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14/02/2009

OS SATÉLITES DA TERRA

A Nasa divulgou na última quinta-feira uma imagem que representa o grande número de satélites artificiais ao redor do planeta Terra.
Segundo a Nasa, os objetos estão representados em um tamanho exagerado para demonstrar o grande volume de satélites que foram lançados desde a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a então União Soviética disputavam a conquista do espaço

12/02/2009

Aluno de Sobral é selecionado para Programa Jovens Embaixadores 2009



Segundo a reportagem do fantástico exibida em 01/02/2009, José Hemison de Sousa Magalhães, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, em Sobral, foi um dos 35 selecionados de todo o Brasil para participar do Programa Jovens Embaixadores 2009. O estudante concorreu com 141 semifinalistas, escolhidos a partir de pré-requisitos como ter boa fluência oral e escrita em inglês e pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida. O Programa que será realizado nos Estados Unidos, entre os dias 10 a 24 de janeiro do próximo ano, é uma iniciativa da Embaixada Americana em parceira com instituições públicas e privadas. Nesse período, o estudante ficará hospedado na casa de uma família americana, assistirá aulas em escolas de ensino médio e fará
apresentações sobre o Brasil. Os selecionados para o programa também devem possuir perfil de liderança, estar ativamente engajado em atividades de responsabilidade social, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e ter excelente desempenho escolar.
Hemison está terminando o nível intermediário de um curso de inglês que é oferecido pela Escola Ministro Jarbas Passarinho em parceria com a Secretaria da Educação Municipal. Além disso, ele é membro de uma Ong que trabalha com causas ambientais, onde realiza palestras e oficinas sobre a temática.
Com a viagem, o representante cearense no Programa Jovens Embaixadores espera melhorar sua fluência no idioma e trazer mais conhecimentos, livros e materiais para dividir o seu aprendizado da cultura americana com os alunos de sua escola. A unidade de ensino está sob a jurisdição da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), em Sobral, integrada à Secretaria da Educação do Estado(Seduc). Porque que nossos alunos não seguem o exemplo desse jovem? Nossos alunos precisam abrir os olhos e ser gananciosos quantos a esses prêmios, já pensou que orgulho seria para nossa cidade de Coreaú, se um de nossos alunos fosse escolhido para tal função?
Parte do texto Extraído de: Governo do Estado do Ceará - 20 de Novembro de 2008

Sinal verde para o maior telescópio


Localizado no Observatório Las Campanas, nos Andes chilenos, o GMT terá um espelho principal com resolução de 24,5 metros. Os maiores telescópios ópticos em operação atualmente são bem menores: o Gran Telescopio Canarias (10,4 metros), na Espanha, e os dois Keck (10 metros cada), no Havaí.
As nove instituições que participam do projeto do GMT são as universidades Harvard, Texas A&M, do Texas e do Arizona, e as instituições Carnegie e Smithsonian, nos Estados Unidos, a Universidade Nacional Australiana, a Astronomy Australia Limited e o Instituto de Astronomia e Ciência Espacial da Coreia do Sul.
Composto por sete segmentos primários com 8,4 metros e 20 toneladas cada um, o GMT deverá fornecer possibilidades inéditas em astronomia óptica e em infravermelho.
Os organizadores esperam “abrir novas janelas no Universo” e responder a questões que não podem ser abordadas pelos instrumentos atuais. Entre os temas a serem investigados com a ajuda do GMT estão a natureza da matéria e da energia escura que permeiam o Universo, a origem das primeiras estrelas e galáxias, formação dos planetas e buracos-negros. Também será usado na detecção de planetas em órbita de estrelas próximas ao Sol.
O GMT está previsto para entrar em operação em 2019. A construção deverá se iniciar em 2012. De um total de estimados US$ 700 milhões necessários para a construção, US$ 130 milhões já foram levantados. O Observatório de Las Campanas, onde será instalado, pertence e é operado pela Instituição Carnegie.
“Tanto na tecnologia de seus espelhos como na instalação no local escolhido, o projeto GMT aproveita a herança proveniente de dois telescópios muito bem-sucedidos, o Magalhães I e o Magalhães II, que estão em operação em Las Campanas desde 2000”, disse Matt Johns, gerente de projetos do GMT.
“As oportunidades científicas para o GMT são extraordinárias. Ele deverá ajudar a iluminar não apenas a natureza do Universo, mas também as leis fundamentais da física que governam sua evolução”, disse Patrick McCarthy, diretor interino do GMT.
“É especialmente significativo que o acordo que viabilizará sua construção tenha sido assinado no Ano Internacional de Astronomia e no 400º aniversário do primeiro uso astronômico de um telescópio, feito por Galileu”, destacou.
Mais informações: http://www.gmto.org/

