O Brasil cumpriu duas das seis metas do Marco de Ação de Dakar,
Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em
2000 por 164 países. De acordo com o último relatório de monitoramento
divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e
a Cultura (Unesco), apenas um terço dos países cumpriu as metas.
Das seis metas da agenda, o Brasil conseguiu universalizar o acesso à
educação primária, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e incluir
meninos e meninas na escola, independentemente do gênero.
“O Brasil avançou muito em todas as metas, no entanto, não conseguiu
alcançar em sua totalidade algumas delas. Há um grande desafio para o
Brasil, sabemos que o país tem um tamanho continental, são milhares de
escolas, professores, alunos, tem uma grande complexidade, mas tem todo o
potencial para alcançar as metas”, avaliou a coordenadora de Educação
da Unesco no Brasil, Rebeca Otero.
O Brasil precisa vencer o analfabetismo,
que atinge ainda 8,3% da população com mais de 15 anos, segundo os
últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Precisa
melhorar o ensino médio, em termos de atratividade e da oferta do ensino
técnico público. Além disso, por lei, até 2016, terá que colocar todas
as crianças de 4 e 5 anos, cerca de 700 mil, no ensino infantil.
No relatório, o país é citado como o que “teve os ganhos mais
substanciais entre as crianças das famílias mais pobres comparados com
os de famílias menos pobres”. Um dos fatores para isso ter ocorrido são
os programas de inclusão de renda como o Bolsa Família, que é citado
mais de uma vez no documento. O texto, no entanto, ressalta que o
programa não possibilita resolver a questão da inclusão: “Mesmo
programas relativamente bem orientados como o Bolsa Família não chegam
aos extremamente pobres e não resolvem os seus desafios”, diz.
EBC
http://www.ebc.com.br/educacao/2015/04/unesco-brasil-cumpriu-duas-das-seis-metas-da-educacao-estabelecidas-em-2000