Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

01/04/2015

AVALIAÇÃO POSITIVA DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF CAI DE 40% PARA 12%, APONTA IBOPE

PrevidênciaArquivo/Agência Brasil
A partir desta quarta-feira (1º), os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio da internet. A medida pretende tornar mais rápido o atendimento e dar maior segurança às informações sobre os empregados, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Antes, a documentação era preenchida pela empresa (em guias verde e marrom) e entregue pelo trabalhador na hora de requerer o benefício. Esses formulários impressos não serão mais aceitos.
Com a resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, as empresas deverão preencher os requerimentos apenas por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. O dispositivo online já era utilizado, mas passou a ser obrigatório.
De acordo com o MTE, o sistema dará mais velocidade à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados e possibilitar o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do benefício.
Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, todos os serviços prestados aos empregadores e trabalhadores já estão informatizados. “Estamos incluindo a biometria no recebimento do fundo de garantia, para garantir que não haja fraudes. São 12 programas que desenvolvemos, culminando até o final do ano com um cartão eletrônico. A carteira de trabalho passaria a ser, então, um cartão eletrônico”, adiantou o ministro.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-04/partir-de-hoje-empregador-tera-de-pedir-seguro-desemprego-pela-internet

AVALIAÇÃO POSITIVA DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF CAI DE 40% PARA 12%, APONTA IBOPE

Foto: Google
O percentual da população que considera o governo da presidente Dilma Rousseff ótimo ou bom caiu de 40% em dezembro de 2014 para 12% em março, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1) pela CNI-Ibope. A confiança na presidente também apresentou queda de 51% para 24% no mesmo período.
A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria ouviu 2.002 entrevistados entre os dias 21 e 25 de março em 142 municípios.
Para 76% dos entrevistados, o segundo governo Dilma está sendo pior que o primeiro.
O descontentamento é maior entre os residentes da região Sul, onde 85% consideram que o governo está sendo pior.
Os principais problemas apontados foram impostos (90%) e juros (89%). A área com melhor avaliação é combate à fome e à pobreza, com 33% de aprovação.
A queda de popularidade foi maior entre os mais jovens: no caso dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos, apenas 8% avaliam o governo como ótimo ou bom, percentual que era 36% na pesquisa anterior. Entre os entrevistados com 16 a 24 anos de idade, a aprovação na maneira de governar da presidente caiu de 51% para 14%. O grupo etário com maior percentual de aprovação permanece sendo aquele com 55 anos ou mais: 27% 
Entre os que declararam ter votado na presidente Dilma no segundo turno, o percentual de aprovação de sua maneira de governar caiu de 80% em dezembro para 34% em março deste ano.

iG Último Segundo

A ORIGEM DO DIA 1° DE ABRIL, DIA DA MENTIRA

Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.
Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.
Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.
Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte: Brasil Escola

31/03/2015

BRASIL ESTÁ NO TOPO DO RANKING MUNDIAL DE EMPREENDEDORISMO

Thinkstock/Getty Images
Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em 10 anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23%, para 34,5%. Deste total, metade corresponde a empreendedores novos – com menos de três anos e meio de atividade – e a outra metade aos donos de negócios estabelecidos há mais tempo. Os dados são da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
“Quando comparado a países que compõem o Brics, o Brasil é a nação com a maior taxa de empreendedorismo, ficando quase oito pontos percentuais à frente da China, com uma taxa de 26,7%”, ressalta Luiz Barreto, presidente do Sebrae.  A Índia tem uma taxa de empreendedorismo de 10,2%, a África do Sul de 9,6% e a Rússia de 8,6%. O número de brasileiros que já têm uma empresa, ou que estão envolvidas na criação de uma, é superior, também, a países como Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%), Itália (8,6%) e França (8,1%). 
De acordo com Barreto, essa alta taxa de empreendedorismo demonstra que além de mais empreendedores permanecerem no mundo dos negócios, mais pessoas veem no empreendedorismo uma oportunidade de vida e vêm trabalhando para conquistar o sonho de ter o negócio próprio.

iG
http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2015-03-31/brasil-esta-no-topo-do-ranking-mundial-de-empreendedorismo.html

