Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/03/2012

CURTAS DO BLOG

- Esteve hoje em Coreaú, o filho da terra e bispo emérito da Diocese de Itapipoca, Dom Benedito, que celebrou a missa de um mês de falecimento de Maria Ponte Albuquerque. A mesma era esposa do ex-prefeito Gerardo Antonio de Albuquerque (Gerardo Barra).

- Também esta noite, podemos ver a ação dos agentes em conjunto com a PM, fazendo um monitoramento nas ruas da cidade, dando andamento ao trabalho de identificar os menores que estejam nas ruas depois das 22 horas.

COREAÚ: MEMÓRIA MUNICIPAL...

Depois de demorada espera por uma manifestação acerca do transcurso dos cento e quarenta anos da instalação da Câmara Municipal de Coreaú, ocorrido no dia 8 de janeiro de 2012, resolvi lembrar a minha gente o quanto é salutar conhecer e festejar os fatos memoráveis da comuna palmense. (Sobre a história da Câmara Municipal de Coreaú, vide “Historia de Coreaú 1702-2002”, p. 247-262).
A sociedade coreauense hodierna e, em especial, a mocidade estudantil precisam saber dos feitos dos homens e mulheres que nos precederam. Embora possuidores de poucas letras, tinham o senso da responsabilidade social de bem conduzir os rumos da cidade que habitavam. Honravam a terra mãe e sua gente, demonstrando interesse coletivo e preocupação com o futuro do município.
No Arquivo Público do Estado do Ceará, quando da pesquisa empreendida para escrever o livro História de Coreaú, encontrei um farto material da antiga Câmara atinente ao período de 1872 a 1913. A cada documento encontrado, eu vibrava ao descobrir naquelas letras o sentimento de espírito público que os senhores vereadores da época eram dotados.
Aquela gente, laboriosa e cidadã, deixou escrita a sua visão de serviço público e de cidadania como exemplo para a posteridade. Frise-se, por oportuno, que na dita pesquisa, em visita às instalações da Câmara Municipal de Coreaú, pouco encontrei sobre os trabalhos legislativos, ali desenvolvidos, pois fui informado da inexistência de anais, apenas dois ou três livros estavam lá.
A sentença latina: “verba volant, escripta manente” = “as palavras voam, mas quando escritas permanecem para sempre”, adverte que os feitos e os fatos de uma coletividade devem ser registrados para que, a todo tempo, sejam conhecidos e julgados.
Os edis do passado remoto nos legaram, em documentos, o que fizeram pelo município e por seus munícipes e os dos tempos mais recentes o que dizem em termos de devotamento à causa do povo e do desenvolvimento do munícipio e cidade de Coreaú?
Oxalá, que sejam muitos, nobres e engrandecedores os seus feitos. Para que os futuros pesquisadores possam experimentar a alegria sentida por mim ao tomar conhecimento de gestos, atitudes, feitos e compromissos incrustados de tanta honorabilidade, que os vereadores de outras épocas deixaram para a grandeza da História de Coreaú. Como foram corretos aqueles cidadãos, registraram e cuidaram de preservá-los. Imitá-los é honrar a cidadania.

Fortaleza, 3 de março de 2012
Leonardo Pildas

BRASIL REAGE A "PONTAPÉ NO TRASEIRO"

Foto: Agência Brasil
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou neste sábado que o governo de Dilma Rousseff não "aceita mais como interlocutor" o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, após as declarações do dirigente de que o país precisa "de um pontapé no traseiro" para acelerar as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014.
"São expressões impróprias para tratar das relações entre essa entidade e um país" e "dadas as palavras usadas", que classificou como "ofensivas" e "inaceitáveis", o Brasil comunicará a Fifa que não aceita Valcke como "interlocutor", declarou Rebelo em entrevista coletiva.
O ministro do esporte ainda confrontou as recentes declarações do dirigente em recente visita ao país. "O secretário geral da Fifa fez comentários impertinentes e usou expressões que contradizem o próprio relatório divulgado pela entidade há mais ou menos um mês. Depois de uma visita aos estádios e às obras de infraestrutura, a Fifa teceu elogios ao Brasil", acrescentou o ministro. (esporte.ig)

Do RM: Acontece meus nobres que a verdade dói e incomoda. 

MAIS DE 600 MIL CARTAS SUS SÃO ENTREGUES NO PAÍS

Mais de 640 mil usuários do Sistema Único de Saúde começaram a receber a segunda remessa das Cartas SUS – uma ferramenta desenvolvida pelo governo federal para avaliar a satisfação dos brasileiros sobre os serviços públicos de saúde e unidades conveniadas ao SUS. As correspondências estão sendo distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal, permitindo aos pacientes conferir o valor do procedimento realizado e, ainda, fazer críticas ou elogios ao atendimento recebido.
Em caso de incapacidade do usuário, a Carta SUS pode ser respondida por um familiar ou pessoa próxima do paciente. As correspondências também são uma forma de controle social, uma vez que, por meio delas, os usuários podem informar ao Ministério da Saúde possíveis inadequações no atendimento ou cobranças (proibidas) pelos serviços prestados.
“As Cartas abrem um canal direto de comunicação entre o paciente e o governo federal”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O retorno dos pacientes diretamente ao Ministério da Saúde é extremamente importante tanto para o acompanhamento quanto para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos na rede pública de saúde”, acrescenta o ministro.
Além de ter o objetivo de monitorar, avaliar e qualificar o SUS, as Cartas têm um papel educativo ao reforçar mensagens de campanhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Este mês, o foco é a prevenção à aids. Na primeira remessa, as cartas reforçaram a campanha de combate à dengue. (jornaldebarretos.com)

