Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

20/11/2010

NA DIOCESE DE SOBRAL, REFULGE O CARISMA DE COMBONI!


Impulsionado pelo ardor missionário e fiel ao seu lema “Ou Nigrizia ou morte”, Daniel Comboni, o grande missionário da África Central, fundou, no dia 1º de junho de 1867, o Instituto dos Filhos do Sagrado Coração de Jesus, atualmente denominado de Instituto dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ). Foi canonizado pelo Papa João Paulo II na data de 5 de Outubro de 2003.

«Salvar a África com África»
 
Eis que chega, em nome do Senhor da Messe, para comandar a quase centenária Diocese de Sobral, um experiente eclesiástico, filho espiritual de Comboni.
Saudamos, aqui, em nome do Centro da Memória de Coreaú - Cemeco, o missionário comboniano, Monsenhor Odelir José Magri, futuro bispo diocesano que se encontra na cidade de Sobral, sede da diocese, em visita ao rebanho que, a partir de 12 de dezembro 2010, irá pastorear. Nesta nova missão, fará refulgir o carisma de São Daniel Comboni na Região Norte do Ceará.
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coreaú, criada no dia 10 de agosto de 1867 e ereta canonicamente em 25 de junho de 1868, integra o mapa da Cúria Diocesana de Sobral desde 1915.
Registre-se, por oportuno, que no município de Coreaú, ex-Palma, tem uma área habitada por afro-descendentes em processo de reconhecimento como Comunidade Quilombola da Timbaúba. O território da Timbaúba é dividido em duas partes: uma pertence a Coreaú, a outra a Moraújo.
Na foto abaixo, retirada do Blog Sobral em Revista, edição de 19 de novembro de 2010, Monsenhor Odelir Magri está acompanhado por dois coreauenses: Padre Rômulo Rocha, cidadão honorário de Coreaú, atual vigário de Marco e ex-pároco de Coreaú, e Leônidas Cristino, coreauense nato e prefeito municipal de Sobral.

 


Por sua relevância, destacamos, a seguir, um pouco do pensamento do novo bispo, extraído da entrevista concedida por ele ao jornal sobralense “Expresso do Norte”, apresentada pelo Blog da Casa Comboniana Justiça e Paz, sediada em Nova Contagem-MG, edição de segunda-feira, 25 de outubro de 2010:


“Das visitas que fiz nos últimos anos aos Missionários Combonianos do Brasil Nordeste, sei que o povo desta terra é muito acolhedor. Neste sentido a minha primeira impressão foi de reviver a experiência da África, seja pelo clima, pela forte presença de afro-descendentes, pela capacidade de acolhida e a alegria de viver deste povo. Enfim, estou certo de que Sobral me fará reviver os belos tempos da minha vida missionária africana e de hoje em diante a diocese de Sobral será a minha África e paixão missionária.”

“O que posso dizer é que chegarei disposto a conhecer esta nova realidade com um coração missionário, (...).”

“(...) no dia 11 de outubro 2010, abriu-se uma nova página no livro da minha vida e missão, como pastor da diocese de Sobral. Eu diria que agora chegou o momento de armar a tenda e criar raízes.”

“Enquanto não houver maior igualdade de oportunidade e partilha dos bens maiores da humanidade: terra, saúde, moradia, educação, trabalho e informação, haverá sempre exclusão e violência, porque não haverá justiça.”

Na oportunidade, a velha Palma, alegremente, saúda a presença do Monsenhor Odelir José Magri em Sobral, sede da diocese. No ensejo, congratula-se com os missionários combonianos que vivem o carisma de São Daniel Comboni em terras brasileiras.   

Fortaleza, 19 de novembro de 2010
Leonardo Pildas
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.