Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

02/01/2015

CARTA ABERTA À COMUNIDADE COREAUENSE

O ano de 2015 inicia-se com bastante expectativa quanto à proximidade da decisão acerca da manutenção ou fechamento da EEM Flora de Queiroz Teles. Hoje pela manhã, ocorreu na EEM Vilebaldo Aguiar, uma importante reunião entre representantes da 6ª CREDE, representantes da Escola Vilebaldo Aguiar e representantes da Escola Flora Teles, com o intuito de se fazer um levantamento sobre a situação em curso. Lembrei-me de um trecho do discurso da presidente Dilma Rousseff, em sua solenidade de posse para o mandato 2015-2018, em que a mesma disse: “Nosso lema será: Brasil, pátria educadora! Trata-se de lema com duplo significado. Ao bradarmos "BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA", estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano. Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero”. Acredito que a educação deverá ser a prioridade das prioridades através das instituições escolares abertas para atender a comunidade. As ações governamentais devem estar voltadas para a sua permanência, enquanto instituição legítima do saber. Isto sim é uma autêntica prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano. O que liberta um povo é uma escola de portas abertas para um futuro promissor. Como professor das duas escolas estaduais da sede de Coreaú, sempre nutri um enorme sentimento de amor e de apreço por ambas as escolas. Nem desejo o fechamento da Flora Teles e nem desejo o fechamento do Vilebaldo Aguiar. Escolas surgiram não para serem fechadas, mas para serem ampliadas. Como dizia Victor Hugo: “Quem abre escolas, fecha presídios”. A meu ver, uma decisão como esta, não pode ser política, mas, sobretudo educacional. Sou professor, educador e formador de opinião, por isso sou contra o fechamento, remanejamento, deslocamento, transferência, redimensionamento ou qualquer outra palavra inventada ou recriada com a intenção de promover o fim de uma unidade de ensino. Precisamos firmar e mantermos os nossos discursos independentes de termos sidos oposição ontem ou sermos situação hoje. Como já falei, a discussão não pode ser política, e sim educacional. O tempo é o senhor da razão. É ele que vai nos presentear com nossas atitudes corretas, bem como é ele que nos punirá com nossos erros.

UMA ESCOLA DE PORTAS ABERTAS É O PASSAPORTE PARA O SUCESSO”. 
JOSÉ MÁRIO MOREIRA - Professor
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.