Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

03/03/2012

COREAÚ: MEMÓRIA MUNICIPAL...

Depois de demorada espera por uma manifestação acerca do transcurso dos cento e quarenta anos da instalação da Câmara Municipal de Coreaú, ocorrido no dia 8 de janeiro de 2012, resolvi lembrar a minha gente o quanto é salutar conhecer e festejar os fatos memoráveis da comuna palmense. (Sobre a história da Câmara Municipal de Coreaú, vide “Historia de Coreaú 1702-2002”, p. 247-262).
A sociedade coreauense hodierna e, em especial, a mocidade estudantil precisam saber dos feitos dos homens e mulheres que nos precederam. Embora possuidores de poucas letras, tinham o senso da responsabilidade social de bem conduzir os rumos da cidade que habitavam. Honravam a terra mãe e sua gente, demonstrando interesse coletivo e preocupação com o futuro do município.
No Arquivo Público do Estado do Ceará, quando da pesquisa empreendida para escrever o livro História de Coreaú, encontrei um farto material da antiga Câmara atinente ao período de 1872 a 1913. A cada documento encontrado, eu vibrava ao descobrir naquelas letras o sentimento de espírito público que os senhores vereadores da época eram dotados.
Aquela gente, laboriosa e cidadã, deixou escrita a sua visão de serviço público e de cidadania como exemplo para a posteridade. Frise-se, por oportuno, que na dita pesquisa, em visita às instalações da Câmara Municipal de Coreaú, pouco encontrei sobre os trabalhos legislativos, ali desenvolvidos, pois fui informado da inexistência de anais, apenas dois ou três livros estavam lá.
A sentença latina: “verba volant, escripta manente” = “as palavras voam, mas quando escritas permanecem para sempre”, adverte que os feitos e os fatos de uma coletividade devem ser registrados para que, a todo tempo, sejam conhecidos e julgados.
Os edis do passado remoto nos legaram, em documentos, o que fizeram pelo município e por seus munícipes e os dos tempos mais recentes o que dizem em termos de devotamento à causa do povo e do desenvolvimento do munícipio e cidade de Coreaú?
Oxalá, que sejam muitos, nobres e engrandecedores os seus feitos. Para que os futuros pesquisadores possam experimentar a alegria sentida por mim ao tomar conhecimento de gestos, atitudes, feitos e compromissos incrustados de tanta honorabilidade, que os vereadores de outras épocas deixaram para a grandeza da História de Coreaú. Como foram corretos aqueles cidadãos, registraram e cuidaram de preservá-los. Imitá-los é honrar a cidadania.

Fortaleza, 3 de março de 2012
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.