-impressao-3d.shtml

28/08/2014

PROJETO PREVÊ SALÁRIO MINÍMO DE R$ 788,06 EM 2015

A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito hoje (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.
A peça orçamentária traz uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas.
Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.
“Coloquei  toda a equipe do ministério [do Planejamento] à disposição, para os esclarecimentos necessários, para que o Congresso possa fazer uma análise rápida do Orçamento e votá-lo até o fim do ano, prazo que o presidente do Senado [Renan Calheiros], confirmou que é possível fazer”, explicou a ministra.
O Orçamento Geral da União (OGU) é formado pelo orçamento fiscal, da seguridade e pelo orçamento de investimento das empresas estatais federais. A Constituição determina que a proposta seja votada e aprovada até o dia 22 de dezembro.
No projeto de lei, também consta a estimativa para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5%, no próximo ano.
A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou em 3% (R$ 5,756 trilhões).
O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o abatimentos, o superávit primário vai para R$ 114,7 bilhões, correspondentes a 2% do PIB.
O superávit primário é a poupança para pagar os juros da dívida que o governo seus credores. Na medida em que o país consegue alcançar as metas de superávits primários, tem condições de pagar dividas.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-08/proposta-orcamentaria-preve-salario-minimo-de-r-78806-para-2015

INSTITUTO ZAYTEC DIVULGA PESQUISA PARA GOVERNADOR E PRESIDENTE EM SOBRAL

O Instituto Zaytec Brasil divulga pesquisa de intenção de voto para Governo do Ceará e Presidência da República, realizada em Sobral, na região Norte. Segundo o levantamento, Eunício Oliveira (PMDB) aparece com 34,5%, Camilo Santana (PT)  24,3%¨, Eliane Novaes (PSB) 2,3 %, Ailton Lopes 1,3%, Branco/Nulo - 13 % e não sabem - 24,6%.

O instituto também questionou sobre a disputa à Presidência da República em Sobral. Confira os números:

Dilma Roussef - 54,5%
Marina Silva - 28,5%
Aécio Neves - 7,0
Pastor Everardo - 1,0
Rui Costa Pimenta - 0,3


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 00431/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral 00014/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral como recomenda a lei.

Ceará News
http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=19695

MEGA-SENA ACUMULA E PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 38 MILHÕES NO SÁBADO

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso de número 1.630 da Mega-Sena, realizado em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (27). Acumulado pela terceira vez, o prêmio para a próxima rodada, a ser realizada no sábado (30), será de R$ 38 milhões.
Os números sorteados foram: 01 - 07 - 30 - 43 -  44 - 54
Ao todo, 81 pessoas acertaram a quina (cinco das seis dezenas sorteadas) e cada um receberá R$ 39.324,58. Já a quadra (quatro das seis dezenas sorteadas) foi adivinhada por 6.412 apostadores, que levarão um prêmio de R$ 709,67 cada um.

Uol
 

28 DE AGOSTO É DIA DO BANCÁRIO E DO VOLUNTÁRIO



CINE HOLLIÚDY É O MELHOR FILME DE COMÉDIA DO ANO

Cine Holliúdy, do cearense Halder Gomes, foi eleito melhor filme de comédia do ano na 13ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Além disso, o filme cearense também levou o troféu de melhor Longa-metragem de Ficção pelo voto popular.

Tribuna do Ceará

27/08/2014

PESQUISA FALSA VOX POPULI CIRCULA NA INTERNET

Começou a circular nesta quarta-feira (27), uma falsa pesquisa supostamente realizada pelo Instituto Vox Populi, trazendo uma nova rodada de números na disputa ao Palácio da Abolição. O próprio Vox Populi destacou que a pesquisa é mentirosa e que o Instituto acionará a Justiça Eleitoral e criminal para encontrar e punir os autores da fraude.

Detalhe1: a última pesquisa divulgada no Ceará foi realizada pelo Datafolha e veiculada na edição do dia 14 de agosto do jornal O Povo. Nela o candidato Eunício Oliveira (PMDB) aparece com 47%, contra 19% de Camilo Santana (PT), 7% de Eliane Novais e 4% do candidato do PSOL, Ailton Lopes.

Detalhe2: A próxima pesquisa deve ser realizada pelo Ibope e divulgada pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação no próximo final de semana.

