A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar, pela terceira vez
consecutiva, no ranking de queixas contra bancos com mais de 2 milhões
de clientes. Em fevereiro, clientes registraram 887 reclamações
procedentes contra a instituição, que teve índice de 11,84 pontos, de
acordo com a metodologia do Banco Central (BC). Os dados foram
divulgados hoje (16).
Em segundo lugar na
lista dos bancos de maior porte ficou o HSBC, com 85 queixas e índice de
8,29. Em terceiro, vem o Santander, com 211 queixas e 6,69 pontos. O
Banrisul ocupou o quarto lugar, com 22 queixas e pontuação de 5,62, e o
Bradesco, o quinto lugar, com 399 reclamações e 5,31 pontos.
O
índice representa o número de reclamações da instituição financeira para
cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações
são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1
milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá
do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números
absolutos.
As irregularidades relativas à confiabilidade,
segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações ocuparam o primeiro
lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 579
queixas por esse motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou o débito em
conta não autorizado pelo cliente, com 224 reclamações. A terceira
posição foi ocupada pela restrição à realização de portabilidade de
operação de crédito, com 194 menções.
Por fim, a recusa ou
dificuldade de acesso aos canais de atendimento e as irregularidades no
fornecimento de documento para liquidar antecipadamente operação de
crédito consignado tiveram, respectivamente, 155 e 111 queixas. No
total, houve 2.593 reclamações em fevereiro.
Jornal do Brasil
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