Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

27/12/2014

COM 'BANDEIRA VERMELHA', LUZ FICA MAIS CARA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que foi fixada para janeiro bandeira tarifária de cor vermelha para os consumidores de todos os estados do país, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima (que ainda não estão interligados com o sistema nacional de energia elétrica).
A definição da bandeira de cor vemelha, lembrou a Aneel, significará um acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês que vem.
O aumento da energia acontecerá porque, em janeiro de 2015, começará a vigorar o sistema de bandeiras tarifárias - que contará com as cores verde, amarela e vermelha - indicando as condições de geração de energia no país. O sistema funcionará como um "semáforo de trânsito", sinalizando nas contas de luz o custo de geração de energia para o consumidor.
Com a seca, as hidrelétricas passaram a gerar menos energia e as térmicas, cujo custo de geração é mais caro, foram acionadas. Com isto, a energia ficou mais cara no país.
Atualmente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo de reajuste das tarifas dessas distribuidoras e são repassados aos consumidores uma vez por ano, quando a tarifa reajustada passa a valer para os consumidores. Com as bandeiras tarifárias, uma parte do reajuste anual concedido às distribuidoras será diluído.

G1
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/12/aneel-fixa-bandeira-vermelha-em-janeiro-e-energia-eletrica-fica-mais-cara.html

26/12/2014

PROGNÓSTICO: ESTADO TERÁ CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NO INÍCIO DE 2015

A chuva faz parte do imaginário do povo nordestino, característica expressa em diversas manifestações, tanto artísticas quanto em tradições orais, que passam de pais para filhos, a exemplo da realização de previsões para saber como será a quadra chuvosa de cada ano.
Assim como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza estudos para identificar como será o comportamento da próxima quadra chuvosa, a última foi divulgada dia 18, apontando maior probabilidade de chuva abaixo da média nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015, homens e mulheres anônimos do sertão fazem também as suas previsões.
O momento ainda é de incerteza quanto à projeção para o desempenho da quadra chuvosa do próximo ano, admitem os pesquisadores da Instituição. No entanto, os modelos pesquisados sinalizam para o percentual de 55% para chuvas abaixo da média; 30% na média; e 15% acima da média, respectivamente.
O estudo não corresponde ao desempenho da totalidade quadra chuvosa do Ceará, que ocorre entre os meses de fevereiro e maio de cada ano. A Funceme ressalva que a divulgação do prognóstico para 2015 só acontecerá na segunda quinzena de janeiro, adiantando que o acumulando de chuva do período poderá ficar abaixo dos 412 milímetros previstos.
O quadro atual de estiagem, caso continue em 2015, fechará o ciclo de cinco anos. Diante da gravidade da situação a Funceme passou a divulgar as previsões climáticas mensais.
O objetivo é orientar ações governamentais e informar a sociedade, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Funceme. Os dados projetam o total de chuva que poderá ocorrer no período de janeiro a março do próximo ano.
No entanto, destaca que a previsão não corresponde ainda ao prognóstico da estação chuvosa, justificando se tratar de período diferente.
As condições dos oceanos Pacífico e Atlântico foram determinantes para a conclusão da pesquisa, que mostra tendência desfavorável à chuva.
O Pacífico Equatorial permanece aquecido, indicando que o El Niño está em atuação. Enquanto no Atlântico Equatorial é observada a configuração de diferença de temperaturas, o que significa atuação mais regular da zona de convergência intertropical (Zcit).
Trata-se de sistema meteorológico que começa a atuar na segunda quinzena de fevereiro, considerado como um dos responsáveis pelo desempenho de chuva durante a quadra chuviosa no Ceará.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/funceme-preve-chuvas-abaixo-da-media-ate-marco-1.1182882