Confira no Link do TSE as pesquisas registradas sobre a sucessão no Ceará:


Informações Fala Ceará
http://www.falaceara.com.br/pesquisa-falsa-do-vox-populi-circula-na-internet/

LÍNGUA PORTUGUESA: PRESIDENTE DE COMISSÃO DIZ QUE MUDANÇAS SÃO BOATOS

As recentes notícias de que o Senado estaria discutindo mudanças na ortografia da língua portuguesa não procedem, explica o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Cyro Miranda (PSDB-GO).
Segundo ele, a extinção do ss, ç, ch, h inicial, entre outras modificações, não corresponde à realidade.
Na verdade, explica Cyro Miranda, a Comissão de Educação está examinando a data em que passará a ter validade o acordo de unificação ortográfica firmado pelo Brasil em 1990. O acordo entraria em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2013, mas o início da vigência foi adiado para janeiro de 2016, por decreto da presidente Dilma Rousseff.
A unificação em questão terá que ser feita em entendimento com os países de língua portuguesa e, mesmo que quisesse, o Brasil não poderia tomar nenhuma decisão unilateral sobre o tema.
Para debater o assunto, a Comissão de Educação criou, a pedido da senadora Ana Amélia (PP-RS), um grupo de trabalho formado por professores e linguistas para analisar o acordo e sugerir meios de facilitar a implantação das novas regras.
“Não queremos fazer uma reforma geral da ortografia. Queremos fazer o mínimo possível de mudanças, mas chegar a um consenso entre os países. Ainda estamos longe disso”, afirma.

(DOL com informações da Agência Senado)

OI PREPARA COMPRA DA TIM E AÇÕES DAS DUAS EMPRESAS DESPARAM

Fachada de uma loja da Oi em Botafogo, RJ
A Oi informou em comunicado ao mercado, divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a assinatura de contrato com o Banco BTG Pactual para intermediar proposta de compra da participação da Telecom Italia na TIM Participações S.A.  

Logo na abertura do mercado, as ações das duas empresas dispararam. O papel preferencial da Oi avançava mais de 7% na abertura do pregão, enquanto os ordinários (que dão direito a votos em assembleias do grupo) subiam no ritmo de 8%. As ações da TIM iniciaram o pregão com disparada de quase 10%. O Ibovespa avançava pouco mais de 0,5% nesta manhã.

O contrato entre Oi e BTG Pactual foi assinado na terça-feira, 27, de acordo com o documento divulgado às 23h35. Dá direitos ao BTG de agir em nome da companhia para "desenvolver alternativas para viabilizar proposta para a aquisição da participação detida indiretamente pela Telecom Itália na TIM". 

Veja a íntegra do comunicado feito pela Oi ao mercado:

Oi S.A (...) vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, assinou contrato com o Banco BTG Pactual S.A. para atuar como comissário, na forma do artigo 693 do Codigo Civil, para, agindo em seu próprio nome e por conta e ordem da Oi, desenvolver alternativas para viabilizar proposta para a aquisicao da participacao detida indiretamente pela Telecom Italia SpA na TIM Participacoes S.A., observadas as regras e restrições previstas em lei e nas normas e decisões expedidas pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), bem como os demais regulamentos aplicáveis. 

A Oi manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre qualquer evento relevante relacionado a matéria aqui descrita. 

Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2014.

Economia Estadão
http://economia.estadao.com.br/noticias/mercados,oi-prepara-compra-da-tim-e-acoes-de-empresas-disparam,1550359

27 DE AGOSTO É DIA DO PSICÓLOGO


MARINA APARECE EM ASCENDÊNCIA EM NOVA PESQUISA (CNT)/MDA

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA divulgada hoje (27) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) liderando a corrida presidencial com 34,2% das intenções de voto para a Presidência da República. Em segundo lugar está a candidata pelo PSB, Marina Silva, com 28,2% das intenções de voto, e, em terceiro, Aécio Neves (PSDB), com 16%.

De acordo com a pesquisa, no caso de um segundo turno, Marina Silva venceria um embate contra Dilma Rousseff, obtendo 43,7% das intenções de voto, ante 37,8% da adversária. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 12,4%, e não sabem ou não responderam à pesquisa 6,1%. Os resultados são semelhantes à pesquisa do Instituto Ibope divulgada ontem (27).