PREÇOS DE MEDICAMENTOS PODEM AUMENTAR ATÉ 7,7%

Arquivo/Agência Brasil
Os medicamentos poderão ser reajustados em até 7,7% a partir de hoje (31). A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos fixou os percentuais máximos de ajuste autorizados em resolução publicada na edição de hoje (31) do Diário Oficial da União. Os medicamentos foram divididos em três faixas, com reajustes de 5%, 6,35% e 7,7%.
O reajuste é menor para os remédios considerados de baixa concorrência. Medicamentos genéricos estão no grupo ao que se aplica o percentual máximo por serem tidos como de alta concorrência.
O grupo que terá aumento de 5% concentra medicamentos de alta tecnologia e de maior custo, como a ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e a stelara ( para tratamento da psoríase). No grupo dos 6,35% estão os antibióticos. Podem chegar ao teto de 7% categorias que têm medicamentos como o omeprazol (tratamento de gastrite e úlcera) e a risperidona (antipsicótico).
Para a definição dos percentuais foi considerado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 7,7%, entre março de 2014 e fevereiro de 2015. São considerados também fatores como produtividade da indústria e variação de custos dos insumos, além da concorrência no setor. No ano passado, o percentual máximo autorizado foi 5,68%.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-03/medicamentos-serao-reajustados-em-ate-77

DÓLAR SOBE FRENTE AO EURO E TEM AVANÇO TRIMESTRAL RECORDE

O dólar se fortaleceu ante o euro e outras moedas nesta terça-feira, 31, amparado pelas expectativas quanto relatório de emprego nos Estados Unidos, que será divulgado na sexta-feira e cujo resultado pode indicar uma elevação dos juros antes do esperado. O índice do dólar do Wall Street Journal, que compara uma cesta de 16 moedas, subiu 0,3%, aos 87,85 pontos, a quarta sessão consecutiva de alta.
Por outro lado, a moeda norte-americana recuou ante o iene após este ter sido beneficiado pelos exportadores e instituições financeiras japonesas, que converteram seus lucros em dólar para a divisa japonesa no último dia do ano fiscal. O novo ano fiscal do Japão começa nesta quarta-feira.
"O dólar deve continuar a se mover dentro de um espectro apertado até sexta-feira", disse Sireen Harajli, estrategista de câmbio do Banco Mizuho. "Uma surpresa positiva ou negativa do relatório de empregos dará mais indicações do que o Fed pretende fazer."
Com o resultado de hoje, o dólar consolidou o maior avanço já visto frente ao euro em um trimestre, ganhando 11% nos três primeiros meses de 2015. O movimento é ajudado pelas perspectivas econômicas contrastantes de Estados Unidos e Europa.
Investidores vêm comprando a moeda norte-americana na expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) eleve os juros pela primeira vez em nove anos. Ao mesmo tempo, a moeda única tem perdido valor por causa do crescimento anêmico da região e do início do programa de compras de ativos do Banco Central Europeu (BCE), conhecido como QE.
No fim de tarde em Nova York, o dólar era negociado a 120,05 ienes, de 120,17 ienes ontem. O euro valia US$ 1,0740, de US$ 1,0824 ontem. Frente à moeda japonesa, o euro estava cotado a 128,93 ienes, de 130,08 ienes ontem, e diante da libra, valia 0,7245, de 0,7313 ontem. O franco suíço estava cotado a 0,9722 por dólar, de 0,9675 por dólar ontem, e a 1,0442 por euro, de 1,0475 por euro ontem. A libra estava cotada a US$ 1,4822, de US$ 1,4799 ontem. O dólar australiano estava cotado a US$ 0,7608, de US$ 0,7646 ontem. O rublo estava cotado a 58,173 por dólar, de 57,532 por dólar ontem. O dólar canadense estava cotado a 1,2676 por dólar, de 1,2688 por dólar ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.