ONDE FOMOS VISTOS NESTA 4ª SEMANA DE DEZEMBRO


TRABALHADOR PODE SIMULAR RENDIMENTOS EM PÁGINA DA INTERNET

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um página na internet que permite ao trabalhador simular os rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O site faz parte da campanha do ministério #meufgts, lançada nas redes sociais para esclarecer a população sobre os recursos do fundo.
A página tira dúvidas sobre o fundo e disponibiliza uma lista dos questionamentos mais comuns, como direitos e condições para utilizar os recursos para aquisição da casa própria, por exemplo.
O site reúne também informações para quem quer sacar o FGTS e como o trabalhador que não tem acesso à internet pode consultar o extrato do fundo. Além dessas dicas, dá informações sobre os demais canais de atendimento disponíveis e como sacar os recursos no exterior, além de vídeos.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/trabalhador-pode-consultar-rendimentos-do-fgts-em-pagina-da-internet

COREAÚ: MISSA DE NATAL E UMA MULTIDÃO EM FRENTE A IGREJA MATRIZ

Momentos antes da celebração
Durante a celebração
Multidão no largo da matriz
Cerca de 700 pessoas acompanharam a missa de natal em frente a igreja matriz de Coreaú. Antes os fiéis puderam acompanhar também a Cantata de natal que reuniu cerca de 30 pessoas em coro e fizeram uma apresentação de cerca de uma hora. A celebração eucarística começou por volta das 20:30 com a celebração do pároco Pe. Lucione que fez a sua homilia de natal pedindo a reconciliação entre as famílias.

Do Blog: O que todos estavam comentando durante e após a celebração, foi o quanto os agentes pró-cidadania fizeram falta na organização dos veículos. O programa chegou ao fim neste ano de 2014.

24/12/2014

PARÓQUIA DE COREAÚ LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO JORNAL ÁGAPE

Será apresentado hoje e distribuído entre os paroquianos de Coreaú a segunda edição o Jornal Ágape. Desta vez o Jornal traz melhorias nas ilustrações, além das novidades que não vamos contar aqui para que você leitor possa conferir.

A TODOS UM FELIZ NATAL


23/12/2014

DILMA ANUNCIA 13 MINISTROS PARA O NOVO GOVERNO

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23), por meio de nota oficial, os nomes de 13 novos integrantes do primeiro escalão do governo federal. Entre os ministros que atuarão no segundo mandato da petista estão os governadores da Bahia, Jaques Wagner, do Ceará, Cid Gomes, e o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. O Palácio do Planalto também confirmou a permanência no primeiro escalão do ministro do Turismo, Vinícius Lages (PMDB).
Neste novo lote de ministros, Dilma contemplou o PMDB, seu principal sócio no governo. O partido comandado pelo vice-presidência da República, Michel Temer, teve sua reivindicação atendida pela chefe do Executivo e passará a comandar seis pastas a partir de 2015. No primeiro mandato, a legenda aliada esteve à frente de cinco ministérios.
Os peemedebistas deixarão a gestão do Ministério da Previdência, porém, passarão a administrar as secretarias da Pesca e dos Portos, que também têm status de ministério.
A expectativa em Brasília é que Dilma conclua a reforma ministerial de seu segundo governo na próxima segunda-feira (29), dia em que ela retornará de um descanso com a família no litoral da Bahia. A presidente deve embarcar nesta quinta (25) com a filha Paula e o neto Gabriel para a Base Naval de Aratu, localizada na península São Tomé de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. Desde que assumiu a Presidência, em 2011, ela tem escolhido a base militar baiana para repousar nos dias de folga.

G1
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/dilma-anuncia-jacques-wagner-cid-gomes-e-outros-11-para-esplanada.html

