Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

16/02/2013

ITÁLIA: TERREMOTO DE 4,8 GRAUS ASSUSTA MORADORES DE ROMA

Foto: Divulgação

Um terremoto que sacudiu o centro da Itália às 19h16 (de Brasília) foi sentido com força na cidade de Roma. Segundo o Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia, o tremor teve magnitude de 4,8 graus na escala Richter. O epicentro, a 11 quilômetros de profundidade, foi na cidade de Sora, na província de Frosinone, na região central de Lácio.

Até o momento, as autoridades não souberam precisar os danos causados e nem se houve vítimas. Apesar da falta de informações, o terremoto foi sentido fortemente em toda Roma, que fica a cerca de 70 quilômetros de Frosinone, e nos edifícios mais altos da capital.

O terremoto também afetou outras localidades de Lácio e às cidades de Sulmona, Avezzano e Popoli, situada na região central dos Abruzzos. Tanto em Roma como em outras cidades dos Abruzzos, local que foi abalado pelo terrível terremoto de abril de 2009, se produziram cenas de pânico, com os moradores fugindo de suas casas.

A área onde o terremoto foi registrado é considerada como uma zona de alta periculosidade sísmica.

Do Portal Terra

ESCÂNDALO DA CARNE DE CAVALO PROVOCA MEDO NOS EUROPEUS

AP Photo/Vadim Ghirda)

O escândalo envolvendo o comércio irregular de carne de cavalo não para de crescer de proporções na Europa. As autoridades sanitárias da França cancelaram na sexta-feira (15) a autorização de venda de produtos da marca Spanghero, fornecedor da carne da fabricante de congelados Findus.
O caso, descoberto no Reino Unido, já envolve a França, a Romênia — país de procedência da carne — e a Holanda, onde trabalhariam intermediários responsáveis pelo tráfico, além de dez países em que carne equina foi consumida em lugar de bovina.
Ontem, a Direção Geral da Concorrência, o Consumo e a Repressão de Fraudes (DGCCRF) da França acusou a Spanghero de "fraude econômica". Por ordem do Ministério da Economia Social e do Consumo, as autorizações da marca foram suspensas pela vigilância sanitária, obrigando a empresa a anular os trabalhos em sua linha de tratamento de carne.
Além disso, as autoridades sanitárias da Europa estão realizando 2,5 mil testes de DNA em todo o continente para identificar a eventual presença de carne de cavalo nos produtos.
Em Bruxelas, o comissário europeu de Saúde, Tonio Borg, convocou a imprensa para esclarecer que o escândalo não configura uma crise de segurança alimentar, já que não há risco no consumo. "Nós não devemos semear o pânico", exortou.

Do r7.com

QUEM LEMBRA DO PAPA-TUDO?

Criado no começo da década de 90, o chamado “Papa- Tudo” era na verdade, uma tentativa da Rede Globo fazer frente a Tele-Sena de Silvio Santos. Seu formato era bastante semelhante a de um tele-bingo, e tinha sua apresentação centrada na figura do jornalista César Filho.
Além da Rede Globo, o projeto tinha o suporte de um dos banqueiros mais poderosos da época, Artur Falk. Seu sistema funcionava da seguinte forma: A pessoa interessada adquiria o título nos correios ou casas lotéricas, e caso não fosse contemplada, ela tinha a possibilidade, pelo menos em tese, de resgatar metade do valor pago após um ano, ou ainda, comprar um novo título pela metade do preço.
O projeto era divulgado nos intervalos da Rede Globo, tendo a frente figuras como os apresentadores Fausto Silva e Xuxa Meneghel. Já o sorteio era sempre realizado aos domingos. Ainda sobre o “Papa-Tudo”, diante de uma série de irregularidades, a premiação seria suspensa após em 1996. Dentro desse contexto, seu idealizador, o banqueiro André Falk seria preso.

