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15/05/2010

NA ONDA DO PROFESSOR DAVI, OLHA O QUE ACHAMOS NA WEB


Fonte: google imagens

SELEÇÃO DE DUNGA DESAGRADA TORCEDORES

Por Davi Portela

ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DE COREAÚ

Caro Professor João Teles,

Estamos pensando seriamente, com a ajuda de vários amigos, criar uma ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DE COREAÚ, nos moldes de outras associações já existentes do gênero e, para tanto, VIMOS CONCLAMAR, por meio deste precioso espaço, ou seja, através deste BLOG, os COREAUENSES RADICADOS EM FORTALEZA e, bem como, OS COREAUENSES QUE MORAM EM NOSSA COMUNA, além daquelas pessoas que se consideram grandes AMIGAS DE COREAÚ, para que nos unamos e visando ao bem de nosso Município, criemos de vez a referida ASSOCIAÇÃO.

A ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DE COREAÚ será uma entidade desprovida de fins políticos ou particulares, voltada para a promoção dos valores educacionais, culturais, artísticos, históricos e outros afins, com vista ainda a resgatar nossas tradições, costumes, despertando para a necessidade de dar uma nova feição ao nosso Município, aumentar nossa auto-estima, contribuindo, enfim, para o desenvolvimento da antiga Palma.

Salientamos que a partir da criação da ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DE COREAÚ, poderemos fundar um JORNAL local impresso, com periodicidade regular, com notícias colhidas também nos distritos de ARAQUÉM, AROEIRAS, UBAÚNA e localidades, integrando, destarte, a todos. Vemos ainda a possibilidade, como bem lembrou o professor DAVI MACHADO, de criarmos futuramente uma ACADEMIA COREAUENSE DE LETRAS e quaisquer outros meios indispensáveis para facilitar os contatos e a disseminação das idéias de todos nós que efetivamente tenhamos interesse em nos engajar nesse projeto.

Coreaú urge de um grupo de pessoas que despertem para a maturidade e o crescimento de nossa gente.

Por isso, estamos, desde já, fazendo um convite a todas as pessoas filhas e amigas de Coreaú, a fim de que se manifestem sobre a criação da ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DE COREAÚ.

Coreaú-CE, 14 de maio de 2010.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE

Professor

Fonte: Blog Coreausira

"A ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DE COREAÚ"

Leio no blog Coreausiará do Professor João Teles nosso conterrâneo, o convite feito pelo Prof. Fernando Déda, para a criação desta Associação.

Do blog: Acho uma ideia louvável, pois teremos uma nata de pessoas que compatilharão pensamentos voltados para a nossa terrinha.

BRASIL OCUPA O 5º LUGAR NO RANKING DA PIRATARIA

País é o quinto do mundo que mais causa prejuízos provocados pelo uso de programas piratas de computador

Londres. O prejuízo causado pela pirataria de programas de software no Brasil mais do que dobrou numa comparação entre os dados de 2008 e 2009. Apenas no ano passado, o uso de programas ilegais causou prejuízos estimados em US$ 2,25 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 4 bilhões, mais do que o dobro das perdas calculadas no relatório do ano passado, de R$ 1,645 bilhão.

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial no que se refere aos prejuízos em valor monetário provocados pelo uso de programas de computador piratas, segundo o relatório anual da Business Software Alliance (BSA). De acordo com a BSA, o valor do software pirateado no Brasil em 2009 (US$ 2,25 bilhões) fica abaixo apenas do verificado nos Estados Unidos (US$ 8,39 bilhões), na China (US$ 7,58 bilhões), Rússia (US$ 2,61 bilhões) e França (US$ 2,54 bilhões). Na Alemanha, o valor chega a US$ 2,02 bilhões. A BSA calcula que o prejuízo à indústria mundial de software tenha atingido cerca de US$ 50 bilhões no ano passado. No Brasil, 56% dos programas utilizados não teriam a licença necessária, acima da média mundial de 43%. Em 2008, o índice no Brasil foi de 58%.

