Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

07/01/2012

CRÔNICA DO ALAMAR RÉGIS DE CARVALHO

"O cinismo dos políticos brasileiros

Prezados amigos:

Através deste e-mail venho conclamar a todo o povo brasileiro a agir com mais rigor em relação à classe política, considerando o abuso constantemente crescente dos políticos do nosso país, absolutamente indiferentes às críticas e até mesmo às denúncias provadas e comprovadas, mostradas pelas câmeras do Fantástico, pelas páginas das revistas Veja, Época e Isto É e por toda a imprensa em geral.
O cinismo e o descaramento tomou conta da política brasileira, a roubalheira escancarada é cada vez maior, não se vê político na cadeia, não se vê os milionários da corrupção devolvendo o que roubaram, porque não há qualquer obrigatoriedade em relação a isto, enfim, a safadeza é crescente, não tem escrúpulos e nem limites.
As autoridades são muito valentes para prenderem cidadãos de bem, por problemas de declaração de imposto de renda, um ou outro, que não é e nunca foi bandido mas, por uma circunstância qualquer não pôde cobrir um cheque, não pode dar a pensão alimentícia ou teve um carro alienado roubado, mas para punir e exigir que políticos ladrões devolvam milhões que roubaram do erário, elas são frouxas, covardes e coniventes.
Na semana do natal a imprensa mostrou o caso de um cidadão preso por engano, quando inúmeras testemunhas provaram com documentos e fotos que ele não estava no local do crime e que não era o criminoso, provas cristalinas e incontestáveis; no entanto, o cidadão teria que ficar preso até pelo menos meados de janeiro, porque não havia um juiz, sequer, para assinar o seu "habeas corpus". No entanto, se fosse uma ação judicial qualquer movida por um banco, com certeza absoluta sempre apareceria um juiz para assinar, imediatamente, estivesse o magistrado à beira de uma piscina, na praia, na hora do almoço em casa ou até de cuecas em um motel. Esta é a realidade da "JU$TI$$A" brasileira.
Vivemos num país onde vergonha na cara é coisa rara.
Há dois meses um amigo, de São Bernardo do Campo, convidou-me para dar uma volta pelo ABC paulista, a fim de mostrar-me algumas mansões de elementos, semi-analfabetos, que estão à frente de sindicatos, “defensores” do “trabalhador” brasileiro, e eu fiquei impressionado com o que vi. Onde conseguiram tanto dinheiro para formarem patrimônios tão valiosos?
Está tudo escancarado e só não vê quem não quer.
Não estou falando especificamente contra partido político nenhum, estou apenas sugerindo que todos os brasileiros tirem as vendas dos olhos e observem nas suas próprias cidades e nos seus municípios a ostentação da riqueza escancarada de políticos sem vergonha, tanto do PT, como do PMDB, PSDB, PTB e todos os partidos, posto que a sem vergonhice não é exclusividade de um partido apenas.
O pior é que ainda encontramos cidadãos enrolados em bandeiras partidárias, contaminados pela doença do fanatismo ridículo que, também subestimando a inteligência dos outros, vêm a querer nos convencer de que o partido deles é uma maravilha, que representa a salvação do Brasil, e que os outros é que são corruptos, como se todo mundo fosse idiota e cego.
Entramos em mais um ano eleitoral. O que você está pensando em fazer este ano?
Todos sabemos que os chamados horários eleitorais do T.R.E. na televisão e no rádio serão do mesmo jeito, ocupados por discursos demagogos e mentirosos. O PMDB vai dizer que ele é uma maravilha, que todos os seus políticos são verdadeiros estadistas, homens santos, dignos e honestos; o PSDB vai dizer a mesma coisa, o PT também, o PTB também, o PSU também, o PDT também... enfim, todos os partidos vão se dizer maravilhosos, dignos, honestos e perfeitos, como se nós fôssemos cegos e imbecis.
Será que vamos reeleger os mesmos canalhas, aqueles mesmos que multiplicaram “milagrosamente” os seus patrimônios na nossa cara e fingimos que não vemos?
O pior cego não é o que não quer enxergar, é o que não faz o menor esforço para enxergar.
Não é preciso que tenhamos militância partidária para exercermos a nossa cidadania e trabalharmos pela política brasileira, basta que sejamos brasileiros que tenham vergonha na cara, consciência do dever cívico, destemor e visão para enxergar o que poderá vir para os nossos filhos, netos e até para nós mesmos, nos anos vindouros.
Achar que não tem jeito e que não adianta a gente fazer nada é uma prova de fraqueza e de incompetência. Achar que só Deus dá jeito e que devemos entregar em suas mãos, é coisa de religioso idiota que não tem a menor idéia da grandeza do Criador que deu o livre arbítrio ao homem, deixando a ele a opção pelo bem ou pelo mal, arcando com as conseqüências dessa opção.
Como é que pode gente, uma população de uma cidade tomar conhecimento, pela televisão ou por revistas, com provas concretas, mostrado pelas câmeras, fotos e gravações, que um político seu é ladrão, é corrupto, é descarado e sem vergonha e não sair no mínimo metade dessa população às ruas, batendo panelas, inclusive na frente da casa dos juízes, exigindo a imediata decretação da prisão do safado e a tomada também imediata de todos os bens roubados por ele?
Até quando vamos manter essa máscara ridícula de povo pacífico, quando de pacífico não temos nada e apenas vivemos enganando a nós mesmos, querendo substituir a nossa condição de bobalhões por uma rotulação de uma paz que não existe?
Abaixo anexo uma carta que coloquei no correio hoje, dia 5 de janeiro, com aviso de recebimento, dirigida ao ridículo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para a apreciação de todos."