Se o embate no segundo turno fosse disputado entre Dilma e Aécio, a candidata do PT obteria 43% dos votos, e o tucano 33,3%. Brancos e nulos somariam 16,7%; não sabem ou não querem responder, 7%. Em um embate entre Marina Silva e Aécio, em um eventual segundo turno, Marina seria eleita presidente com 48,9% das intenções de votos, enquanto Aécio teria 25,2%. Brancos e nulos somariam 17,2%; não souberam ou não quiseram responder, 8,7%.
Com relação aos demais candidatos, Pastor Everaldo (PSC) obteve 1,3% das intenções de votos no primeiro turno; Eduardo Jorge (PV) obteve 0,4%; Luciana Genro 0,3%; e Levy Fidelix (PRTB) 0,2%. Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) obtiveram 0,1% cada; e Mauro Iasi (PCB) 0%. Votos nulos ou brancos somam 8,7%. Não sabem ou não responderam 10,4% dos pesquisados.

Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 26,4% das intenções de votos no primeiro turno; Marina chega a 18,6% e Aécio tem 11,3%. Os demais candidatos ficaram com menos de 0,5% dos votos. Brancos e nulos somariam 9,5%; não souberam ou não quiseram responder, 32,9%.

A avaliação do governo Dilma foi considerada positiva para 33,1% dos entrevistados, contra 28,8% que o consideram negativo. A aprovação do desempenho pessoal da presidenta ficou em 47,4% – exatamente o mesmo percentual que o desaprova. Para 6,8% dos entrevistados, o governo Dilma é avaliado como ótimo; 26,3% como bom; 37,4% como regular; e 11,8% como ruim; e 17% avaliam o governo dela como péssimo.

Para a pesquisa da CNT foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios localizados em 24 unidades da Federação, entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR400/2014.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-08/pesquisa-cnt-dilma-tem-342-das-intencoes-de-voto-marina-282-e-aecio-16

GOVERNO AMPLIA FIES PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ANUNCIA R$ 5,4 BI

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) agora vai atender aos alunos interessados em cursos de pós-graduação. Para isso, o Governo Federal publicou ontem no Diário Oficial da União (DOU) Medida Provisória com crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões.

Segundo o Ministério da Educação, 31,6 mil alunos matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) podem ser beneficiados em 170 instituições privadas brasileiras.

Não farão parte do programa os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) nem ensino a distância. Os alunos que possuem bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não poderão solicitar o financiamento.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/08/27/noticiasjornaleconomia,3304504/governo-amplia-fies-para-pos-graduacao-e-anuncia-r-5-4-bi.shtml

PESQUISA IBOPE MOSTRA QUEDA EM TORCIDAS DE FLA E SP

O instituto Ibope divulgou nesta quarta-feira (27), através do diário Lance!, a quinta edição de sua pesquisa para mensurar o tamanho das torcidas dos clubes do futebol brasileiro. O Flamengo se manteve como o time mais popular do país, mas viu sua participação diminuir, assim como o São Paulo. Quem teve uma forte alta foi o Atlético-MG, que ultrapassou o arquirrival Cruzeiro no ranking.

O Flamengo detém 16,2% dos torcedores do país, representando 32,5 milhões de pessoas – uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, realizada em 2010, e dois pontos percentuais a menos que na pesquisa de 2004. O Corinthians aparece em segundo lugar, com 13,6% (variou 0,2 pontos percentuais para cima) e 27,3 milhões de aficionados.


Terceiro colocado, o São Paulo viu sua torcida reduzir em 1,9 pontos percentual e possui 6,8% dos torcedores – 13,6 milhões de pessoas. O Palmeiras, quarto colocado com 5,3% e 10,6 milhões de aficionados, também sofreu queda de 0,7 ponto percentual. Completa a relação dos cinco primeiros o Vasco, com 3,6% e 7,2 milhões de torcedores (redução de 0,5 ponto percentual).


O clube de maior ascensão na última pesquisa foi o Atlético-MG, que teve um aumento de 0,9 ponto percentual e saltou da nona para a sexta colocação, com 3,5% dos torcedores (7 milhões). Com isso, o Cruzeiro caiu para o sétimo lugar com 3,1% e 6,2 milhões de aficionados (queda de 0,4 ponto percentual).


Grêmio e Internacional aparecem em seguida, praticamente empatados. O tricolor gaúcho é o oitavo com 3% da participação e 6 milhões de torcedores (queda de 1 ponto percentual). Já a equipe colorada é a nona com 2,8% e 5,6 milhões de aficionados (crescimento de 0,3 ponto percentual).