FACEBOOK NEGA RUMOR DE MUDANÇA NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Facebook negou nesta sexta-feira um rumor que vem se espalhando pela rede social de que o site teria mudado sua política e todos as postagens dos usuários teriam se tornado publicas e detectáveis pelo motor de busca do Google. A mensagem postada pelos usuários pede que os amigos alterem as configurações de privacidade para que não tenham os dados divulgados.
"Pessoal, o Facebook mudou: todos os comentários, os cliques sobre 'curtir' serão a partir de agora públicos no Google. Gostaria que fizessem um favorzinho: - passem o cursor por cima do meu nome, esperem que a pequena janela se abra, cliquem sobre 'assinado' e retirem a subscrição de 'comentários e opções curtir'. Se me pedirem, farei o mesmo, e desta maneira os nossos comentários sobre amigos e família não serão tão divulgados! Obrigada e gostaria que me informassem se o fizerem! Copie esta nota em seu status se quiser que o mínimo de suas informações sejam de domínio público", diz a mensagem espalhada pela rede.
De acordo com a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil, as mensagens só podem ser indexadas por motores de busca quando os usuários publicam posts ou comentários em seu mural ou em outro ambiente que esteja na configuração pública. A empresa reforçou que "não há nenhuma mudança recente nas configurações de privacidade do Facebook e destacou ainda que, "se o usuário fizer as recomendações do post, apenas o que acontecerá é que ele não terá acesso aos comentários e opções de curtir do amigo em questão". (tecnologia.terra)

O QUE É A DEFENSORIA PÚBLICA?

A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados na forma do inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal. (Art. 1º , Lei Complementar Federal nº 80/94) 
À Defensoria Pública incumbe, em regra, prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado, sendo a defesa dos financeiramente hipossuficientes sua função típica. O Defensor é um agente político de transformação social. Não integra a advocacia, pública ou privada, e tem independência funcional no exercício de sua função.
Existem, contudo, hipóteses em que a Defensoria Pública atuará independentemente da condição financeira do assistido. Trata-se de funções atípicas, que tomam lugar toda vez que for verificada a hipossuficiência jurídica da parte, como, por exemplo, na defesa dos acusados que não constituiram advogado para a apresentação de defesa e nos casos da curatela especial, também conhecida como curadoria à lide, quando, por um dos motivos descritos no arts. 9º e 218 do Código de Processo Civil, presume-se prejudicado o direito de ação de o autor (art. 9º, I, do CPC) ou o requerido (art. 9º, II e 218 do CPC) são titulares.
Outra hipótese da Defensoria Pública em função atípica é a da defesa de grupos organizacionalmente hipossuficientes (consumidor, idoso, criança e adolescente, mulheres vítimas de violência), legitimando a Defensoria para o ajuizamento de ações civis públicas em prol do interesse desses grupos.
A Defensoria Pública não integra formalmente o Executivo, embora dele dependa financeiramente. Possui autonomia funcional e administrativa, e representa o compromisso do Constituinte de permitir que todos, inclusive os mais pobres, tenham acesso à Justiça.
A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público.
Os Defensores Públicos são pessoas formadas em Direito, que não necessitam de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pois não se submetem ao regime jurídico da advocacia e, além disto, a capacidade postulatória decorre exclusivamente de sua nomeação e posse no cargo público, nos termos do § 6º do art. 4º da Lei Complementar nº 80/94, e que ingressam na Defensoria Pública após contarem com no mínimo dois anos de prática forense, no mínimo. A maneira de ingresso se dá através de aprovação em um rigoroso concurso público de provas e títulos.
Na defesa dos interesses de seus assistidos os Defensores Públicos têm atuação em todos os graus jurisdição, com titularidade e atribuições específicas em razão da matéria a ser examinada.
O Defensor Público é independente em seu mister, litigando em favor dos interesses de seus assistidos em todas as instâncias, independente de quem ocupe o pólo contrário da relação processual, seja pessoa física ou pessoa jurídica, a Administração Pública Direta ou Indireta.

Fonte: Wikipédia/diariodeumnavegante

ACESSEM..... DIÁRIO DE UM NAVEGANTE!

Um blog diferente que comecei acompanhar que traz a tona assuntos diversificados. O blog tem como moderador o Dr. Francisco Eliton (Etin). Dê uns cliques no link http://chicoeliton.blogspot.com/.

FIFA : BRASIL PRECISA DE 'CHUTE NO TRASEIRO'

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fez na sexta-feira um duro ataque aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Ele disse que "não há muita coisa se mexendo" e que os organizadores precisavam levar "um chute no traseiro".

O secretário-geral, que está na Inglaterra para a reunião anual da International Board, entidade que trata das regras do futebol, declarou para os jornalistas: "Não entendo por que as coisas não estão avançando. Os estádios não estão mais no prazo, e por que muitas coisas estão atrasadas? A preocupação é que nada é feito ou preparado para receber muita gente. Lamento dizer que as coisas não estão funcionando no Brasil".
Ele afirmou que a Fifa deveria ter recebido documentos assinados em 2007, mas que ainda isso não aconteceu. "Vocês precisam se pressionar, levar um chute no traseiro e fazer a Copa do Mundo." (Folha.com)

INDICAÇÃO DE VÍDEO



Indicação de Manuel de Jesus

BETA DO WINDOWS 8 ALCANÇA 1 MILHÃO DE DOWNLOADS EM 24 HORAS

A versão beta do Windows 8, sistema operacional da Microsoft, alcançou 1 milhão de downloads em 24 horas após o lançamento do software ocorrido em 29 de fevereiro.
O número é significativo considerando que se trata da primeira versão de testes para usuários comuns (a versão para desenvolvedores já havia sido lançada) e mostra que os consumidores querem conhecer melhor a nova versão do sistema operacional.
O software está disponível para download e a Microsoft alerta que muitos dos recursos disponíveis nesta versão podem não estar disponíveis na versão final do sistema, que tem lançamento previsto para o final de 2012.
A nova versão do Windows 8 apresenta uma nova interface de software, conhecida como Metro, que foi otimizada para uso em dispositivos com telas sensíveis ao toque. As pessoas podem alternar entre a nova interface e a tradicional e também instalar aplicativos a partir do Windows Marketplace, loja de aplicativos da Microsoft. (iG)