Com informações de Minilua.com

MARINA SILVA ADMITE "ALIANÇAS PONTUAIS" E DIZ QUE FOCO DO NOVO PARTIDO "NÃO É SÓ ELEIÇÃO" 2

Marina Silva apresenta base do partido que pretende criar

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirmou neste sábado (16), em evento em Brasília, que o movimento que encabeça para a criação de um partido, que se chamará Rede Sustentabilidade, nasce de uma insatisfação com o modelo político atual, no qual as legendas são pressionadas por sindicatos, ONGs, alianças com outros partidos e patrocinadores de campanha. No entanto, ela não descartou apoiar ideias e projetos de partidos da base governista ou da oposição desde que eles tenham conceito semelhante aos defendidos pelo seu futuro partido. "Podemos fazer alianças pontuais", declarou.
"Nem posição nem situação, nós precisamos de pessoas que tenham posição. Se Dilma fizer algo bom para o país, nossa posição será favorável. Se estiver contra o Código Florestal, nossa posição é contrária", disse. "Parece ingênuo, mas não tem nada de ingenuidade."
A ex-senadora destacou que as bases da nova legenda não surgiram "do nada", elas têm origem das forças descontentes dos movimentos sociais e das experiências exitosas de seus futuros membros oriundos de legendas como: PT, PSB, PPS e PSDB.
Do Uol Notícias/Politica

VATICANO CONFIRMA QUE PAPA SE FERIU NA CABEÇA


O papa Bento XVI tomou a inédita decisão de renunciar ao papado depois de se ferir na cabeça há um ano durante uma viagem ao México, revelou ontem o jornal italiano La Stampa.
A notícia do acidente noturno não foi desmentida pelo porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, que descartou, no entanto, que o Papa tenha decidido renunciar ao seu cargo por esta razão.
Segundo o jornal, no início de sua viagem ao México e a Cuba em março do ano passado, durante o último dia em que passou na cidade de León, em 25 de março, o Papa apareceu pela manhã com manchas de sangue na cabeça.

"O Papa contou que não havia caído, mas havia dado uma cabeçada contra a pia do banheiro algumas horas antes", narraram seus colaboradores.
O episódio não teve maiores consequências e a imprensa não foi informada nem se deu conta do ferimento, que estava coberto pela mitra. "Nunca se queixou e não teve problemas nem dores ao colocar a mitra", contou Lombardi.

Jangadeiro Online

SOFTWARE IRÁ FECHAR O CERCO CONTRA A SONEGAÇÃO FISCAL

Em meio às lutas políticas que vem travando no Congresso Nacional, no sentido de minimizar perdas tributárias e fiscais com possíveis alterações nos modelos de repasse do FPE, dos royalties do pré-sal e do ICMS, o governo do Estado do Ceará já projeta um novo arsenal de ferramentas tecnológicas, com o que espera seguir ampliando a arrecadação, que fechou 2012 com crescimento em torno de 12,5%, sobre o ano anterior. Depois da aquisição dos scanners de fronteiras, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) estuda a implantação de um novo modelo de controle do repasse do ICMS devido pelas empresas, imediatamente após a realização da venda, seja no atacado, seja no varejo. A nova ferramenta será um software, e um modem, a serem acoplados aos computadores das empresas, que farão a transmissão imediata à Sefaz, dos dados na hora exata da venda realizada e a consequente emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e), em segundos. O novo sistema, que irá substituir as recém-instaladas máquinas de Emissão de Cupom Fiscal (ECFs), deverá começar a operar em janeiro de 2014.

Fonte: Diário do Noredeste

15/02/2013

NA FRASE DO DIA....

"Os sonhos são projetos de vida. Eles libertam a imaginação e irrigam a inteligência para pensarmos em outras possibilidades. Quem sonha reescreve suas textos e reinventa sua história"

Do livro "De gênio e louco todo mundo tem um pouco"
de Augusto Cury

OPOSIÇÃO VENEZUELANA AFIRMA QUE FOTOS DE CHÁVEZ SÃO MENTIROSAS


O líder da oposição venezuelana e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, classificou como "uma mentira" as primeiras fotografias do presidente Hugo Chávez, divulgadas hoje (15) pelo governo da Venezuela.
— Há alguns dias os mentirosos diziam que falavam com o presidente, agora dizem que ele não pode falar. Zombam do próprio povo.
Em outra mensagem, postada em seu perfil no microblog Twitter, o candidato derrotado nas eleições presidenciais, disse que "seguem utilizando os porta-vozes do governo, em favor do presidente".
—Alguns companheiros, seguidores do presidente, me disseram que não acreditam em nada que os porta-vozes do governo dizem.
Do r7.com

CADA UM COM SUA MANIA...


ANATEL MULTA OI EM R$ 34,2 MILHÕES


Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou multa de R$ 34,2 milhões à operadora de telefonia celular Oi. A medida foi tomada porque a empresa deixou de cumprir metas de qualidade. Decisão foi publicado em ato nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial da união (DOU). 

