Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/04/2011

TEXTO FÍSICO

ATRAÇÃO FÍSICA

Rasguei o véu do tempo-espaço
Buscando a imortal contra-regra
Que às dimensões desintegra
Na química absurda do abraço.

Rompi as barreiras da luz
Pra desvendar a perspectiva
Que a atração primitiva
Subconsciente produz.

Na anti-física maior,
Desrespeitando a entropia,
Do caos pro complexo migrava

A fim de entender o amor.
Mas quanto mais o descobria,
Ainda mais o ignorava...


    (Desenrolando suas espirais,
    Ponderando sua força-motor
    Em derivadas e integrais,

    Nas gravitações hormonais
    Cheguei ao módulo do amor-vetor:
    E encontrei Números Surreais!)
Tive tanta dúvida sobre como terminar o poema, que resolvi publicar os dois finais. Sirva-se!São Paulo, SP
Ederson Peka

UMA REFLEXÃO ATEMPORAL DO CEARENSE PADRE ANTONIO VIEIRA

“Da celebérrima política dos governadores da República Velha passamos ao domínio e controle dos chefes políticos da República Velhaca.”

e-mail de Davi

PLANOS DE SAÚDE TERÃO QUE SE ADEQUAR NA NOVA RESOLUÇÃO

As operadoras de planos de saúde de todo o Brasil terão 90 dias para adequarem à nova resolução, que estabelece que os usuários tenham direito de mudar de plano sem precisar cumprir novos prazos de carência. A norma Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada ontem (29) no Diário Oficial da União e começa a valer em 27 de julho.

DIRETÓRIO DO PT REFILIA DELÚBIO...!!!

Por Davi

SÃO PAULO ERRA MUITO E SANTOS VENCE

Foto: Léo Pinheiro/Terra
A qualidade fez a diferença. Foi dessa maneira que o técnico Paulo César Carpegiani analisou a vitória do Santos sobre o São Paulo por 2 a 0, neste sábado, pela semifinal do Campeonato Paulista. Para o treinador, o time dominou amplamente o primeiro tempo, criou grandes chances, mas não soube finalizar. O treinador também rasgou seda para as joias santistas Neymar e Ganso, que fizeram a diferença na etapa complementar.

A VOLTA DO DELÚBIO

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse neste sábado que a refiliação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares não significa uma absolvição nem extingue os erros que levaram o partido à maior crise de sua história, em 2005, com o escândalo do mensalão.
“Não é anistia. Os erros continuam lá, existiram”, disse Falcão. Na noite de ontem, o diretório nacional do PT aprovou a refiliação do ex-tesoureiro. Expulso há quase seis anos por gestão temerária das finanças partidárias, Delúbio foi readmitido pelo partido com 60 votos a favor e 15 contrários.
Informação iG

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 29/04/2011 - 1.304

Dados do Blogger


Do blog: Obrigado a todos que contribuem com o nosso blog, das postagens aos acessos. O que nos faz sentir importante para a sociedade 

TUDO OU NADA PARA SÃO PAULO E SANTOS

Um duelo de arrepiar. Os dois melhores ataques do Campeonato Paulista, ambos com 41 gols marcados em 20 partidas (média de 2,05 por jogo) estarão frente a frente. De um lado, a força do elenco do Tricolor que, mesmo desfalcado de algumas peças, aposta no iluminado Dagoberto para seguir na briga e quebrar um incômodo jejum de seis anos sem o caneco paulista. Do outro, os meninos da Vila, comandados por Neymar e Ganso, que buscam o bicampeonato estadual. E, como o regulamento prevê a realização de apenas um jogo na fase semifinal, São Paulo e Santos prometem um confronto aberto e repleto de emoções na tarde deste sábado, no estádio do Morumbi.
A expectativa de todos é que as duas equipes possam repetir a eletrizante partida realizada no dia 17 de outubro do ano passado, quando o São Paulo venceu por 4 a 3, com um gol marcado por Jean aos 48 minutos do segundo tempo. Para se ter uma ideia de como foi aquele clássico, o primeiro tempo terminou 3 a 2, com todos os cinco gols saindo até os 20 minutos de jogo.
Além dos 22 artistas que estarão em campo, outro grande atrativo do clássico, que terá início às 16h, estará no banco de reservas da equipe da Vila Belmiro: Muricy Ramalho. Ele que, após ser tricampeão brasileiro pelo time do Morumbi entre 2006 e 2008, volta ao Cícero Pompeu de Toledo como inimigo para um jogo decisivo pela primeira vez. Vale lembrar que, mesmo tendo terminado a fase de classificação na primeira posição, os são-paulinos não têm nenhuma vantagem no placar. Se o duelo terminar empatado por 0 a 0 ao final dos 90 minutos, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Fonte: Correio do Estado