Fonte: Agência FAPESP

11/02/2009

HOMENAGEM AO FÍSICO


Professor Stephen W. Hawking, nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1942, exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto nacional de pesquisa médica de Londres e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans, estudou na St Albans High School for Girls [garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas] entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não um excepcional estudante.
Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e, desde 1979, ocupa o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton.
Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Seu segundo casamento realizou-se com sua enfermeira - Elaine Mason - em 16 de Setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus três filhos e um neto) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) [2], uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, esta é uma doença que ainda não possui cura.
A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.
Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.
Em 1993, participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.
Em 1994, participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".
Fez algumas participações em Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e em Superhero Movie.

Cometa Lulin um espetáculo na madrugada


Apesar das condições do tempo na maior parte do Brasil não favorecerem a observação direta do cometa Lulin, diversos astrônomos ao redor do mundo já estão acompanhando o objeto sem o uso de instrumentos. Segundo os relatos, o cometa está cada vez mais brilhante e visto através de uma pequena luneta se parece com uma bolinha de fumaça esverdeada.

Atualmente o cometa se encontra a meio caminho entre as constelações de Libra e Virgem, mas a presença da Lua parece conspirar contra as observações. Nos próximos dias nosso satélite estará cada vez mais dentro do campo de visão do cometa, o que deixará as observações ainda mais prejudicadas devido ao forte brilho.Vendo o cometaEntre os dias 16 e 17 Lulin estará muito próximo da estrela Spica, a Alpha de Virgem, o que facilitará bastante sua localização mesmo por quem não conhece bem o céu, bastando utilizar nossa carta celeste. Durante todo o período entre os dias 16 e 22 o cometa estará transitando pela constelação de Virgem e poderá ser visto durante toda a madrugada, uma vez que a constelação nasce aproximadamente às 22h00.Apesar do momento de maior aproximação de Lulin ser no dia 26 de fevereiro, o ponto alto das observações deverá ocorrer entre os dias 23 e 24, quando o cometa entrará em conjunção com Saturno na constelação de Leão, proporcionando um espetáculo celestial de tirar o fôlego dos observadores. Se você não tem um telescópio ou uma pequena luneta, peça emprestado. Será deslumbrante!

No dia 24 de fevereiro o cometa atinge o perigeu e sua distância da Terra será de menos de 60 milhões de quilômetros. Os cálculos indicam que o brilho de Lulin atingirá 4.7 magnitudes, suficiente para enxergá-lo sob um céu bastante escuro e livre de poluição luminosa e atmosférica, mas observadores experientes dizem que esse brilho não passará de 5.5 magnitudes, lembrando que quanto maior a magnitude menor o brilho de um objeto.


10/02/2009

Ativação de colisor que simula "Big Bang" é adiada para setembro


GENEBRA (Reuters) - O colisor gigante de partículas construído para reproduzir as condições do "Big Bang" teve sua ativação adiada para setembro para dar tempo para reparos, informou a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern). O Cern afirmou que as primeiras colisões de partículas acontecerão em outubro, após reparos e instalação de novos recursos de segurança no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). A máquina é a maior e a mais complexa já construída pelo homem.

Leis de Newton


Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movmento retilínio e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilínio e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme.Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade.
Exemplo
Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inércia.
Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
A Força ou a Segunda Lei de Newton
"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força"
Força , em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente, para dar lugar a uma força total ou resultante. No Sistema Internacional de unidades, a força é medida em newtons.
Um newton (N) é a força que proporciona a um objeto de 100g de massa uma aceleração de 1m/s²
Exemplo
Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.
Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton
"A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias "
Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas.
Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida
pelo principio da ação e reação, proposto por Newton, como veremos a seguir:
Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças:
Têm mesma intensidadeTêm mesma direçãoTêm sentidos opostosTêm a mesma natureza
As chamadas forças de ação e reação não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes.
Exemplo
Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as forças do par ação e reação tem as características apresentadas anteriormente.
Fonte: www.coladaweb.com

