Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

19/04/2010

O RM FOCO NA HISTÓRIA

“SEDIÇÃO DE JUAZEIRO”
(A guerra de 1914)
RESUMO DO ROTEIRO



Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado “homem forte” do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso. Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados.Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque. As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba.O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital – Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.

FICHA TÉCNICA Título: Sedição de Juazeiro: a guerra de 1914
Mini-serie em 4 capitulos para televisão.
Roteiro baseado em fatos reais escrito por jonasluís DA SILVA, de icapuí.
Especialista consultado: Professor doutor Renato Casemiro
Direção: Daniel Abreu
Produção executiva: José Liberato BARROZO Filho
Apoio Acadêmico: Associação de Estudos e Pesquisas Técnico - Cientifica - APEC
Apoio Técnico: FGF-TV Canal Universitário de Fortaleza
Uma realização: JLS COMUNICAÇÃO E EDITORA

Sugestão de Leitura do Professor Davi Portela
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.