CEARÁ TEM 1.477 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

O Estado do Ceará tem 1.477 casos de dengue confirmados desde o início do ano, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) nesta sexta-feira (2).
Os casos foram registrados em 39 municípios, destacando-se Fortaleza e Juazeiro do Norte, com 576 e 468 respectivamente.
O bairro da Capital que teve o maior número de pessoas enfermas com a doença foi o Cristo Redentor, com 23 casos confirmados. Em Fortaleza, foi registrado ainda um óbito. Sete casos estão sendo investigados, sendo cinco na Capital e dois no Interior. (jangadeiroonline)

DA SÉRIE IMAGENS HISTÓRICAS


PARA QUEM NÃO GOSTA DA VERDADE

Em resposta a alguns falatórios que circulam em nossa cidade.
Liberdade de expressão é um direito de todos.

02/03/2012

'A INTERNET É MAIOR QUE O GOOGLE', DIZ PORTA-VOZ, APÓS CRÍTICA A NOVA POLÍTICA

Um dia após a mudança na política de privacidade, o Google Brasil convocou jornalistas para uma entrevista por telefone nesta sexta-feira (2), para esclarecer o procedimento. O porta-voz da empresa, Felix Ximenes, disse ter percebido uma "reação alarmista" inicial em todo o mundo, "mas que depois foi acalmando, conforme foram lendo a nova politica e comparando com a antiga". No Brasil, porém, afirma ter notado "uma interpretação equivocada do que estamos fazendo".

Há quase 2 dias, a política de privacidade passou a ser única para os mais de 60 serviços oferecidos pelo Google. Antes da mudança, anunciada em janeiro deste ano, a empresa enviou alertas aos usuários, e afirmou que, na essência, as regras não foram alteradas, mas reunidas de forma mais simples. Na Europa, porém, a agência de regulamentação de dados da França disse que iniciará uma investigação sobre as novas normas, após uma interpretação preliminar indicar que elas não são compatíveis com as leis europeias de proteção à privacidade pessoal.

Um dos tópicos comentados pelo diretor de comunicação nesta sexta foi que, segundo ele, há notícias que dizem que o Google obteve "o que nem o governo americano conseguiu, que é criar uma identidade única na internet”. Ximenes rebateu, dizendo que o Google não tem uma identidade única para o usuário na internet, mas para o usuário do Google. "Somos uma empresa, a internet é muito maior que a gente. Não somos uma porta de entrada na internet, a internet é um ambiente aberto." (correio24horas.com)

PORTAL FLORA TELES MOSTRA EM SUA PÁGINA A AULA DA SEMANA

AULA DA SEMANA - PROJETO "O CÉU AO NOSSO ALCANCE"





A Escola Flora Teles, nesta  semana, por meio do professor de Física, o projeto "O CÉU AO NOSSO ALCANCE". O objetivo deste é mostrar os astros celestes com o Galileoscópio fornecido pela OBA aos alunos, de modo que os mesmos possam admirar o céu noturno, já que o mesmo nos revela um fascinante campo de pesquisa. Nesta quinta-feira, começamos com os alunos do 2º científico, claro que alunos de outras séries também compareceram e se fascinaram ao ver as crateras lunares e os planetas Marte, Vênus e Mecúrio. Nos próximos dias, vamos também estudar através do Software Celestia e Stalarium, que nos permitirá uma viagem fantástica, por meio de nossa espaçonave chamada Terra.
Professor Romildo Moura

DO PORTAL: Parabéns, professor Romildo, pela excelente iniciativa!!!

HOMEM PROCESSA GOOGLE POR APARECER URINANDO NO STREET VIEW

Foto: Reprodução

Um homem processou o Google em um tribunal na cidade francesa de Angers depois de ser fotografado por um veículo do Street View enquanto urinava no jardim de sua casa. Depois que a foto foi publicada no serviço, o homem de 50 anos afirmou ter se tornado piada do povoado, uma comunidade rural de 3 mil habitantes no norte da região de Maine e Loira.
"Isso causa um problema democrático, pois todos têm o direito de viver em um certo segredo", disse Jean-Noel Bouillaud, seu advogado. "Nesse caso particular, não é grave, é bastante cômico. Mas se ele tivesse sido pego com outra mulher que não a sua, o problema seria o mesmo", disse ele. (tecnologia.terra)

16 ANOS SEM MAMONAS

Já se passaram 16 anos desde o fatídico dia 2 de março de 1996, quando o avião que levava Dinho, Bento, Julio, Samuel e Sergio se chocou com a Serra da Mantiqueira, em São Paulo. E após o momento de muita tristeza, os fãs buscaram na memória a essência do que era o Mamonas Assassinas: a alegria. 

