Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

24/04/2010

HUBBLE COMPLETA 20 ANOS EM ATIVIDADE

O telescópio espacial Hubble completa 20 anos em órbita neste sábado. Para marcar a data, a Nasa, agência espacial americana, e a Agência Espacial Europeia (AEE) divulgaram imagens inéditas produzidas pelo aparelho de uma pequena parte da nebulosa Eta Carinae, conhecida como uma das maiores regiões de nascimentos de estrelas da galáxia.

Nestas duas décadas, o Hubble apresentou vários problemas, como equipamentos quebrados e espelhos que deixaram as imagens fora de foco, obrigando a Nasa a enviar astronautas para fazer reparos.

Mas o consenso entre os especialistas é de que o telescópio realizou descobertas importantíssimas para todas as áreas da astronomia.


Em 2009, astronauta troca equipamentos do Hubble (Foto: Nasa, 2009)

'Enigmas'

"A visão poderosa do Hubble expandiu nossos horizontes cósmicos e trouxe à tona um novo conjunto de enigmas sobre o Universo", escreveu o astrônomo britânico Martin Rees em artigo no site da BBC.

"Só nos últimos dez anos aprendemos sobre o grande número de 'mundos' que existem orbitando outras estrelas."

Segundo ele, o telescópio ajudou os astrônomos a descobrir que as galáxias estão se dispersando a uma velocidade acelerada, sob a influência do que chamou de uma "força misteriosa".

"Nossa previsão mais longa é a de que o Cosmos vai continuar se expandindo, tornando-se cada vez mais vazio, mais escuro e mais frio", afirmou Rees.


Para comemorar os 20 anos do Hubble, a Nasa divulgou a mais recente imagem produzida pelo telescópio, da nebulosa Eta Carinae, localizada a 7,5 mil anos-luz da Terra (Foto: Nasa, AEE, M. Livio e Equipe Hubble 20 Anos)

Em seus 20 anos de operação, o Hubble observou mais de 30 mil corpos celestes e produziu mais de 500 mil imagens.

No ano passado, astronautas instalaram novos equipamentos no telescópio, tornando-o cem vezes mais potente do que quando foi lançado em órbita.

Na última segunda-feira, a Nasa anunciou que o Hubble vai ficar em operação até 2013. No ano seguinte, ele será substituído por outro telescópio espacial, batizado de James Webb.


Nesta semana, a Nasa anunciou que o Hubble ficará em operação até 2013 e será substituído no ano seguinte por outro telescópio (Foto: Nasa, 2009)


Fonte: ig



SOBRAL SE PREPARA PARA 2º PARADA GAY


Próximo sábado 1º de maio, será realizado na cidade de Sobral a 2º Parada Gay, assim como no ano passado, a esperança que seja lotação e que mais gente vá prestigiar o evento. Como muitos críticos comentaram após o evento tomara que a parada pare, pois no ano passado a parada não parou.

CACHIMBO DA PAZ - NA PAUTA DO PROFESSOR DAVI

22/04/2010

CESPE DIVULGA RESULTADO FINAL DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO DO CEARÁ


Enfim, saiu o resultado do concurso para professor do estado do Ceará, a organizadora do concurso a CespeUnb divulgou a minutos o resultado final, acompanhe o edital clicando aqui.

PIADA DO DIA

Marido bem tratado

Uma mulher acompanha o marido ao consultório médico.

Depois de ser atendido, o médico chama a esposa reservadamente diz:

- Seu marido está com stress profundo. A situação é delicada e, se a senhora não seguir as instruções que vou lhe passar, seu marido certamente vai morrer.

São apenas 10 instruções que salvarão a vida dele:

1) Toda manhã, prepare para ele um café reforçado;
2) Para o almoço, ofereça refeições nutritivas;
3) Para o jantar, prepare pratos especiais, tipo comida japonesa, italiana,
francesa;
4) Mantenha em casa um bom estoque de cerveja gelada;
5) Não o atrapalhe quando ele estiver vendo futebol;
6) Pare de assistir novelas;
7) Não o aborreça com problemas do universo feminino;
8) Deixe-o chegar no horário que desejar;
9) Nunca questione onde estava;
10) Atenda aos seus desejos

No caminho de Casa, o marido pergunta o que foi que o médico disse:

E ela respondeu:
- Ele disse que você vai morrer.

