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01/10/2011

MEGA-SENA ACUMULA, PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 26 MILHOES.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.324 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (1º), e o prêmio acumulou. Por isso, a loteria pode pagar até R$ 26 milhões a quem acertar todos os números sorteados no concurso 1.325 da modalidade, na próxima quarta-feira (5).

Dezenas sorteadas foram: 18, 29, 31, 44, 51 e 57

Do R7

FENÔMENO$ TÍPICO$ NO CÉU DE BRA$ÍLIA

Arte critica do professor Davi

LISTA DE CONTEMPLADOS COM BOLSA ESPORTE EM COREAÚ


Ontem 30 estiveram reunidos na Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, os membros da Comissão de Avaliação do Programa Bolsa Esporte para primeira análise e aprovação dos candidatos inscritos que serão beneficiados com a Bolsa Esporte.

"O objetivo desse Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. Ele tem como público alvo pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos." Click no link que segue para saber mais sobre o PROGRAMA. Click AQUI para baixar a lista completa.

Candidatos Aprovados de Coreaú

Antonia Jessica Dos Santos
Antonia Maria Souza Pereira
Antonia Monica Ferreira
Carolina Maria De Souza Albuquerque
Daniel Sinésio Do Nascimento
Dara Albuquerque Marques
Evelane Araujo Da Silva
Felipe Cezar Menezes
Franciane Ribeiro Do Nascimento
Francisco Souza Sampaio
Keitiele Rodrigues Cezar
Larissa Lima Rodrigues
Leonilda Machado De Menezes
Luzirene Felismino De Meneses Sousa
Maria Cosma Costa Arruda
Maria Cristiana Ferreira De Souza
Maria Jose Dos Santos
Paulo Sergio De Araujo
Pedro Henrique Silva De Lima
Vaniele De Sousa Lima

Tabela: Blog Ar@quém News


Redação Ar@quém News

DA SÉRIE IMAGENS HISTÓRICAS - DIA CÍVICO EM COREAÚ

E-MAIL DE DAVI

ALUNOS DO VILEBALDO AGUIAR E DA FLORA TELES PARTICIPAM DA 2ª FASE DA OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA




Os alunos das escolas Vilebaldo Aguiar e Flora Teles, ambas da cidade de Coreaú, estiveram Sábado passado pela manhã no Colégio Farias Brito em Sobral realizando a prova da 2ª Fase da Olimpíada Nacional de Geografia. Ao todo compareceram para a realização destas provas 27 (vinte e sete) alunos das respectivas escolas, acompanhados pelos professores Ivo Lourenço, José Mário e também professores de Ubaúna e Araquém. Estamos na torcida para que nossos alunos obtenham êxitos e alcancem a 3ª Fase da Olimpíada Nacional de Geografia.

Fonte: Blog do Sindproc

FOTOS EXCLUSIVAS TIRADAS POR CELULAR DO FENÔMENO SOLAR EM BRASÍLIA (30/09/2011)

Realmente belo, tão impressionante como a Aurora Boreal e Austral.
e-mail de Izaias Neto

...E O SONHO ACABOU...!!!

arte e critica de Davi

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

(...)COREAÚ: 141 ANOS!
O Mercado Público continua na mesma. O Matadouro Público, idem! O Piso dos Professores municipais é assunto proibido. As ruas continuam recebendo reformas do tipo meia-sola. As pontes dos rios Coreaú e Juazeiro... nada! O açude Angicos continua sem ter suas funções aproveitadas e a municipalidade não procura o Governo do Estado, para acompanhar o manejo das águas da comporta, as pescarias e o peixamento do respeitável manancial, os distritos continuam de pires nas mãos,...
O que querem que a população comemore? Ou vão continuar apostando no esquecimento de tudo?(...)


Pois bem: Existe solução fácil e prática para tudo isso...
Pois bem 2: Voto livre e consciente...
Pois bem 3: E não adiante gritar que este voto deve ser em "A", "B" ou
"C", pois todos já bibiricaram no poder e nenhum mostrou compromisso
com as dores da população que os colocou lá...
Pois bem4: O voto livre e consciente só resolve se for em "Z". "Z" de zebra...