CAMISINHAS COM CÓDIGO PERMITEM QUE USUÁRIO INFORME ONDE FEZ SEXO


Com o objetivo de promover o sexo seguro, o Planned Parenthood, associação dos Estados Unidos que promove a gravidez planejada, distribuiu 55 mil preservativos com códigos QR. Esses códigos podem ser digitalizados em smartphones e usados para entrar em uma rede social, como FourSquare. O intuito da organização é incentivar os estudantes universitários "nerds" a praticarem sexo com preservativos.
Com a tecnologia, o usuário pode fazer check-in em lugares onde usou as camisinhas e fez sexo seguro. Depois de preencher um cadastro com informações pessoais, os usuários têm acesso ao gênero, orientação, idade e endereço das pessoas que estão fazendo sexo em uma determinada região. O registro é anônimo.
Os códigos estão impressos nas embalagens das camisinhas e podem ser rastreados nos 50 estados dos EUA, assim como em todos os seis continentes, de acordo com o Dvice. As informações sobre os check-in do usuário irão para o site Where Did You Wear It? (noticias.yahoo)

PLAYBOY DIVULGA CAPA DO MÊS

O destaque deste mês da revista Playboy será a assistente de palco do programa do Ratinho, do SBT, Valentina Francavilla, conhecida como a Italianinha. Na tarde desta sexta-feira, a publicação divulgou a capa da edição.

Valentina tem 32 anos, nasceu em Roma, mas vive no Brasil desde os cinco anos de idade. A revista chega às bancas na próxima terça-feira.

Informações: O Dia Online

IR: 283.55 MIL DECLARAÇÕES SÃO ENTREGUES

A Receita Federal do Brasil recebeu 283.55 mil declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2012, nesta quinta-feira, primeiro dia para entrega.
A expectativa da Receita é que cerca de 25 milhões de contribuintes prestem contas este ano, cujo prazo termina dia 30 de abril.
Neste ano, o programa gerador da declaração foi liberado mais cedo e desde a última sexta-feira está disponível na página da Receita na internet.
Os dados, entre outros coletados pela Receita Federal, servem para o fisco cruzar os dados e verificar se houve sonegação ou não. Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a multa por documento não entregue até a data é R$ R$165,74. (band.com)

BISPO CRIVELLA ORA E PROMETE 'APRENDER' SOBRE SETOR PESQUEIRO


Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, o novo ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), assumiu o cargo com a promessa de "aprender rápido" sobre o setor pesqueiro do País. Ao reiterar que não sabe "colocar uma minhoca no anzol", Crivella admitiu que desconhece o setor.

Para justificar sua escolha para um cargo em um setor que não domina, Crivella se utilizou de um discurso religioso. "Colocar minhoca no anzol, a gente aprende rápido. Pensar nos outros é que é um pouco mais difícil. Eu aprendi uma coisa na vida. Muitas vezes, Deus não chama os mais qualificados, Ele não escolhe os mais qualificados. Mas sempre Deus qualifica os escolhidos", disse. (jornalagora.com)

SE A ONDA PEGA....

Campanhas e maias campanhas, é que vemos crescer nos últimos dias nas redes sociais. Mais uma chamou a atenção de todos. A campanha "Pinte o buraco de sua rua" ganha um toque especial, vai que essa onda pega as ruas algumas cidades ficará parecido com o jogo campo minado, aliás é também uma maneira de como os condutores se alertarem do perigo.

PACIENTES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VÃO TER CARTÃO IDENTIFICAÇÃO

Com o intuito de obter informações detalhadas de todos os cidadãos brasileiros e ter um controle maior sobre as doenças e a quantidade de pessoas que utilizam os serviços, o Ministério da Saúde passou a obrigar todos os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a registrar, nos formulários de procedimentos de pacientes, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) a partir dessa quinta-feira(01). A determinação inclui também os planos de saúde, que terão de informar, a partir do dia 5 de junho, os dados dos conveniados particulares.
A meta do governo federal é que todos os brasileiros tenham o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo menos o número do documento até 2014. O objetivo é que o histórico dos atendimentos prestados ao paciente esteja registrado em uma única base nacional de dados, permitindo o acesso a estas informações por qualquer unidade de saúde. 

ANONYMOUS: INTERPOL SE INFILTROU NO GRUPO PARA PRENDER MEMBROS

Pessoas identificadas como membros do grupo hacker Anonymous afirmaram que a infiltração da Interpol na organização foi o que levou à prisão de 25 hacktivistas na Europa e América Latina. O grupo afirmou que quase todos os integrantes presos haviam participado em um mesmo site da rede usado pelo Anonymous.
A Interpol, que anunciou as prisões na quarta-feira, não informou como encontrou os hackers. A polícia internacional afirma que os detidos participaram de ataques orginados na Argnetina, Chile, Colômbia e Espanha contra sites como o do Ministério da Defesa e da presidência da Colômbia, da companhia elétrica chilena Endesa e da Biblioteca Nacional do Chile.
Os hackers afirmaram que alguns dos membros presos pertenciam a um grupo chamado Sector404, enquanto outros eram ciberativistas nada sofisticados que participaram de ataques de negação de serviço. "Essa onda de detenções não foi feita por trabalho de inteligência ou estratégias de informática como quiseram que vocês acreditassem. Foram feitas por uma técnica muito mais baixa e miserável: o uso de espiões e de delatores dentro do grupo", afirmou o Anonymous em postagem em seu blog. (tecnologia.terra)

POSSIVEL ENCONTRO ENTRE BENTO XVI COM FIDEL

O Papa Bento XVI poderá encontrar-se com Fidel Castro durante a sua visita a Cuba, em finais de Março, admitiu a Igreja Católica cubana.

TSE BARRA CANDIDATO COM CONTA REJEITADA JÁ EM 2012

Mudanças nas regras do xadrez eleitoral. Candidatos com contas rejeitadas não poderão disputar o pleito. A decisão foi tomada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles aprovaram durante a sessão administrativa desta quinta-feira (1º) a resolução que trata da prestação de contas nas Eleições 2012. Por 4 votos a 3, a corte definiu que não concederá registro aos postulantes a cargos públicos que tiveram as contas rejeitadas. A regra tem aplicação imediata. (portogente)

SAUDADES DO LÍDER

Hoje é o aniversário do líder, pai e um grande coreauenses. Francisco Vilar Fontenele de Meneses, ex-prefeito de Coreaú. Que Deus esteja sempre ao seu Lado.Seu Vilar completaria hoje 89 anos.
Foto: arquivo pessoal.

