Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

12/03/2015

CENTENÁRIO DO CLÃ NUNES CRISTINO DE MENEZES 1915 – 12 DE MARÇO – 2015



“De boa raiz tudo que nasce é bom.”

Vicente Cristino de Menezes, segundo filho da genitura de Antônio Cristino de Menezes e Veneranda Regina de Albuquerque, casou-se com Joana Nunes de Menezes (Janoca), filha de Pedro Nunes Ferreira e de Maria Lourenço da Cunha (Maroca), no dia 12 de março de 1915, na então vila da Palma, atual cidade de Coreaú, dando início ao ramo genealógico “Nunes Cristino de Menezes”.
A linhagem dos Cristino de Menezes, que se encontrava em franco desenvolvimento, em 1916, abriu espaço para registrar um novo capítulo em sua história familiar, a florescência dos descendentes de Vicente Cristino de Menezes.
A primeira geração de Vicente e Janoca surgiu com o nascimento da primogênita Rita Nunes Cristino, no dia 27 de julho de 1916, prosseguindo até 16 de março de 1937, quando nasceu o caçula Vicente Cristino Filho.
Essa geração principiou sua multiplicação, instituindo a segunda florada do casal em epígrafe, na data de 1º de março de 1947 com a natividade de Iralniza Belchior Cristino filha de Antônio Iraldo Cristino de Menezes (segundo filho do casal centenário), tendo se completado em 16 de setembro de 1975 com a chegada de Vicente Cristino Junior, terceiro rebento de Vicente Cristino Filho. Cabe assinalar, aqui, que Rita Nunes Cristino contraiu núpcias, em 1º de maio de 1937, com Luiz Carvalho Sobrinho. Este casal não teve descendência, por isso a segunda geração só foi iniciada dez anos depois.
A terceira linha descendente de Vicente Cristino de Menezes teve começo, no dia 26 de agosto de 1972, com a nascença da primeira bisneta, Kátia Valéria Cristino Albuquerque, filha de Iralniza (primeira neta), e não completada até a presente data, porque muitos ainda estão aptos a gerar mais descendentes.
A quarta geração despontou com o nascimento do primeiro trineto, Felipe Cristino Albuquerque Peixoto, filho de Kátia Valéria e continua, também, em formação. Esta luminosa genitura, esperança desse clã, garantirá, no futuro, a expansão dessa altiva prole.
Durante a centenária caminhada, na permanente busca de viver do bom para o melhor, com coragem e discernimento, essa gente tem enfrentado o tempo tanto na bonança quanto na adversidade. Assim, muitas lutas foram encetadas, muitas conquistas conseguidas e muitos percalços contornados. É tempo de comemorar e de agradecer ao Senhor do céu e da terra por tão significativa dádiva.
A luz que ilumina esta estirpe vem de Deus. Por isso, rogamos à Divina Providência para que todos os membros desta robusta semeadura pugnem, sempre, por manter viva a chama da verdade, a leveza do amor fraterno e a honradez familiar.
Na singeleza da idade desses infantes, que formam a quarta geração de Vicente Cristino de Menezes e de Janoca Nunes de Menezes: Felipe, Tiago, Ana Luiza, Matheus, Rafael, Enzo, Gabriel, Luiz Gustavo, Wálan David, Júlia, Letícia, José, Nícolas, Heitor, João Vicente, Lucas Frota, Marcos, Mateus, Maria Luiza, Gabriela, Lucas, Lucas Gustavo, saudamos todos os descendentes do nobre casal e os afins que a eles se congregaram por laços conjugais, oportunizando a vivência do mandado bíblico: “crescei e multiplicai-vos”, que, através da sucessão no tempo, vem expandindo esta notável raça e concorrendo para o reinado da vida. Avante, Nunes Cristino de Menezes! Que Deus seja louvado!

Fortaleza, 28 de fevereiro de 2015.
Leonardo Pildas

Nota Bene: Neste trabalho, desejávamos destacar, na sua inteireza, a quarta florada do nobre casal Vicente Cristino e Janoca Nunes. Apesar dos esforços empreendidos, não conseguimos a totalidade dos nomes de seus integrantes. Assim, deixamos de mencionar um ou dois cidadãos deste seleto grupo. A eles, as nossas desculpas!
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.