Tenho dito.... E sempre!!!
--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

Manuel de Jesus

RANKING DAS DEZ MELHORES ESCOLAS DA CREDE 6

A CREDE 6 de Sobral apresentou, nesta semana, a relação das dez melhores escolas da região NOROESTE do estado do Ceará.

Segundo a instituição, os critérios avaliados foram a média nacional de 34,1 dos seus alunos concludentes participantes da prova do ENEM 2010, como também a média nacional do ENEM foi de 511,21 pontos.

A tabela é oriunda do blogueiro Kléber Teixeira

Entre “ASPAS”

“COMO FICA O LÍDER QUE NÃO LIDERA?
O PT vai lançar Nota em apoio aos Professores em greve? Como fica o Professor e líder do governo na AL? Quem fala por ele: Wellington Landim ou Carlomano Marques, o homem que atacou as Professoras, tratando-as por "hienas loucas e irresponsáveis"?

João Teles

INDICAÇÃO....

 Leitores, estudantes, aproveitem essa oportunidade criada pelo Governo Federal...divulguem aos seus contatos...

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Divulgue para o máximo de pessoas!

Dica de Rogério Cristino

MESTRADOS E DOUTORADOS EM EDUCAÇÃO SERÃO GRÁTIS: DIZ HADDAD

Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

 Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.
A respeito do tema do evento, o ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”
Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.”

Do iG

GREVE DOS PROFESSORES DO CEARÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE

