Quanto ao dia das crianças só tenho a dizer que é mais uma das muitas artimanhas do comércio e da mídia para vender uns “presentinhos” a mais, em outras palavras nada além de comércio, portanto nos ateremos ao tema mais abrangente e polêmico que é essa data religiosa e que nos faz lembrar Maria.
Nossa Senhora Aparecida é na verdade Maria a Mãe de Jesus Cristo aquela que foi conhecida como Maria de Nazaré. Nazaré era sua cidade em Israel. Por todo o mundo Cristão Católico há uma veneração mariana. Os católicos proclamam Maria como a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e a veneram de geração em geração seguindo à risca o que disse Isabel mãe de João Batista quando Maria foi visitá-la já com o menino Jesus no seu ventre, e o Magnificat nas palavras de Maria veja em Lucas 1, 39-55:
39.Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. 40.Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42.Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43.Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44.Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. 45.Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. 46.Maria então disse (este é o Magnificat) : 47.“A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48.porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz (bem Aventurada), 49.porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, 50.e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51.Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53.Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. 54.Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55.conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
É por isso que os católicos Rezam em Oração: “Ave Maria cheia de Graças, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as Mulheres e Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus; Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”.
Quanto a se acreditar na intercessão mariana e dos santos é tema polêmico e que não será tratado neste texto, isso é uma questão de Fé e que deve, no mínimo, ser respeitada pelas demais denominações religiosas. De qualquer maneira no próximo tópico apresento o “Manifesto de Dresden” em que os protestantes falam sobre as aparições marianas, veja o link no final deste texto.
Quanto a essa questão bem polêmica que trata das aparições marianas pelo mundo a fora, é bom lembrar que elas não ocorreram somente no passado como muitos pensam, exemplos desses casos do passado são as famosas aparições em Fátima Portugal, daí chamar-se Nossa Senhora de Fátima, ou da Aparição em Lurdes na França, daí chamar-se Nossa Senhora de Lurdes. Essas aparições são exaltadas pelo povo Católico e embora a Igreja não as reconheça oficialmente, entende e aceita que o povo tenha tido um encontro extraordinário e assim as proclama como dignas de fé e então constrói os Santuários Marianos. O fato é que hoje em dia ainda o povo ou melhor alguns videntes declaram ter estas visões e recebem algumas mensagens de Maria. A mais famosa e que ocorre desde 1981 e até a presente data, segundo os videntes, continua a acontecer, se passa em Medugorje na Bósnia e Herzegovina. (Você pode ver uma lista de todas as aparições marianas na enciclopédia Wekepédia)
Aproveito para esclarecer que um Santuário diferentemente de uma paróquia ou igreja que é planejada para ser construída em tal local, no caso do Santuário é o local e algo extraordinário ali ocorrido que define a construção deste Santuário ali. Isso se passa não só para santuários marianos como é o caso do “Santuário de Aparecida”, ou o “Santuário de Nossa senhora da Penha” no Rio de Janeiro, mas também os Santuários de “Jesus Cristo Crucificado” em Porto das Caixas também no Rio de Janeiro e tantos outros santuários que não são marianos.
Como disse todas as “aparições” pelo mundo a fora são da mesma Maria. Então todas as “Nossas Senhoras” na realidade é uma só: Maria Mãe de Jesus. Estas Aparições ou situações extraordinárias levam o nome do Local ou “algo que lembre a situação ocorrida”, assim temos aqueles exemplos: Fátima (Portugal), Lurdes (França), Guadalupe (México), Virgem de Lujan (Argentina) etc. No caso de Nossa Senhora “Aparecida” no Brasil o fato ocorreu em 1717 e pode ser resumido da seguinte forma:
A imagem de Nossa Senhora Aparecida (Maria) foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.
Alguns milagres e casos misteriosos ocorreram depois desses pescadores acharem essa imagem. Erigiu-se um oratório consagrado à Virgem Maria e a posterior afluência de romeiros levou à construção de uma capela, que posteriormente veio a se transformar no maior Santuário Mariano do Mundo. A propósito eu recomendo a visitação a este imenso santuário, ainda que você não seja católico e nem mesmo religioso é um monumento que deve ser conhecido pelo menos por sua magnitude arquitetônica.
Feliz dia das Crianças, Bem Aventurada Maria Mãe do maior Mestre conhecido até então: Jesus Cristo.
FONTE: Benito Pepe