De acordo com a Anatel, 12 indicadores de qualidade não foram cumpridos pela empresa nos três horários medidos ao longo de 2009. Os problemas estão relacionados à taxa de reclamação, chamadas completadas, queda de ligação, pedidos de informação, atendimento ao usuário e recuperação de falhas. Também houve descumprimento no índice de congestionamento de canal de voz. 

Para Bruno Ramos, superintendente de Serviços Privados da agência, a multa foi aplicada em 2010. A Oi havia recorrido da decisão em 2011. Após o Conselho Diretor da agência negar o recurso, a operadora entrou com pedido de reconsideração, já julgado pela agência.
A Oi, por meio de sua assessoria de imprensa, informou estar analisando o teor de decisão e acrescenta que irá recorrer.
Redação O POVO Online

ASTEROIDE PASSA A 27 MIL QUILÔMETROS DA TERRA

Foto: Google imagens

O asteroide 2012 DA14 teve seu auge de aproximação com a Terra às 17h30, quando pode ser observado a apenas 27,7 mil quilômetros da crosta terrestre. Isso equivale a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A distância mínima foi atingida quando o corpo celeste, de 130 mil toneladas, estava na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África.
O visitante celestial, chamado 2012 DA14, foi descoberto no ano passado por um grupo de astrônomos amadores da Espanha. Com tamanho aproximado de uma piscina olímpica, com 46 metros de diâmetro, esta é a maior aproximação de um asteroide deste porte desde que cientistas começaram a monitorar rotineiramente os asteroides, 15 anos atrás.
Astrônomos afirmaram que não havia chance de o asteroide colidir com a Terra, mas caso isto acontecesse, liberaria cerca de 2,5 megatoneladas de energia na atmosfera. “Seria algo comparável ao impacto causado por outro objeto em Tuguska na Sibéria em 1908”, disse Donald Yeomans administrador do Programa de Objetos Próximos a Terra, da Nasa. O choque na Sibéria resultou em grande devastação em uma área de 1.200 quilômetros quadrados.
Fonte: iG

IMAGENS METEORITO QUE CAIU NA RUSSIA HOJE

Cerca de 950 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteoro que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros, segundo autoridades locais.

PRECIPITAÇÕES DA QUADRA CHUVOSA REGISTRADAS EM 122 MUNICÍPIOS CEARENSES

Boa notícia para esta sexta-feira, 15 de fevereiro. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 120 municípios do Estado entre ontem (14) e 7 horas da manhã de hoje. A atuação da Zona de Convergência Intertropical, sistema que atua na quadra chuvosa, foi a causadora das precipitações. 

Entretanto, apesar de haver registro de chuvas na maioria dos municípios cearenses, a previsão climática para a quadra chuvosa, divulgada pela Funceme no dia 25 de janeiro, é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média. Esse prognóstico será atualizado no dia 22 de fevereiro, após reunião com núcleo de meteorologia dos estados do Nordeste, CPTEC/INPE e INMET.

As maiores precipitações foram concentradas no Sertão Central do Estado. O município de Tamboril teve a maior precipitação registrada na Região, com 61 milímetros, seguida por Choró, com 56mm. A terceira maior chuva no Estado nas últimas 24 horas ocorreu em Itapipoca, no Litoral de Pecém, com 55mm. Em Fortaleza, choveu 19,6 mm, o maior registro deste ano na Capital. 

Previsão do tempo

Para o fim de semana (16 e 17 de fevereiro) a previsão da Funceme é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

VENEZUELA DIVULGA PRIMEIRAS IMAGENS DE CHÁVEZ PÓS CIRURGIA


O governo da Venezuela divulgou nesta sexta-feira (15) as primeiras fotos do presidente Hugo Chávez desde que foi submetido a uma cirurgia de urgência por causa de um câncer há dois meses, em Cuba. 
"Em breve comunicado oficial sobre evolução da saúde do presidente Chávez, mais fotografias", escreveu o ministro de Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, no Twitter. Para em seguida dizer que Chávez continua com dificuldades respiratórias. Segundo ele, Chávez está respirando através de uma cânula traqueal, o que "dificulta temporariamente sua fala".
"A infecção respiratória que surgiu durante o pós-operatório foi controlada, embora persista um certo grau de insuficiência. Diante desta circunstância, que está sendo devidamente tratada, atualmente o comandante Chávez apresenta respiração através de cânula traqueal, que dificulta temporariamente sua fala", explicou o ministro, em uma mensagem televisionada à nação.
Do Uol Notícias

METEORITO LANÇA BOLA DE FOGO E FAZ 400 FERIDOS NA RUSSIA


Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.
Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.
O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro.

