Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

10/02/2009

O Monumento e o Museu do Eclipse


Este monumento, localizado na Praça da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, foi erguido em homenagem a passagem de um eclipse total do sol, ocorrido a 29 de maio de 1919, sendo Sobral escolhida como um dos dois melhores locais do mundo para observação do fenômeno. O outro local era a Ilha do Príncipe, na África Ocidental, que se encontrava com mau tempo quando da passagem do eclipse de 1919.
Isto causou a vinda de uma Comissão Britânica para Sobral, equipe esta formada pelos Drs. A. C. Crommemim - Diretor do Observatório de Greenvich, e C. Davidson, colaboradores da Teoria da Relatividade de Einstein ou Teoria do Percurso Curvelinho da Luz, ou ainda, Teoria sobre o Peso da Luz. Para melhores resultados nas observações, uma outra parte da comissão, formada pelo Prof. A. S. Eddington e E. C. Cothinghen foi para a Ilha do Príncipe, na África, para também observar o mesmo fenômeno.
Também vieram a Sobral mais duas comissões: uma brasileira, formada pelos Drs. Henrique Morise - Chefe do Observatório do Rio de Janeiro, Domingos Costa, Alirio de Matos, Luís Rodrigues, Lélio Gama, Teófilo Lee, Artur de Almeida e Primo Flores, e outra americana, da Fundação Carnagie, de Washington, composta dos Drs. Daniel Wisse e Exry Thompson.
No dia 29 de maio de 1999, em comemoração pela passagem dos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, foi inaugurado o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil. No museu, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein.
Faça esta visita e reviva o que aconteceu a 90 anos atras
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.