Do Portal Coreaú

01/03/2012

PONTO DE VISTA...

O ano de 2012, por ditame constitucional, já nasceu tipificado como cenário eleitoral. Vivemos num país democrático, o cidadão deve expressar livremente sua preferência política. Tudo bem! Mas a norma que regula essa manifestação não foi muito sábia quanto ao interstício. Eleições, a cada dois anos, tornou-se uma prática estafante e muito onerosa. Já é tempo de repensar este modelo.
Como estamos a caminho de um pleito eleitoral, a temperatura partidária, na terrinha, já começa a fumegar. Nota-se com muita propriedade o tom político que, nos últimos dias, tem se expandido pela Várzea Grande.
Um aspecto projeta-se com muita intensidade nessa efervescência. Há uma profusão de observadores, principalmente, da política municipal que tudo enxergam e tudo sabem.  O cenho de examinador é caracterizado com maestria, fogueteando o debate que muitos pregam como vivazes apologistas e outros exercitam movidos pelo encrespar da ocasião.
Nos blogs coreauenses, no momento, a política realça como escopo da crônica.  Os analistas políticos, que ostentam a fibra palmense, usam estas tribunas para enunciar o verbo na análise política partidária no contexto da oposição x situação. Cada um reflete, a seu modo, o panorama conjuntural vivido no território municipal de Coreaú.
A análise ponderada é licita em qualquer situação, assim, também, a crítica abstraída de insolência e de conotação ideológica ou de ideias preconcebidas. Vale a intenção de influenciar no esclarecimento de nossa gente quanto ao voto, buscando extirpar a horrenda prática mercantilista, que floresce no decorrer desse tempo de promessas vãs e discursos vazios, tendo como protagonistas inescrupulosos candidatos e incautos eleitores. Uma cruzada pela honorabilidade deste certame eleitoral deve ser o escudo de nossas gazetas eletrônicas e, por extensão da sociedade coreauense.
Restaurar a dignidade, a ética e a cidadania em nosso meio é um dever moral de cada coreauense que se respeita como ser humano, cultua a memória dos que nos precederam e deseja uma Coreaú melhor para os nossos pósteros.
Lembremo-nos, na vida tudo tem o seu apogeu e o seu declínio, “o tempo é o senhor da história”.  Os grandes de hoje, poderão ser os pequenos de amanhã e vice-versa.

Fortaleza, 29 de fevereiro de 2012.
Leonardo Pildas

A FRASE DO DIA

Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas. 
Confúcio

DA SÉRIE IMAGENS HISTÓRICAS – ANTIGA BANDA DE MÚSICA

GOVERNO DO ESTADO COMEMORA ENTREGA DA 80ª ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, comemorou nesta quinta-feira (01º) a entrega da 80ª Escola Ensino Profissional no Ceará. A nova unidade será inaugurada às 19 horas, em Aurora, na Região do Cariri, nesta quinta-feira.  Para celebrar a data, a secretária da Educação, Izolda Cela, e os servidores da Seduc se reuniram para a comemoração. “Agradecemos a participação de todos no processo de implantação dessa rede que teve início em 2008, com 25 unidades, e agora atinge essa marca importante, atendendo em tempo integral 31 mil
jovens”, disse Izolda Cela. A meta é até o fim de 2014, esse número chegar a 140  unidades.


As escolas profissionais promovem a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.  O programa oferta uma habilitação profissional à juventude cearense que pode optar entre 50 cursos técnicos, com três anos de duração, pautados na vivência do protagonismo juvenil. No ano letivo de 2012, 95 Escolas Estaduais de Educação Profissional estarão em funcionamento. Esse programa de educação profissional é o maior do Brasil.

80_eep2_2
As EEEPs funcionam das 7 horas às 17 horas. São modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Os estudantes contam com três refeições diárias, recebem uniforme escolar, livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação, além de disponibilidade de um ônibus com a capacidade para 32 pessoas que viabiliza atividades pedagógicas.


Os prédios apresentam uma área de 4,5 mil metros quadrados. Dispõem de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Lá, os estudantes têm acesso a Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade escolar conta também com um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais.

01º.03.2012
Assessoria de Imprensa da Seduc

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO GOOGLE CAUSA POLÊMICA

A nova política de privacidade do Goole entrou em vigor nesta quinta-feira (1º). A partir de agora, cada usuário vai ter uma única conta válida para todos os serviços, como o YouTube, o Gmail e o Google +. Todas as informações cadastradas serão compartilhadas entre esses serviços. Segundo o Google, a mudança vai facilitar a vida dos usuários, mas essa nova política está causando polêmica.
A comissária de Justiça da Europa, Viviane Reding, pediu à empresa que suspenda as novas normas de privacidade. Segundo as autoridades da Comissão Europeia, as normas de privacidade não cumprem com a legislação de proteção de dados. O Japão pediu ao Google que use com cuidado os dados coletados dos usuários.
A decisão do Google de aplicar essa nova política de privacidade pode ser vista como uma tentativa de evitar processos na Justiça, como o que o Facebook enfrentou. A rede social foi acusada de enganar os consumidores quanto à privacidade de seus dados. (revistaepoca)

POLÊMICA!

Rafinha Bastos explicou a jornalistas nesta quinta-feira (1º) porque pediu desculpas a Daniela Albuquerque, depois de chamá-la de "cadela", mas não pediu à cantora Wanessa Camargo. No "CQC", ele havia feito uma piada com a gravidez da cantora, dizendo que "comeria ela e o bebê", após Marcelo Tas comentar que ela estava bonita. O humorista, então, disse que a única coisa que ele não faz é pedir desculpas por uma piada: "Pago todo o meu dinheiro, volto à estaca zero, para não pedir desculpas por uma piada".


