Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

19/03/2015

COINCIDÊNCIAS: O DIA DE SÃO JOSÉ E A ESPERANÇA DE CHUVA COM O EQUINÓCIO

Coreaú nesta manhã do dia 19 ainda sem chuva
Tradicionalmente os católicos comemoram neste dia 19 de março o dia de São José principalmente no Ceará no qual o santo é padroeiro. Por aqui, há uma crença forte de que se não chover até o dia do santo acima citado, não há inverno. Pura crença, pois o dia 19 de março é coincide o “equinócio de outono”, que é um dado meteorológico quando entre os dias 19 e 21 de março acontece o “equinócio” de março. A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. O Equinócio acontece em dois momentos: em março, conhecido como equinócio da Primavera; e em setembro, chamado de equinócio de Outono.
Especialistas dizem que, há uma certa confusão sobre as estações que são definidas através do Equinócio. No Hemisfério Sul, saímos do verão e entramos no outono. Já no Hemisfério Norte, saímos do inverno e entramos na primavera, mas tudo é uma questão geográfica, de posicionamento”, e o que se sabe é que o equinócio nada tem a ver com chuvas e se caso ocorra chuvas neste dia, isso serão meras coincidências.
Em 2015 o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de Março às 22h45min. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 17h38min. Os instantes estão referenciados à hora legal.
E por aqui em Coreaú, as chuvas deixaram de cair há cerca de uns quatro dias e neste dia de 19 dia de São José, ainda prevalece a esperança para o restante do dia para que ocorram chuvas, por que durante toda esta manhã de quinta-feira, o sol castigou os moradores desta cidade.
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.