Fonte: G1

O HOMEM QUE LIGARÁ BENTO XVI AO SEU SUCESSOR


Bento 16 não ficará tão "escondido do mundo" como anunciou ontem, na audiência com o clero de Roma.
Uma verdadeira sombra sua permanecerá a serviço do novo papa, como assessor do pontífice, acumulando o papel de secretário privado de Joseph Ratzinger mesmo depois que este se retirar primeiro para Castel Gandolfo (onde fica a residência de verão dos papas) e, depois, para o convento Mater Ecclesiae, no interior do Vaticano.
Esse duplo papel pertencerá ao monsenhor alemão Geor­g Gäns­wein, 57 anos, que chegou a ser chamado de "Monsenhor George Clooney" pela revista "Vanity Fair", que não é exatamente uma publicação muito dedicada ao espírito.
Pablo Ordaz, correspondente de "El País" na Itália, descreve-o assim: "1,80 m de es­ta­tu­ra, cor­po de atle­ta, cabe­lo loiro, olhos claros". É secretário pessoal de Ratzinger há nove anos, ou seja, desde antes de que o cardeal alemão se tornasse papa --uma indicação clara do grau de confiança e proximidade entre eles.
O duplo papel de Gäns­wein, anunciado ontem pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, provocou óbvia e imediata suspeição na sala de imprensa da Santa Sé, para a qual aflui inexoravelmente toda a sorte de especulações, boatos, apostas e diz que diz de uma Igreja Católica que seu próprio chefe admitiu anteontem estar dividida.

Da Folha de São Paulo

METADE DOS RESERVATÓRIOS CEARENSES ESTÃO COM MENOS DE 30% DA CAPACIDADE


Segundo dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta quinta-feira (14), metade dos reservatórios cearenses estão com menos de 30% da capacidade.
O único que acumula um volume acima de 90% é o açude Gavião, que atualmente está com 31 milhões de metros cúbicos de água, 93% da sua capacidade total. Dos 139 açudes monitorados pela Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS),  79 apresentam volume abaixo de 30%.
Situação crítica
Alguns reservatórios apresentam volume abaixo de 10%, como o Broco (5%), localizado no município de Tauá; Cipoada (6%), no município de Morada Nova; Pirabibu (3%), localizado no município de Quixeramobim; Souza (8%), reservatório do município de Canindé; Potiretama (8%), localizado no município de Potiretam; e Quixabinha (3%), localizado no município de Mauriti.
O período de estiagem que atinge todo o estado do Ceará é considerado um dos piores nos últimos 40 anos. No entanto, o volume acumulado nos reservatórios cearenses chega 8 bilhões de metros cúbicos de água. Essa quantidade ainda é considerada como aceitável pelos técnicos da Cogerh.
Fonte: Jangadeiro Online

LIMINAR DO TSE MANTÉM MANDATO DE CARLOMANO


O deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) conseguiu liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspende a cassação de seu mandato pela acusação de captação ilícita de votos na eleição de 2010. A decisão, deferida pela ministra Laurita Vaz, permite que o parlamentar permaneça no exercício do cargo até o julgamento final de seu recurso no TSE.

A liminar reverte decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que havia determinado por unanimidade pelo afastamento imediato do deputado da Assembleia Legislativa. A decisão do TRE já havia sido contestada pela Assembleia, que abriu espaço de oito sessões para que o deputado apresentasse defesa para as acusações.

O Povo Online

14/02/2013

"NÃO EXISTE REMÉDIO PARA BURLAR A LEI SECA", DIZ FABRICANTE DO METADOXIL


Em 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso e a venda do Metadoxil. É um medicamento derivado da vitamina B6, indicado para tratar as sequelas do fígado de consumidores abusivos de álcool, mas que ganhou a fama de ser capaz de enganar os agentes de trânsito e o bafômetro.

Isso porque, no mesmo ano do lançamento do produto, o governo federal promulgou uma legislação que endurecia a pena e a multa para quem fosse flagrado dirigindo após consumir, ainda que moderadamente, bebidas alcóolicas.