Rafinha havia chamado Daniela de "cadela" porque ela havia errado a pronúncia da palavra octógono, durante o programa "Manhã Maior". "Se fosse eu já dava uma cotovelada: 'É octógono, cadela!' Põe esse nariz no lugar", disse.

"Só pedi desculpa para a Daniela porque eu errei. [A minha declaração] não foi uma piada; naquele momento não teve nenhuma graça, foi uma agressão", explicou, diferenciando esse caso do de Wanessa, que havia sido uma brincadeira.

Já o caso de Wanessa, Rafinha classificou como piada. De piadas, o humorista diz que não se desculpa, nem que tenha que pagar por isso: "Se fosse uma piada [a declaração sobre Daniela], eu nunca pediria desculpas. Eu tenho o direito de errar --e de, assim, pedir desculpas", arrematou. (celebridades.uol)

AIRBAG PARA MOTOS CHEGA AO BRASIL POR R$ 479


Foto: Reprodução

Já está à venda no Brasil uma tecnologia semelhante a dos airbags utilizados em automóveis, mas para as motos, que promete reduzir em até 80% o risco de morte.

Uma das empresas que traz a novidade é a marca japonesa Mugen Denko. São três tipos de jaquetas à venda pela internet que partem de R$ 1.799 e chegam a custar R$ R$ 2.762. Os trajes inflam em 0,25 segundos para formar uma proteção nas áreas críticas do cortpo, trazendo mais segurança em caso de quedas ou batidas mais graves.

O acessório funciona a partir de um cabo preso à moto e à jaqueta do condutor. A partir do momento em que ele é lançado da motocicleta, o cabo aciona um cartucho de gás CO² (incluso no kit) que infla a bolsa de segurança. O cartucho ainda pode ser substituído, tornando a jaqueta-airbags reutilizável. Cada cartucho custa R$ 73.

Para quem achou muito caro, o website airbag moto também oferece algumas opções que compartilham da mesma tecnologia por preços menos salgados. O modelo mais barato sai por R$ 479 e o mais caro não passa de R$ 629.

Lei obriga o uso das jaquetas-airbag

Em 2009, um projeto de lei chegou ao Congresso Nacional propondo o uso obrigatório dos airbags para motos. Porém, diferentemente do que aconteceu com os capacetes – que têm seu uso imprescindível –, a ação não foi para frente. (carros.ig)

MEGA-SENA ACUMULA.PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 4 MILHÕES

"O sorteio de número 1.367 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira em Iguará, em Minas Gerais, acumulou. O concurso era para ter sido feito nessa quarta, mas foi adiado para hoje por problemas de energia. O valor a ser pago no próximo sorteio é de quase R$ 4 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

As dezenas sorteadas foram: 02 – 07 – 13 – 29 – 38 – 43 
(Band.com)

ORIGEM DO MÊS DE MARÇO

A designação do mês de Março tem origem no nome do deus da guerra Marte – Martius.
Era o primeiro mês do calendário de Rómulo (o ano tinha apenas dez meses). 0 primeiro do ano antes da reforma feita por Pompílio.
Minerva, deusa da sabedoria era a divindade tutelar deste mês, sendo-lhe dedicadas várias festas. Era neste mês, que no Capitólio, os louros secos eram renovados. Estes louros eram para homenagear os heróis.
Nesse mês, escudos sagrados eram carregados pelos sacerdotes em volta da cidade em sua homenagem.
(Foto:internet)

EMANOEL GURGEL VOLTA A COMANDAR A SOMZOOM E FAZ PLANOS


Na semana passada, o Forró Dicumforça obteve uma informação com exclusividade. Uma notícia que jamais a direção do site imaginou que um dia ela seria publicada: Emanoel Gurgel está de volta. Foram seis anos vendo de longe o forró seguir seu caminho.
Foram vários dias até o FD conseguir confirmar de fato a grande volta e, ainda, conseguir com exclusividade falar com o pai do Mastruz com Leite. A notícia é quente e mexe com o mundo e os bastidores do forró.
Segundo a assessoria de imprensa da Forrozão Promoções/Mastruz com Leite, funcionários da empresa já reformaram o escritório de Emanoel, deixando tudo pronto para a chegada do homem visionário e empreendedor, o qual construiu um legado único e histórico, tendo como ponta pé principal e referência, a banda Mastruz com Leite.
O regresso de Gurgel deixou a equipe surpresa e otimista. De acordo com o empresário, essa volta não carrega mistérios. Apesar de ter passado mais de seis anos sem dá expediente dentro da empresa, deixando a administração com os filhos, Emanoel sempre esteve a par dos negócios, inclusive a fábrica de Briquetes Mastruz com Leite.
Sem revelar maiores detalhes, EG informou apenas que voltou a marcar terreno na empresa por questões de planejamentos estratégicos e mercadológicos. “Não irei adiantar quais as ações que estou planejando colocar em prática, justamente, para não entregar a estratégia aos concorrentes”, falou Emanoel Gurgel. (forrodicumforca.com)

POR FALTA DE ENERGIA, SORTEIO DA MEGA-SENA FOI ADIADO PARA ESTA QUINTA (01)

O sorteio do concurso de número 1.367 da Mega-sena, adiado por conta de falha na energia elétrica em Brasília na tarde de quarta-feira (29), será realizado nesta quinta-feira (1) a partir das 11 horas, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF).

Uma sobrecarga na rede pública de energia elétrica em Brasília, às 15h55, deixou indisponível o sistema de loterias da Caixa das agências no Norte e centro-oeste até as 18h30. Em função disso, os sorteios da Mega-Sena, da Quina, Lotofácil, Lotomania e Timemania ocorrerão às 11h desta quinta no Caminhão da Sorte, que está em Igarapé, em Minas.(bonde.com)

COMEÇA HOJE A ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA

Os contribuintes poderão enviar nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012.