ULTIMA MISSÃO DA ENDEVOUR

Esta será uma missão de grande responsabilidade para a despedida do ônibus espacial Endeavour, que estará fazendo seu último vôo. Este será, aliás, o penúltimo vôo de um ônibus espacial. A longeva, brilhante e trágica trajetória do programa de "Space Shuttles" terminará em junho, com a última missão da nave Atlantis e a aposentadoria definitiva dos ônibus espaciais.

Um equipamento que será transportado pelo ônibus espacial Endeavour nos próximos dias (o lançamento estava programado para hoje, 29 de abril, mas foi adiado) deverá fornecer aos cientistas as primeiras medições detalhadas sobre partículas eletricamente carregadas que viajam pelo Universo. Um dos objetivos primários do AMS (sigla que, em inglês, significa Espectrômetro Magnético Alfa) é tentar detectar e quantificar a matéria escura, até hoje não encontrada e supostamente abundante no Cosmos.

DITADOR LÍBIO NEGA RENÚNCIA

O ditador líbio, Muammar Gaddafi, reiterou na noite deste sábado que não vai renunciar ao poder e convidou França e Estados Unidos a negociar com ele uma solução para a crise na Líbia, em um discurso exibido pela televisão estatal.
O discurso foi exibido ao mesmo tempo que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que comanda a operação militar na Líbia, lançava bombardeios contra um complexo do governo na capital líbia.
Gaddafi, que resiste há mais de um mês à intervenção militar internacional e há quatro meses de revolta oposicionista no leste, reiterou que não está disposto a renunciar e que a Otan "deve abandonar qualquer esperança de uma saída".

É DESTAQUE NO COREAUSIARA

28 de Abril - Dia Nacional da Educação 

 GRANDES MESTRES
 Professor Aguiar, o Parentim, fazendo aquilo que mais gosta. O Professor Aguiar, pra quem não sabe, é um ótimo tribuno!

BULLYING, QUEM NÃO SOFREU?

