Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

11/11/2012

ARAQUÉM, CELEIRO DE EXPOENTES...


O povoado de Santo Antônio de Pádua do Olho d’Água do Coreaú, que tem como datas referenciais os anos de 1726 (doação do terreno para construção de sua capela), 1742 (inauguração da dita capela), 1757 (oficialização desta capela como Matriz interina do Curato da Ribeira do Coreaú), 1884 (elevação ao predicamento de Distrito de Paz), e 1938 (designação de nova toponímia: Araquém), é possuidor de uma história rica de feitos e fatos que honra o território municipal de Coreaú (vide História de Coreaú, p. 49-51 e 285).
A coragem e a bravura dos portugueses Domingos Álvares Ribeiro, Bento Pereira Viana, Mateus José de Sousa e João da Mota Pereira, fundadores desse nobre distrito, refulgem, agora, no nível cultural da juventude hodierna, que manifesta um invejável grau de conhecimento, uma notável capacidade de análise situacional e, sobretudo, senso crítico aliado ao uso coerente da razão.
Isto não veio por acaso... É fruto de um trabalho sério de jovens idealistas, altamente comprometidos com a educação de sua gente e, mais ainda, compromissados com a transformação da realidade social do distrito de Araquém e, por extensão, do município e cidade de Coreaú.
Todo barco que singra o mar revolto e vence a grande batalha é comandado por um experiente e vibrante timoneiro. Com base neste pressuposto, posso afirmar, com acentuada margem de certeza, que o sucesso da mocidade estudantil de Araquém tem como homem do leme, um cidadão de longo curso, chamado professor José Maria de Lima, que, sem alarde, impulsiona o entusiasmo dos moços araquenhense. Tornando, assim, mais autêntico o seu valioso trabalho. O sol se esconde para que a lua e as estrelas brilhem. As luzes da ribalta e o aplauso da plateia são destinados aos atores e atrizes, jamais ao diretor da peça.
Em conversa com o titular da Cadeira nº 3, da Academia Palmense de Letras - APL, Benedito Gomes Rodrigues (Ditim), fiquei sabendo da existência da AEDI - Associação para Educação e Desenvolvimento Integrado, que congrega boa parte dos jovens estudantes de Araquém. Esta entidade, atualmente, presidida pela universitária Gleiciane Albuquerque, desde o seu limiar até a presente data é acompanhada e estimulada pelo ínclito professor José Maria de Lima, que tem ajudado a moçada do aludido distrito a cantar, com mais garbo, este verso do hino do estudante cearense: “Ideal grandioso e puro ilumina o nosso afã...”.
Parabéns, nobre mestre! Esta homenagem é para o esforçado preletor que busca ampliar o horizonte de seus discípulos, mantendo-se na sacada, envolto na prudência dos cautos. Continue sendo fermento no meio dessa valorosa gente que engrandece Araquém e Coreaú.

Fortaleza, 11 de novembro de 2012
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.