Já naquela época, informações controversas sobre o Metadoxil começaram a pipocar na internet, nos bares e nas casas noturnas. As notícias davam conta de que um comprimido da caixinha seria capaz de anular, em 60 minutos, a presença de álcool no organismo e assim permitir que motoristas alcoolizados burlassem a fiscalização da lei.

Quase cinco anos se passaram e a fama do remédio voltou à tona com a decisão federal de endurecer ainda mais o rigor da Lei Seca. O iG Saúde entrevistou o gerente médico do laboratório Baldacci, fabricante do Metadoxil, para entender se a droga – que só pode ser vendida mediante apresentação de receita médica –  de fato coloca em xeque as informações do bafômetro. "Não", responde o cardiologista Paulo Roberto Chizzola, há um ano à frente da farmacêutica.

Ele rebate veementemente o mau uso da medicação, decidiu alertar sobre a utilização inadequada da medicação nas redes sociais e já começou uma campanha contra a fama conquistada pelo remédio. Na entrevista, ele diz que “não existe medicamento para burlar a Lei Seca e que não há remédio para álcool e direção”. Segundo ele, o resultado da mistura é a morte. “É o que eu vejo, infelizmente, todos os dias”, lamenta.

Do iG

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NESTE DOMINGO


O horário de verão termina às 0h de sábado e os relógios deverão ser atrasados em uma hora em 11 estados e no Distrito Federal. Os dados oficiais da economia de energia devem ser divulgados na semana que vem.
Em outubro do ano passado, a previsão era de uma economia de R$ 280 milhões em tarifas pela redução de até 0,5% do consumo no período. No ano passado, a economia foi de R$ 160 milhões.
Tocantins adotou o horário de verão neste ano, mas a Bahia, que havia aderido no ano anterior, preferiu não fazer a alteração.
O horário de verão vem sendo usado sistematicamente desde 1986 para se obter um melhor aproveitamento da luminosidade do dia e para redução de até 4,5% da carga de energia do país no horário de pico, entre 19h e 21h.

O Globo

ASTEROIDE QUE VAI "PASSAR RASPANDO" NA TERRA TEM POTÊNCIA DE BOMBA ATÔMICA

Getty Images
Não é ficção científica! Um asteroide vai colidir com a Terra. Pode não ser nesta próxima sexta-feira (15), mas o perigo de uma pequena montanha voadora (de 45 a 50 metros de diâmetro e cerca de 130 mil toneladas de massa) colidir com o nosso planeta é real  e comprovado por especialistas. “Tem gente que ainda acha que o risco de choque de um asteroide é uma coisa de ficção científica. Mas, isto é absolutamente real. Já aconteceu no passado”, conta o doutor em Ciências pela USP e editor-chefe da revista Scientific American Brasil, Ulisses Capozzoli.

Fonte: r7.com

CHUVAS EM 63 MUNICÍPIOS MARCA INICIO DA QUADRA CHUVOSA NO CEARÁ


A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 63 municípios do Estado, no período de 24 horas. De acordo com o órgão,  as precipitações foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical, que marca o início da quadra chuvosa no território cearense, que deve ir até o mês de maio. Nesses meses, as chuvas tendem a acontecer com mais frequência em todo o Estado.
O município de Barroquinha teve a maior precipitação registrada, com 102 milímetros (mm), seguido por Granja, com 84.4 milímetros (mm) e por Chaval, com 62 milímetros (mm).
De acordo com Leandro Valente, metereologista da Funceme, os indícios de chuvas mais intensas foram no Litoral Norte e na região da Ibiapaba, sendo Viçosa do Ceará o município da região com maior incidência de chuvas, com 25 milímetros (mm).
"As chuvas estão ocorrendo devido à Zona de Convergência Intertropical, que está próxima ao Ceará, além do aumento da umidade relativa do ar", afirmou o meterologista. Foram registradas também indícios de chuvas isoladas nas faixas litorâneas do Estado.
Diário do Nordeste

MEDICAMENTO QUE ENGANA BAFÔMETRO É USADO PARA BURLAR LEI SECA

Para tentar fugir da fiscalização da lei seca, o remédio Metadoxil tem sito muito procurado nas farmácias. Usado como medicamento para alcoolismo crônico, ele acelera a digestão do álcool no organismo, eliminando a bebida do corpo de forma mais rápida. Como é um medicamento tarja vermelha, só pode ser vendido sob prescrição médica, mas muita gente está usando o remédio. Os médicos garantem que a substância não engana a fiscalização. 