Pois bem: "Nexe"  caso eu assino embaixo:













Manuel de Jesus

PREÇO DO ETANOL SOBE EM 13 ESTADOS

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros subiram em 13 Estados e recuaram em 12 Estados e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 06 de janeiro de 2011. Em Minas Gerais, os preços ficaram estáveis. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 9 Estados e no Distrito Federal e registram alta em 14 Estados. Em Amapá, Rondônia e Tocantins, eles permaneceram estáveis. (O Povo Online)

IMPRESSÃO SOBRE O NOVO PÁROCO

Não fez nem mesmo uma semana da chegada do novo pároco da cidade e este herege que vos escreve já teve dois contatos informais com o mesmo. Minhas primeiras impressões desde o momento em que visualizei as fotos de sua chegada estão se confirmando. Simpatia para com o povo e nenhum estrelismo. E como disse anteriormente isso é muito bom.
Movimenta-se no nosso meio como um comum, se puxarmos uma prosa ele brinca e ri. Foi o que fiz nestes dois momentos em que nos encontramos. Ah! antes que alguém pense, não estou  aderindo ao catolicismo não, no entanto poderemos conviver pacificamente, batendo papo, proseando e rindo. Como ele mesmo me falou rir, faz muito bem e ajuda e enfrentarmos as arguras da vida.
Uma grande prova de simplicidade do mesmo foi quando indagado por mim se o mesmo estava preparado para tanger este rebanho para o céu, ele me surpreendeu com esta resposta:
-Meu filho, nem eu sei se vou para o céu...!!!

Aí rimos um pouco e encerramos a prosa que o motivo da visita era outro.


Tenho dito... E sempre!!!
Manuel de Jesus

O PODER CEGA

Quem está no poder tem informações privilegiadas e sabe de coisas que o cidadão comum ignora. Às vezes, tem a impressão de que só aquele círculo sabe realmente o que está acontecendo. Não é raro que a impressão seja verdadeira. Por outro lado, esse poder, capaz de propiciar conhecimento negado a todos os demais, é também motivo de ilusão.
O mundo observado de dentro do Palácio oferece perspectiva distorcida. A reclusão do gabinete e a inexorável solidão de quem governa podem facilmente romper a conexão com o que se passa do lado de fora. Perde-se a noção da realidade, sobretudo no triunfo.
Há relatos de que um imperador romano, ao retornar das conquistas e ser saudado pela multidão, tinha um escravo que, enquanto segurava a coroa de louros sobre sua cabeça, repetia ao seu ouvido: “Lembra-te de que és humano”. A glória embebece, mas mesmo a derrota pode obscurecer a visão.
Atribui-se ao cantor Chico Buarque a sugestão para criação do “Ministério do Vai Dar Merda” – com o perdão do termo chulo. A função do ministro seria alertar ao governante sobre o potencial desastre causado por decisões prestes a ser tomadas. Por exemplo: um governante pretende entrar na Justiça contra o piso salarial dos professores. Caberia ao ministro lhe dizer: “Vai dar m…”
Também Maquiavel alertava para a necessidade de o príncipe escolher homens sábios que teriam o papel de aconselhá-lo. E deveria deixar claro a eles que não ofenderiam o governante ao falarem a verdade. Para o filósofo florentino, dessa forma o político se protegeria da ilusão proporcionada pelos aduladores, “porque os homens se alegram tanto com as próprias coisas e enganam-se tanto nestas, que com dificuldade defendem-se dessa peste”.