Proporcionalmente, a região com maior percentual de uso de programas pirateados, segundo o relatório, é a Geórgia, com 95%. Em seguida, vêm o Zimbábue, Bangladesh, Moldova e a Armênia. O Brasil não figura entre os 30 países com maior taxa de uso de software pirata.

Em todo o mundo, segundo a pesquisa, houve aumento de 2% nos níveis de uso de software ilegal em comparação com 2008, mas a organização calcula que isso se deva principalmente ao crescimento do mercado de computadores na China, na Índia e no Brasil. Em 2009, os três mercados emergentes representaram 86% do crescimento da venda de computadores.

"Este aumento de penetração significa que mesmo se a pirataria caísse me todas as economias com alta pirataria, o aumento da fatia do mercado dos computadores no Brasil, na Índia e na China empurraria a média para cima", diz o documento da BSA.

O número de computadores pessoais vendidos no mundo em 2009 teve um aumento de 8,4 milhões de unidades em comparação com o ano anterior. Desse total, 7,3 milhões foram vendidos na China, no Brasil e na Índia.

O impacto da crise econômica mundial sobre o mercado de computadores teria provocado a queda de 3% em relação a 2008. Isso também teria contribuído para a redução da pirataria em 54 dos 111 países avaliados. Em 38 nações, ela se manteve estável, e em 19, cresceu.

Prejuízos

1 - Estados Unidos

US$ 8,39 bilhões

2 - China
US$ 7,58 bilhões

3 - Rússia
US$ 2,61 bilhões

4 - França
US$ 2,54 bilhões

5 - Brasil
US$ 2,25 bilhões

6 - Alemanha
US$ 2,02 bilhões

7 - Índia
US$ 2 bilhões

8 - Japão
US$ 1,83 milhão

9 - Itália
US$ 1,73 milhão


Fonte: Diário do Nordeste

COREAÚ VISTA DO ALTO


A foto foi tirada do alto da Igreja Matriz, o ângulo mostra o centro da cidade com o alto São José.

14/05/2010

ESCOLA FLORA TELES PARTICIPA PELA 2º VEZ DA OBA




Hoje 14 de Maio de 2010 mais uma vez a Escola Flora Teles esteve participando de atividades acadêmicas a nível nacional. Este ano tivemos a participação em peso dos alunos da escola, diferente do ano passado que fomos prejudicados por causa das fortes chuvas.Vamos aguardar os resultados para ver se teremos êxito igual a do ano passado.

O HOMEM POR TRÁS DO MESTRE



Sugestão Davi Portela

UMA PRODUÇÃO DA TERRA

O LETRISTA MANCHÃO

"MÃE SÓ EXISTE UMA

Voce qur tem sua mãezinha
e a ela não dá valor
Tratando-a com grosserias
sem nunca lhe dar amor
Não pense que é um bom filho
só lhe fazendo sofrer, pois só depois de perdê-la
e que vai se arrepender
VAI CHORAR VAI SOFRER SENTIRÁS A FALTA DESSE AMOR
NÃO TERÁS MAIS PRAZER,PARA SEMPRE TERÁS ESSA DOR
TER MÃE HOJE EM DIA É TER TUDO,NÃO TER MÃE HOJE É NÃO TER NADA
SE EU TIVESSE A MINHA MÃEZINHA SERIA A MÃE MAIS BEM AMADA.
Vai chorar e sentir saudades
e arrepender-se do que fez
vai dar tudo que tem na vida só pra ter sua Mãe outra vez
Porem será muito tarde
Pra querer lhe dar valor ,sera grande o seu remorso
Bem maior q a sua dor
REPETE O REFRÃO
Passara por sua mente as maldades praticadas
Contra aquela que somente
Queria ser bem amada
Por isso cuide da sua lhe respeite e a queira bem
Pois só quem sabe o valor de uma Mãe
È aquele filho que hoje não a tem.
REPETE O REFRÃO

Fonte: Coreausiará

13/05/2010

ABOLIÇÃO

Por Davi Portela

NOTA DE FALECIMENTO


Perdemos agora a pouco por volta das 17:00 hs, nosso amigo Zé Abílio, conhecido como tibil, seu Zé é irmão do Comerciante Natim e pai do Fruteiro Zion, seu velório está acontecendo agora em sua residência, o sepultamento será amanhã por volta das 16:00 hs.