Este ano, o programa gerador da declaração foi liberado mais cedo e desde a última sexta-feira (24) está disponível na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo responsável pela transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

Para facilitar o preenchimento , a Receita atualizou a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida até a entrega da declaração. Para encontrá-la,o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012. A Receita também liberou um manual para o contribuinte e para os seus funcionários com perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração. (
dci.com)

CAMPANHA SALARIAL 2012 - APEOC

ESTADO TEM PROJETO PARA MUDAR TETO DE APOSENTADOS

Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) foi aprovada na noite de terça-feira pela Câmara dos Deputados com resistência de metade da bancada federal cearense, incluindo membros do PT. Ontem, a Câmara votou destaques sobre a Funpresp.

A única mudança aprovada, entre os destaques, foi a emenda do deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR) que proíbe instituições financeiras diferentes, mas com qualquer ligação societária, de concorrerem na mesma licitação para administrar recursos de uma das entidades de previdência complementar. Com a aprovação da redação final, o projeto segue agora para votação no Senado.

O projeto foi aprovado por 318 votos a 134 com duas abstenções. A bancada cearense contou com nove votos a favor, nove contra, uma abstenção e uma obstrução. Um dos deputados federais cearenses que votaram contra o texto, Artur Bruno (PT) defende que fere a igualdade entre os servidores e quebra a solidariedade entre as gerações. “Votei de acordo com a vontade e orientação daqueles que me trouxeram à Câmara Federal”, disse, referindo-se a servidores públicos. (O Povo Online)

SINDICATO ORGANIZA PARALISAÇÃO DE PROFESSORE NO DIA 16

O Sindicato dos Professores e Servidores do Ceará (Apeoc) realiza uma série de atividades para discutir uma campanha salarial e possível greve nacional da categoria, a partir do próximo dia 5 de março. Está prevista, para o dia 16, uma grande mobilização e paralisação das aulas em Fortaleza e Região Metropolitana.
O calendário provisório, disponível no site da Apeoc, conta com oficinas, palestras, debates e seminários nos municípios de Sobral e Barbalha. Também está prevista uma audiência com representantes da Secretaria Municipal de Educação onde será apresentada a pauta de reivindicações.
O objetivo é de que haja uma grande adesão dos profissionais de educação durante o evento. Mas alguns entraves podem arriscar o sucesso da mobilização. Segundo o sindicato, alguns professores afirmaram que não poderão participar dos eventos porque ainda estão repondo aulas do ano passado, que não aconteceram por conta da greve da categoria.
Também está prevista para o dia 16 de março uma caminhada que percorrerá as principais ruas do Centro de Fortaleza. (Jangadeiro Online)

NO DIA 1º DE MARÇO É COMEMORADO O DIA DO ECOTURISMO

PAPA BENTO XVI PODE RENUNCIAR AO CARGO EM ABRIL

Foto: (Reuters)

Contagem decrescente. Falta um Papa até ao fim do mundo
Por Rosa Ramos, iOnline

Segundo a profecia de S. Malaquias, o juízo final pode estar mais perto se Bento XVI renunciar ao lugar de Papa

Nas últimas semanas tem-se especulado nos corredores do Vaticano sobre a possibilidade de Bento XVI vir a renunciar ao cargo em Abril – mês em que comemora sete anos de pontificado e 85 de vida. Se a renúncia acontecer, motivada por uma série de intrigas dentro da cúria romana que acabaram por chegar aos jornais, o fim do mundo pode estar mais perto. Pelo menos é o que diz uma profecia atribuída a S. Malaquias, um arcebispo irlandês canonizado há mais de 800 anos.

Conta-se que por volta de 1139, durante uma viagem a Roma, onde foi recebido pelo Papa Inocêncio II, S. Malaquias terá tido uma visão dos 112 papas que assumiriam o comando da Igreja até ao dia do juízo final. Acontece que Bento XVI, o atual santo padre, é o número 111 da lista e há quem acredite piamente que já só falta um Papa para o fim do mundo. (zwelangola)

PORTO DE FORTALEZA DEVE TER DRAGAGEM CONCLUÍDA AINDA ESTE MÊS

A dragagem do Porto de Fortaleza deve ser concluída ainda neste mês, de acordo com Leônidas Cristino, titular da Secretaria de Portos. Com isso, o complexo passará a ter 14 metros de profundidade, e não dez metros, como era anteriormente.
A licitação da construção do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza foi concluída e o contrato da obra também já foi assinado. Assim, as obras devem começar no início de março. O objetivo é que esse terminal seja totalmente finalizado em dezembro de 2013.
Com o investimento, o Porto de Fortaleza deverá ampliar suas condições de receber transatlânticos de grande porte, especialmente os que irão para a cidade para servirem de hotel flutuante aos turistas que estarão no País por conta dos jogos da Copa.
Fonte: Guia Marítimo

29/02/2012

A FRASE DO DIA

É uma doença natural do homem acreditar que possui a verdade. 
- Blaise Pascal

DA SÉRIE IMAGENS HISTÓRICAS – COREAÚ SOCIAL CLUB

DETALHES DE PROCESSOS NO SUPREMO CONTRA POLÍTICOS JÁ ESTÃO NA INTERNET

Os históricos detalhados de processos contra 21 políticos no Supremo Tribunal Federal (STF) já estão na internet. As informações podem ser acessadas numa “janela” do portal da Folha de S. Paulo:


Foram divulgados no portal todos os encaminhamentos de processos no STF contra os deputados federais Abelardo Lupion (DEM-PR; Ação Penal 425); Ademir Camilo (PSD-MG, AP 404); Anthony Garotinho (PR-RJ; Inquérito 2704); Asdrubal Bentes (PMDB-PA; AP 481); Carlos Bezerra (PMDB-MT; AP 520); Édio Lopes (PMDB-RR; Inq. 2952); Elcione Barbalho (PMDB-PA; Petição 4217); Geraldo Simões (PT-BA; AP 593); Jilmar Tato (PT-SP; Inq. 3033); José Otávio Germano (PP-RS; Inq. 2842); Roberto Britto (PP-BA; AP 512); Valdemar Costa Neto (PR-SP; Inq. 3085) e Zé Vieira (PR-MA; Inq. 2943).

