A tão aguardada autorização para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 19.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, deu o aval para que o órgão selecione 1.875 profissionais, sendo 1,5 mil técnicos do seguro social (nível médio) e 375 peritos médicos previdenciários (superior). A previsão inicial era de que fossem autorizados 2 mil postos de técnico e 500 de perito, além de cadastro reserva.
Segundo a portaria nº 442, de 18 de outubro, o provimento dos cargos será escalonado. Do total de oportunidades para técnico, 900 serão preenchidas em março, 500 em julho e 100 em novembro de 2012. Já as funções de perito ficarão distribuídas da seguinte forma: 150 em março, 100 em julho e 125 em outubro de 2012.
No que diz respeito à publicação do edital do processo seletivo, o prazo é de até três meses a contar desta quinta-feira, 20. Vale lembrar que a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social (MPS), vinculado ao INSS, revelou que o edital está quase pronto, mas a organizadora do concurso ainda não foi definida. Conforme informou no último dia 14 em seu Twitter o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o documento deverá ser lançado muito em breve: “assim que a autorização sair, o edital sai em seguida”.
Remuneração - A depender da carga horária escolhida pelo novo servidor do INSS, o limite da remuneração inicial para perito médico (nível superior) é de R$ 9.824,53 e o de técnico do Seguro Social (nível médio) é de R$ 4.192,89. Os valores constam do Caderno nº 57 da Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais.
A TardeOnline