Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

07/05/2015

ESCOLA VILEBADO AGUIAR E SEUS 46 ANOS DE HISTÓRIA


UM POUCO DE HISTÓRIA
 
A Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar de Coreaú-CE foi fundada no dia 7 de maio de 1969, na verdade com o nome Grupo Escolar Vilebaldo Aguiar.
Vilebaldo Aguiar, de acordo com o que escreveu Leonardo Pildas em seu Livro “História de Coreaú (1702-2002)”, pág. 561, trata-se de MANUEL VILEBALDO FROTA DE AGUIAR, nascido na antiga Palma em 12 de dezembro de 1895, filho de Francisco Felinto Aguiar e Rosa Frota Aguiar, homem de atividades várias e belo histórico, falecido em Fortaleza-CE na data de 13 de maio de 1966.
Nos anos sessenta a Comunidade de Coreaú sentia a necessidade de uma Escola de qualidade e gratuita para dar oportunidade à população de classe média e de baixa renda continuar os estudos, pois na época só existia uma Escola particular que custava bastante caro para os pais e outra a Escola Reunida que ensinava até o 2º ano primário.
Gerardo Antônio de Albuquerque, mais conhecido como Gerardo Barra, era prefeito da época, doou o terreno ao Estado com uma are de 3120m² para a construção de uma Escola. A doação do terreno foi efetuada no dia 02 de maio de 1966 e registrada no cartório. Somente três anos depois esta Escola foi concluída, e de acordo co o ato de criação nº 8938 foi inaugurada no dia 07 de maio de 1969.
O primeiro nome desta Escola foi Grupo Escolar Vilebaldo Aguiar em homenagem a um deputado da época, que conseguiu a verba do Estado para a construção.
Em 1979 foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e recebeu o nome de Escola de 1º Grau Vilebaldo Aguiar e neste ano foi concluída a 1ª turma de 8ª Série desta Escola.
Segundo ainda o memorialista Leonardo Pildas, na sobredita obra, pág. 405, eram professoras, à época da fundação da Escola: dona Zimar do seu Xaxande, dona Maria Eurinice, dona Zezé do José Teles, dona Deusa, dona Carmélia (irmã do Vicente Alfredo) e outras. Pildas diz que em 1972, o governo do Estado contratou mais professores, dentre os quais os mais conhecidos são o nosso querido e estimado professor Aguiar (O Parentim), a professora Luzia Leite (hoje Diretora-proprietária da Escola padre José Maria de Aguiar), dona Socorro do Pequenino, dona Mazé (esposa do professor Raimundo Parente) entre outros.
A primeira diretora do Vilebaldo foi a professora Maria Lúcia Aguiar Feijó, no período de 1969 a 1976. Foram também diretoras, as professoras Luzia Leite, dona Maria Eurinice, professora Rosário Leite, professora Socorro do Chico Tucum (In memorian), professor Raimundo Aguiar, professor Benedito Moreira Gomes e professor Antônio de Pádua Araújo. Atualmente, tem como Diretor-Geral o professor Benedito Moreira Gomes.
Passou à atual denominação somente em 1996, ou seja, passou a se chamar Escola de Ensino Fundamental e Médio Vilebaldo Aguiar.
Em 1996 na 1ª Gestão de Benedito Moreira Gomes, foi implantado o Ensino Médio e recebeu o nome de Escola de Ensino Fundamental e Médio Vilebaldo Aguiar que hoje se encontra reconhecida através do Parecer Nº 742/02 de 25/11/2002, com validade: 31/12/2006. Prorrogado pela Resolução nº 430/2009 até 31/12/2010.
Atualmente a Escola funciona com o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) nos turnos manhã, tarde e noite, tendo três anexos, um na Sede com turmas de (2°, 3° e EJA), um no distrito de Ubaúna com o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) com funcionamento nos turnos tarde e noite e o um no distrito de Aroeiras com
turmas de (1°, 2°, 3° e EJA) no turno noturno.
A Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar conta atualmente com o Núcleo Gestor que é formado por: Diretor Geral Benedito Moreira Gomes, Coordenadora Pedagógica Sede Ieda Maria de Lima (escola sede), Coordenadora Maria de Fátima Fontenele Albuquerque (anexo sede) e Esmeralda Maria Oliveira Freire Siqueira, (anexo de Ubaúna) e Secretária Antônia Gomes de Souza, todos admitidos através de seleção e concurso público.
Em 2010 a Escola foi premiada com Referencia Estadual em Gestão Escolar em 1998 e premiada Escola Destaque em 2005 e 2006, pelos indicadores e /ou pelos resultados que demonstraram melhores índices de melhoria. 
Hoje, a Escola se encontra funcionando a todo vapor, com ótimas dependências físicas reestruturadas ao longo desses últimos 46 anos, um corpo docente composto por excelentes professores e um corpo discente que se aproxima de 900 alunos, além de contar com um quadro de funcionários dedicados e empenhados.

Textos adaptados e retirados dos sites da CREDE 06 e do blog RM no Foco (2010)
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.