Só Oito: Plutão perde status de planeta


Os livros de ciência podem ser alterados. Plutão foi rebaixado e o número de planetas no Sistema Solar volta a ser oito. Aquele que há sete décadas ficou conhecido como o nono e mais distante planeta em órbita do Sol passa a ser simplesmente um “planeta anão”. Esse é o fim da novela que mobilizou a comunidade astronômica mundial desde a semana passada, quando começou a 26ª assembléia geral da União Astronômica Internacional (UAI), em Praga, na República Tcheca. A primeira proposta, feita no dia 16 por um comitê de especialistas, não passou. A idéia de que Plutão continuasse planeta e outros engrossassem a lista, como Caronte, Ceres e Xena (ou 2003 UB313), não teve o voto da maioria dos participantes da reunião. A questão principal não foi a massa de Plutão, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas a sua órbita. Para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior. A decisão dos mais de 2 mil membros da UAI reunidos em Praga estabelece três categorias principais de objetos no Sistema Solar: planetas (de Mercúrio a Netuno), planetas anões (objetos esféricos que não sejam dominantes em suas órbitas e nem satélites) e corpos pequenos (qualquer outro objeto que orbite o Sol). “Plutão está morto. Há finalmente, e oficialmente, oito planetas no Sistema Solar”, disse o norte-americano Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em entrevista coletiva. “E teremos centenas de planetas anões.” Um deles o Xena, descoberto por ele em 2005 e que ajudou a aumentar a dúvida e a polêmica sobre o que exatamente é um planeta. Brown, que pela nova definição disse adeus às chances de ter a honra de descobrir um planeta, elogiou a decisão. “O público não ficará entusiasmado pelo fato de que Plutão foi chutado para fora [da relação dos oito planetas], mas é a coisa certa a fazer”, disse. Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh (1906-1997), no Observatório Lowell, no Arizona, Plutão foi logo em seguida considerado um planeta. Observações feitas inicialmente consideraram que seria muito maior do que seu tamanho real. Estudos conduzidos desde então e, especialmente, descobertas feitas na última década de objetos transnetunianos com características similares levaram muitos cientistas a concluir que Plutão jamais deveria ser chamado de planeta. Em janeiro deste ano, a Nasa, a agência espacial norte-americana, lançou a sonda New Horizons, com destino a Plutão. A expectativa é que a nave chegue em 2015 ao destino, então apenas um planeta anão.

Tema:Expedições
Autor: Agência Fapesp
Data: 24/8/2006

COMO ESTUDAR FÍSICA???


Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender urna lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezes expressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.
Sugestões para o estudo:
1. Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.
2. Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houver alguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo. Certifique-se também se compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estude com cuidado as definições de termos como "trabalho" e "potência" até ficar completamente seguro do seu verdadeiro sentido em Física.
3. Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneira cada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo, (trabalho = força . deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalho realizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.
4. Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.
5. Discuta a lição com os seus colegas.
Durante a aula e o trabalho de laboratório
1. Faça, sem hesitação, perguntas a respeito do que você não compreende.
2. Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.
3. Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando para o seu companheiro.
Revisão para as provas:
1. Estude todos os dias, conscienciosamente, as suas lições. Reveja as notas que tomou na última aula. Nunca deixe as suas notas se acumularem, sem estudá-las metodicamente.
2. Antes da prova, escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; faça perguntas sobre os mesmos, na aula.
3. Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, a essas perguntas.
4. Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloque apenas pontos importantes da matéria.
Durante as provas:
1. Antes do professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.
2. Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, já que já memorizou tudo que tinha nela.
3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo que puder de fórmulas, conceitos e exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem os famosos “brancos” de memória.
4. Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma e muita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis” .
5. Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova, é devido aos erros nas questões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” como argumento para mascarar sua falta de estudos.
6. Sucesso !
O seu professor passa problemas numéricos para que você possa aumentar a sua capacidade em resolvê-los ou possa compreender alguma lei cientifica.
Por exemplo, uma das primeiras equações que aprendemos é:
Constante de atrito = força de atrito/peso
Resolvendo esta equação, você aprende a relação entre a força necessária para mover um objeto e o peso deste.
Sugerimos seis etapas para resolver os problemas
1. Leia o seu problema cuidadosamente; compreenda o que está enunciado.
2. Escreva cada item que é dado.
3. Escreva o que pretende determinar.
4. Desenhe um diagrama simples com os dados do problema e do que pretende determinar.
5. Pense num modo de resolver o problema. (Use uma equação, se possível).
6. Resolva o problema, eliminando tudo aquilo que for desnecessário, onde for possível e aconselhável.
Verifique a resposta obtida
Pergunte a si mesmo se a solução encontrada é lógica ou não. Se a sua resposta a um problema sobre movimento é que um automóvel se move com uma velocidade de 1.500 km/h, (!) provavelmente a solução encontrada não está certa e o melhor que tem a fazer é verificar tudo novamente. Todas as vezes que você usa uma equação, pode verificar, até certo ponto, a correção do seu resultado substituindo a resposta na equação. Elimine os termos semelhantes em ambos os membros da equação. Finalmente, se obtiver dois membros iguais, você pode concluir que a solução algébrica está correta. Deve, pois, procurar o erro noutra parte do problema.Texto adaptado e ampliado de: “Física Na Escola Secundária”De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. KellyTradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno - Editora Fundo de Cultura

