Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

16/07/2011

NOSSA HOMENAGEM AO ILUSTRE PROFESSOR AGUIAR

Raimundo Nonato de Aguiar, o professor Aguiar, popularmente conhecido como “Parentim”, tem toda uma vida dedicada à causa da educação coreauense. Tendo sido admitido na rede estadual de ensino, alfabetizou com maestria muitos estudantes que hoje são doutores, professores, advogados. Seu trabalho na área da educação desenvolveu-se de forma brilhante tanto como professor quanto em cargos de gestão educacional, uma vez que o professor Aguiar já foi diretor da Escola Coração de Jesus em Aroeiras, diretor da Escola Vilebaldo Aguiar (de 1993 a 1995), em Coreaú-CE, tendo também exercido o cargo de Coordenador de Gestão e Coordenador Pedagógico na Escola Flora de Queiroz Teles.
Coreauense nato, filho do Sr. Antonio Alves de Aguiar (seu Totonho Aguiar) e de dona Maria Vasconcelos de Aguiar,  tendo nascido aos três dias do mês de dezembro de 1946, casou-se com Francisca das Chagas Carvalho de Aguiar, conhecida como dona Neném, e dessa união nasceram quatro filhos e três netos. Já assumiu o cargo de vereador por dois  meses  pois  estava na suplência do cargo. Católico, defensor árduo dos seus ideais, é membro cativo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e participa assiduamente das missas e de outros eventos de cunho religioso promovidos pela sua Igreja, a exemplo do “Terço dos Homens”. Uma vez admitido como professor da rede estadual de ensino, exerceu assiduamente suas atividades ao longo de trinta anos muito bem dedicados à educação pública coreauense. Dedicou-se ativamente às duas Escolas da rede estadual sediadas em Coreaú, a Escola Vilebaldo Aguiar e Flora de Queiroz Teles. Uma das práticas do professor Aguiar e que o mesmo manteve durante os anos de sua gestão educacional em ambas as escolas, era o canto do Hino Nacional no inicio de cada turno, com o intuito de fomentar o sentimento cívico e patrióticos nos alunos.
Por todas estas razões o Blog RM no Foco tem a honra de conceder-lhe o troféu RM no Foco, pelo seu valoroso trabalho em prol da educação coreauense!
Por  Anatália Carvalho