Recebido por e-mail do Prof. Davi Portela

HOJE É DIA MUNDIAL DA TERRA


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).

As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.

Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los.

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br

22 DE ABRIL, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL É UMA PIADA

VOU-ME EMBORA PARA A PALMA

(Davi Portela)

Vou-me embora para a Palma,

Lá sou capacho do “El-Rei”,
Terei cargo de chefia

No órgão que escolherei.

Vou-me embora para a Palma!
Vou-me embora para a Palma?

Não trabalho, mas eu ganho.

Na Palma, basta babar,

Pra ter emprego, só basta,
Ser grande bajulador.
Puxar saco, ser submisso
Dum chefe-vereador!


E venderei o meu voto

Por um pneu ou um bujão,

Ficarei encurralado,

Sem direito, meu irmão!

Mas serei o protegido,

Sem emprego, fico não!
E tenho me perguntado...
Para que estudo e a escola?
Já tenho o “bico” de pão...
Sem nunca ter estudado!
Não trabalho, ganho em casa,

É esta a minha esmola!

Vou-me embora para a Palma,

Lá, sou tudo, tudo posso,

Eu irei ser promovido,

Montarei o meu “negócio”.

A Palma é lugar bom

Pra quem quer roer o “osso”!

Na minha Palma, tem tudo:

Rodoviária caindo,

Tem lixo pra todo lado,

Porém, o povo tá rindo!

Escolas foram fechadas,
O estudante tá saindo
Pra outra localidade e

O estudo diminuindo.

Mas no tempo de eleição,

Basta vir o tal dinheiro,
O meu voto irei vender
Para qualquer farofeiro.

Estará à venda, vai tê-lo

Quem tiver o pé ligeiro!

Vou-me embora para a Palma

Lá sou amigo do “El-rei”

Terei cargo de chefia
No órgão que escolherei

Vou-me embora para a Palma.

Releitura do poema “Vou-me Embora pra Pasárgada”, do escritor modernista Manuel Bandeira.

AI QUE SAUDADES DO TEMPO DE CRIANÇA

Quem não sente saudades dos tempos de infância e se pega relembrando os programas e brinquedos que marcaram essa época? Confira o que marcou a vida de muitas pessoas nas décadas de 1980 e 1990. Produtos que marcaram a infância e adolescência de muitos brasileiros, mas que hoje não são mais fabricados, mudaram a embalagem ou simplesmente perderam a magia da juventude. Confira!

Sugestão de matéria Prof. Aufran Jr.

- BRINQUEDOS


Pogo Bol

Estojo automático

Pega-peixe

Carrinho bate e volta Monza



Futebol de botão Gulliver

Tamagotchi

Cachorrinho Pipi e Dancing flower

Comandos em ação e Aquaplay

Turbo vídeo driver

Traço mágico

- PROGRAMAS


BARRADOS NO BAILE: Foi uma das séries mais bem sucedidas do mundo, transmitida em mais de 100 países. A história começa com a mudança da família Walsh, da pacata Minessota para a badalada Beverly Hills.

BLOSSON: Interpretada por Mayim Bialik, Blosson é uma adolescente de 15 anos, muito inteligente e sarcástica, que mora em meio a uma família pouco convencional. Levada ao ar no Brasil em 1997 pelo SBT, a série teve uma ótima repercussão no país.

CAVALO DE FOGO: A série mostra as aventuras de Sara, ao descobrir que é uma princesa em um mundo de outra dimensão, chamado Dar-Shan.

CAVERNA DO DRAGÃO: A série gira em torno da busca do “caminho para casa” por um grupo de crianças, que após encontrarem uma passagem interdimensional são levados a um mundo mágico.

GLUB E GLUB: O programa era apresentado por dois divertidos peixinhos “Glub” e “Glub”. Aprontando mil e umas no fundo do mar, os peixinhos contavam um pouco da vida marítima para as crianças, além de apresentarem os desenhos do programa.

SITÍO DO PICA PAU AMARELO: Criação do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986.

TARTARUGAS NINJA: As Tartarugas Ninja nasceram em 1984, nas páginas de um gibi, mas ficaram realmente famosas com o seu primeiro desenho animado, criado em 1987. Aqui no Brasil, o desenho foi parte de programas infantis matinais por muitos anos.