"Agosto. Os jornais matinais diziam que o tempo era firme e quente, mas, aparentemente, foi por volta do meio-dia que alguma coisa excepcional começou a acontecer, e funcionários do gabinete, todos com aquela expressão desesperada de crianças vítimas de bullying, começaram a telefonar para os serviços de meteorologia."
Não era agosto do ano passado, e o tempo quente naquele mês já deixa claro que se trata do hemisfério norte, no caso EUA, berço da expressão tão em voga ultimamente, o bullying.
Palavra na moda, mas sem tradução nos dois dicionários que tenho à mão, Michaelis e Webster's, embora o último nos ensine que bully significa valentão, provocador e, bullied, maltratar.
O texto acima, como o estilo elegante e preciso indica, é do escritor Truman Capote (1924-1984) e foi perpetrado em nada menos que 1946. Encontra-se no livro "Ensaios" (Ed. Leya, 605 págs.), no capítulo dedicado a Nova York.
Ou seja, a moda não tem nada de novidadeira, uma vez que a ação dos valentões que provocam e intimidam os mais fracos é assim definida há décadas; novidade é o peso e a evidência que isso tem ganhado ultimamente.
Até um senador da República, no caso a nossa mesmo, foi à tribuna para revelar-se vítima do bullying, coitadinho, tão ameaçado e destratado pela imprensa que viu-se obrigado a roubar o gravador de um repórter. Depois devolveu, e ficou tudo por isso mesmo, entrando mais esse episódio na vasta ficha corrida do político paranaense Roberto Requião.
Mas, agora, bullying está aí para ficar, e não apenas, infelizmente, nas palhaçadas de políticos destemperados: a palavra foi usada, por exemplo, como justificativa pelo indescritível ser que assassinou todas aquelas crianças na escola do Rio de Janeiro. E tem sido empregada aqui e ali, com cada vez mais preocupante frequência, como justificativa para os mais tresloucados atos.
A ponto de ter virado chacota na internet, mais precisamente no Facebook, onde proliferou, nos últimos dias, o seguinte post: "Se você cresceu comendo comida caseira, andava de bicicleta sem capacete, sua casa não era à prova de crianças, você tomava uma surra se comportava-se mal, tinha uma TV com três canais e precisava levantar para mudar ou para mexer na antena, fazia o juramento à bandeira na escola, bebia água de torneira, sofria bullying na escola e saía NORMAL, cole isto em seu mural para mostrar que sobreviveu."
Sobrevivemos...
É evidente que a citação de Capote tem tudo para ser auto-referente: precoce, feioso, míope, homossexual e com voz de menina, imagine a quantidade de bolinações (que significa contatos com fins libidinosos, mas também quer dizer apoquentar, amolar, chatear...) o cara não deve ter enfrentado na vida.
Mas quem não enfrentou, quem não tem aí um bullyingzinho para contar?
Eu!
Por conta de um sarampo, perdi metade da audição aos cinco anos de idade. Isso somado ao fato (piada pronta...) de ter tido as orelhas enormes desde sempre motivou uma infinidade de petelecos, puxões, tapas e gritos ao pé do ouvido ao longo de toda a primeira infância: Dumbo, Topo-Gigio, Surdinho. Na "segunda infância", aprendi a me virar (sentar na primeira filha, fazer leitura labial e deixar o cabelo crescer para tapar as orelhas) e a escapar do...bullying.
A única compensação era que a coisa não rolava só comigo. Na escola tinha o ruivo, o gordo Balão, o japonês Japorongo, o negro o Tição, o Aleijado-vítima-de-pólio, o Cegueta que usava óculos fundo de garrafa e por aí vai.
Sobrevivemos todos e não me consta que nenhum deles esteja atirando em criancinhas por aí.
Mas pode ter, quem sabe, virado político com mania de roubar gravador de repórter.
Culpa do bullying...

Autor: Luiz Caversan
Publicado originalmente no Folha.com

RM NO FOCO DA CRÔNICA

COMO AS MULHERES DOMINARAM O MUNDO.

Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031 sobre como as mulheres dominaram o mundo.
- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho…
Elas planejaram o negócio discretamente, para que não notássemos Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião. Parecia brincadeira.
Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, Empresárias, Chefes de Gabinete, Gerentes disso ou daquilo.
- E aí, papai?
- Ah, os homens foram muito ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela. Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. "Oi querida!", por exemplo, era a senha que identificava as líderes. "Celulite ", eram as células que formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam "O regime".
- E vocês? Não perceberam nada?
- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior: 
Continuávamos a ajudá-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.
- Aí, veio o golpe mundial?!?
- Sim o golpe. O estopim foi o episódio Hillary-Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. Já lhe contei, né? A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cúmplices de uma trama diabólica. Pobre Presidente…
- Como era mesmo o nome dele?
- William, acho. Tinha um apelido, mas esqueci… Desculpe, filho, já faz tanto tempo…
- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue…
- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pin tada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio em Londres chamava-se Big-Ben, e não Big-Betty, como agora… Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretária Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona…
- Pai, conta mais…
- Bem filho… O resto você já sabe.
Instituíram o Robô "Troca-Pneu" como equipamento obrigatório de todos os carros…
A Lei do Já-Prá-Casa, proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho…
E, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês…
- TPM???
- Sim, TPM… A Temporada Provável de Mísseis… E quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear…
- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai…
- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas…


Luis Fernando Veríssimo
Pauta de Davi

29/04/2011

A FRASE DO DIA

"O tempo é o único capital de quem só possui a fortuna de sua inteligência."