A peste, no caso, são os puxa-sacos.

(Coluna Política / O POVO)
Obs.: O texto foi sugerido pelo Professor Fernando Deda.

FACEBOOK: VÍRUS ROUBA 45 MIL SENHAS DA REDE

As redes sociais e contas de email foram alvo de diversos ataques de hackers no último ano. O Hotmail teve mais de 20 mil senhas de seus usuários de email roubadas no final de 2011.
Agora o alvo foi o Facebook, que teve cerca de 45 mil logins e senhas roubadas. A maioria das contas atingidas são do Reino Unido e França. O responsável pelos ataques seria o grupo Ramint.
De acordo com a empresa especializada em segurança digital, Seculert, os hackers invadiram perfis de usuários para mandar links com vírus. O malware também estaria aproveitando as senhas para tentar acessar e-mails dos usuários.
O grupo Ramnit infecta arquivos com a extensão .exe (arquivos executáveis), .dll (arquivos de sistema) e .html (arquivos de páginas de internet). (Noticiasbr)

MEGA-SENA ACUMULADA PODE PAGAR R$ 4,7 MILHÕES

A Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 4,7 milhões neste sábado, pelo concurso 1.352. O sorteio ocorre a partir das 20h (horário de Brasília) e as apostas podem ser feitas até às 19h em uma das 11 mil lotéricas do País. O jogo mínimo custa R$ 2. (iG)

EMPRESÁRIA DESISTE DE PARTICIPAR DO BBB12

Fernanda, de 29 anos, desistiu de fazer parte do BBB12. Ainda em confinamento no hotel, a empresária carioca pediu para sair antes do início do programa.
Em breve, será anunciado substituto(a) da candidata!
Via G1

VÍDEO DO ACIDENTE COM O ÔNIBUS DA GUANABARA



Fonte: ftadecamocim

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA GUANABARA EM SOUSA-PB

Um agrave acidente envolvendo uma Scania e um ônibus da empresa Guanabara aconteceu por volta das 5h deste sábado (7) na BR 230 em Sousa-PB, próximo ao posto de combustíveis Andrezão.

O motorista do ônibus Aderaldo Fernandes da Silva, um profissional de excelente conduta durante os seus nove anos de atuação junto à empresa, cumpria uma jornada normal de trabalho, tendo tido folga de 17 horas desde a sua última viagem. 
O veículo estava com 29 passageiros a bordo no momento do acidente e que 15 passageiros deram entrada no hospital do município de Sousa, sendo que 04 passageiros permanecem internados com escoriações, sem risco de morte.
Os demais já receberam alta. 

As autoridades competentes estão apurando as circunstâncias ocorridas e a Guanabara irá divulgar as informações assim que elas estiverem disponíveis

A Expresso Guanabara, lamenta o fato e se coloca à disposição através do SAC (0800 728 1992) para outros esclarecimentos que se façam necessários. 