21/04/2010

FASES DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE ARAQUÉM


Em estado bem avançado, a Escola Estadual de Araquém já ganha uma cara e já se sabe como será a estrutura da escola, que por sinal será uma das mais bem estruturadas e bonitas da Região, se bem que na educação boniteza não vale nada.

Fonte: http://ftaraquem.blogspot.com/

COPA LIBERTADORES 2010


Hoje se define os últimos classificados do torneio, assim também os primeiros lugares e o seis melhores lugares, confira os possíveis confrontos. A simulação foi feita pelo simulador do globoesporte.com.

FASES DA CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO MITO

Tiradentes

FASES DA CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO MITO

1. O INFAME: Um Tiradentes antimonarquista, acusado de ter cometido crime de lesa majestade (o infame);

2. O FANTASMA: Um Tiradentes que deveria ser esquecido. Nesse contexto, o neto de D. Maria, a louca, governava o Brasil, e aquele que a contrariou deveria ser esquecido;

3. O SÍMBOLO: Um Tiradentes que morreu com o ideário republicano, portanto, a imagem perfeita para legitimar o novo sistema político;

4. MODELO CRISTÃO: A figura de Tiradentes passa a ser pesquisada e, como desdobramento, constrói-se novas roupagens sobre sua figura: MODELO CRISTÃO, O MESSIAS, ENTRE OUTRAS;

5. PATRONO CÍVICO: Na Ditadura Militar “ele é elevado pelos novos governantes a patrono cívico do Brasil”;

6. HERÓI NACIONAL E SÍMBOLO DE LUTA: A figura de Tiradentes passa a ser usada como símbolo de luta contra a Ditadura militar. Muitos jovens foram executados nos “anos de chumbo”, e nesse sentido Tiradentes se associa ao sofrimento dos “subversivos”;

7. BODE EXPIATÓRIO: Tiradentes apenas serviu de bode expiatório, pois na verdade, quem participou do movimento foi a elite intelectual mineira;

8. INCÓGNITA: Tiradentes não morreu enfocado, porém outra pessoa foi executada em seu lugar, configurando, assim, uma incógnita em torno do ocorrido.

(Davi Portela)

19/04/2010

GARROTE


"Professor João Teles, infelizmente o nosso guerreiro das estradas, já realizou o seu passamento. Antonio Solon Bezerra, vulgo Garrrote, já se encontra na paz do Senhor. Garrote, que durante anos e anos enfrentou os perigos e percalços das estradas, nos deixa saudades, sobremaneira à família, que se encontra consternada com o seu falecimento. O bravo caminhoneiro me faz lembrar os velhos comboieiros, como bem colocou o mediador do Coreausiará: 'Por acaso o motorista/ que hoje num caminhão/ arrasta peixe e cerveja/ come cará com baião/ não herdou o sofrimento/ desses heróis do sertão'." (Davi Portela)

Fonte: Coreausiará

enviado a nós por e-mail pelo professor Davi Porla

O RM FOCO NA HISTÓRIA

“SEDIÇÃO DE JUAZEIRO”
(A guerra de 1914)
RESUMO DO ROTEIRO



Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado “homem forte” do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso. Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados.Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque. As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba.O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital – Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.

FICHA TÉCNICA Título: Sedição de Juazeiro: a guerra de 1914
Mini-serie em 4 capitulos para televisão.
Roteiro baseado em fatos reais escrito por jonasluís DA SILVA, de icapuí.
Especialista consultado: Professor doutor Renato Casemiro
Direção: Daniel Abreu
Produção executiva: José Liberato BARROZO Filho
Apoio Acadêmico: Associação de Estudos e Pesquisas Técnico - Cientifica - APEC
Apoio Técnico: FGF-TV Canal Universitário de Fortaleza
Uma realização: JLS COMUNICAÇÃO E EDITORA

Sugestão de Leitura do Professor Davi Portela

SE ACOSTUMANDO COM O MODERNISMO

Imagem nos enviada pelo professor Davi Portela

TODO DIA, É DIA DO ÍNDIO


História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

18/04/2010

QUE BELA IMAGEM


A BELA SERRA QUE ESTAMPA EM NOSSA VISÃO TODOS OS DIAS
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.