(Honoré de Balzac)

POPULAÇÃO BRASILEIRA CAMINHA PARA O ENVELHECIMENTO

O Brasil caminha para o envelhecimento de sua população, com um expressivo aumento do número de idosos e queda na quantidade de crianças e jovens até 25 anos, revelou a Sinopse do Censo 2010, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O percentual de idosos (acima de 65 anos) subiu de 4,8% em 1991, para 5,9% em 2000 e finalmente 7,4% em 2010. Simultaneamente, a proporção de brasileiros entre 0 e 14 anos despencou de 34,7% há 20 anos para 24,1% no ano passado. 

Informações R7

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 29/04/2011 - 906

NA RUA DO “RABO DA GATA”!!

JOÃO TELES, MODERADOR DO BLOG COREAUSIARÁ, NO MEIO DO POVO, EM VISITA AO SEU TORRÃO NATAL!!!

Foto: Davi

NOVOS DESEMBARGADORES

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) elegeu hoje, 5a.feira (28/04), dois desembargadores.
Pelo critério de merecimento, foi escolhida a juíza Maria Iraneide Moura Silva, da 16ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Fortaleza.
Já por antiguidade, assume o juiz Carlos Rodrigues Feitosa, da 30ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua.
Maria Iraneide Moura Silva ocupará a vaga do desembargador Celso Albuquerque Macêdo, que se aposentou em janeiro deste ano.
Carlos Rodrigues Feitosa, por sua vez, assume na vaga da desembargadora Maria Estela Aragão Brilhante, que completou tempo de contribuição em fevereiro de 2011.
Com o ingresso dos dois magistrados, e a posse do desembargador Teodoro Silva Santos hoje, 6a.feira (29/04), o Pleno do TJ/Ce totalizará 43 julgadores.
Maria Iraneide Moura Silva 
É natural de Sobral e ingressou na magistratura cearense em setembro de 1986, assumindo a Vara Única da Comarca de Pereiro. Atuou ainda em Coreaú, Independência, Pentecoste e Baturité. 
Em março de 1996, foi promovida para a 15ª Unidade do JECC, passando posteriormente para a 16ª Unidade. Desempenhou ainda a função de juíza convocada do TJ/Ce, substituindo o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que se licenciou para compromissos junto à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/Ce). 
Carlos Rodrigues Feitosa 
Natural de Fortaleza, o juiz ingressou na magistratura em junho de 1984, na Comarca de Tamboril. Foi promovido para Barbalha, tendo atuado também em Monsenhor Tabosa, Santa Quitéria, Crateús e Juazeiro do Norte.
Em Fortaleza, desempenhou funções na 5ª, 19ª, 21ª e 30ª Varas Cíveis, além da 7ª Vara de Família, da 5ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária, entre outras.
Informações Direitoce

TERRITÓRIOS DA CIDADANIA NO CEARÁ

No Ceará, cerca de 100 municípios integrantes das regiões do Cariri, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sobral e Vales do Curu e Aracatiaçu são atendidos pelo Programa lançado em 2008. O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia sustentável, construída por meio da participação social e integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios.


Cariri - composto por 27 municípios: Abaiara, Araripe, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Tarrafas, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Barbalha, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri. 

Inhamuns Crateús - composto por 20 municípios: Aiuaba, Arneiroz, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Tamboril, Tauá, Ararendá, Catunda, Ipueiras, Monsenhor Tabosa e Poranga. 