por Bruna Dantas


Estamos vivendo um momento histórico na educação brasileira. A lei nacional do piso salarial dos professores, promulgada em 2008, após dois anos de espera pelo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação de inconstitucionalidade impetrada por cinco governadores, dentre eles o do Estado do Ceará, Cid Gomes, foi declarada completamente constitucional pelo referido tribunal.
Em face da resistência do governo em cumprir a lei respeitando a carreira, os professores do Estado do Ceará decretaram greve a partir do dia 5 de agosto de 2011. A reivindicação central do movimento paredista é a implementação da Lei Nacional do Piso Salarial (Lei nº 11.738/08) na atual carreira (Lei nº 12.066/93). Passados quase dois meses, os professores permanecem em greve, pois a referida reivindicação ainda não foi atendida.
Podemos elencar os pontos centrais da lei do piso salarial dos professores:
  • Conceito de piso: “O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.” Art. 2º § 1º;
  • Valor do piso: Quando da promulgação da lei, em 2008, foi fixado um vencimento básico inicial de carreira de R$ 950,00, tendo como referência o professor com formação de nível médio;
  • Índice de reajuste: O piso deverá ser atualizado anualmente em janeiro. A atualização deverá ser feita utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano;
  • Tempo de planejamento: A lei determina o máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
– Por que os professores permanecem em greve? –
Apesar do que tem sido veiculado pela mídia, após reunião dos professores com o governador Cid Gomes, que se realizou no último 22 de setembro, não houve compromisso por parte do governo em garantir as principais reivindicações da categoria.
A lei do piso salarial fixou um vencimento básico mínimo inicial para as carreiras, tendo como referência os professores com formação de nível médio. Hoje, esse valor devidamente atualizado, é de R$ 1.597,87. A lei determina o piso para o professor com formação de nível médio, porque os Estados e municípios ainda têm em seus quadros professores que não têm nível superior. De forma que as carreiras iniciam pelo nível corresponde à formação de nível médio.
Falando especificamente da atual carreira dos professores do Estado do Ceará, a mesma é composta por 30 níveis. O nível 1 da atual carreira corresponde ao professor com formação de nível médio. Os professores graduados estão no nível 13, os especialistas, nível 21, os mestres, nível 25 e doutores, nível 28. Os interstícios entre os níveis correspondem a uma diferença de 5% e à medida que o professor avança na carreira, tem aumentos correspondentes. Essa explicação se faz necessária para que se compreenda qual o maior gargalo nas negociações com o governo do Estado.
Sendo o piso o vencimento inicial da carreira e tendo os professores cearenses uma carreira, que é a lei nº 12.066/93, o que seria lógico? Que o governo aplicasse o piso para a referência 1 da carreira (referência inicial), repercutindo, consequentemente, em todos os demais níveis.
Porém, o governo tem a interpretação de que o piso salarial é somente para os professores que têm formação de nível médio. Hoje, a ampla maioria dos professores do Estado do Ceará tem formação de nível superior, muitos têm especialização, mestrado ou doutorado. Segundo o governo do Estado, são apenas 114 professores na ativa que têm nível médio de um total de 14 mil.
O governador Cid Gomes assume que vai cumprir a lei para os 114 professores que têm formação de nível médio, e para não valorizar os outros professores (ressalte-se, a imensa maioria da categoria), pretende mudar a carreira.
Mas será possível sustentar que uma lei que foi resultado de anos de luta de professores e professoras, que tem como objetivo básico valorizá-los, por entender que sem isso não se pode avançar no nosso atual quadro educacional, deve ser aplicada somente a 114 professores em um universo de 14 mil?
Respondemos que não. A lei do piso salarial deve valorizar toda a carreira. E não estamos reivindicando nada excepcional, apenas que o governo mantenha nossa carreira atual, que é uma lei de 1993, e que aplique nela o piso salarial.
Infelizmente, parece que o governo quer nos dar com uma mão e tirar com a outra. Sua intenção, demonstrada em reunião com os professores, e registrada em ata, é desvincular as carreiras de nível médio e superior, ou seja, destruir nosso atual plano de cargos e carreiras.
Isso implicará em que os professores que têm nível superior, a grande maioria, não terão nenhuma repercussão em seus vencimentos com a aplicação do piso salarial. Isso é mais inaceitável quando lembramos que anualmente o piso será reajustado em janeiro. Ora, ao fazer a desvinculação das tabelas de nível médio e superior, isso significará que professores graduados e pós-graduados nunca terão direito aos devidos reajustes fixados na lei do piso salarial. E uma lei que teve por intenção valorizar a carreira não terá nenhum efeito para a imensa maioria dos professores.
Há discordância, também, quanto ao valor atual do piso. O valor atual, calculado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), é de R$ 1.597,87, e aquele orientado pelo MEC é de R$ 1.187,00. Lembrando que o MEC não legisla, a nossa luta é pelo piso de R$ 1.597,87, valor este que foi calculado a partir do índice de reajuste estipulado pela lei — ponto, aliás, que jamais foi questionado no STF, estando em pleno vigor desde 2008.
Quanto ao 1/3 da jornada de trabalho para atividade extraclasse, houve avanço nas negociações com o governo do Estado. Nas reuniões com os professores, o governo comprometeu-se a implementar gradativamente o 1/3 de planejamento, garantindo, inclusive, concurso público em 2012, para que tal medida possa ser concretizada.
Por fim, queremos dizer à sociedade que entendemos que a greve acarreta prejuízo a todos, mas que é instrumento legítimo da classe trabalhadora na luta por educação púbica de qualidade.

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

(...)

"'... Se eles tem tudo na vida: salários, segurança, aposentadoria no futuro, dinheiro para pagar as escolas de elite e qualidade de vida; se eles não sentem nossas dores, se não gemem como a gente; se tem os melhores planos de saúde e jatinhos, para qualquer refrigério; se eles compram mentes e consciências, se tomam de conta do Estado, fazem uma cerca de policiais ao redor de si, nos tratam a chutes e pontapés, nos reduzem a nada; permitem que nossos irmãos morram à míngua nas filas e
corredores de hospitais, de quem eles nunca vão precisar! Se eles pegam nas nossas mãos por puro interesse eleitoral ou eleitoreiro; se nos metem num processo patético de niguenização; se negam o medicamento que ameniza nossa dor, se nos tem como trastes e trambolhos, porque muitos de nós ainda estamos juntos deles nesse empreitada genoCIDa? De que lado você está, meu irmão? O que é isso, companheiro!?'

- Pois bem. Eu acho que são um bando de ordinários e imprestáveis...
; ...os eleitores que votam em gente assim! Tenho dito... E sempre!!!'"

Manuel de Jesus (...)
 