 Yahoo
https://br.noticias.yahoo.com/d%C3%B3lar-sobe-frente-ao-euro-tem-avan%C3%A7o-trimestral-231500001--finance.html

CCJ DA CÂMARA APROVA PROPOSTA QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL

A sessão da CCJ teve também a participação de manifestantes favoráveis à PEC (Foto: Renan Ramalho/G1)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, no qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição.
O placar da votação na CCJ foi de 42 deputados favoráveis à PEC e 17 contrários.
O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.
Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, o que leva aproximadamente dois meses.
No fim da tarde desta terça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou em plenário a criação do colegiado. A instalação da comissão, com a designação de membros e escolha de presidente e relator, deverá ocorrer no próximo dia 8.

G1
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/03/camara-aprova-admissibilidade-de-proposta-que-reduz-maioridade-penal.html

30/03/2015

CHOVE EM 30 MUNICÍPIOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Choveu em 30 municípios das sete horas deste domingo até as sete horas e 30 minutos desta segunda (dia 30) conforme boletim atualizado da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) publicado às 7h30. Pacajus com 54 mílmetros registrou o maior índice de precipitação. O evento é decorrente de "nuvens que provocam chuvas isoladas no Ceará, principalmente, no centro e norte".
Conforme a Funceme, hoje "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com eventos de chuvas no centro e norte. No sul do Estado, possibilidade de chuva".
Para amanhã, último dia de março, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões do Estado. Nesta quarta-feira, "OCeará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões ao longo do dia.  

Abaixo, confira as 10 maiores chuvas nas últimas 24h
Pacajus: 54.0 mm
Aracoiaba: 49.0 mm
Ipueiras: 48.0 mm
Limoeiro Do Norte: 29.7 mm
Iracema: 24.0 mm
Chorozinho : 22.0 mm
Forquilha: 21.8 mm
São Benedito: 20.2 mm
Mucambo: 20.0 mm
 
Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/poucas-chuvas-no-estado-nas-ultimas-24-horas-1.1255974

BRASIL PERDE 37% DA ÁGUA QUE TRATA

Quando o assunto é perda de água tratada, o Brasil ocupa a 20ª posição em um ranking com 43 países. O levantamento foi feito pelo IBNET (International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities), com dados de 2011. De acordo com o estudo, o Brasil perde 39% de sua água tratada. As perdas antes que a água chegue ao consumidor final incluem casos como vazamentos e ligações clandestinas.
Na lista, o Brasil fica atrás de países como Vietnã (que perde 31%), México (24%), Rússia (23%) e China (22%). O que mais perde água tratada na lista é Fiji, um país insular da Oceania que desperdiça 83% da água que trata. Já entre os com menor índice de perda estão Estados Unidos (13%) e Austrália (7%).
O dado do IBNET em relação ao Brasil em 2011 é semelhante ao verificado no mesmo ano pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado ao Ministério das Cidades. Segundo o órgão, o índice de perda em 2011 era de 38,8%.
O dado mais atualizado do SNIS sobre as perdas de água tratada no Brasil é de 2013. Naquele ano, 37% da água tratada no país foi perdida.
O número representa 5,8 trilhões de litros de água. Isso seria suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por sete anos e meio. O cálculo foi feito pelo G1 levando em conta apenas a água utilizada para consumo humando, considerando que, em 2013, a média de consumo no estado era de 188 litros diários por habitante, segundo o SNIS. Já o Instituto Trata Brasil estima em 39,1% do total produzido a perda de água tratada.
A quantidade de água desperdiçada inclui perdas com vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões, reservatórios e outras unidades operacionais do sistema. Esses vazamentos são verificados principalmente em tubulações da rede de distribuição, provocados especialmente pelo excesso de pressão em regiões com grande variação de relevo.
Também estão inclusas nos 37% as perdas chamadas pelo SNIS de “não físicas”, que é a água que foi efetivamente utilizada porém não foi medida e deixou de gerar faturamento às empresas prestadoras do serviço. Isso compreende situações como erros de medição (hidrômetros inoperantes, com submedição, erros de leitura, fraudes), ligações clandestinas, “gatos” e falhas no cadastro comercial.

G1
http://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/03/brasil-fica-na-20-posicao-em-ranking-internacional-de-perda-de-agua.html

30 DE MARÇO É DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.