FESTA DE ANIVERSÁRIO - MARIA CARNEIRO DE ALBUQUERQUE PORTELA – COTINHA


Maria Carneiro De Albuquerque Portela, COTINHA, como é conhecida, nasceu na cidade de Coreaú- Ceará, no dia 17 de julho de 1911, filha de Custódio Carneiro da Silva e Mariana Carneiro de Albuquerque.
Viveu sua infância e juventude na sua cidade natal, ao lado de seus pais e de seus 07 irmãos. Uma família simples e muito feliz. Foram momentos bons e bem vividos no aconchego familiar, dos quais ela guarda muitas recordações inesquecíveis.
Cotinha sempre foi uma jovem e adulta muito responsável, decidida e de personalidade marcante, cumpridora dos seus deveres de filha, irmã e amiga.
Aos 22 anos de idade conheceu João Batista Portela, o seu príncipe encantado, com o qual contraiu núpcias a 18 de setembro de 1934, na igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, em Coreaú.
Como frutos dessa união nasceram 12 filhos: José, Socorro, Francisco Anastácio, Maria da Conceição, Maria da Piedade, Antonieta, Anete, Custódio, Manoel, Raimundo Nonato, Maria das Graças e Antonio Benício. Seus 3 últimos filhos faleceram ainda crianças.
Em 1976, com muita saudade, Cotinha deixa a terra a natal e, com seu esposo João Batista, vem morar em Fortaleza para estarem mais próximos de seus filhos.
Apesar dos 35 anos de residência em Fortaleza, ela não esquece Coreaú, principalmente a festa de Nossa Senhora da Piedade, da qual fazia questão de participar devotamente todos os anos.
Cotinha é possuidora de uma fé muito firme, marcada por convicções cristãs e práticas religiosas profundas. E, apesar de sua idade, todos os dias assiste às missas pela televisão.
Sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi e continua sendo um ponto forte de sua fé cristã. De sua profunda devoção ao Sagrado Coração De Jesus, mereceu o presente de duas filhas religiosas: Irmã Portela e Irmã Antonieta, pertencentes à Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.
Com o casamento dos filhos, a família cresceu, o amor de mamãe foi se irradiando, tornando-se mais forte e expressando-se na afeição e dedicação que ela hoje manifesta pelos seus genros e noras, a quem considera como verdadeiros filhos e filhas.
Em toda a sua vida Cotinha revelou-se uma grande batalhadora, desempenhando com muita integridade sua missão de esposa, mãe zelosa e dedicada procurando dar tudo de si, juntamente com papai, para que seus filhos tivessem uma boa educação, formação moral e cristã.
No dia 28 de fevereiro de 1982, Cotinha sofre a perda de seu esposo e fiel companheiro. Amparada pela fé e amor de seus filhos segue cumprindo, agora sozinha, sua missão de mãe agregadora.
Ainda hoje Cotinha se preocupa com o bem estar e a felicidade de seus filhos, que tanto ama e considera a razão de sua vida.
Neste próximo domingo, dia 17 de julho, celebra seus 100 anos, muito feliz, amada e protegida pelo carinho e dedicação de seus 9 filhos, 22 netos e 19 bisnetos. A quem deseja vê-los felizes e bem sucedidos na vida.
Cotinha recebeu de Deus, o Senhor da Vida, a graça de completar 100 anos de existência. Pelo que a sua família celebra com uma grande ação de graças ao Pai Criador pela mãe, avó, bisavó, irmã, tia e amiga que é Cotinha. Sua serva, que soube tão bem desempenhar a missão que Deus lhe confiou durante esses 100 anos muito bem vividos.

A missa de Ação de Graças será na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Avenida da  Universidade.2974 - Benfica. A será  recepção será no Bouganville Buffet, rua José Vilar, 3071 - Dionísio Torres - Fortaleza/Ce.

O PORTALCOREAÚ Parabeniza familiares e deseja a Tia Cotinha muita saúde e muita paz e que continue rezando pelo povo de coreaú, que tanto ama.

RARIDADE SOBRE O FUTEBOL

Para os fãs do futebol...!

GARRINCHA E ROBERTO CARLOS (CANTOR), JOGANDO SINUCA
http://www.youtube.com/watch?v=zNoASIwq5sI

GARRINCHA EM PAU GRANDE, EM 1966
http://www.youtube.com/watch?v=t59vZojUHQk


BRASIL 2x1 URUGUAI, TAÇA DO ATLÂNTICO EM 1976, JOGO QUE O RIVELINO CAIU DE BUNDA NAS ESCADAS QUE LEVAM AO VESTIÁRIO
http://www.youtube.com/watch?v=UzKGtg_-y74

DOCUMENTÁRIO, FANTÁSTICO, SOBRE ADEMIR MENEZES, O QUEIXADA
http://www.youtube.com/watch?v=k_K8PXhcbbs

DOCUMENTÁRIO, FANTÁSTICO, SOBRE ZIZINHO, O MESTRE ZIZA
http://www.youtube.com/watch?v=qrRQbTtgEeA

MATÉRIA SOBRE LEÔNIDAS DA SILVA, O DIAMANTE NEGRO
http://www.youtube.com/watch?v=-eZO-xDmOcA

MATÉRIA SOBRE DOMINGOS DA GUIA, O DIVINO MESTRE
http://www.youtube.com/watch?v=0I3REVfnhX4

ENTREVISTA COM ZIZINHO NO "BOLA DA VEZ" DA ESPN BRASIL
http://www.youtube.com/watch?v=kPgZa3J894A