Fonte: Blog da Força Tática

MEC: SISU REGISTRA 798 MIL INSCRIÇÕES NAS PRIMEIRAS 12H

(Foto: Reprodução)
As inscrições para a primeira edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas à 0h05 deste sábado (7) e já registraram 798 mil inscrições nas primeiras 12h, segundo informações do Ministério da Educação. Foram registrados 415.170 candidatos inscritos no sistema até o meio-dia deste sábado. Cada candidato pode fazer inscrição em até dois cursos, por isso a diferença entre os números. O prazo termina às 23h59 da próxima quinta-feira (12), no horário de Brasília. As inscrições devem ser feitas pela internet no site do Sisu. (G1)

FALA DE IVO GOMES SOBRE A GREVE GERA REAÇÃO

(FOTO: FCO FONTENELE)

As declarações do chefe de gabinete do Governo, Ivo Gomes, publicadas com exclusividade pelo O POVO ontem, despertaram reação negativa de parlamentares. Ao dizer que o Governo foi surpreendido pela greve da Polícia Militar, Ivo Gomes, na opinião dos deputados, teria subestimado a capacidade daqueles que vivenciam a gestão do governador Cid Gomes (PSB).

“Tenho pelo Ivo Gomes respeito extremo, mas a declaração dele foi desastrosa, dentro desse perfil que ele tem, de analisar os fatos com muito rigor. Eles estão querendo tapar o sol com a peneira. Não venham com desculpa de que não sabiam”, critica o deputado estadual Heitor Férrer (PDT). (O Povo Online)

PAPA BENTO XVI TRANSFORMA BRASILEIRO EM CARDEAL

Foto: Agência Senado

O Brasil ganhou mais um cardeal. Ele será o catarinense dom João Braz de Aviz, de 64 anos, ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (uma espécie de "ministério" do papa), em Roma.

O nome dele está entre os 22 novos cardeais que serão criados no consistório de 18 de fevereiro, anunciado hoje pelo papa Bento 16. A escolha de dom Aviz era esperada pelo fato de ele presidir uma das congregações da Cúria Romana, no Vaticano.
Com sua nomeação, sobe para seis o número de cardeais brasileiros que, tendo menos de 80 anos, poderiam votar num eventual conclave para a escolha de um novo papa. Além de d. João Aviz, são eleitores d. Cláudio Hummes, d. Geraldo Majella, d. Eusébio Scheid, d. Odilo Scherer e d. Raymundo Damasceno Assis. Quatro dos dez brasileiros já ultrapassaram essa idade: d. Eugenio Sales, d. Paulo Evaristo Arns, d. Serafim Fernandes Araújo e d. José Freire Falcão. (iG)

A BLOGOSFERA E A MULTIPLICIDADE DE PONTOS DE VISTA

Do Blog do Sarafa

PAPAGAIO COME O MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA

No ano passado ocorreram enchentes em Pernambuco, fato amplamente divulgado. Para evitar a repetição nos anos seguintes, o Governo de Pernambuco estimou o valor das obras – 250 milhões de reais – e reivindicou recursos do Governo Federal. Apresentou os projetos, seguiu toda a burocracia, mas no final recebeu apenas 25 milhões, ou seja, 10% do valor. 

Agora, o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO pegou esse valor e comparou com os repasses federais feitos aos Estados apenas nessa rubrica concluindo que esse valor corresponde a 90% da verba gasta pelo Governo Federal em prevenção de enchentes. Virou manchete e ataques ao Ministro Fernando Bezerra sob a alegação que ele é de Pernambuco e por isso estaria privilegiando o seu Estado natal. 

Hoje todos os colunistas políticos do eixo Rio, São Paulo e Minas atacam o Ministro. Falam sempre que 90% dos recursos foram para Pernambuco, mas não dizem que esses 90% representam 25 milhões de reais.
Acessei o PORTAL DA TRANSPARENCIA e verifiquei que em 2011 o Governo Federal repassou para Estados e Municípios o valor total de R$ 237.271.169.809,83. Desse total, São Paulo recebeu R$ 26.511.999.809,60, ou seja, 11,17% do todo;  o Rio de Janeiro,  R$  20.542.872.058,50, ou seja, 8,66%; e Minas Gerais  R$ 19.721.686.132,87, 8,32%. Esses três Estados, onde está a grande imprensa, ficaram com 28,06% do bolo total de DUZENTOS E TRINTA E SETE BILHÕES DE REAIS, e não com 90% de uma parte infinitamente menor do todo, igual a VINTE E CINCO MILHÕES DE REAIS.

