Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

12/11/2011

NOSSA HOMENAGEM AO DR. RAIMUNDO GOMES

DOUTOR RAIMUNDO GOMES
O Benemérito da Palma

Doutor Raimundo Gomes, filho das entranhas da Palma, nascido a 6 de agosto de 1879, jamais a esqueceu. A ela dedicou um grande amor e uma efetiva preocupação com seu desenvolvimento e o bem-estar de seu povo.
No curso de sua caminhada terrena, mostrou-se ativo, diligente, zeloso e pertinaz. Formou-se em odontologia, no ano de 1906, na cidade do Rio de Janeiro, regressando, em seguida, para o Ceará, onde clinicou e lecionou.
Humanista, ético e benevolente, buscou, sempre, o melhor para sua terra natal, constituindo-se num exemplo de respeito e dedicação ao solo no qual foi gerado. São muitos os serviços prestados à gleba de sua natividade, sendo, portanto, merecedor de honras e aplausos.
Quem compulsar os registros históricos de Coreaú, consignados entre as décadas de 1920 e 1950, por certo, encontrará um considerável elenco de feitos, nos quais aparece como protagonista. No entanto, nenhuma homenagem de fôlego, até aqui, foi prestada a essa personalidade da velha Palma.
Ao longo do tempo, esse ilustre coreauense mereceu de seus conterrâneos: distinção e reverência. Assim, no âmbito palmense, em solenidades oficiais e festivas, foi distinguido como: “Um filho bem amado” e “Doutor Raimundo Gomes, invicto filho de Coreaú.” Entretanto, dada a envergadura desse benemerente cidadão, urge que seu torrão faça justiça a sua memória, crismando uma artéria com seu respeitável nome.
Abrasa, Coreaú, o coração de teus íncolas no sentido de exigir dos poderes públicos o resgate histórico desse bravo conterrâneo. Ele, que passou para a eternidade, merece ser lembrado com magnitude.  Reverenciemos os cinquenta anos de sua morte, transcorridos no dia três de setembro último.
Destaque-se, por ser relevante, que, em vida, Doutor Raimundo Gomes foi cirurgião-dentista, professor universitário, banqueiro, político, deputado estadual, filatelista, filantropo e maçom.  Todavia, caracterizou-se como “O Benemérito da Palma”, dignificando com seu esforço e tenaz exemplo o querido rincão.
Por tudo que fez e representou para Coreaú, com muita propriedade, podemos atribuí-lo a expressão latina: “Genius loci” que é traduzida por o gênio protetor do lugar”.
Ao Doutor Raimundo Gomes, in memoriam, a nossa homenagem e a nossa reconhecida gratidão!

Fortaleza, 21 de outubro de 2011

Leonardo Pildas 
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.