Do blog: Nossas condolências a família, seu Zé era muito amigo meu, que Deus o tenha em bom lugar.

ATUALIZAR AS BIBLIOTECAS

Os níveis de desenvolvimento de uma comunidade podem ser aferidos pelo número de bibliotecas e pela frequência de seu público. Essas premissas podem ser aplicadas aos resultados do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério da Cultura. Pelo levantamento, 79% das 5.565 cidades brasileiras dispõem de bibliotecas municipais. Em consequência, tal equipamento se faz ausente em 21% das municipalidades.

O recenseamento constatou outras particularidades, caracterizadas pela ausência de acervos culturais disponíveis tanto para o público estudantil, como para as camadas amadurecidas da população. Pelo levantamento, as pesquisas escolares correspondem ao principal motivo de frequência às bibliotecas (65%), seguidas pelas pesquisas em geral (26%). No Nordeste, 75% dos estudantes usam as bibliotecas em busca de informações para suas tarefas didáticas.

O Censo se cingiu aos espaços públicos de leitura, mantidos exclusivamente pelos municípios, descobrindo fragilidades contornáveis com uma política do livro direcionada para este segmento. Nas bibliotecas com funcionamento regular, 71% delas não oferecem acesso do público à internet; 91% não dispõem de estrutura capaz de atender às necessidades dos deficientes visuais e 53% não têm condições técnicas adequadas para o manuseio das obras.

A oferta desses encargos é tipicamente de responsabilidade das gestões municipais. Entretanto, as deficiências são apontadas como resultantes da falta de recursos financeiros para o custeio das instalações, aquisição de acervos e manutenção do serviço. Outra falha visível é a ausência de bibliotecários para a administração das unidades em bases tecnicamente recomendáveis, evitando-se, desse modo, o uso inadequado do acervo disponível e até o seu sumiço.

Levando em conta todos esses obstáculos, o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, está mobilizando as prefeituras municipais para uma ação conjunta, objetivando o revigoramento das bibliotecas existentes e a implantação de novas onde elas ainda não existam. Para tanto, o MinC oferece um kit com dois mil volumes, mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 50 mil para cada unidade, além dos telecentros comunitários oferecidos pelo Ministério das Comunicações sem quaisquer ônus.

Na classificação estabelecida pelo censo, o Ceará figura na 19ª posição quanto ao número de bibliotecas. São 147 unidades para a população estimada em 8,6 milhões de habitantes, distribuídas por 184 municípios. Do ponto de vista quantitativo, há apenas 10 municípios sem bibliotecas. Em compensação, 41% das existentes estão interligadas à internet.

A questão maior, aqui, reside nos acervos desatualizados, por não haver investimentos regulares para aquisição de obras essenciais, nem o hábito de frequência regular a esses núcleos de informação. Colaborando com essa política, a Secretaria de Cultura do Estado dispõe de um programa adicional para enriquecer os acervos e transformar as bibliotecas em centros dinâmicos de leitura, pesquisa e difusão do saber.

Fonte: Diário do Nordeste, Editorial

Sugestão de Materia do Professor Davi

O 13 DE MAIO É MESMO UMA DATA A SER COMEMORADA?

A data está um pouco desprestigiada desde a década de 1970, quando os movimentos negros brasileiros resolveram instituir um dia da consciência negra para ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação. Assim, o dia 20 de novembro, que relembra a execução de Zumbi, seria um contraponto ao 13 de maio.

De acordo com essa perspectiva, o 13 de maio seria uma data que representaria a abolição como um ato de "generosidade" da elite branca e transformaria a princesa na personagem principal da libertação dos escravos. Ao contrário, o 20 de novembro, homenageando Zumbi e o quilombo de Palmares, seria um símbolo da resistência e da combatividade dos negros, que, de fato, não aceitaram passivamente a escravidão.

