No Ceará, apenas 6,6% dos alunos que terminaram o 3º
ano do ensino médio em 2013 obtiveram conhecimento adequado em
matemática e 9% apresentaram proficiência satisfatória em português. No
9º ano do ensino fundamental, as porcentagens também exibem aprendizado
aquém do adequado. Os resultados, divulgados pelo movimento Todos Pela Educação (TPE),
demonstram uma piora nos números cearenses desde a última análise, em
2011. O Estado, porém, apresentou os melhores índices do Nordeste em
aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental.
O levantamento teve como base a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb),
realizados ano passado. Os dados fazem parte do monitoramento da meta 3
do TPE: todo aluno com aprendizagem adequado ao seu ano até 2022. As
avaliações periódicas, a cada dois anos, são definidas pelas metas
intermediárias para acompanhamento dos indicadores. Os baixos
percentuais de aprendizagem no ensino médio se constituem em abrangência
nacional. No Brasil, somente 9,3% dos estudantes aprenderam o
considerado adequado em matemática e 27,2%, em português.
Idevaldo Bodião, professor da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Ceará (UFC), considerou que o Ceará exibe bons índices entre
os estados nordestinos nas séries iniciais. “Em estágios mais avançados
da escolarização, o Estado vai perdendo a referência. O Ceará, em
relação à alfabetização, era tão frágil que qualquer mudança provocaria
resultado. Isso não foi feito em relação ao ensino médio”, avaliou. No
3º ano, por exemplo, o índice de aprendizagem cearense em matemática
fica atrás do da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí.
Para a
coordenadora do TPE, Priscila Cruz, as deficiências do ensino médio no
Brasil são resultado de uma estrutura engessada de aprendizagem, que
exibe índices piores a cada ano. “No último levantamento, acendemos a
luz amarela sobre o 3º ano. Agora já é o sinal vermelho. Não temos visto
nenhum esforço estruturante. Por outro lado, políticas públicas já
conseguiram gerar resultados no 5º ano do fundamental”, disse. Priscila
destacou o Ceará como referência nacional nesta série.
O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/12/23/noticiasjornalcotidiano,3367129/93-dos-alunos-saem-da-escola-com-deficiencia-em-matematica.shtml