Pois bem: Explicando o "mal" entendido:

Aí houve repercussão e feedback dos amados, estimados, idolatrados e tantos outros ...ados leitores destas mal traçadas linhas...

Aí veio até mim um representante da classe política destacada na matéria e me inquiriu:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-S ou eu meu sinhô... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí vei até mim a representante da associação de mães da classe política destacada na matéria e me inquiriu:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-Sou eu minha senhora... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí vei até mim o representante da guarda de segurança nacional que protege a classe política destacada na matéria e me inquiriu:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-Sou eu meu senhor... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí veio o representante do conselho dos justos que inocenta a classe
política destacada na matéria e me inquiriu:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-Sou eu meu senhor... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí vei até mim o representante dos operários que edificam os santuários perpertuadores dos nomes e brasões da classe política destacada na matéria e me inqui riu:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-Sou eu meu senhor... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí veio até mim o representante dos eleitores comprados pela classe
política destacada na matéria e me inquiriu:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-Sou eu meu senhor... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí vieram mais e mais representantes dos que sustentam a classe
política destacada na matéria e mi inquiriram em coro:
-Quem é mesmo ordinário e imprestável?
-Sou eu meu senhor... Sou eu... Respondi timidamente...

Aí eles me olharam de cima a baixo, sisudos... depois se entreolharam... Aí eu falei timidamente:
-Pois é pessoal. Lembram de Santelmo e Dona Dadivosa no reinado de Chico City? O que Santelmo dizia quando lhe indagavam sobre assuntos capciosos?
-Pra tudo tem explicação...

Ouvido isso todos apontaram o dedo em riste sobre minha fa ce e gritaram em coro:
-Ele é que é o culpado deste estado de coisas... Por isso é ordinário e imprestável; ele é o eleitor que vota em gente assim!

Tenho dito... E sempre!!!'"
 

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!
Manuel de Jesus

FETEMS LANÇA NOTA DE APOIO A GREVE DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ

Nota de apoio aos professores e professoras da rede estadual de ensino do Ceará

A Diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os seus 71 sindicatos filiados vem a público apoiar e se solidarizar com os (as) professores (as) da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, que estão em greve desde o dia 5 de agosto.


Repudiamos o ato de violência praticado por parte das forças de segurança pública, a mando do poder público, contra os trabalhadores (as) em Educação, na Assembléia Legislativa do Ceará. Os excessos cometidos precisam ser apurados, com penalização séria para os responsáveis. Nenhum trabalhador em greve pode ficar sujeito a agressões, não vivemos mais na Ditadura Militar e temos o direito de sermos respeitados e exercemos as nossas lutas dentro da democracia que ajudamos a construir.

Em defesa dos direitos dos trabalhadores (as), a greve é um instrumento legítimo. Os professores (as) do Ceará reivindicam a aplicação do piso salarial nacional ao atual plano de carreira. O Piso Nacional é uma conquista dos trabalhadores (as) que visa a melhoria da Educação a partir da valorização dos profissionais de ensino. Por isso, sua implementação é fundamental.

Esperamos que o Governo do Ceará, na pessoa de Cid Gomes, retome as negociações, em caráter de urgência, pois essa é uma forma de garantir a celeridade do processo, evitando o prolongamento do impasse.

Todos nós, trabalhadores (as) brasileiros em Educação, estamos na luta constante pela valorização dos profissionais de ensino, contra o projeto de lei estadual que acaba com a carreira no magistério e por melhores condições de trabalho, a FETEMS reafirma sua solidariedade ao movimento grevista e continua a sua batalha pelos trabalhadores (as) de Mato Grosso do Sul e de todo país.

Fonte: AgoraMS

PESAR PELA PASSAGEM DE DONA MARIANITA

Manifesto meu pesar à família de Dona Marianita Cardoso, especialmente aos professores Chiquinho e Raimundinho, seus netos e meus colegas de trabalho na Escola Flora Teles. Dona Marianita foi uma grande educadora no distrito de Araquém que pelo seu exemplo de vida: enquanto mãe, matriarca e mulher deixou um legado de valores para as gerações atuais. Minha avó, Quininha Albuquerque, professora nos tempos do MOBRAL, tinha em vida um grande apreço por Dona Marianita. Acredito que agora ambas estão felizes por reencontrarem-se na glória de Deus. E, sem dúvida alguma, Dona Marianita partiu feliz, com a certeza de ter deixado em seus netos os frutos e a semente do amor pela missão de educar!