O Santos completa a lista dos 10 clubes mais populares do país. Apesar da queda de 0,3 ponto percentual, aparece com 2,4% da participação e 4,8 milhões de torcedores. Fluminense é o 11º, com 1,8% e 3,6 milhões de aficionados (alta de 0,2 ponto percentual). Já Botafogo e Bahia aparecem empatados em 12º com 1,7% (3,4 milhões).


O Ibope ouviu 7.005 entrevistados em todos os estados mais o Distrito Federal. A pesquisa incluiu torcedores entre 10 e 16 anos de idade e possui uma margem de erro de um ponto percentual.

Esporte Uol
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/08/27/pesquisa-mostra-queda-em-torcidas-de-fla-e-sp-atletico-mg-ultrapassa-rival.htm 

26/08/2014

MARINA ABRE 10 PONTOS DE AÉCIO E VENCERIA DILMA NO SEGUNDO TURNO

Como substituta de Eduardo Campos na candidatura a presidente pelo PSB, Marina Silva chegou a 29%, segundo nova pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela Rede Globo. A ex-ministra se isolou na segunda colocação e ficou a cinco pontos porcentuais atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda lidera sozinha, com 34%. Aécio Neves (PSDB) está com 19%, em terceiro lugar. Em um segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina seria a vencedora.

A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Não há empate técnico no primeiro turno, porque Marina poderia ter no máximo 31% e Dilma, no mínimo 32%. Nem Aécio poderia estar em segundo lugar, porque chegaria no limite da margem a 21%, enquanto Marina teria ao menos 27%.

O Pastor Everaldo (PSC) marcou 1% das intenções de voto estimuladas, o mesmo porcentual de Luciana Genro (PSOL). Os outros candidatos não chegaram individualmente a 1%, mas juntos somam 1%. Há ainda 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco, e outros 8% que estão indecisos. A soma dos adversários de Dilma dá 51%, 17 pontos a mais do que os 34% da presidente.

Segundo turno. Na simulação de segundo turno, Marina seria eleita com 45%, contra 36% da petista. Há, porém, ainda 11% de indecisos e outros 9% que anulariam. Contra Aécio, Dilma ainda seria reeleita: 41% a 35%. Nesse cenário, há mais indecisos e eleitores que anulariam: 12% em cada grupo.

Embora o cenário de primeiro turno testado pelo Ibope seja diferente do da pesquisa anterior - pois aquela ainda media as intenções de voto em Eduardo Campos (PSB) -, percebe-se que Marina, ao entrar na disputa, tirou eleitores de tudo e de todos: Dilma e Aécio perderam 4 pontos cada um; os nanicos perderam 3 pontos; a taxa dos que anulariam ou votariam em branco está 6 pontos menor; e há 3 pontos a menos de indecisos.

Na pesquisa espontânea - pergunta-se a intenção de voto do eleitor sem mostrar para ele a cartela circular com os nomes dos candidatos -, Dilma segue na liderança, com 27%. Marina chega a 18%, e Aécio tem 12%. O número de eleitores indecisos na espontânea despencou de 43% para 28%, em relação à pesquisa anterior do Ibope, de 6 de agosto.

Dos três primeiros colocados, Marina tem a menor rejeição. Apenas 10% dizem que não votariam nela de jeito nenhum, contra 36% que não votariam em Dilma, e 18% que rejeitam Aécio. Destacam-se ainda a rejeição ao Pastor Everaldo (14%) e a Zé Maria (PSTU), que tem 11%. Os demais candidatos têm menos de 10% de rejeição.

Avaliação. A avaliação do governo Dilma segue estável. Os que acham a gestão petista ótima ou boa oscilaram dois pontos para cima, de 32% para 34%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo passaram de 31% para 29%. A taxa de regular foi de 35% para 36%. E outros 2% não souberam responder.

O Ibope fez 2.506 entrevistas, entre os dias 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR428/2014.