JOGADOR ALEMÃO ABANDONA CARREIRA AOS 24 ANOS PARA VIRAR PADRE

Um atacante alemão resolveu mudar completamente de vida. Aos 24 anos, Sebastian Piotrowski, que estava jogando no Elversberg, da 3ª divisão do país, vai largar o futebol para virar padre.
“Eu queria isso há muito tempo. Por algum tempo eu tentei manter as duas carreiras em paralelo, o estudo de teologia com o futebol, mas isso ficou muito difícil. Tive essa escolha de não perder mais tempo com a bola nos pés e me envolver com o plano de Deus. Acho que é nisso que tenho que focar meu trabalho”, disse Piotrowski, ao Bild.
Segundo reportagem do tabloide alemão, o ex-jogador tem uma rotina bem diferente agora. Ele acorda às 7h40 da manhã, quando faz sia oração, e depois passa o restante do dia estudando a Bíblia e outros dogmas da religião no curso de teologia. Todos os dias também participa de uma missa, para aprender a comandar a celebração.
Moritz Zimmer, defensor da ex-equipe de Piotrowski, e que muitas vezes compartilhou o mesmo quarto de hotel com o agora padre nas viagens da equipe, não se mostrou surpreso com a decisão do antigo companheiro.

Msn/portalmidia

93% DOS ALUNOS SAEM DA ESCOLA COM DEFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA

No Ceará, apenas 6,6% dos alunos que terminaram o 3º ano do ensino médio em 2013 obtiveram conhecimento adequado em matemática e 9% apresentaram proficiência satisfatória em português. No 9º ano do ensino fundamental, as porcentagens também exibem aprendizado aquém do adequado. Os resultados, divulgados pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), demonstram uma piora nos números cearenses desde a última análise, em 2011. O Estado, porém, apresentou os melhores índices do Nordeste em aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental.

O levantamento teve como base a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados ano passado. Os dados fazem parte do monitoramento da meta 3 do TPE: todo aluno com aprendizagem adequado ao seu ano até 2022. As avaliações periódicas, a cada dois anos, são definidas pelas metas intermediárias para acompanhamento dos indicadores. Os baixos percentuais de aprendizagem no ensino médio se constituem em abrangência nacional. No Brasil, somente 9,3% dos estudantes aprenderam o considerado adequado em matemática e 27,2%, em português.

Idevaldo Bodião, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), considerou que o Ceará exibe bons índices entre os estados nordestinos nas séries iniciais. “Em estágios mais avançados da escolarização, o Estado vai perdendo a referência. O Ceará, em relação à alfabetização, era tão frágil que qualquer mudança provocaria resultado. Isso não foi feito em relação ao ensino médio”, avaliou. No 3º ano, por exemplo, o índice de aprendizagem cearense em matemática fica atrás do da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí.

Para a coordenadora do TPE, Priscila Cruz, as deficiências do ensino médio no Brasil são resultado de uma estrutura engessada de aprendizagem, que exibe índices piores a cada ano. “No último levantamento, acendemos a luz amarela sobre o 3º ano. Agora já é o sinal vermelho. Não temos visto nenhum esforço estruturante. Por outro lado, políticas públicas já conseguiram gerar resultados no 5º ano do fundamental”, disse. Priscila destacou o Ceará como referência nacional nesta série. 

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/12/23/noticiasjornalcotidiano,3367129/93-dos-alunos-saem-da-escola-com-deficiencia-em-matematica.shtml

23 DE DEZEMBRO É DIA DO VIZINHO


22/12/2014

ENEM 2013 DIVULGA NOTA POR ESCOLA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta segunda-feira, 22, as notas por escola da edição passada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013), feita por mais de 5 milhões de estudantes em todo o Brasil. Foram incluídas 14.715 escolas no sistema de consulta.
Neste ano, estarão disponíveis consultas do desempenho médio de cada instituição, média de desempenho de cada aluno nas quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação, bem como a média dos 30 melhores alunos. Este é o segundo ano que o governo federal opta por não divulgar a média geral do Enem por escola.