O Monumento e o Museu do Eclipse


Este monumento, localizado na Praça da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, foi erguido em homenagem a passagem de um eclipse total do sol, ocorrido a 29 de maio de 1919, sendo Sobral escolhida como um dos dois melhores locais do mundo para observação do fenômeno. O outro local era a Ilha do Príncipe, na África Ocidental, que se encontrava com mau tempo quando da passagem do eclipse de 1919.
Isto causou a vinda de uma Comissão Britânica para Sobral, equipe esta formada pelos Drs. A. C. Crommemim - Diretor do Observatório de Greenvich, e C. Davidson, colaboradores da Teoria da Relatividade de Einstein ou Teoria do Percurso Curvelinho da Luz, ou ainda, Teoria sobre o Peso da Luz. Para melhores resultados nas observações, uma outra parte da comissão, formada pelo Prof. A. S. Eddington e E. C. Cothinghen foi para a Ilha do Príncipe, na África, para também observar o mesmo fenômeno.
Também vieram a Sobral mais duas comissões: uma brasileira, formada pelos Drs. Henrique Morise - Chefe do Observatório do Rio de Janeiro, Domingos Costa, Alirio de Matos, Luís Rodrigues, Lélio Gama, Teófilo Lee, Artur de Almeida e Primo Flores, e outra americana, da Fundação Carnagie, de Washington, composta dos Drs. Daniel Wisse e Exry Thompson.
No dia 29 de maio de 1999, em comemoração pela passagem dos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, foi inaugurado o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil. No museu, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein.
Faça esta visita e reviva o que aconteceu a 90 anos atras

O INTERESSE PELA FÍSICA QUÂNTICA



Quem Somos Nós? (What The Bleep do we Know?)
Elenco: Barry Newman , Elaine Hendrix , Marlee Matlin , Robert Bailey Jr.
Direção: Betsy Chasse , Mark Vicente , William Arntz
Gênero: Documentário
Distribuidora: Playarte

Ano de Estreia: 18 de Novembro de 2005
Sinopse: Amanda, a protagonista, é interpretada por Marlee Matlin, que se vê numa fantástica experiência ao estilo de 'Alice no País das Maravilhas', quando sua vida cotidiana, tão carente de inspiração, literalmente começa a desenredar-se, revelando o mundo incerto de valores ocultos, encobertos por uma realidade alarmante, que a maioria de nós considera normal.Amanda é literalmente lançada em direção a um redemoinho de acontecimentos caóticos, enquanto os personagens que encontra durante esta odisséia revelam um conhecimento mais profundo e oculto, que ela jamais percebera querer saber. Assim como toda heroína, Amanda é mergulhada numa crise, passando a questionar as premissas fundamentais de sua vida - e percebe que a realidade na qual sempre acreditou, principalmente em relação aos homens, os relacionamentos com outras pessoas, ou, ainda, a maneira como seus sentimentos afetam seu trabalho, não faz parte, de fato, da vida real!!À medida que Amanda aprende a relaxar vivendo essa experiência, ela se torna capaz de dominar seus temores, adquire sabedoria e conquista a chave dos segredos de todas as idades, tudo isso, de uma forma muito divertida. A partir daí, ela já não é mais uma vítima das circunstâncias, mas está a caminho de ser a grande força criativa de sua própria vida, que, por sinal, jamais voltará a ser a mesma.
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