Anatália Carvalho

O CANHAO CONTRA A FLOR E ABUSO DE PODER E DE AUTORIDADE

Por Davi

30/09/2011

DA SÉRIE FOTOS ANTIGAS - APROSC - COREAÚ

e-mail do professor Davi

IMAGEM QUE ROLA NO FACEBBOK


De Bruno Moraes

FENOMENO NATURAL, HALO SOLAR É VISTO NO DF E GOIÁS

Os moradores do Planalto Central estão sendo os únicos a visualizar o fenômeno do halo solar  que está ocorrendo desde às 11h desta sexta-feira (30/9). O evento natural ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelo nas nuvens e são refletidos. Para quem vê o fenômeno, as cores em volta do Sol parecem as de um arco-íris. Além de ser observado no DF, o halo é visto também em Goiás.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão para que o grande círculo no céu deixe de ser visto. O Inmet informou ainda que hoje o fenômeno poderá ser observado somente no Distrito Federal, pois para ocorrer depende da quantidade de cristais de gelo presente nas nuvens, o que naturalmente dificulta a visualização em várias outras localidades.

Pernambuco.com

HUMOR E AS AULAS DE MATEMÁTICA

e-mail de Izaias Neto

A CASA QUEIMADA.........

Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano..

Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água.

Ficou boiando à deriva durante muito  tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte.

Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas.Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir
uma casinha para ele.

Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção.

Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes.  Assim com comida abundante, estava  satisfeito com o resultado da pesca.

Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada.

Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:

"Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo?

O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha.

Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?"

Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu
uma voz dizendo:

"Vamos rapaz?"

Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:

"Vamos rapaz, nós viemos te buscar"

"Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?"

"Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro.

O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante."

MORAL DA HISTÓRIA

É comum nos sentirmos desencorajados e até mesmo desesperados quando as coisas vão mal.

Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.

Lembrem-se: Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina.

Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva..

Passe essa mensagem para as pessoas que você conhece e quer bem. Alguém pode estar precisando.

Amigos...


Vale muito a pena ler e refletir.


Abraços, Elitânia Bezer

HOMENAGEM A PROFESSORA MARIANITA

Arte e Criação do Professor Davi

ALEXANDRE GARCIA: GREVE É UM DOS SINTOMAS DOS DESCASOS DA EDUCAÇÃO

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país', afirma.

Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia. 

Não é só no Ceará. Na capital do país, na quinta-feira (29) não houve aula nas escolas públicas do Fundamental e Médio, porque os professores fizeram protesto diante do palácio do governo. A Universidade de Brasília (UnB) está frequentemente em greve; e o Instituto Federal, com cursos técnicos e superiores, está em greve há 45 dias.

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país. Protestos, manifestações e greves são alguns dos sintomas sérios do descaso que sofre a educação no Brasil, incluindo aí a desvalorização dos professores.


Há 50 anos, uma das principais brincadeiras das menininhas em casa era de professora. A professora era um ícone. A vocação brotava cedo. Hoje o professor está desestimulado e mal formado, e a qualidade de ensino é medíocre. E pensar que é uma das mais nobres profissões, porque forma o futuro. Mas isso não se traduz na formação do educador nem na sua remuneração.

No Ceará, por exemplo, um deputado estadual ganha mais que uma dúzia de professores do Ensino Médio. Que justiça há nessa desproporção? Como a educação está medíocre, o futuro do Brasil – e já se sente isso no presente – pode ser também medíocre.

As empresas que precisam de profissionais sentem essa falta de ensino. Os cursos superiores se deterioram, da medicina ao direito. E não poderia ser diferente, porque a base é fraca. A educação, que é a prioridade das prioridades, talvez seja temida pelos que estabelecem as prioridades, porque educação liberta.


