- Pois bem: Era início da década de oitenta e apenas a fênix prateada chegava até uns poucos lares por estas banda em sinal que mais parecia chuviscos pela vidraça. Por falta da outro entretenimento aquilo era o máximo. Mesmo quando, em muitos casos assistíamos pela brecha da janela, afinal Coreaú naqueles tempos não dispunha talvez de duas dúzias de aparelhos de televisão. Já se vão uns trinta janeiros e tudo como dantes no quartel de abrantes.
-Te peguei na mentira profano fariseu... Escorregastes... Desta não escaparás...
-Calma!!! Calma!!! Amado, estimado, idolatrado, e tantos outros ….ados, leitor destas mal traçadas linhas... Explicar-lhos-ei... Dei-me tempo...
-Nã... nãnnã... e naninã... Não vou-lho dar tempo para embromar mais ainda... Estarei prestando um desserviço à cultura e a informação... Desta vez não...
-Mas... calminha amigo... Vejamos: Quando disse que tudo dantes... Tomemos por exemplo as milhares de parabólicas existentes nos telhados brasileiros apontadas de boca aberta para o céu e vamos captar exatos 31, eu disse. TRINTA E UMA emissoras. Comparado com aquela faixa de chuvisco de trinta anos atrás seria uma maravilha. Mas... mas... eu disse mas... Vamos pensar um pouco?
-Vamos!!!
- Globo (Nacional)
- SBT (Nacional)
- RedeTV!
- Band (Nacional)
- Record (Nacional)
- Rede Gazeta
- TV Esporte Interativo
- TV Escola
- Futura
- TV Cultura
- Paraná Educativa
- NBR
- TV Brasil
- Polishop TV
- Shoptime
- Promo Via Embratel
- Terra Viva
- Canal do Boi
- Novo Canal
- Canal Rural
- Agro Canal
- Rede Vida
- Rede 21 + TV Igreja Mundial
- RIT
- TV Aparecida
- Canção Nova
- TV Século 21
- Record News
- TV Câmara
- TV Senado
- MTV Brasil
O primeiro bloco, de emissoras comerciais onde deveria existir a melhor progamação, é onde reina a alienação. A programação bestial e fútil. Não se aproveita 5% do que é exibido lá.
Logo em seguida vem o bloco das TV's educativas e estatais. Alí sim há uma programação de qualidade no entanto quase sempre a programação é a mesma salvo alguns jornais.
Há tres canais de venda inclusive um que oferta TV paga... Há seria bom se dispuséssemos de condições para comprar todas aquelas bugigangas... Como não dispomos também não nos interessa a tal programação. Energia jogada fora...
Ah! São cinco canais dedicados ao agro négócio e animais. Se fosse um fazendeiro seria o dono das vacas mais informadas da região... Tirando a imagem que é ótima a programação não interessa ao mortal comum.
São seis canais dedicados a vender o céu. Que pena... Não disponho de um centavo só para adquirir tal título... Às vezes zapeando por lá, fico maravilhado com o volume de milagres obrados por tantos tesoureiros divinos. Mas não me rendo. Eu mesmo opero diariamente milagre maior que o deles. Sobreviver com salário de proletário, de maneira honesta sem beber do suor e sangue alheio.
Aí vem a programação alienadora de jovens, com músicas para massa encefálica amarelada e aquelas das bacias uma emborcada e outra não, onde falam os homens de brasília, sobrando somente a Record News. Essa sim com um padrão de qualidade razoável... Como disse lá no início, tirando a qualidade da imagem que melhorou bastante nos resta apenas um canal. Sorte que nos dias atuais não preciso mais ficar olhando pela brecha da janela. Já disponho da caixa mágica na sala do meu barraco.
Tenho dito... E sempre!!!
--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!
Manuel de Jesus