Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

11/02/2014

DIA MUNDIAL DA INTERNET SEGURA É COMEMORADO NESTA TERÇA-FEIRA

Nesta terça-feira (11) é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura. Organizada pela Insafe, uma cooperação internacional pelo uso seguro da internet, a data pretende para promover práticas mais seguras e responsáveis no ambiente online, especialmente para jovens e crianças ao redor do mundo.

A data relembra os usuários das vulnerabilidades a que estão sujeitos na web e da importância do desenvolvimento de comportamentos seguros, além de atentar para a privacidade online das informações.

De acordo com uma pesquisa da Symantec, empresa de soluções em segurança online, muitos brasileiros ainda têm práticas preocupantes na internet. Por exemplo: 33% dos brasileiros não dão logout após saírem das redes sociais e 31% se conectam com pessoas desconhecidas. A companhia alerta que esse comportamento favorece a ação de criminosos, que enxergam nessas ocasiões a possibilidade de roubar dados e disseminar ameaças, como spam.

Aplicativos são usados em golpes

Na maioria das vezes, golpistas tentam sequestrar informações em perfis sociais por meio de downloads de aplicativos duvidosos e, muitas vezes, o internauta cai sem perceber. Um dos artifícios usados é o de convencer os usuários a responderem pesquisas ou instalarem aplicativos aparentemente inofensivos.

Uma pesquisa feita pela ESET, também especializada em segurança para a internet, mostra, entretanto, que os usuários latino-americanos estão mais preocupados com possíveis falhas de segurança na internet. Entre os entrevistados, 90% não se sentem totalmente seguros colocando informações na nuvem e 52% acreditam que dados armazenados pelas redes sociais também não são completamente seguros.

Segundo o coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina Raphael Labaca Castro a melhor forma dos usuários minimizarem os riscos à privacidade é adotar um comportamento seguro e manter um dispositivo de segurança específico – e atualizado – em todos os equipamentos com acesso à internet.

— Acreditamos que a preocupação dos usuários com a privacidade das suas informações tem aumentado nos últimos anos e, com certeza, será ainda mais evidente em 2014.

A pesquisa mostra ainda que 58% dos usuários armazenam suas senhas em dispositivos móveis e que 63% dos entrevistados já perderam ou tiveram smartphones ou tablets roubados.

r7
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/dia-mundial-da-internet-segura-e-comemorado-nesta-terca-feira-11022014
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.