Isso, no entanto, eles escondem e ficam fazendo onda com um repasse de 25 milhões quando eles receberam 67 BILHÕES DE REAIS, ou seja, quase 3.000  vezes mais e quase 1/3 de todo o monte, sobrando os outros 2/3 para dividir com as outras 24 unidades da Federação.

Não sei se isso é só ignorância, ou se é má fé. Acho que tem um pouco de cada coisa.
Acesse o Portal da Transparência http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaUFs.asp?Exercicio=2011 , conheça todos os dados e tire suas conclusões.


Comentário do post "
Os fatores que tiram valor da blogosfera"
O valor da blogosfera está na multiplicidade de pontos de vista, coisa que faz tempo sumiu da grande imprensa. Um exemplo recente, de um blogueiro que eu não conhecia, que joga luz sobre um tema que a mídia insiste em manter no escuro -- fornecendo apenas pedaços da informação:
Enviado por luisnassif, sex, 06/01/2012 - 15:21

E-mail de Eliton Meneses

SISU ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCORRER ÀS 6 MIL VAGAS NO CEARÁ

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para os candidatos que disputam vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o País, estão disponíveis 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. No Ceará, são 6.158 oportunidades de ingresso para o primeiro semestre de 2012.

Pode se candidatar a uma vaga quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obteve nota diferente de zero na redação. É preciso acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br), tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011. (O Povo Online)

CONVITE: REUNIÃO DA JUVENTUDE DO PT, EM ARAQUÉM




Companheiros (as) da Juventude do Partido dos Trabalhadores e simpatizantes do município de Coreaú,
Convidamos-lhes por meio deste para nossa primeira reunião no ano de 2012, a ser realizada na sede da AEDI (Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado) de Araquém, às nove da manhã, sábado (07 de janeiro). Contaremos com a presença especial do companheiro Benedito Paulo, conterrâneo nosso, secretário estadual da JPT de Roraima e assessor da PJ (Pastoral da Juventude), contando um pouco de sua experiência enquanto militante e também nos apresentando as resoluções do 2º Congresso Nacional da Juventude Partido dos Trabalhadores. Precisamos também discutir nossa agenda de atividades pra esse ano eleitoral.


Contamos com a presença de todos (as).

Atenciosamente,
Marcelo Ângelo de Lima
Secretário Municipal de Juventude do PT

06/01/2012

RESULTADO DO VESTIBULAR UVA 2012.1


ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO - 50 vagas - Noturno
 BIOLOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Integral
 CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO - 50 vagas - Diurno
 CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO - 30 vagas - Integral
 CIÊNCIAS DA MATEMÁTICA LICENCIATURA - 35 vagas - Noturno
 CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 DIREITO BACHARELADO - 50 vagas - Vespertino
 ENFERMAGEM BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 FILOSOFIA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 FÍSICA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 GEOGRAFIA LICENCIATURA - 40 vagas - Diurno
 HISTÓRIA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 PEDAGOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Diurno
 QUÍMICA LICENCIATURA - 30 vagas - Noturno
 QUÍMICA BACHARELADO - 30 vagas - Integral
 TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS TECNOLÓGICO - 40 vagas - Noturno
 ZOOTECNIA BACHARELADO - 50 vagas - Diurno

LI NO BLOGUE COREAUSIARA

(...)
DONA SUBLIMAÇÃO

Conheço uma mulher que sofreu muito nas mãos do ex-marido. Apanhou, foi humilhada, destratada, vilipendiada. Na hora da raiva o marido tentava lhe anular, torná-la um ser sem vida... Ela suportou anos, resistiu em nomes dos filhos, da família... Um dia, não pode mais! Foi embora! Pra nunca mais voltar. Estabeleceu-se em Tianguá. Não olha pra homem nenhum. Ao sexo masculino sequer dirige sua frieza. Frieza adquirida na marra, debaixo de chibata! De cordas dobradas, de paus de cercas, de pedras e de palavras frias, calculadas... Foi no grito que ela aprendeu a sublimar dentre de si qualquer sentimento que pelos menos cheire a sexo... Dona Sublimação não quer mais. NADA!
(...)

Pois bem: Nelson Rodrigues não criaria enredo melhor...

Tenho dito... E sempre!!!