Jader Barbalho, Romero Jucá e Valdir Raupp têm ‘ficha’ no STF
Também aparecem na relação os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA; Inq. 2939); Jader Barbalho (PMDB-PA; AP 397); Jayme Campos (DEM-MT; Inq. 2830); João Ribeiro (PR-TO; Inq. 2131); Romero Jucá (PMDB-RR; Inq. 2663) e Valdir Raupp (PMDB-RO; AP 554).

Quatro dos seis senadores processados no STJ são ex-governadores: Jader Barbalho (PA), Jayme Campos (MT), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO).

O ministro-chefe da Secretaria de Portos – Leônidas Cristino (PSB-PE; Inq. 3173) – e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB; Inq. 2992), igualmente têm seus processos detalhados no “Transparência Folha”.

Mesmo quatro processos já arquivados – da deputada Elcione Barbalho, dos senadores Jayme Campos e Romero Jucá (PMDB-RR) e do ministro Leônidas Cristino – tiveram seus trâmites descritos detalhadamente no portal.

O PMDB é o partido que tem mais políticos na lista de processados no STF do “Transparência Folha” – sete. O PR tem quatro. DEM, PP, PSDB e PT aparecem com dois cada um. PSD e PSB têm um cada. (jornalpequeno.com)

BOTICÁRIO ULTRAPASSA MCDONALD'S E PASSA A SER A MAIOR REDE DE FRANQUIAS

Foto: Divulgação

A rede brasileira de perfumarias O Boticário transformou-se na maior rede de franquias no Brasil, superando pela primeira vez a liderança histórica da cadeia americana McDonald’s no País.

A mudança reflete o grande poder de compra das mulheres, cuja participação no mercado de trabalho é elevada no Brasil se comparada a de outros países, situando-se em torno de 45%, afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Ricardo Camargo.

“O Brasil já é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas do Japão e Estados Unidos”, diz o executivo. (economia.ig)

BRASILEIRO QUE USAVA RG COM FOTO DE JACK NICHOLSON VIRA NOTÍCIA DO MUNDO TODO

Detido nesta terça (28) pela polícia pernambucana com uma carteira de identidade com a foto do ator americano Jack Nicholson, Ricardo Sérgio Freire de Barros, de 41 anos, ganhou fama mundial - não exatamente positiva.

O falsário, que tentava abrir uma conta bancária no bairro de Boa Viagem, no Recife, e acabou preso por policiais civis, foi escrachado pelos principais jornais do mundo.

O britânico Mirror, por exemplo, ironiza o golpista fazendo trocadilho com o título inglês do filme Melhor é Impossível (As Good as It Gets, ou “Tão bom quanto parece”), em que Nicholson atua. O jornal atesta em sua reportagem que o brasileiro fez uma tentativa criminosa “incompetente” ao botar uma imagem do ator em sua identidade para tentar dar um golpe.

Na linha do Mirror, o Daily Mail também usou o título do filme para cravar em sua manchete: “Mais estúpido impossível”. O tabloide britânico diz mais: “O brasileiro pecou ao descumprir uma regra básica dos golpistas: não chamar atenção”. (r7.com)

MARCELO CRIVELLA VAI CONDUZIR MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA

Pouco depois de conversar com a presidente Dilma Rousseff, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) deu sua primeira entrevista anunciando que aceitou o convite do governo para conduzir o ministério da Pesca e Aquicultura. 

- Quando fui convidado, no fim de semana, minha primeira reação foi de surpresa. Verifiquei que esta é uma homenagem que a presidente da República quer fazer ao povo fluminense. É uma área em que, confesso, vou ter que aprender muito. Marcelo Crivella é engenheiro civil com experiência na área de agricultura social.

Marcelo Crivella disse aos repórteres que, em sua conversa com a presidente da República, Dilma Rousseff comentou que o setor da pesca envolve milhões de brasileiros e, mais que isso, brasileiros humildes. De acordo com o parlamentar, ela pediu que ele dedique a essa pasta o mesmo esforço dedicado à atividade missionária que ele conduziu por 10 anos na África. (abn.com)

APÓS ASSEMBLEIA, RUBENS LOPES ANUNCIA: TEIXEIRA CONTINUA NA CBF

(Foto: ANDRE DURÃO / Globoesporte.com)

Ricardo Teixeira continua na presidência da CBF. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, após a Assembleia Geral da entidade nesta quarta-feira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
- Por unanimidade, Ricardo Teixeira recebeu apoio total e irrestrito para continuar seu mandato. Em nenhum momento da reunião a saída dele da presidência da CBF foi cogitada. Ele deixou claro que segue na presidência da CBF. Isso já foi esclarecido quando colocou uma nota na internet dizendo que voltaria após o carnaval - afirmou Rubinho.
O dirigente carioca foi o responsável por presidir a assembleia, que contou a com a presença dos mandatários das 27 federações estaduais. Segundo ele, os dirigentes fizeram apenas algumas mudanças no estatuto da entidade. Teixeira, que também é presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 e membro do Comitê Executivo da Fifa, tem mandato até 2015 na CBF. (globoesporte.com)
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.