Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

02/11/2013

ANFAVEA AFIRMA: IPI DE AUTOMÓVEIS MANTIDO ATÉ 31/12

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan disse ontem que a alíquota atual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis será mantida até 31 de dezembro.

De acordo com o executivo da Anfavea, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria avisado durante reunião, que, a partir de 1º de janeiro de 2014, a alíquota de IPI incidente sobre os veículos terá um pequeno ajuste ainda não definido.

Caminhões
Moan contou ter levado boas notícias para a reunião no quanto ao segmento de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. "Mas trouxemos também a preocupação com relação a esse segmento dentro do Programa de Sustentação dos Investimentos (PSI)", disse o presidente da Anfavea, acrescentando que há grande demanda por esses itens, mas que o programa está paralisado.

A avaliação do presidente da Anfavea é a de que tanto Mantega quanto o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, também presente no encontro, se mostraram sensíveis à solicitação para destravar o programa. "Esperamos que o PSI volte a funcionar logo a todo vapor, porque se tratam de três segmentos importantes para a Formação Bruta de Capital Fixo", disse.

A decisão de Mantega foi anunciada no mesmo dia em que saíram os resultados das vendas em outubro. Houve alta de 6,6% em relação a setembro, mas queda de 3,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o segundo melhor outubro da história, com 330,2 mil unidades, incluindo caminhões e ônibus. O recorde para o mês foi em 2012, com 341,7 mil veículos.

No ano, contudo, a soma de 3,110 milhões de veículos vendidos é 0,65% inferior ao resultado do mesmo período de 2012. Para atingir a nova meta da Anfavea, de crescimento de 1% a 2% em relação a 2012, o setor terá de vender, no mínimo, 364 mil veículos este mês e em dezembro, número alcançado somente uma vez, em julho de 2012.

Informações Diário do Nordeste
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.