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

Manuel de Jesus

NOVO PROGRAMA DE FÁTIMA BERNADES

A partir de fevereiro, a Globo deve tomar decisões mais definitivas sobre o novo programa da Fátima Bernardes, com previsão de estreia em abril.

O esquema é aquele mesmo. Depois dos telejornais do começo da manhã, serão normalmente exibidos o “Mais Você”, da Ana Maria Braga, o “Bem Estar”, e ela, logo na sequência.

Durante dezembro último foram discutidas coisas a respeito do formato, mas só em fevereiro, na volta das férias, é que os trabalhos começam pra valer. (Uol)

SISU 2012 DEVE CONTAR COM NOTA DE CORTE MENOR

Quando o estudante Libério Mendonça conferiu a nota que o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2011 apontava como mínimo para a vaga que queria, teve certeza que estava desclassificado. A nota de corte da primeira chamada para Fisioterapia na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi 695 e a média dele, 499. No entanto, olha ele comemorando o ingresso no curso na foto abaixo.
O caso de Libério não é isolado e pode servir de referência aos candidatos que tentarão uma vaga a partir de amanhã, quando o Sisu de 2012 será aberto. Como a seleção é nacional e boa parte dos candidatos concorre também em outros vestibulares ou quer apenas se testar, as chances entre a primeira chamada e a fila de espera aumentam bastante. (iG)

POSSE DO PADRE LUCIONE COMO PÁROCO DE COREAÚ

Foto: Chapolim
Foto: Chapolim
Foto: Chapolim
Foto: Chapolim

Foto: Chapolim

Foto: Chapolim
Foto: Chapolim

Foto: Chapolim

Foto: Chapolim

REGISTROS DE OUTROS TEMPOS...

A expressão latina “Verba volant, scripta manent” nos ensina que “as palavras voam, mas quando escritas permanecem para sempre". Neste tempo de chegadas e despedidas no âmbito paroquial, apresento letras, lavradas por mim, datadas de 15 de setembro de 1996 e de 19 de dezembro de 1996, respectivamente, um hino e um artigo sobre os primeiros tempos do vigário, que foi protagonista, até aqui, do mais extenso paroquiato da história eclesiástica de Coreaú.
Destaque-se, por oportuno, que os textos em apreço são originais, por isso guardam a ortografia da época. Ambos são partes de um trabalho contendo vinte páginas sob o título: “PADRE NERY, O MENSAGEIRO DA ESPERANÇA”, encadernado na data de 11/3/1997 e entregue ao citado reverendo. Uma cópia deste opúsculo encontra-se no acervo do Centro da Memória de Coreaú – Cemeco. A seguir, os registros de então:

                 HINO AO PADRE NERY

                    Padre Nery, com fé, te ouvimos
                    A palavra do bem a pregar
                    O teu zelo, em tudo, sentimos
                    A servir o Senhor no altar.

                    Pelos campos augustos da messe
                    Esperança semeias garboso,
                    Entoando sereno uma prece
                    Ao Senhor nosso rei glorioso.

                    Padre Nery, queremos saudar,
                    Nesta data de festa galante.
                    As virtudes solenes cantar
                    Deste jovem ministro vibrante.

                    Nossa terra feliz agradece
                    A nobreza do teu coração.
                    Tua luz, entre nós, resplandece
                    No labor da sagrada missão.
                     
                             Coreaú, 15 de setembro de 1996
                                         Leonardo Pildas

Nota Bene: este hino, embora tenha sido composto em 15/09/96,
                    foi cantado pela primeira vez no dia  18 de dezembro
                    de 1996,   quando  das  comemorações  do   terceiro
                    aniversário de ordenação do Padre Nery.