MATÉRIA SOBRE HELENO DE FREITAS
http://www.youtube.com/watch?v=Gyjdp_G-Eic

MATÉRIA SOBRE GARRINCHA
http://www.youtube.com/watch?v=PjlfJ_YRThY

MATÉRIA SOBRE GARRINCHA E BARBOSA
http://www.youtube.com/watch?v=i1zWqSBnQZw

O ADEUS DE MESTRE DIDI
http://www.youtube.com/watch?v=W6dh1ublVFw

BATE PAPO COM NÍLTON SANTOS
http://www.youtube.com/watch?v=9Ll7zIMd_HY

HOMENAGEM A NÍLTON SANTOS
http://www.youtube.com/watch?v=opjAy6GHYng

GILMAR DOS SANTOS NEVES
http://www.youtube.com/watch?v=JbR7supU8mc

LUIZINHO ' O PEQUENO POLEGAR'
http://www.youtube.com/watch?
v=6I1oVZEdjio



de Rogério Cristno

MOMENTO IDEAL PRA QUBRAR AS “CORRENTES” DO ATRASO

A terra não é de quem tem a posse e sim de quem dela tira o seu suor. Muitas vezes, nas minhas postagens, sempre friso que a mudança no triste quadro político da nossa Palma passa pelo resgate por parte dos trabalhadores rurais, através do controle do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Que essa entidade de classe seja realmente representativa e representada por um trabalhador rura,l que da terra tira o seu sustento.

Nestes dias, teremos em Coreaú eleição para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. É um momento muito importante, pois poderá mudar a história dessa velha política arcaica que vem reinando desde o tempo da velha Palma. Temos duas chapas: uma que representa o continuísmo que há quarenta anos se apoderou do Sindicato, e uma outra de renovação, ou melhor um verdadeiro representante da classe trabalhadora.

A pergunta que gostaria de fazer: a força viva e pungente de Coreaú vai se fazer presente nessa  luta? Pois é um ótimo momento para se iniciar o fortalecimento para o próximo pleito que se aproxima. Se podemos mudar o triste quadro do Sindicato dos Trabalhares Rurais de Coreaú, então sairemos com força para quebrar as correntes do atraso político, colocando uma pessoa que venha administrar a nossa terra, com compromisso de fazer uma grande mudança em todos os sentidos, ou seja, um Coreaú de todos, para todos e com todos.

(Carlos Teles, recebido por e-mail)

VEM AÍ UMA NOVA PARALISAÇÃO

A LUTA CONTINUA!

O governador Cid Gomes, mais uma vez protelou encontro com os professores da rede estadual de ensino e com a direção do Sindicato – APEOC. Havia confirmado que nesta sexta-feira, 15 de julho, anunciaria a resposta à pauta de reivindicações do Sindicato – APEOC.
O governador contrariou o seu próprio compromisso, quando afirmou em 29 de junho, que, em 15 de julho, anunciaria sua posição sobre a implantação do piso nacional de salário da Educação Básica e readequação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério. Matérias fundamentais à luta dos professores, entre outras reivindicações encaminhadas pelo Sindicato – APEOC.
O presidente do Sindicato – APEOC, professor Anízio Melo e representações de professores do interior foram recebidos pelo governador em exercício, Domingos Filho. Comunicou este que o governador Cid Gomes estava ausente do Estado em missão oficial. Informou ainda que na próxima segunda-feira Cid Gomes estará reunido com a titular e assessores da SEDUC e na mesma segunda-feira a secretária Izolda Cela comunicará dia e hora da audiência do governador Cid Gomes com o Sindicato – APEOC.
Para o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato – APEOC, a situação está nas mãos do governador Cid Gomes. Portanto, espera que sua proposta venha atender o que necessita a educação e o ensino de nosso Estado a partir de uma reflexão real em que se encontra o Ceará com o 5º pior salário de professor do país.
Sindicato APEOC

CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA VILEBALDO AGUIAR



Fotos: Davi

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 15/07/2011 - 1.197

DUNGA DIZ "NÃO" AO SÃO PAULO

Foto: Getty Images
Uma das primeiras opções do São Paulo para assumir o comando do time está praticamente descartada. O técnico Dunga foi procurado pelo clube paulista, mas está negociando com clubes europeus e não deve trabalhar no Brasil no momento. De acordo com seu empresário, o italiano Antonio Caliendo, o comandante da seleção brasileira na última Copa do Mundo segue em férias no Brasil e pretende acertar com um clube de fora em breve.