Estadão
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,marina-abre-10-pontos-sobre-aecio-e-venceria-dilma-no-2-turno,1549932

ESCOLA FLORA TELES PROMOVE PALESTRA SOBRE O SISTEMA SOLAR

A escola Flora Teles estará promovendo no próximo dia 02/09 a partir das 18:00 hs, uma palestra sobre o Sistema Solar. O palestrante será o Professor Mestre Danilo Sousa Rocha do Instituto Federal do Ceará (IFCE), junto com ele virão os alunos Wescley Canafístula , Iara Mesquita e Valney Mota. Após a palestra teremos um telescópio montado na quadra do colégio, onde ficará exposto para observações dos corpos celestes como a Lua, Saturno, Marte e algumas constelações como a de Sargitário
O evento está aberto a todos os alunos de Ensino Médio e nono ano dos colégios da cidade.

BAND PROMOVE HOJE O PRIMEIRO DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PRESIDENTE

A Band realiza hoje terça-feira o primeiro debate entre os candidatos à presidência. Pela primeira vez, estarão frente a frente: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

O encontro acontecerá nos estúdios da Band no Morumbi, em São Paulo, a partir das 22 horas. O Portal da Band vai transmitir ao vivo o encontro. O internauta também poderá conferir os bastidores, a partir das 20 horas, e uma análise especial com dois cientistas políticos, após o evento.

As regras já foram definidas – serão seis blocos. A apresentação será do âncora do Jornal da Band, Ricardo Boechat.

Como já é tradição, o Grupo Bandeirantes sempre realiza o primeiro debate entre os candidatos. É uma história que se consolida a cada eleição

Notícias Band
http://noticias.band.uol.com.br/eleicoes/2014/presidenciaveis/aecio-neves/100000703662/band-promove-nesta-terca-o-primeiro-debate-entre-os-presidenciaveis.html

26 DE AGOSTO É DIA DA IGUALDADE DA MULHER


MARINA VIRÁ "AVASSALADORA" NA PESQUISA IBOPE, DIZ FRANÇA

O coordenador financeiro da campanha de Marina Silva, deputado Márcio França, disse na tarde de ontem segunda (25), que pesquisas internas mostram um resultado "avassalador" em favor da candidata do PSB. De acordo com ele, a pesquisa Ibope de que será divulgada hoje terça-feira, 26, mostrará que Marina é uma das favoritas na corrida presidencial.
"Para quem era uma zebra, eu acho que hoje a Marina é favorita", disse o coordenador ao chegar para acompanhar o debate promovido pelo SBT com os candidatos ao governo de São Paulo. França é candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin (PSDB).
França não respondeu qual é o patamar "avassalador" em que Marina deve aparecer amanhã, mas disse que os "números são muito fortes". "Os números que a gente tem de pesquisas internas, que o Ibope vai revelar amanhã, são avassaladores. Vai ter que se acostumar a um outro patamar", disse. "O Eduardo brigava para ficar famoso. Agora é como se as pessoas quisessem conhecê-lo. Ficaram com saudade de uma coisa que não conheciam. Tudo isso, de certa forma, deságua na Marina", avaliou.

Portal A Tarde
http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/noticias/marina-vira-avassaladora-na-pesquisa-ibope-diz-franca-1617323

25/08/2014

PREFEITA DE CHOROZINHO DECLARA APOIO A EUNÍCIO E TASSO

A prefeita de Chorozinho, Argentina Roriz (PSL), declarou apoio ao candidato do PMDB ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, e ao candidato do PSDB ao Senado, Tasso Jereissati, nesta segunda-feira (25), durante encontro com o candidato tucano.
A adesão da prefeita de Chorozinho foi articulada pelo deputado estadual Idemar Citó (DEM) e pelo presidente do Solidariedade no Ceará, deputado federal Genecias Noronha, que abandonou, na semana passada,  a base aliada do governador Cid Gomes (PROS), para integrar a coligação do peemedebista. 

Informações Blog do Eliomar/Ceará News

NICOLLE BARBOSA LEVA ADESÃO DE 50 EMPRESÁRIOS A MAURO FILHO

A adesão da ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e ex-pré-candidata do PSB ao governo estadual, Nicolle Barbosa, à coligação “Para o Ceará seguir mudando” deu um reforço de peso à campanha de Mauro Filho ao Senado. Juntamente com a ex-pessebista, cinquenta empresários do setor produtivo, debandaram para o lado do deputado. O grupo destacou os serviços prestados pelo candidato ao segmento industrial, durante o período em que foi secretário da Fazenda no Estado, e oficializou que o apoiará na corrida ao Senado.

"Eu o apoio por tudo o que eu conheço do Mauro, por essa juventude e essa garra de chegar ao Congresso para fazer um Ceará e um Nordeste melhor", disse Nicolle, em café da manhã, realizado em sua residência, na manhã desta segunda-feira (25).