Reportagem exibida no SBT Brasil.

CONTA DE LUZ COMEÇA A CHEGAR COM DESCONTO


As contas de luz já estão chegando aos consumidores com aviso de que as tarifas foram reduzidas devido à Revisão Tarifária Extraordinária prevista na MP 579, que o Congresso Nacional converteu na Lei 12.783/2013. A partir do próximo dia 25, todos os consumidores já deverão verificar o benefício.
As novas tarifas das distribuidoras foram publicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última semana.
Entre os consumidores de baixa tensão, classe que inclui residências, três das cinco maiores reduções ficaram no Rio Grande do Sul, estado onde a presidente Dilma Rousseff foi secretária de Minas e Energia de 1999 e 2002, e duas em São Paulo.
A maior queda (25,94%) coube à Uhenpal (Usina Hidroelétrica Nova Palma), com sede na cidade de Faxinal do Soturno, na região central do Rio Grande do Sul. A empresa, responsável pelo fornecimento de energia a nove municípios da região, tem cerca de 14,5 mil unidades consumidoras numa área de concessão de 1,9 mil km², predominantemente rural com forte ênfase na agricultura familiar. Embora tenha uma usina, também faz a distribuição da energia.
O segundo lugar (23,62%) ficou com a AES Sul Distribuidora de Energia, com sede em Porto Alegre e atuação na região centro-oeste do Rio Grande do Sul — a área de concessão abarca 99,5 mil km², 118 municípios e 1,2 milhão de unidades.
Fonte: iG

MARCA DE ANTICONCEPCIONAL PODE SAIR DO MERCADO


A venda do anticoncepcional Diane 35 foi suspensa na França após a morte de 4 mulheres terem sido associadas ao uso do medicamento. Em 25 anos, 125 casos de trombose venosa foram registradas em usuárias desse medicamento, o contraceptivo também é fabricado no Brasil e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando a comercialização do produto e o caso ocorrido na França.
De acordo com a ginecologista, Soraya Medeiros, não há motivo para preocupação das usuárias do contraceptivo, o risco é semelhante ao de outros medicamentos. O importante é procurar um médico para indicar o contraceptivo ideal para cada mulher. O uso é contra indicado para pacientes fumantes, com varizes, ou problemas hepáticos graves, além de pacientes com mais de 40 anos. A principal função dos anticoncepcionais é impedir que a mulher engravide, mas eles podem ser utilizados para outros fins.
Do Jangadeiro Online

13/02/2013

VIATURA DA PRE E GOL CAPOTAM APÓS COLISÃO NA CIDADE DE VARJOTA


ROBERTOLIRANOTICIAS.NET
Um motorista embriagado colidiu com uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), causando o capotamento dos dois veículos, na manhã desta quarta-feira, 13, no município de Varjota. Segundo informações da PRE, o homem, de 28 anos, ficou levemente ferido, assim como um dos policiais da viatura.
O acidente ocorreu depois que os policiais mandaram o homem, que guiava um carro Gol, parar, na CE-183, km 54. Ele não obedeceu à ordem e seguiu dirigindo na via. Uma perseguição começou e, quando os dois veículos estavam mais próximos, o motorista colidiu com a viatura, causando o capotamento. 
Um dos policiais rodoviários que estava no carro fez o teste do bafômetro no motorista, acusando um nível mais elevado que o permitido por lei. Ele foi encaminhado à delegacia do município de Sobral, para ser feito o procedimento de flagrante. 

Redação O POVO Online

INCIDÊNCIA DE DROGAS ILÍCITAS EM COREAÚ: UM APELO


Em Coreaú-CE, constata-se uma crescente incidência no uso e abuso de drogas entorpecentes (maconha e crack) por parte da população jovem nestes últimos anos.
Enquanto isso, não tão somente a população sofre com as conseqüências, mas também os nossos próprios jovens e suas famílias, pois são as principais vítimas de um sistema desumano, vez que o Estado (em sentido amplo), na maioria dos casos, só chega para reprimir, em detrimento de uma Justiça Preventiva ou Restaurativa.
Por isso, venho apelar - isso mesmo -, apelar por meio desse blog (já que muito lido) para que o nosso Coreaú DESPERTE, com urgência (urgentíssima) e sejam realizadas audiências públicas, às quais poderiam comparecer a Chefe do Executivo (Prefeita), o Chefe do Legislativo (Presidente da Câmara de Vereadores), o Juiz de Direito da Comarca, o representante do Ministério Público, as autoridades policiais, os representantes das Igrejas Católica e Evangélicas, comerciantes, os diversos Presidentes de Sindicatos e Associações de Classes, professores e Diretores de estabelecimentos de ensino público e privado e, sobretudo, pessoas do Município que moram em áreas de risco, a fim de se discutir a celeuma, com debates frequentes e sucessivos, visando encontrar soluções para a questão.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Técnico Judiciário do TJCE

