Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

13/03/2011

DIA DA POESIA

Poetas mourejam palavras, metafísicos da escrita que são. Acolhem e transmudam em versos a sensibilidade, os sinais, os símbolos, os sentidos, os sentimentos e os sonhos. Madame de Stael, em De l´Allemagne fala que "a poesia é a linguagem oficial dos cultos". Concordo com ela. Há que haver muita estrada para atingir a Meca do saber. É preciso vida vivida antes de alinhar vocábulos, procurar metáforas, quiçá um mero verso.

Dizia T. S. Eliot que "a poesia não é um modo de liberar a emoção, mas uma fuga da emoção; não é uma expressão da própria personalidade, mas uma fuga da personalidade". Estar poeta não é ser poeta. O poeta fica, os outros, passam. Castro Alves está, altaneiro, em uma gávea perpétua. Olavo Bilac vive uma alvorada de amor eterno. Carlos Drummond de Andrade faz versos livres no paraíso dos poetas e João Cabral de Melo Neto é o diplomata do uni verso. Vinícius de Moraes povoa birosca celeste em banq uinho sentado. Cecília Meireles talvez atrás da coisa que passa, virou asteróide. A poesia não explica, ela é a dúvida. A poesia não ensina, ajuda a pensar. Alcides Pinto conversa com São Francisco, não mais no Estreito, mas na imensidão do Cosmo. Antônio Tomás, o padre, polvilha sonetos em nimbos celestiais. Gerardo de Melo Mourão fala sobre a invenção do mar para a escuta de Luís de Camões. O poeta, digo eu, não o é porque se assume. Sê-lo-á se for vero e isso tempo leva. 14 de março é o Dia da Poesia. A galeria Benficarte acolhe poetas, vivos e no além, para mostrar o que disseram sobre o ser mais misterioso do planeta: a mulher.

Não há quem a defina sem que falte algo essencial. A mulher habita a sensatez, mas palmilha o descompasso. Seu coração pode estar fechado, mas suas artérias permitem a circulação do bicho-homem, esse ser dependente/independente que, com ela, povoa o mundo. Virgílio, poeta latino, dizia que a mulher é "inconstante e sempre mutável". Quem poderia chegar mais próximo de sua essência? O poeta. Por tal razão foram reunidos, de forma plural, para homenagear a mulher, no dia consagrado ao poeta Castro Alves.

João Soares Neto – escritor
Fonte: Diário do Nordeste, 13/3/2011
Pauta: Davi
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.