Durante a reunião, Nicolle relembrou um dos momentos difíceis para o Ceará, em que estados do Sul e Sudeste do Brasil, apoiavam a unificação da alíquota interestadual de ICMS. "Mauro estudou a fundo esse assunto e concluiu que seria muito ruim para a economia do Ceará. Ele foi de fundamental importância na defesa dos interesses do Estado nesta luta. Viajou comigo pelas capitais nordestinas no projeto 'Integra Brasil' fazendo esse trabalho", afirmou a ex-presidente do CIC.
 
Segundo Mauro, caso seja eleito, a adesão de Nicolle facilitará o diálogo com o setor produtivo. "Nicolle é uma pessoa que conhece os problemas brasileiros e do Ceará, especificamente. Ela é articuladora, e, ao mesmo tempo, sabe qual é o caminho que o Brasil e o Ceará precisam trilhar na busca de soluções”, argumentou o candidato ao Senado.

Ceará News
http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=19613

TRE ENVIA ÚLTIMOS LOTES DE URNAS ELETRÔNICAS PARA O INTERIOR

Valterci Santos/Gazeta do Povo - Arquivo
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) entrega, a partir nesta segunda-feira (25), novos carregamentos de urnas às zonas eleitorais de Cascavel, Beberibe, Aracati, Aquiraz, Pacajus, Independência, Novo Oriente, Tauá e Parambu.
Um segundo roteiro está previsto para a terça-feira (26), as urnas seguem para os municípios de Barro, Juazeiro do Norte (28ª ZE e 119ª ZE) e Caririaçu. Na quinta-feira (28), outro lote de urnas sairá de Fortaleza para as zonas eleitorais de Capistrano, Itapiúna, Quixadá e Quixeramobim.

Segundo o TRE-CE, esses são os últimos carregamentos de urnas eletrônicas de Fortaleza para o interior visando às próximas eleições. Ao todo, serão distribuídas 17.800 urnas para o interior – 11.500 partindo da capital.
As outras 6.300 urnas serão distribuídas, a partir de roteiros com saídas de três centrais de armazenamento das zonas eleitorais de Itapipoca (trabalho já finalizado), em direção à região norte, e Limoeiro do Norte e Iguatu, para o centro-sul do estado. Esses dois últimos têm saídas programadas para os dias 25, 26 e 28 de agosto, cumprindo os seguintes roteiros:

Origem Limoeiro do Norte
Roteiro: saída no dia 25 de agosto
Zonas – Morada Nova, Russas e Jaguaruana
Roteiro: saída no dia 26 de agosto
Zonas – Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Iracema, Pereiro e Jaguaribe
Roteiro: saída no dia 26 de agosto
Zonas – Jaguaretama, Solonópole, Senador Pompeu e Pedra Branca

Origem Iguatu
Roteiro: saída no dia 28 de agosto
Zonas – Orós, Icó, Lavras da Mangabeira e Cedro
Roteiro: saída no dia 28 de agosto
Zonas – Várzea Alegre, Farias Brito, Crato e Nova Olinda
Roteiro: saída no dia 28 de agosto
Zonas – Jucás, Cariús, Saboeiro, Aiuaba, Assaré, Campos Sales e Araripe

G1 Ceará
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/08/tre-envia-ultimos-lotes-de-urnas-eletronicas-para-o-interior-do-ceara.html

PRIMEIRO DEBATE COM OS QUATRO CANDIDATOS AO GOVERNO TEM CLIMA MORNO

Fco Fontenele/ O POVO
Os quatro candidatos ao governo do Estado, Ailton Lopes (Psol), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB), participaram, ontem (24), de debate na TV O POVO. O evento foi marcado pelos ataques de Ailton e Eliane aos dois nomes mais fortes, e pela cautela entre Camilo e Eunício na hora de atacar um ao outro.

O momento de maior tensão entre os candidatos do PT e do PMDB ocorreu quando Eunício questionou o "fracasso" de Camilo à frente da Secretaria de Cidades, ressaltando a instalação de aterros sanitários no Ceará. De acordo com Lei Federal, municípios teriam até 2 de agosto para fecharem lixões e passarem a utilizar aterros, mas, de acordo com Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam), apenas dez cidades estão regulares.