VILA ISABEL É A CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA


A escola de samba Unidos de Vila Isabel é a campeã do carnaval do Grupo Especal do Rio em 2013. A agremiação foi a vencedora com o samba-enredo "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um", em que trouxe a vida do campo para a Marquês de Sapucaí.
Com 3.700 componentes, espalhados em 31 alas, a Vila transformou a passarela do samba no "caminho da roça" por meio de imagens identificadas com a vida no interior: a bateria batucou com fantasias de espantalho e a ala das baianas rodopiou com roupas de joaninhas.
Alas que remetem a galos, gafanhotos, plantas devoradas por pragas, verduras e legumes também levaram um pouco de "ar do campo" para a passarela.
"Um samba-enredo dessa categoria tinha que sair consagrado, tinha que sair com esse título", comemorou o presidente Wilsinho. Para ele, o ritmo do samba caiu"como uma luva" para o enredo. A vitória deste ano foi a terceira da Vila Isabel - o último título foi o de 2006, com o enredo "Soy Loco por ti, América".
Durante a apuração, na tarde desta quarta-feira (13), a escola abriu vantagem sobre as demais no segundo critério, conjunto. Sua primeira nota abaixo de 10 foi no quarto quesito (enredo). No sétimo critério, bateria, a Unidos da Tijuca, passou à dianteira. No oitavo quesito, samba-enredo, no entanto, essa agremiação perdeu três décimos, o que permitiu a recuperação da Vila Isabel.
Do G1

NÚMERO DE PARTIDOS POLÍTICOS PODE DOBRAR NO BRASIL


O número de partidos políticos que podem disputar as eleições no Brasil poderá dobrar nos próximos anos se todos os grupos que estão mobilizados para criar novas siglas tiverem sucesso. Existem hoje 30 partidos no país e pelo menos outros 31 em gestação, incluindo o novo partido da ex-senadora Marina Silva, agrupamentos de extrema esquerda e até uma sigla monarquista. A maioria desses grupos começou a se organizar depois de 2007, quando uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passou a ameaçar os políticos que mudam de partido com a perda de seus mandatos.
Mas a legislação permite que políticos troquem de camisa se for para criar um novo partido, e desde então três siglas foram criadas -o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab e os nanicos PPL e PEN. Como o partido de Kassab, que nasceu de uma costela do DEM, alguns dos novos partidos tentam atrair políticos insatisfeitos que temem ficar sem espaço nas legendas tradicionais nas próximas eleições, em 2014. “Já almocei com mais de 20 deputados que mostraram interesse de se filiar ao nosso partido”, afirmou o presidente do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), Eurípedes Junior.
Do Jangadeiro Online

NA 1ª APARIÇÃO, PAPA DIZ QUE VAI RENUNCIAR 'PELO BEM DA IGREJA'


O Papa Bento XVI, em sua primeira fala em público desde que anunciou sua renúncia, disse nesta quarta-feira (13) no Vaticano que tomou a decisão de abandonar o pontificado "em plena liberdade, pelo bem da Igreja".
Bento XVI disse que "orou arduamente e examinou sua consciência" antes de tomar a decisão.
O pontífice alemão, de 85 anos, reiterou que está consciente da gravidade da decisão, mas também que está consciente da diminuição de suas forças espirituais e físicas.
Ele disse ter certeza que a Igreja iria sustentá-lo com orações e que Cristo continuará sendo seu guia.

O papa chegou às 10h44 locais (7h44 de Brasília) para a tradicional audiência geral das quartas-feiras, na Sala Paulo VI, e foi aplaudido de pé por emocionados fiéis de vários países, inclusive do Brasil.

Depois de ouvir os gritos de "Bento, Bento!", o pontífice agradeceu pela calorosa recepção.

