As redes municipais concentram 56% dos alunos do ensino fundamental. No
primeiro ciclo, a concentração é ainda maior: 68%. Desde a década de
1990 há um processo de municipalização dessa etapa. O processo é
apontado como essencial para a melhora da qualidade.
As médias são da Prova Brasil, avaliação realizada pelo governo
federal. Como o jornal O Estado de S.Paulo mostrou no fim do mês
passado, a média do País nas notas revelava melhora em Português nos
dois ciclos. Em Matemática, houve melhora no primeiro ciclo e piora nos
anos finais.
Nos municípios, as médias são menores do que a média brasileira e do
que as notas das redes estaduais. Em Matemática no 5.º ano, a nota dos
municípios passou de 206,1, em 2011, para 202,6 em 2013. A nota
considerada adequada é 225, segundo o Movimento Todos Pela Educação. No
9.º ano, a média foi de 243,9 para 238,9 - enquanto o adequado é 300.
Dados obtidos pela reportagem nos boletins encaminhados às escolas
mostram que, entre as 26 capitais brasileiras, 16 tiveram queda na nota
de Matemática no fim do ensino fundamental. Em Português, foram 11
cidades com dados negativos.
Recursos
Para a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação
(Undime), Cleuza Repulho, há falta de professores especializados e
também de dinheiro. "O valor do Fundeb (recursos de impostos vindos do
governo federal) não cobre. Não é à toa que o Plano Nacional de Educação
pede 10% do PIB para a área", disse. O PNE também impõe que a União
aumente sua participação no financiamento do setor.
Especialista em avaliação, o professor Cipriano Luckesi também criticou
a gestão do dinheiro. "Muitas vezes, o governo federal destina verbas
para que os municípios invistam nas escolas e, por vários malabarismos
financeiros, esse dinheiro não chega nesses locais." As informações são
do jornal O Estado de S. Paulo.
r7
http://noticias.r7.com/educacao/redes-municipais-ate-9-ano-do-ensino-fundamental-pioram-11122014