Sertão Central - composto por 12 municípios: Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole e Milhã. 

Sertão de Canindé - composto por seis municípios: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Madalena, Itatira e Paramoti

Sobral - composto por 17 municípios: Cariré, Coreaú, Forquilha, Massapê, Moraújo, Senador Sá, Sobral, Varjota, Alcântaras, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Reriutaba e Santana do Acaraú.

Vales do Curu e Aracatiaçu - composto por 18 municípios: Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Informações vermelho.org

NOVO GOLPE POR TELEFONE

Um sujeito pilantra liga para sua casa e se identifica como Policial (delegado). Alega estar recebendo ameaças por telefone e que o número registrado no bina é o seu. Ele, então, sugere que sua linha foi clonada e ACONSELHA você a solicitar um reparo a sua operadora. E diz que vai ligar mais tarde para saber se você fez a solicitação. Em caso afirmativo (se vc fez a reclamação à operadora), você está lascado porque no dia seguinte ele estará na sua casa com uniforme e crachá da firma operadora. Daí em diante, você será presa fácil para ele, que entrará em sua casa sem esforço algum.
Se receber essa ligação, não solicite o reparo e dê queixa imediatamente à Polícia. Se ele voltar a ligar, diga que já comunicou à polícia e que fez um BO(boletim de ocorrência) .

URGENTE!!! e comuniquem também seus familiares, vizinhos e todos que não tiveram acesso a este e-mail, se acharem conveniente!

e-mail de Rogério Cristino

COMEÇAM AS OBRAS EM COREAÚ


A ordem de serviço está com agendamento para a data de 1º de Maio, mas, os serviços já começaram, ao menos na avenida Antonio Critino de Meneses, nossa rua principal.

IBGE ATUALIZA CENSO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualizou os dados do Censo 2010 e mostrou nesta sexta-feira (29) que a população do Brasil é de 190.755.799, 23.100 a mais do que o dado divulgado em novembro do ano passado. Em comparação com o Censo de 2000, houve um aumento de 12,3%.
Segundo dados apurados no Questionário do Universo do Censo 2010, a população brasileira cresceu quase 20 vezes em 138 anos, quando foi realizado o primeiro levantamento. A pesquisa apresenta um detalhamento dos dados apurados pelo Censo realizado no ano passado pelo instituto.

Informações G1

CASAMENTO DO PRINCIPE

William, de 28 anos, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e Kate Middleton, de 29 anos, casaram-se hoje na abadia de Westminster, em Londres.
A partir da varanda principal do Palácio de Buckingham, os recém-casados, acompanhados pelas respetivas famílias, trocaram o tão guardado beijo. Neste caso, dois.

Fonte: Diário digital

DIA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA FLORA TELES






A Escola Flora Teles, na ocasião do Dia Nacional da Educação, promoveu aos alunos um momento de palestra motivacional  e de reflexão com base nos temas CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS, com o professor Aguiar, e PROJETO DE VIDA, com Dr. Leuve, terapeuta ocupacional.
Núcleo Gestor da Escola

40° CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS


EEM FLORA DE QUEIROZ TELES
TEXTO SELECIONADO – 1ª FASE

Autor (a): Francisco Erick Tabosa Lima
2º ano “C” - TARDE

O LAMENTO DO IBIRAPITANGA


Apelo de uma filha de Gaia

Caro Senhor,

Não leve em consideração o que vos direi, pois são relatos que em nenhum caso se deseja levar desconforto para quem vos ouve. Sou um centenário Tauari, não me vanglorio por minha beleza ou nem me atrevo a me classificar como o maior prejudicado. Apenas busco, por intermédio desta carta, oculto em minha selva, o conforto que me falta.
Então vos digo que nem sempre foi assim. Antes, enquanto ainda não passava de um insignificante broto, minha floresta reluzia esplendor e glória. Cada uma de minhas irmãs que se faziam presentes, eram as mais belas e magníficas filhas que poderiam existir. Todas elas viviam em um verdadeiro bálsamo de harmonia, que por sinal era comum entre todos o maior respeito. Desconhecia-se qualquer ambição ou inveja. Não se temia algo que mais tarde viríamos a chamar de “morte”. Todos os que partiam se tornavam fonte de energia para novos filhos, que germinavam entre os remanescentes de sua espécie. Os rios que encantavam com suas cores, às vezes verdes, às vezes azuis ou acinzentadas, abrigavam os mais variados tipos de vida. Neles viviam seres maravilhosos, dos quais pouco ou nada se conhecia. O que falar então das chuvas?! Chuvinhas gostosas que quando batiam em nossas folhas compunham uma das mais belas trilhas sonoras da natureza. Enfim, cada um, da folhagem ao igarapé , da sombra do Tauari ao sossego peculiar do travesso boto cor-de-rosa, todos sem exceção, aproveitavam da tranquilidade que vos digo.
Um dia porém, enquanto desfrutava dos raios solares que banhavam minha copa, vi chegar por entre a mata, um grupo de animais estranhos, andavam sobre dois pés, e me pareciam primatas. Por muito tempo, observei as intrigantes figuras que ali estavam. Pareciam espantadas conosco! Tocavam-nos, cheiravam e conversavam aparentemente a nosso respeito. Até que um deles, repentinamente, executou um forte golpe em uma de minhas irmãs, derrubando-a. Naquele momento, a floresta silenciou-se. Os pássaros cessaram o canto, os micos acalmaram-se. A partir daquele dia, nosso lar não foi mais o mesmo. Os seres que são nossos irmãos passaram a nos destruir, e a tudo o mais, em nome da riqueza e do lucro.
Logo a garoa que antes encantava, começou a mudar . Agora caem contaminadas gotas de estranhas substâncias corrosivas. Enquanto isso, os rios e lagos vão se enchendo de óleo, lixo e de outras sujeiras. Tudo bem que em nosso planeta ocorrem outros fenômenos violentos, como tempestades e erupções vulcânicas. Mas os vulcões, depois de extintos, deixam um solo fértil onde a vida ressurge. As tempestades causam muita destruição , mas deixam nos céus os mais lindos arco-íris.
Creio que nos últimos anos sofremos muito, alguns sofrimentos menores, como o lixo jogado em lugares impróprios, ou quando uma flor é arrancada inutilmente. Mas existem sofrimentos maiores: se queimam meu lar, por exemplo, me abalo profundamente, pois é o desaparecimento de muitas vidas queridas.
Entretanto, não podemos pensar que tudo que fazem é ruim . A mesma criatura que provoca a morte de animais e a poluição dos mares, a mesma criatura que destrói a natureza é a que a admira.
Então, digníssimo irmão a quem intitulo de senhor: por que viver em guerra ? Por que lutar contra aquilo que o faz existir ? Gaia não está aqui para defendê-los. Claro que queria seus filhos mais gentis, já que às vezes são como a chuva, outras como os terremotos.
Enfim, insisto em pedir-te que não permita minha morte. A minha e de todas as outras árvores que restam a esta floresta . Rogo-lhe que deixe de lado o poder, e pense em nossa origem. Afinal, temos por mãe Gaia e se vivermos em conflito, prejudicaremos a nós e a tudo o que existe.



Da Floresta Amazônica, sua irmã para alguém humano.
 