Informações iG

15/07/2011

QUANTO CUSTA UM MILAGRE

Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo.
Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro.
Iriam se mudar para um apartamento num subúrbio, no próximo mês, porque seu pai não tinha recursos para pagar as contas do médico e o aluguel do apartamento.
Somente uma intervenção cirúrgica muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar-lhes dinheiro.
A menina ouviu seu pai dizer a sua mãe chorosa, com um sussurro desesperado:Somente um milagre poderá salvá-lo.
Ela foi ao seu quarto e puxou o vidro de gelatina de seu esconderijo, no armário. Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes.
O total tinha que estar exato. Não havia margem de erro. Colocou as moedas de volta no vidro com cuidado e fechou a tampa. Saiu devagarzinho pela porta dos fundos e andou cinco quarteirões até chegar à farmácia.
Esperou pacientemente que o farmacêutico a visse e lhe desse atenção, mas ele estava muito ocupado no momento.
Ela, então, esfregou os pés no chão para fazer barulho, e nada! Limpou a garganta com o som mais alto que pôde, mas nem assim foi notada.
Por fim, pegou uma moeda e bateu no vidro da porta. Finalmente foi atendida!
O que você quer? Perguntou o farmacêutico com voz aborrecida. Estou conversando com meu irmão que chegou de Chicago e que não vejo há  séculos, disse ele sem esperar resposta.
Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão. Respondeu a menina no mesmo tom aborrecido.Ele está realmente doente... E eu quero comprar um milagre.
Como? Balbuciou o farmacêutico admirado.
Ele se chama Andrew e está com alguma coisa muito ruim crescendo dentro de sua cabeça e papai disse que só um milagre poderá salvá-lo.
E é por isso que eu estou aqui. Então, quanto custa um milagre?
Não vendemos milagres aqui, garotinha. Desculpe, mas não posso ajudá-la. Respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave.
Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se não for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa. Insistiu a pequena.
O irmão do farmacêutico era um homem gentil. Deu um passo à frente e perguntou à garota: Que tipo de milagre seu irmão precisa?
Não sei. Respondeu ela, levantando os olhos para ele. Só sei que ele está muito mal e mamãe diz que precisa ser operado. Como papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro.
Quanto você tem? Perguntou o homem de Chicago.
Um dólar e onze centavos. Respondeu a menina num sussurro. É tudo que tenho, mas posso conseguir mais se for preciso.
Puxa, que coincidência, sorriu o homem. Um dólar e onze centavos! Exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos.
O homem pegou  o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão à menina, disse: Leve-me até sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais. Quero ver se tenho o tipo de  milagre que você precisa.
Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializado em neurocirurgia.
A operação foi feita com sucesso e sem custo algum. Alguns meses depois, Andrew estava em casa novamente, recuperado.
A mãe e pai comentavam alegremente sobre a sequência de acontecimentos ocorridos. A cirurgia, murmurou a mãe, foi um milagre real. Gostaria de saber quanto deve ter custado.
A menina sorriu. Ela sabia exatamente quanto custa um milagre...
Um dólar e onze centavos... Mais a fé de uma garotinha...
*   *   *
Não há situação, por pior que seja, que resista ao milagre do amor.
Quando o amor entra em ação, tudo vence e tudo acalma.
Onde o amor se apresenta, foge a dor, se afasta o sofrimento e o egoísmo bate em retirada.
 
Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria desconhecida.
Disponível no CD Momento Espírita, v.6,  ed. Fep.
Em 15.07.2011.

CONVITE


HERMOGÊNIA TEIXEIRA MOREIRA - D. Hermor
"15 de julho de 2011. Um ano que nossa mãezinha deixou nosso convívio. Mas com certeza desfruta com felicidade à morada dos justos, ao lado de seu querido e amado Chagas (Leocádio). Ficamos com a lembrança dela viva em nossos corações, presente entre nós pela luz da fé e através das marcas e dos ensinamentos que nos deixou.Unidos na fé de DEUS, convidamos parentes e amigos para celebração eucarística:

Local: dia 16.07.2011, às 18:00h.,
no Memorial Chagas Leocádio - Coreaú-CE.
Celebrantes: Dom Benedito e Padre Inácio.