Fonte: Bom Dia Brasil - G1/APEOC

ALEXANDRE GARCIA: GREVE É UM DOS SINTOMAS DOS DESCASOS DA EDUCAÇÃO

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país', afirma.

Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia. 

Não é só no Ceará. Na capital do país, na quinta-feira (29) não houve aula nas escolas públicas do Fundamental e Médio, porque os professores fizeram protesto diante do palácio do governo. A Universidade de Brasília (UnB) está frequentemente em greve; e o Instituto Federal, com cursos técnicos e superiores, está em greve há 45 dias.

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país. Protestos, manifestações e greves são alguns dos sintomas sérios do descaso que sofre a educação no Brasil, incluindo aí a desvalorização dos professores.


Há 50 anos, uma das principais brincadeiras das menininhas em casa era de professora. A professora era um ícone. A vocação brotava cedo. Hoje o professor está desestimulado e mal formado, e a qualidade de ensino é medíocre. E pensar que é uma das mais nobres profissões, porque forma o futuro. Mas isso não se traduz na formação do educador nem na sua remuneração.

No Ceará, por exemplo, um deputado estadual ganha mais que uma dúzia de professores do Ensino Médio. Que justiça há nessa desproporção? Como a educação está medíocre, o futuro do Brasil – e já se sente isso no presente – pode ser também medíocre.

As empresas que precisam de profissionais sentem essa falta de ensino. Os cursos superiores se deterioram, da medicina ao direito. E não poderia ser diferente, porque a base é fraca. A educação, que é a prioridade das prioridades, talvez seja temida pelos que estabelecem as prioridades, porque educação liberta.


Fonte: Bom Dia Brasil - G1/APEOC

PRIMEIRA PROFESSORA DE ARAQUÉM

MARIANITA – PRIMEIRA EDUCADORA DE ARAQUÉM

Um pouco de sua vida

No dia 14 de abril de 1919, nascia, em Coreaú, Marianita Cardoso de Albuquerque. Filha de Raimundo Nonato de Albuquerque e Maria do Carmo Cardoso. Marianita Ficou órfã de mãe aos 16 anos de idade. Passou toda sua infância e juventude na cidade de Coreaú. Casou-se com Elias Teles de Menezes, vindo morar em Araquém, distrito de sua Terra natal. Ao longo de sua vida, teve 17 filhos: dezesseis biológicos e um adotivo. Dos quais seis falecidos ainda quando crianças e dois há pouco tempo. Atualmente, conta-se com oito filhos, vinte e cinco netos e dezessete bisnetos. Marianita juntamente com seu esposo, assim como grande parte dos nordestinos, região brasileira constantemente castigada pelas secas e pobreza, enfrentou muitas dificuldades para criar seus filhos, que, muitas vezes, ela tinha  três filhos sem andar na mesma época.
Vida profissional
Aos 22 anos de idade, Marianita inicia sua carreira de educadora e pesquisadora social, dando aulas em sua casa e fazendo trabalhos de recenseamento em torno da região. Enfrentava muitas dificuldades para trabalhar na época. Em épocas de recenseamento, atualmente conhecido como senso do IBGE, tinha que caminhar a cavalo durante dias por toda a região fazendo os cadastros das famílias que habitavam nesta região.
Como educadora, Marianita contribuiu de forma significativa para a alfabetização de crianças na época, tornando-se a primeira professora de Araquém.
No dia 29 de Setembro de 2011, por volta das 2:20 da manhã,  com 92 anos de idade, veio a falecer, deixando muitas saudades e inspiração. plantou sementes que vieram a germinar, uma vez que alguns de seus netos herdaram com satisfação a prazerosa missão de dar continuidade a sua função: que é de transformar vidas a partir da educação.    