 

CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS


EEM FLORA DE QUEIROZ TELES
CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS
TEXTO SELECIONADO – 1ª FASE
Autor (a): Camila Taboza de Sousa Lima
1º ano “C” - TARDE


O LAMENTO DO IBIRAPITANGA

Caro amigo,

Sou uma árvore muito velha. Chamo-me Pau-Brasil. Desde o início da colonização, até os dias atuais, muita coisa mudou. Nunca imaginei até onde chegaria a maldade dos homens. Consegui transformar o Brasil. Hoje ele já anda com as próprias pernas e com elas me “chutaram”.
Querido amigo, você até me aconselhou, mas eu quis dar uma chance aos seres humanos. Sua crueldade foi maior que minha inocência. E agora sou uma das poucas árvores que sobraram para contar minha triste história.
Amigo, por conta dessas maldades cometidas em todo o mundo, pessoas inocentes pagam pelo erro daqueles que não entendem o tamanho da minha importância. O que mais me dói é ver o justo pagando pelo pecador. Será que eles não percebem que sem mim nem respirar podem? Mas nem tudo está perdido! Ainda existe alguém como você, que compreende a grandeza do meu trabalho. Coitadinhos! São chamados de bobos só porque tentam comprovar aquilo que no fundo todos já sabem: mudar é preciso! A maioria das pessoas sabe que o mundo não está suportando tanta burrice e ignorância ao mesmo tempo. Os homens não acreditam que possam transformar o mundo sozinhos. Se cada um fizer sua parte teremos uma natureza mais preservada e um mundo melhor para se viver.
Pois é, amigo, já não sei mais o que fazer. Estou solitário neste mundo. Que malvados são os seres humanos! E ainda dizem  que nós, árvores, é que somos inanimados e sem vida. Mas sem mim, são eles que não terão vida!
Ainda me lembro da minha infância, quando as pessoas ainda precisavam de mim. Me utilizavam para arco e flechas, para tingir seus tecidos, entre outras utilidades. Eles não viviam sem mim. Atualmente, com tantas máquinas, só me utilizam em citações de livros e ainda isso quando é raramente encontrado.
Minhas palavras não servem apenas para mim, mas também dizem respeito a toda nossa raça que um dia foi cuidada e compreendida pela humanidade. Bons tempos aqueles!
De vez em quando,  aparecem “salvadores da pátria” dizendo que irão promover uma reforma humanitária e que se tornarão defensores inigualáveis da natureza. Bobagem... Se isso não passasse de palavras, seria perfeito! Sem ações concretas,  são palavras soltam ao vento.
Amigo, queria estar te escrevendo para dar boas notícias, mas infelizmente  elas não são muito boas. A cada minuto uma árvore é cortada; a cada segundo uma geleira derrete. E é assim, a cada milésimo, numa velocidade muito rápida, a Terra vai ao pouco se transformando e, o que é triste, não é para melhor. Hoje dormimos em um mundo e teoricamente acordamos em outro. O mundo em que dormimos é onde se cortam as árvores e o mundo em que acordamos são a prova e a consequência da incapacidade dos seres humanos em preservar a seiva da vida que reside na natureza.
Talvez esta seja a última vez que você está tendo conhecimento de mim, pois na rapidez dos desmatamentos, talvez nem sobre a sombra da minha espécie. Espero que, a partir dessa carta, você tenha conhecido melhor a minha espécie que vive nesse lugar chamado Terra.

                                 Abraços verdes de esperança,

                Uma velha árvore chamada Pau-Brasil
                             

P.S.: Nunca se esqueça daquela que te deu até as últimas forças de suas raízes para você sobreviver.