Aos poucos, o dia nacional da consciência negra ganhou prestígio, até ser incluído no calendário escolar brasileiro, pelo artigo 79-B, da lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu no currículo escolar a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Tornou-se também, segundo a Agência Brasil, um feriado em 225 municípios brasileiros, inclusive São Paulo, a maior metrópole do país.

Comemorar o 13 de maio
A questão que se pode levantar a partir disso é: há ou não motivos para a comemoração do 13 de maio? A efeméride tem, sim, seu valor histórico. Ela comemora a vitória do movimento abolicionista e do parlamento brasileiro. A campanha abolicionista, um dos maiores movimentos cívicos da história do Brasil, ao lado da campanha pelas Diretas Já, atingiu o êxito no exato momento que a princesa Isabel assinou a célebre lei.

Por outro lado, é importante ter em mente que a história trata de fatos do passado, mas as interpretações desses fatos dependem da época em que elas são feitas. O significado dos fatos, portanto, varia de acordo com as gerações de historiadores que se debruçam sobre eles e, também, segundo a ideologia que está por trás de suas interpretações.

Assim, o que se valoriza numa determinada época, pode simplesmente ser considerado menos importante ou até se pôr de lado numa ocasião posterior. Um outro exemplo da história ajuda a esclarecer a questão: a comemoração de 21 de abril, que relembra o martírio de Tiradentes só passou a existir após a Independência do Brasil. Enquanto éramos colônia portuguesa, Tiradentes não era considerado um herói, muito pelo contrário.

Depois da abolição
Enfim, a lei Áurea serviu para libertar 700 mil escravos que ainda existiam no Brasil em 1888 e proibir a escravidão no país. Independentemente disso, não se pode deixar de reconhecer que a abolição não resolveu diversas questões essenciais acerca da inclusão dos negros libertos na sociedade brasileira. Depois da lei Áurea, o Estado brasileiro não tomou medidas que favorecessem sua integração social, abandonando-os à própria sorte.

Essa dívida social, porém, não pode ser imputada somente à princesa Isabel e à monarquia. A situação social dos negros não melhorou com a República. Sobre isso, o Estado só veio a se pronunciar com mais veemência no ano 2003, com a instituição da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem desenvolvido projetos visando a inclusão social do negro.

Apesar disso, as estatísticas do IBGE ainda registram grande desigualdade em relação a negros e brancos. Alguns exemplos referentes à educação são bastante significativos. Os dados mais recentes apontam a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos de idade ou mais: 8,3% de brancos e 21% de negros.

A média de anos de estudo das pessoas com 10 anos de idade ou mais é de quase seis anos para os brancos e cerca de três e meio para negros. Enquanto 22,7% dos brancos com 18 anos ou mais concluíram o ensino médio, somente o fizeram 13% dos negros.

Fonte: http://www.medio.com.br

CONVITE


Nesta quinta-feira, 13 de Maio, a Escola Flora de Queiroz Teles oferece uma festa em homenagem a todas as mães de nossa Escola. Mães especiais porque cumprem com amor a missão de educar seus filhos, nossos queridos alunos. Em nome dessa parceria família / escola prestamos a todas as Mães uma homenagem merecida. Nós, Equipe Flora Teles, congratulamo-nos com as Mães pela data festiva e reverenciamos todas aquelas que fazem do ato de educar uma tarefa abraçada com amor! Que as Mães sejam “um céu de ternura, aconchego e calor” para seus filhos. Sempre!
Antecipadamente, agradecemos a presença de todas as Mães.

Núcleo Gestor e Equipe de Professores da EEM Flora de Queiroz Teles

12/05/2010

ATENÇÃO CONCURSEIROS ! VEM CONCURSO PÚBLICO POR AÍ

A todos os concurseiros de plantão, acaba de sair o edital para o concurso público da Prefeitura Municipal de Moraújo. Acompanhe o quadro de vagas a seguir:
As inscrições serão efetuadas no período de 12/05/2010 a 21/05/2010 , para mais informações visite o site da Prefeitura de Moraújo no endereço, http://www.moraujo.ce.gov.br, ou clique aqui.

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