Educaraquém

A REFLEXÃO DO DIA


e-mail de Davi

29/09/2011

ATÉ QUE ENFIM A MÍDIA RESOLVEU NOTICIAR A GREVE DOS PROFESSORES NO CE

Foi preciso ter sangue derramado para que a mídia de grande porte noticiasse o estado critico ente governo e professores no Ceará. Lastimável cenas que vimos hoje na AL, os professores sendo agredido por PMs, onde está o estado democrático de direito? pelas cenas vistas em todo o mundo, pudemos comparar a época escura da história brasileira vivida entre 1964-1985. É sério o estado vivido entre a classe pensante e os não "pensante". Todos sabem que a sociedade precisa do professor, e o que estão fazendo? acabando com a classe, e o mais sério é ver a senhora secretária de educação do estado em entrevista na tv, explicar o inexplicável. É triste, é lastimável, é vergonhoso. Cito uma passagem do livro de Augusto Cury em "Pais brilhantes, professores fascinantes" *(...) os professores resolveram sair da pirâmide que indicava qual a profissão mais importante para a sociedade, como foram vaiados e colocados em ultimo lugar, saíram e o resultado foi o desmoronamento de todos, pois a base da pirâmide eram os professores (...).

Que Alá tenha piedade da alma desses infiéis

* esta é interpretação do blogueiro na passagem lida no livro.

ENTRE “aspas”

“UM ATAQUE DE CINISMO"

"Nada foi aprovado sem debate", diz o petista Antônio Carlos, líder desse governo negro, que muitos Professores (infelizmente) ajudaram a eleger! A matéria governista chegou na AL e foi votada às carreiras! Como mandam  os critérios dos cínicos!”

João Teles de Aguiar

ESTES ESTÃO DO LADO DOS PROFESSORES

Votaram contra a proposta do governo Cid Gomes os deputados Heitor Férrer (PDT), Agostinho Moreira e Roberto Mesquita, ambos do PV, e Eliane Novais (PSB).

LI NO COREAUSIARA

(...)
 ... Se eles tem tudo na vida: salários, segurança, aposentadoria no futuro, dinheiro para pagar as escolas de elite e qualidade de vida; se eles não sentem nossas dores, se não gemem como a gente; se tem os
melhores planos de saúde e jatinhos, para qualquer refrigério; se eles compram mentes e consciências, se tomam de conta do Estado, fazem uma cerca de policiais ao redor de si, nos tratam a chutes e pontapés, nos reduzem a nada; permitem que nossos irmãos morram à míngua nas filas e corredores de hospitais, de quem eles nunca vão precisar! Se eles pegam nas nossas mãos por puro interesse eleitoral ou eleitoreiro;  se nos metem num processo patético de niguenização; se negam o
medicamento que ameniza nossa dor, se nos tem como trastes e trambolhos, porque muitos de nós ainda estamos juntos deles nesse empreitada genoCIDa? De que lado você está, meu irmão? O que é isso, companheiro!?(...)

-Pois bem: Eu acho que são um bando de ordinários e imprestáveis....,

....os eleitores que votam  em gente assim!

Tenho dito... E sempre!!!
--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

Manuel de Jesus

O ANIVERSÁRIANTE DO DIA

O pescado de Ilusões, o principe dos desejos - Ivo Lourenço (Gomes) ao Lado de seu tio

DA SÉRIE IMAGENS ANTIGAS

DO ARQUIVO DO  PROFESSOR GENTIL TELES 
e-mail de Davi

ESCOLA VILEBALDO AGUIAR 3 ALUNOS GANHAM MEDALHAS NA OLIMPIADA DE ASTRONOMIA 2011

Antonia Flavyanny Albuquerque Portela
Medalha de Bronze


Maria Daniele Gomes
Medalha de Bronze


Yolanda Lorena Moreira Gomes
Medalha de Bronze



Parabéns a todos alunos que participaram da olimpíada. 

Coreaú Online

ESCOLA FLORA TELES IMPLACA 4 MEDALHAS NA OLIMPIADA DE ASTRONOMIA 2011

Na XIV edição das Olimpíadas de Astronomia 2011, os alunos da escola Flora Teles Sede e extensão de Araquém, mostraram o seu potencial.

Fenando Lima de Menezes
Medalha de Ouro
Francisco Erick Tabosa Lima
Medalha de Prata

José Jander Coutinho Marques filhos
Medalha de Bronze

Kelton de Paula Albuquerque
Medalha de Bronze

Lembrando que ainda tivemos dois alunos que fizeram a prova de pré-seleção para as olimpíadas internacionais. Estamos aguardando os resultados.

