Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

06/01/2015

COMO FAZER UM BOM CURRÍCULO

(Foto: The italian voice/ Creative Commons
Para muitas pessoas, o começo de ano significa procurar um emprego ou mudar de ocupação. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em novembro de 2013, mais de 1,1 milhão de pessoas no Brasil estão desempregados. Diante de tanta concorrência, um currículo adequado faz toda a diferença e pode ajudar a se destacar nas oportunidades.
Desde a clareza das informações à formatação do documento, todos os detalhes são observados pelas empresas que estão procurando novos funcionários. “O currículo é o primeiro contato com o selecionador. Sendo assim, ele poderá abrir ou fechar portas”, conta Angélica Nogueira, gerente de Recursos Humanos da empresa Catho. “Currículos mal feitos são vistos de forma negativa pelo selecionador e podem até mesmo ser descartados” acrescenta.
Um bom currículo não precisa ser muito extenso para que impressione. Uma ou duas páginas são mais que suficientes para se candidatar a uma vaga de emprego. É preciso listar apenas as informações mais importantes da sua trajetória profissional e que correspondam à vaga pretendida. Clareza e objetividade são indispensáveis na hora de elaboração.
Para quem nunca trabalhou, o tópico “experiências” deve ser excluído. A primeira coisa a fazer é definir a área em que se tenha interesse de atuar. Depois, no campo “Objetivo”, deve-se colocar apenas a área de interesse, por exemplo: Área Administrativa ou Área de Marketing. A dica é criar um item “Resumo de Qualificações”, em que se deve citar em tópicos os conhecimentos acadêmicos e atividades práticas que se tenha realizado e que estejam relacionadas àquela área.
Não é interessante especificar o cargo, uma vez que o candidato que nunca trabalhou não possui uma atuação profissional definida. “Assim, a dica é mostrar interesse na vaga e na empresa. Procure mostrar ao selecionador que você tem foco na carreira e está cheio de vontade de trabalhar e crescer profissionalmente.” explica Angélica.

O que deve ter em um currículo?

•             Dados pessoais (Nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail);
•             Um objetivo conciso (neste caso, pode colocar o cargo desejado ou apenas a área, por exemplo: Objetivo: Área Administrativa);
•             Formação Acadêmica;
•             Experiência profissional;
•             Nível de conhecimento em Idiomas (caso possua);
•             Cursos Realizados;
•             Conhecimentos específicos em Informática.

O que não deve ter em um currículo?

•             Erros de português
•             Formatação inadequada;
•             Letras ou papéis coloridos
•             Número de documentos;
•             Uso da primeira pessoa;
•             Nomes de pai, mãe, irmãos… ou de qualquer pessoa, além do seu.

EBC
http://www.ebc.com.br/educacao/2014/01/aprenda-a-fazer-um-bom-curriculo
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.