A MISSÃO DA MATERNIDADE

O Bispo de La Serena, Chile, Dom Ramon Angel Jara, teve oportunidade de escrever um texto muito poético que diz:
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus.
Pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo. Que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude.
Quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida.
Quando sábia, assume a simplicidade das crianças. Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama. Rica, sabe empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos.
Forte, estremece ao choro de uma criancinha. Fraca, se revela com a bravura dos leões.
Viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam.
Morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.
Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas esse álbum. Porque eu a vi passar no meu caminho.
Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página. Eles lhes cobrirão de beijos a fronte. Digam-lhes que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria mãe.
Na atualidade, a mulher assumiu muitos papéis. Lançou-se no mundo e se transformou na operária, juíza, cientista, professora, militar, policial, secretária, empresária, presidente, general e tudo o mais que, no passado, era privilégio do homem.
A mulher se tornou em verdade uma super-mulher que, além dos afazeres domésticos, conquistou o seu espaço no mercado de trabalho.
Naturalmente, não para competir com o homem, mas para somar com ele, pois dos esforços de ambos resulta o sustento e o bem-estar da família.
A rainha do lar se transformou na mulher que atua e decide na sociedade.
Das quatro paredes do lar para o palco do mundo. Contudo, essa mulher senadora, escriturária, deputada, médica, administradora de empresa não perdeu a ternura.
Ela prossegue a acolher em seu ninho afetivo o esposo e os filhos.
Equilibrada e consciente, ela brilha no mundo e norteia o lar. Embora interprete muitos papéis, ela não esqueceu do seu mais importante papel: o de ser mãe.
*   *   *
Dentre todas as mulheres que se projetaram no mundo, realizando grandes feitos, a nossa lembrança recua no tempo buscando uma mulher especial.
A história não lhe registra grandes discursos, mas o Evangelho lhe aponta gestos e palavras que valem muito mais.
Mãe de um filho que revolucionou a História, manteve-se firme na adversidade, na dor, exemplificando o que Ele ensinara.
Não deixou testamento, riquezas ou haveres mas legou à Humanidade a excelente lição da mulher que gera o filho, alimenta-O e O entrega ao mundo para servir ao mundo.
Seu nome era Maria... Maria de Nazaré.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Um poético e autêntico retrato de uma genitora – nossa homenagem à toda mulher-mãe, do jornal Correio fraterno do ABC, de maio de 2000 e no texto Retrato de mãe, de Dom Ramon Angel Jara, Bispo de La Serena, Chile, tradução de Guilherme de Almeida.
Em 29.04.2011.

28/04/2011

A FRASE DO DIA

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educar é, assim, vida no sentido mais autentico da palavra."

Anísio Teixera

DIA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A GRIPE

Esta sexta-feira (29) é o dia da mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe. No Ceará, a mobilização, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza, ocorrerá às 9 horas, no Centro de Cidadania Aloísio Ximenes, Rua Dom Lino, 1.000, esquina com Rua Gonçalves Dias, bairro Rodolfo Teófilo. No sábado, 30, funcionará um posto de vacinação na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 horas às 17 horas, sem paralisação no horário de almoço.

Além das pessoas com mais de 60 anos, a nova campanha campanha de vacinação contra a gripe, que começou a segunda-feira (25) e vai até 13 de maio, em todos os postos de saúde dos municípios, deixa também protegidos da doença crianças de seis meses a dois anos de vida, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas. Por isso, o tema da campanha nacional é "Vacinação para quem precisa de mais proteção". No Ceará, com a inclusão desses novos grupos a população a ser vacinada aumenta de 806.362 pessoas em 2010 para 1.268.205 em 2011.

A Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizam 27 mil pessoas durante o período da campanha para realizar a imunização de pelo menos 80% da população-alvo. A vacinação acontecerá em unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Serão 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estarão à disposição da campanha.




COMISSÃO APROVA FREQÜÊNCIA MÍNIMA ESCOLAR DE 80%


A Comissão de Educação do Senado aprovou no dia 26, projeto que estabelece frequência mínima de 80% para os alunos do ensino básico serem aprovados. Atualmente a frequência mínima é 75%.
De acordo com a TV Senado, o relator do projeto senador Inácio Arruda (PC do B/CE) considera a ampliação da frequência mínima para a aprovação na educação básica um pré-requisito para que o país tenha uma escola de tempo integral. O projeto ainda vai ser votado em turno suplementar na Comissão de Educação.

Segundo Arruda “cada hora a mais que você tem na escola, cada dia a mais na escola, vai levando o Brasil para conquistar um padrão de educação compatível com os países da América do Sul. Nós não estamos compatíveis com os chamados países desenvolvidos”.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.