SAIU O EDITAL DO VESTIBULAR DA UVA 2012.1

O Processo Seletivo para preenchimento de 765 (setecentas e sessenta e cinco) vagas, distribuídas conforme quadro abaixo, terá validade, unicamente, para matrícula no 1º (primeiro) período de 2012.

O período de 17 de outubro a 04 de novembro de 2011, das 08h às 23h59min, as inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2012.1, objetivando classificar candidatos a cursos de graduação desta Universidade.

 Os candidatos que desejarem solicitar desconto ou isenção da taxa de inscrição deverão efetuar sua inscrição somente no período de 17 a 21 de outubro de 2011, das 08 às 17 horas, e proceder conforme item 3.4 deste Edital.

AL DO CEARÁ APROVA O "PISO" DOS PROFESSORES

Em meio à tentativa dos professores estaduais de ocupar o plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, deputados aprovaram no início da tarde desta quinta-feira (29) o reajuste salarial  da categoria.

Os professores protestam na Assembleia alegando que o Governo de Estado não cumpre a Lei do Piso Nacional, que exige um salário de no mínimo R$ 1.180 para os profissionais com ensino médio. A aprovação da matéria nesta quinta-feira determina um salário de R$ 813,79 para professores com ensino médio. De acordo com o líder do Governo na Câmara, deputado Antônio Carlos (PT), o número de professores com ensino médio é “somente um resquício”.

“A matéria foi enviada à Assembleia pelo governador (do Ceará) Cid Gomes após discutir com a categoria. Nada foi aprovado sem debate”, diz Antônio Carlos.

G1 Ceará

CNTE ENVIA NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO DO CEARÁ

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual o Sindicato APEOC é afiliado, vem a público repudiar com veemência as ações truculentas praticadas pela Polícia Militar, por meio do batalhão de choque sob o comando do governador Cid Gomes, ocorridas nesta manhã, nas dependências da Assembleia Legislativa do Ceará, que causou ferimentos em alguns professores e a prisão de outros, em greve há 56 dias.

A CNTE repudia ainda a atitude do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, por ter permitido a ação violenta do batalhão de choque da PM, dentro da Casa, contra os educadores. 
Senhor governador, tal fato remete às práticas utilizadas pelo Regime Militar contra o movimento sindical. Hoje, ações como essa, em um Estado Democrático e de Direito, são inaceitáveis. O governo cearense deveria respeitar a população e usar o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais em suas políticas públicas.

É necessário ressaltar, senhor Cid Gomes, que a Constituição prevê o direito à liberdade de expressão, para fins pacíficos, em locais abertos ao público. Portanto, atitude do senhor, além de ignorar a legislação brasileira, ainda viola os direitos previstos nas Convenções 87 e 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se referem ao direito de liberdade sindical e de livre organização.

Prender educadores que realizam manifestação em defesa da Lei 11.738/2008 (Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério), aprovada por unanimidade no Congresso Nacional e julgada plenamente constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e prol de uma educação pública de qualidade não é papel de governo democrático e comprometido como bem comumda sociedade.

A direção da CNTE vai denunciar o fato aos organismos internacionais, como a Internacional da Educação e a Organização Internacional do Trabalho – OIT e também permanecerá atenta a qualquer atitude de violência aos direitos dos educadores do Ceará.

Brasília (DF), 29 de setembro de 2011

Roberto Franklin de Leão
Presidente

ASSISTO AGORA NO BARRA DA TV JANGADEIRO

Polícia e professores entram em confronto na AL

Imagem: Jangadeiro Online
O conflito entre os professores da rede estadual de ensino e policiais nesta manhã de quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa.
Uma pena que a casa do povo não esteja sendo usada pelo povo. E tudo isto por conta da tabela apresentada pelo governo, que contraria a Lei 12.066 de Cargos, Carreiras e Salários e o não o cumprimento da Lei Piso Nacional para todos os professores, estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

sitSÍTIO DO BOSCO: UM LUGAR PARADISÍACO







FOTOS: DAVI
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