Camilo defendeu que a responsabilidade era dos municípios, não do governo do Estado. Enquanto os dois nomes mais cotados evitavam o confronto, os outros dois, Ailton e Eliane, aproveitaram para atacá-los. Sem muito a perder, o sindicalista cresceu no evento e concentrou seus ataques em Eunício, líder nas pesquisas. Eliane tentou fazer o mesmo, mas se perdeu ao tentar ligar seu nome ao de Marina Silva (PSB).

Ceará News
http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=19598

QUATRO EM CADA DEZ CANDIDATOS A GOVERNADOR SÃO ALVO DE PROCESSOS

Quatro em cada dez candidatos a governador em todo o País são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas. No total, 63 participantes das corridas eleitorais nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados - 10 deles em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades.
Os números foram levantados pelo projeto "Quem Quer Virar Excelência", da Transparência Brasil. A organização, cuja principal bandeira é o combate à corrupção, pesquisou em mais de 120 fontes ocorrências na Justiça de todos os candidatos à Presidência e aos governos estaduais. O pente-fino" atingiu ainda todos os que concorrem a uma vaga no Senado e na Câmara dos Deputados pelo Paraná. Os dados estão publicados no site da entidade.
Dos processados, mais da metade (36) respondem na Justiça por irregularidades referentes ao exercício de função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa caracterização, dos quais 170 por improbidade administrativa e/ou dano ao erário.
Na definição legal, atos de improbidade administrativa envolvem condutas consideradas inadequadas ao exercício da função pública e podem ser alvo de punição se houver enriquecimento ilícito, lesão ao erário ou violação aos princípios da administração pública.

Portal A Tarde
http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1617116-candidatos-a-governos-tem-327-processos

INACREDITÁVEL! MOTOQUEIRO SOFRE ACIDENTE .... VEJA O VÍDEO


25 DE AGOSTO É DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DIA DO SOLDADO



24/08/2014

PREVIDÊNCIA INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA PAGAMENTO DO 13° SALÁRIO

A Previdência Social inicia nesta segunda-feira (25) o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Na mesma data tem inicio o depósito dos benefícios da folha de agosto para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de setembro. O calendário de pagamento de agosto segue até o dia 5 de setembro.
Na folha de agosto, a Previdência vai transferir para economia dos municípios mais de R$ 13,9 bilhões referentes apenas ao pagamento da primeira parcela da gratificação natalina, conhecida como décimo terceiro salário. Ao todo mais de 27 milhões de benefícios terão direito ao abono em todo o Brasil. Além disso, a folha de agosto vai pagar mais de 31 milhões de benefícios o que corresponde a cerca de R$ 29 bilhões. Essa diferença entre a quantidade de benefícios da folha e o número de benefícios do abono ocorre porque nem todos os segurados têm direito a receber o décimo terceiro salário. O valor total da folha, considerando o pagamento da gratificação natalina ultrapassa R$ 43 bilhões.
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o décimo terceiro salário só é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina, informou o Ministério da Previdência Social.
O extrato mensal de pagamento de benefícios estará disponível para consultas na página do ministério na internet a partir do dia 25 de agosto e também nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-08/previdencia-inicia-nesta-segunda-pagamento-de-13o-salario

CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO DOS JOGOS DO BRASILEIRÃO - 17ª RODADA

Uol/Esporte

CANDIDATOS AO GOVERNO PARTICIPARAM DE DEBATE DA TV O POVO

Fco Fontenele/ O POVO
O Grupo de Comunicação O POVO abriu, neste domingo, 24, a temporada de debates entre os candidatos ao Governo do Estado da televisão cearense. Eunício Oliveira (PMDB), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSol) foram sabatinados pelos adversários no centro do cenário, cada um em um bloco, em ordem de distribuição que foi definida através de sorteio no começo do programa. O modelo privilegiou o debate direto entre os candidatos e foi bastante elogiado por internautas nas redes sociais.
A sabatina teve transmissão simultânea da TV O POVO, a rádio O POVO/CBN e o portal O POVO Online, com o tempo real de tudo o que rolou no debate. A edição impressa da segunda-feira do O POVO terá cobertura especial do evento, com bastidores, repercussões e análises da performance dos candidatos. 

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/politica/eleicoes2014/2014/08/24/noteleicoes2014,3303291/candidatos-sao-sabatinados-entre-si-no-primeiro-debate-da-tv-cearense.shtml
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.