"Agradeço a todos por vosso amor e vossas orações", afirmou, com aparência cansada.

Do G1

CARNAVAL: PRISÕES POR LEI SECA CRESCEM 261% NO CEARÁ


47 pessoas foram autuadas e presas pela Lei Seca por embriaguez ao volante nas rodovias estaduais durante o Carnaval 2013, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O número é 261% superior ao registrado em igual período do ano passado, quando foram contabilizadas 13 prisões, segundo informações do comandante da PRE, tenente-coronel Túlio Studart.
72 acidentes foram registrados durante o período entre s 16 horas de sexta-feira (8) e 7 horas desta quarta-feira (13), uma diminuição de 5 acidentes em relação ao ano de 2012, que registrou 77 casos. 39 pessoas ficaram feridas, número também menor que o de 2012, quando foram registrados 50 feridos. 3 pessoas morreram em acidentes de trânsito neste Carnaval. No ano passado, foram registradas 9 mortes, ainda de acordo com a PRE.
Fonte: Diário do Nordeste

COMEÇA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013




Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me! 
(Is 6,8)


Fraternidade e Juventude - CF 2013

Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a 
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/#ixzz2Kjzf1cjo

12/02/2013

MOCIDADE ALEGRE É BICAMPEÃ DO CARNAVAL PAULISTA


A escola Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo em 2013. A agremiação conquistou o bicampeonato com o enredo “A sedução me fez provar, me entregar à tentação... da versão original, qual será o final?”
A disputa pelo título foi apertada até o último quesito, enredo. A Mocidade estava apenas um décimo de ponto atrás da Rosas de Ouro, que até então liderava nas notas dos juízes. Mas, no critério final, a agremiação sediada no Bairro do Limão levou a melhor e alcançou o bicampeonato, mesmo ficando empatada em 268,9 com a Rosas. A Mocidade teve a nota máxima em enredo, e a Rosas perdeu um décimo de ponto. Por um sorteio realizado no sábado, esse era o critério de desempate mais importante.

Do G1

Confira as notas


LEI SECA REDUZ 67% NÚMERO DE MORTES NAS RODOVIAS ESTADUAIS


O número de mortes nas rodovias estaduais (CEs) caiu 67% neste carnaval - o primeiro com a tolerância zero de teor de álcool no sangue -, segundo balanço parcial das operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), divulgado nesta terça-feira, 12.

Até o meio-dia desta terça, três pessoas morreram vítimas de acidentes fatais nas CEs. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas nove mortes.

O rigor da Lei Seca também apresentou resultado positivo em relação ao número de acidentes e de feridos, registrando queda de 24% e 26%, respectivamente. Este ano foram registrados 57 acidentes (77 em 2012) e 38 feridos (50 em 2012).

No total, as equipes de fiscalização do Detran-CE e PRE autuaram 241 condutores com base na Lei Seca, que devem responder a processo administrativo; pagar multa no valor de R$ 1.915,40; ter suspensa a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. Desse total, 43 motoristas responderão ainda a processo criminal, pois o teste do bafômetro acusou igual ou acima de 0,34mg/l (miligrama por litro de álcool expelido pelos pulmões). Quem se recusou a fazer o teste do bafômetro ou o teste acusou entre 0,05mg/l a 0,33 mg/l, irá responder a processo administrativo. 

Durante as operações foram recolhidas 184 CNH; 185 veículos também foram recolhidos, sendo 68 automóveis, 100 motos e 17 ciclomotores – 'cinquentinhas'.

O trabalho dos 600 agentes dos dois órgãos prossegue até à meia-noite desta quarta-feira de cinzas, 13. Eles contam com o auxílio de 110 viaturas e 140 bafômetros.


Redação O POVO Online

PAPA USA MARCAPASSO "HÁ ALGUM TEMPO" REVELA PORTA VOZ


O papa Bento XVI usa um marcapasso "já há algum tempo" --sem especificar, exatamente, desde quando--, informou nesta terça-feira (12) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, porém, o pontífice não sofre de graves problemas de saúde e se encontra lúcido e sereno ao anunciar sua decisão de renunciar ao posto.
O anúncio, feito em latim na segunda-feira, não era esperado por muitos membros do alto escalão da Igreja Católica e surpreendeu o mundo. Não era de conhecimento público que o papa, 85, fazia uso do aparelho, que regular o batimento cardíaco.
Diário do Nordeste
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.