HOMENAGENS AO PADRE NERY
Na ruidosa manhã do dia 18 de dezembro de 1996, quarta-feira, uma grande corrente de alegria espalhou-se por toda a cidade anunciando o transcurso do terceiro aniversário de ordenação sacerdotal do nosso vigário. Era o primeiro comemorado entre nós. Logo ao romper da aurora, a Lira Palmense sob a regência do maestro Sebastião Sabóia, em parceria com o grupo de casais, abria as comemorações do grandioso dia com uma alvorada musical, defronte à casa paroquial.
À noite, na Igreja Matriz, houve uma concelebração em Ação de Graças tendo como celebrantes o homenageado e o padre João Batista Vasconcelos, vigário de Forquilha. Os concelebrantes adentraram no templo, que estava bem ornamentado e literalmente lotado, precedidos por uma solene procissão tendo à frente três irmãos do Santíssimo Sacramento conduzindo duas tochas e uma cruz, seguidos pelo estandarte de Nossa Senhora da Piedade carregado por Maria Cristina e mais um grupo de pessoas pertencentes aos movimentos e associações pias da paróquia: o casal Antônio Fernandes Frota e Neuracir Frota, a senhora Marinice Fontenele, o professor Aguiar, a senhorita Nenzinha, a jovem Maria José, a senhora Leonília Teles  e  o senhor Leonilson, representando o Grupo de Casais, o Apostolado da Oração, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, o Grupo de Jovens, a Cruzada Eucarística, o Conselho Paroquial, respectivamente. Em seguida, vieram os acólitos e por último os sacerdotes, acompanhados dos familiares do aniversariante. Todos entoavam, garbosamente, o hino da Virgem da Piedade.
Por solicitação do Padre Nery, a comunidade trouxe gêneros alimentícios não perecíveis para o natal dos carentes, tais oferendas foram colocadas diante do altar por ocasião do ofertório.
No final da celebração, houve a entrega de presentes pelos representantes das irmandades, seguindo-se o discurso da professora Neuracir Frota em nome do grupo de casais, bem como uma coreografia ao som da música do Padre Zezinho: “MEU SENHOR E EU”. Ato contínuo foi cantado o hino ao Padre Nery, cuja letra foi composta por Leonardo Pildas e a música pelo Padre Sadoc Araújo. Registre-se que a música em referência foi feita, inicialmente, para o hino comemorativo dos cinqüenta anos de sacerdócio de Dom Walfrido Teixeira Vieira, tendo sido, portanto, adaptada à letra de nossa autoria, pela Irmã Marinete Duarte. Finalizando o evento, o pároco dirigiu a todos o seu agradecimento pelas expressivas manifestações de apreço. O conjunto RC SOM e o coral do Grupo de Jovens animaram este ato solene, com suas musicalidades. A Lira Palmense, também, marcou presença, com seus ritmados acordes, no patamar da igreja.
Após a solenidade na matriz, aconteceu no Coreaú Social Clube, um lauto jantar oferecido ao vigário e convidados. A organização desta confraternização esteve a cargo do grupo de casais e das irmãs Marinete Duarte do Nascimento e Eliete Martins Pereira, do Patronato Maria Amélia Benício.

Coreaú, 19 de dezembro de 1996
Leonardo Pildas



Neste instante de mudanças, é lícito externar o reconhecido agradecimento aos sacerdotes João Batista Nery de Abreu e José Inácio Avelino, respectivamente, pároco e vigário paroquial, que por força de provisão canônica estão deixando a Paróquia Nossa Senhora da Piedade para paroquiar a Igreja Particular de Santa Quitéria-CE.
Ao Padre José Lucione Queiroz Holanda que chega para exercer o múnus paroquial em Coreaú, os votos de boas-vindas e de pleno êxito na nova missão.

Fortaleza, 4 de janeiro de 2012
Leonardo Pildas

2012!!! ÊÊÊÊÊÊIA!!! E COMEÇOU MUITO BÃO!!!

Isso mesmo amado, estimado, idolatrado e tantos outros ...ados leitor destas mal traçadas linhas... O ano presente começou bão demais e nestes três dias viví momentos  impensáveis para um reles plebeu: Êi-la-os!!!

