Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

24/09/2010

COREAÚ NA VISÃO CRÍTICA DE UM SATÉLITE

Desde o dia que me jogaram aqui, nesse espaço solitário, venho observando e procurando entender o que está acontecendo com aquela cidade, que mais parece uma fotografia exposta à intempérie. Vejo apenas alguns singelos novos telhados surgindo: alguns de papelão, outros de palha, outros sem nada... Ei, pelo que estou observando, estão construindo casas até dentro do rio! E pode? Cadê os administradores? Não vejo grandes telhados de fábricas nem empresas que possam gerar emprego e renda para população. Êpa! Estou vendo acolá um telhado! É... deve estar abandonado... Até desabou! Puxa vida! Como tem lama nas ruas! Lixo! Lixões! Cadê a coleta? E a reciclagem? Por que as pessoas gostam tanto de queimar lixo, pneus velhos? Será que gostam daquela fumacinha desagradável? Coitado daquele serrote! Quantas espécies vegetais e animais morreram carbonizadas? Seus “neros” incendiários! A cidade precisa ser mais arborizada! E cadê as pessoas que estudam, se formam? É... Talvez sejam obrigadas a migrar para outros centros, pois ali, com certeza, não tem mercado de trabalho. E os que não conseguem concluir os estudos? Ah... A maioria deve estar naquela fila que a cada dia cresce! Para onde será que eles vão? Deve ser para o Mato Grosso! Sejam felizes!! O que serão aquelas grandes caixas puxadas por um carro? Puxa! Como são barulhentas! Quanta idiotice!! E aquelas motos? Como correm e fazem tanto barulho! Será que lá não tem oficinas para consertá-las? Acho que as pessoas gostam de barulho ou já estão completamente surdas, pois não fazem nada! Passando pelo rio... Meu Deus! Quanto lixo! Bando de assassinos! Mataram o rio! Estão matando a si mesmos! Êpa! Finalmente uma grande obra! Uma estrada... Será que finalmente vai ser asfaltada? Mas por onde vai passar tanta água quando o rio encher? Precisa de mais pontes e bueiros! Coitada da população ribeirinha! Mas quem mandou ou por que deixaram construir casas dentro do rio? Toda margem precisa ser arborizada e não urbanizada! Seguindo mais para o Oeste, vejo como o sertão está seco e deserto! Mas o que é aquilo? Um rio perene em pleno sertão seco? Ah... Sim... Deve ser daquele grande açude! Mas pra onde está indo tanta água? Não vejo nenhum projeto de irrigação. Se eu pudesse traria alguns japoneses prá cá. Quanto desperdício! É... infelizmente, aquela cidade não tem muito o que comemorar! Acorda Coreaú! Afinal, são 140 anos sem progresso, sem desenvolvimento, sem condições dignas de sobrevivência! Quem são os culpados? Reflitam! Ajam! Levantem, sacudam a poeira e deem a volta por cima! Parabéns! Até a próxima!


Raimundo Eliano
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.