A todos que se fizerem presente a nossa mais profunda gratidão."
Portal Coreaú

ASSISTAM O VÍDEO "DANÇA RENATA"



Do iG

TIVEMOS UM TOP HOJE

Hoje o blog esteve com um pico de audiência após a postagem sobre a dança da apresentadora Renata Fan do programa esportivo da TV Bandeirantes Jogo Aberto. A matéria intitulada como "Renata Fan Dançou" alcançou em um pequeno espaço de 15 minutos alcançou 140 Visualizações de página, sendo que no momento em que acompanhávamos as estatistas tivemos em 2 minutos 57 visitantes online.

E nós agradecemos.

GOVERNO VAI REALIZAR CONCURSO PARA ATRAIR CIENTISTAS

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse hoje (14) que o governo irá lançar ainda este ano concurso público para atrair cientistas estrangeiros. A intenção, segundo Mercadante, é que parte das vagas do concurso seja destinada aos profissionais de outros países. “O Brasil hoje investe, cresce, tem estabilidade. Tivemos uma diáspora de cérebros no passado e agora queremos atrair”, disse.

Com a desaceleração da economia na Europa e nos Estados Unidos, vem crescendo o desemprego de cientistas que trabalham em centros de excelência dessas regiões, segundo relatou o ministro. A intenção, é atrair esses profissionais.

Mercadante declarou também que ainda este mês a presidenta Dilma Rousseff lançará o programa Ciência sem Fronteiras, que irá destinar 75 mil bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação em áreas estratégicas para especialização em outros países. “Em julho a presidenta vai lançar 75 mil estudantes brasileiros no estudo de ciência, principalmente na área de engenharia, tecnologia e ciências básicas”.

As declarações de Mercadante foram feitas após participar de reunião no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma Rousseff e o neurocientista Miguel Nicolelis. O neurocientista apresentou à presidenta vários projetos, entre eles o Escola sem Fronteiras que objetiva levar a educação científica a 12 localidades do país. Em agosto, Nicolelis apresentará ao governo o detalhamento dos projetos para a captar recursos públicos.

Da Agência Brasil

A BELA HOPE SOLO - GOLEIRA DA SELEÇÃO DOS USA

A goleira do Estados Unidos, Hope Solo, é dona de uma beleza ímpar.



CHÁVEZ VEM AO BRASIL PARA TRATAMENTO DE DOENÇA

Arquivo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve chegar ao Brasil nos próximos dias em data que ainda está sendo definida. Chávez virá para fazer um tratamento médico para a cura do câncer. O local do tratamento de Chávez deve ser o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A equipe de Chávez negocia diretamente com assessores da presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
A assessoria da Embaixada da Venezuela no Brasil informou que o tema não passa pela representação diplomática em Brasília. De acordo com assessores, alguns assuntos de Estado na Venezuela são conduzidos sem a participação da embaixada.
A exemplo do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que se submeteu a um tratamento de combate ao câncer no Brasil, Chávez vem buscar melhoras para o quadro de saúde. No Brasil, Lugo se submeteu a sessões de quimioterapia para combater um linfoma, de 2009 ao ano passado.
Correio do Estado

RECEITA PAGA HOJE O 2º LOTO DO IR

A Receita Federal deposita nesta sexta-feira, 15, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2011. Os recursos referentes ao exercício de 2011 – que totalizam R$ 1,9 bilhão – serão repassados a 1.646.075 contribuintes. Também serão depositados hoje os valores correspondentes aos lotes residuais do Imposto de Renda de 2010, 2009 e 2008.
Do exercício de 2010, serão pagas restituições para 31.186 contribuintes, que somam R$ 60,7 milhões já acrescidos de 13,10 %. Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para 10.229 contribuintes, que totalizam R$ 17 milhões, corrigidos em 21,56%. Do lote de 2008, serão creditadas restituições para 6.120 contribuintes, totalizando R$ 12 milhões, já corrigidos em 33,63 %.
Para saber se foi incluído nos lotes, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o telefone 146.

Informações iG
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.