Aditivado que estava, ainda pela geladinha do dia trinta e um de dezembro eis que no domingo primeiro teci mentalmente as ideias concebidas juntamente com o ilustre amigo Dr João Alberto Carneiro Teles de levarmos adiante um projeto sobre a verdadeira história de Coreau, contada em cerimônia e sem dó nem piedade de seus protagonista pelo povo que a testemunhou... Hipócritas e fornificadores, preparai o gelo para por detras das orelhas. Temos que ser rápidos pois as poucas testemunhas vivas destes fatos estão aos poucos ficando senis. Já identificamos os costais portadores destes baús de velharias que desnudarão por completo dos menos embaraçados aos mais sórdidos atos de uma sociedade “imaculada” ao longo do último século corrido. Se tudo sair como planejamos é bem provável que do São Miguel rescussitem alguns de temperamento mais acalorados a tomar satisfação... Este e o principal projeto. Portanto leitores nos cobrem diariamente para que até setembro tudo esteja pronto e possa haver o grande lançamento. Será um grande momento. Coreaú cheia em festa e campanha... Teremos espectadores em abundância...

Pelas fotos da recepção no novo representante da ICAR em Coreau hoje de manhã, a primeira impressão é de que o  novo líder dos católicos tem um carisma impar. Já era tempo desta gente que “resa”, “crê”, “confessa” e “comunga” em Cristo ter um líder que se sinta povo, que se misture com a gente suada, que labuta, que é injustiçada e que guarda esperança de adentrar ao paraíso guiada por um teólogo. Enquanto isso este pagão intransigente, autor desta nada modesta opinião e que tem a fé tão pequena quanto um grão de mostrarda vai trilhando um árduo caminho em busca do céu. Nem que seja o céu da boca da onça, é claro. Como dizia “rórró” a philósofa matuta que desenhava o nome nos quinze de setembro de outrora.

E hoje 03 de janeiro o grande “feito”!!!, Olha o tamanho da modéstia deste aspirante a escriba mor desta demosucupirana tribuna. Em um encontro casual com o ilustre prefeito da cidade uma “boa” conversa, pelo menos para min. O que era para ser dois minutos de prosa se tornou em quase meia hora de queda de braço. O jovem prefeito abriu o pergaminho e discorreu sobre seus inúmeros feitos. Diante de minha cara de espanto ele reforçou tudo novamente. Para não fazer feio novamente com cara de espanto eu aproveitei para informá-lo de que neste ano de 2012 um rio de lama que passa aqui proxímo de onde moro mais precisamente na Rua 24 de maio, vai completar 18 aninhos. Isso mesmo amado leitor. Dezoito aninhos. Do seu nascedouro até os dias de hoje, já se foram  seis gestores e nem um deles notou. Já tem até título de eleitor. Disse que ía fazer aniversário e  tudo. Aí o ilustre prefeito falou: -Mas você nunca me falou disso!!! -Realmente!!! Admiti. Agora já sei. Quando eu necessitar de algo vou direto falar com o Dono. Gostei da resposta. Não procuro mais intermediários. Me pediu prazo para cuidar do problema. E por que já convivo com mesmo a mais de dez anos dei-lhe um prazo de mais cinco anos. Isso mesmo!!! Cinco anos. -Mas porque cinco anos, indagará o mais antípático leitor destas mal traçadas linhas. Ora bolas pois então. Este último ano do seu primeiro mandato, mais os quatros do próximo. Não sou cabo eleitoral do homem não. Apenas concluo o óbvio. Ou leitor aí se lembra de alguém desde que o FHC comprou a reeleição que não se reelegeu?

Mas a conversa esquentou o ambiente mesmo foi quando o assunto foi educação. O nobre prefeito indagou-me sobre onde estudavam minha pequena prole. Diante da resposta o mesmo me convidou a matriculá-las quase dentro de minha residência. Ginásio. Seria ótimo, pois eu lá estudei trinta jeneiros atras, tempo este que se a estrutura física era precária a estrutura humana era de primeira grandeza. Teceu elogios à nova escola, que eu reconheço está um brinco.  Mas quando questionei a qualidade do material humano o mesmo vei com tudo. -Você está falando mal de seus colegas? Citou inclusive nomes de dois ou três. -Justos a exceção? Pensei comigo... Assim não pode!!! Assim não dá!!! Educação não é feito por dois ou três.

Pediu  que os críticos também mostrassem os feitos e não somente as faltas. Acho que este recado era pra mim...

E finalmente depois de uns quinze minutos encerramos a conversa “saudavel” e nos despedimos com os dentes de fora. De minha parte era o mais puro sorriso!!! De satisfação é claro...

Tenho dito... E sempre!!! 
Manuel de Jesus
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.