Os resultados, inclusive, já haviam sido divulgados preliminarmente em 1º de dezembro e dirigentes escolares tiveram prazo de 10 dias para entrar com recurso no Inep.
Foram incluídas no cálculo do Instituto apenas as instituições de ensino em que pelo menos 50% de seus alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2013. Cada escola também terá acesso a dois novos indicadores: o índice de nível socioeconômico (INSE) e a formação docente.
De acordo com o presidente do Inep, Chico Soares "Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados".
Os resultados foram divulgados preliminarmente às escolas, em 1º de dezembro. Os dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com recurso no Inep.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2014/12/22/noticiasbrasil,3366933/enem-divulga-notas-por-escola-do-enem-2013.shtml

TESTE DA LINGUINHA EM RECÉM-NASCIDOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO

A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa.
A comerciante Eliane Tobar descobriu que o filho mais novo, hoje com 1 ano, tinha o problema quando encontrou dificuldade para amamentar. O diagnóstico foi feito um mês depois do nascimento do bebê. “Eu reclamei para a doutora que na hora em que ele ia mamar, doía muito. A dor era insuportável no braço. Ele mamava a cada 20 minutos, meia hora”.
A fonoaudióloga e integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Roberta Martinelli criou a metodologia para fazer a avaliação de bebês e diagnosticar o problema. “No primeiro momento, o teste veio para detectar a língua presa, que é quando esse fio está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”. Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada já que afeta a sucção. “Tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. Ele [o bebê] pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição. Por volta de um ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/teste-da-linguinha-em-recem-nascidos-passa-ser-obrigatorio-em-todo-o-pais

COREAÚ: PARQUE DE DIVERSÕES ANIMAM AS FESTAS DE FIM DE ANO


Chega o fim de ano e normalmente as familias gostam de celebrar a ceia de natal em suas residências, porém uma voltinha nas ruas da cidade para ver como está o clima natalino é sempre interessante e geralmente nada de animação se via nas ruas de Coreaú a não ser os paredões de som animando os bares. Neste ano algo inédito na cidade está animando o fim de ano dos coreauaense e melhor dizendo das crianças deste lugar. isto porque um parque de diversões que está instalado na cidade há cerca de três dias vai deixar o nosso município mais animado nesta reta final de 2014. Pelo o menos isso.

SINDICATO CALÇADISTA DE SOBRAL INAUGURA O MODERNO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGENS

O Sindicato Calçadista entregou, dia 18, aos seus mais de 20.000 associados e dependentes, outro grande beneficio na área da Saúde, um moderno Centro de Diagnostico por Imagens, constando de Raio X e Mamógrafo Digitalizados, equipamentos de última geração que certamente contribuirá para a saúde de todos, em especial, das mulheres trabalhadoras da Indústria de Calçados. O Presidente, Raniere Araújo, destacou que as aquisições dos equipamentos foram com recursos próprios oriundos das contribuições dos trabalhadores da indústria de calçados e que o setor de imagens vem coroar ainda mais o leque de benefícios já oferecidos na Área da Saúde da entidade. Em sua fala o Presidente agradeceu a diretoria, aos trabalhadores e a todos os convidados presentes e enfatizou que são poucos os municípios do Estado do Ceará que dispõe de tais equipamentos.
 




 

22 DE DEZEMBRO É DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


21/12/2014

SOLSTÍCIO DE VERÃO: 21 DE DEZEMBRO É O DIA MAIS LONGO DO ANO NO HEMISFÉRIO SUL

Stonehenge
Este domingo, 21 de dezembro, marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje, é o dia mais longo do ano.
A palavra solstício deriva do latim "sol" e "sístere", que se traduz como permanecer quieto. É o momento em que o Sol antinge a maior declinação em altitude, medida a partir da Linha do Equador. No solstício de dezembro, em especial nas culturas romana e celta, se festejava o retorno do Sol.
Na América Latina o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data, que representa um marco no Calendário Maia, que gerou uma interpretação sobre o fim dos tempos que acabou muito difundida no ano de 2012, para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza.
No Perú, no meio do ano é celebrada a Festa do Sol do Império Inca,  uma apoteótica celebração do mundo andino do hemisfério Sul. O imperador Inca, os sacerdotes e o povo agradeciam o Sol, que, segundo a tradição, fecunda a terra com seu calor e marca o início da época de plantio. Na cerimônia se sacrificava uma lhama, animal típico dos Andes.

Portal EBC
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/12/solsticio-de-verao-21-de-dezembro-e-o-dia-mais-longo-do-ano-no
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.