Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

05/04/2014

MORRE O ATOR JOSÉ WILKER

O ator José Wilker, de 66 anos, morreu esta manhã em sua casa no Rio de Janeiro. Ele deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se de infarto.
Um dos artistas mais atuantes da televisão e do cinema brasileiros, Wilker pôde ser visto recentemente na novela "Amor à vida" como o médico Herbert.

O Globo
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2014/04/05/morre-no-rio-ator-jose-wilker-530097.asp

04/04/2014

GOVERNO FEDERAL DIVULGA OS HORÁRIOS DE TRABALHO DOS SERVIDORES DURANTE COPA

O Diário Oficial da União publica hoje (04) portaria do Ministério do Planejamento que estabelece o horário de trabalho dos servidores públicos federais durante os jogos do Brasil na Copa.

O expediente da administração pública federal funcionará com jornada reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo disputados pela seleção brasileira. Os servidores serão dispensados a partir das 12h30 e, posteriormente, deverão compensar as horas não trabalhadas. A compensação será combinada pelos trabalhadores com suas chefias diretas.

Nos dias de jogos sem a participação da seleção brasileira, haverá expediente normal de trabalho. A administração pública federal é composta de órgãos públicos, autarquias e fundações vinculadas à União.

Deve ser mantido o contingente de trabalhadores previsto em lei no caso de serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança pública. A Copa do Mundo será disputada de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.

Agência Brasil/Ceará News
http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=16068

DEU O QUE FALAR: DELEGADO DE MT FALA QUE NÃO VAI PRENDER MENORES

COREAÚ: A MELHOR CHUVA DO ANO ATÉ O MOMENTO

Foto: Jandre Elias - Arquivo
Choveu bastante na sede e em muitas localidades do município de Coreaú. A chuva demorou ininterruptamente pouco mais de uma hora, o suficiente para alguns lagos e açudes aumentar significativamente o volume acumulado. Os comentários de populares é de que até o momento, foi a melhor chuva de 2014. A previsão é de que mais chuva pode cair na noite desta sexta (04). A temperatura vai oscilar entre 32°C e 22°C.

CID GOMES FICA ATÉ O FIM DO MANDATO

Acabou uma das primeiras novelas do período pré-eleitoral. O governador do Ceará, Cid Gomes, continuará cumprindo o seu mandato normalmente, até 31 de dezembro. Dessa forma, o seu irmão, Ciro Gomes, não poderá concorrer ao mandato de senador.
De acordo com o que divulgou o jornalista Egídio Serpa, em seu blog, o vice-governador Domingos Filho teria se recusado a renunciar junto com Cid, o que teria mudado os planos do chefe do executivo.
 
O governador Cid Gomes permanece em sua residência. Não participou de qualquer reunião política até o momento. O anúncio oficial da decisão será feita pelo partido, o PROS. 

Informações Diário do Nordeste

SIMPATIA DA SEXTA-FEIRA...


MAIS DE 65 MIL RAIOS JÁ FORAM REGISTRADOS NO CEARÁ EM 2014

Ilustração
De janeiro até a última quarta-feira, 2, o Sistema de Monitoramento de raios da Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou 65.180 mil descargas atmosféricas no Ceará. Desses, 6.053 ocorreram somente nesta semana, de domingo, 1°, até quarta.

O número é superior ao do mesmo período do ano passado, em que foram registrados 40 mil raios. Em 2013, foram 195.996 raios registrados em todo o Estado. Segundo a Coelce, abril foi o ano com maior número de raios, com 72.572 raios. No caso das regiões do Ceará, a Norte liderou as incidências de descarga elétrica, nos municípios de Granja, Santa Quitéria, Sobral, Viçosa do Ceará e Tamboril.

Em Fortaleza, foram 139 raios no ano passado. Neste ano, um dos raios que atingiu a Região Metropolitana caiu sobre um transformador da rede elétrica do Conjunto Hermes Pereira, na Barra do Ceará.

Serviço
O Sistema de Monitoramento de Raios pode ser acessado através do endereço online www.zeus.iag.usp.br. No link, estão informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.


Redação O POVO Online

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – OLP, que atende professores e alunos nas seguintes modalidades: 5º e 6º anos (Poemas); 7º e 8º anos (Memórias Literárias); 9º ano do EF e 1ª série do Ensino Médio (Crônica); 2º e 3º anos do Ensino Médio (Artigo de Opinião).

O objetivo do concurso literário é contribuir para a melhoria da leitura e da escrita, valorizando a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem. A Olimpíada tem metodologias e estratégias fundamentadas na experiência das quatro edições do programa “Escrevendo o Futuro”, que é uma promoção educativa resultante da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

04 DE ABRIL É O DIA NACIONAL DO PARKINSON


03/04/2014

A FRASE DO DIA!


MOMENTO HUMOR: O CABELEIREIRO E O BÊBADO

PARA FICAR RICO, HOMEM DEIXA HIENA COMER SEUS ÓRGÃOS GENITAIS

Reprodução/times.co.zm
Um homem malauiano foi internado em um hospital local depois que uma hiena devorou sua genitália e três dedos do pé esquerdo.

O jovem que aparenta ter de 20 a 24 anos, Chamangeni Zulu, disse que um feiticeiro afirmou que ele ficaria rico depois do ataque.

— Eu conheci algumas pessoas ricas que me disseram que a melhor forma de me tornar rico seria sacrificando uma parte do meu corpo.

Segundo o jornal Times of Zâmbia, Zulu explicou que por volta das 4h (horário local) da segunda-feira (24) foi até uma mata na Zâmbia e tirou a roupa.
O animal se aproximou e começou a morder suas partes íntimas. 

Porém, mesmo com a dolorosa experiência, Zulu disse que ainda mantém a esperança de enriquecer. 

— Apesar de eu ter perdido algumas partes importantes do meu corpo, ainda espero ficar rico.

O Hospital Geral de Chipata, que cuida de Zulu, diz que o estado dele é estável.

R7
http://noticias.r7.com/internacional/para-ficar-rico-homem-deixa-hiena-comer-seus-orgaos-genitais-03042014

ASSEMBLEIA APROVA NOVE MATÉRIAS DO EXECUTIVO NA TARDE DESTA QUINTA

Foto: Dário Gabriel
A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quinta-feira (03/04), oito mensagens e um projeto de lei complementar. Todas as matérias passaram anteriormente pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Educação. A votação foi acompanhada por 39 parlamentares.
As mensagens aprovadas, todas de autoria do Poder Executivo, foram a 33/201434/201435/201436/201437/201438/201439/201440/2014.
As matérias tratam, respectivamente, sobre a autorização da permuta de bem público de dominialidade do Estado, com bem privado, em razão de interesse público; alteração no dispositivo da lei 12.066/1993, que trata sobre a política de valorização do magistério estadual; o pagamento dos profissionais do Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica; disciplina os critérios para a concessão do Prêmio Escola Nota Dez; adequações do Plano de Cargos e Carreiras do Grupo Ocupacional Atividades de Planejamento e Gestão, da Secretaria do Planejamento e Gestão; criação da carreira Gestão de Obras Rodoviárias; criação da gratificação de Incentivo Técnico e Administrativo; e sobre a concessão de gratificação aos servidores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).
Já o projeto de lei complementar nº 04/2014, também de autoria do Executivo, dispõe sobre a tabela vencimental dos servidores do Grupo Ocupacional Atividades de Apoio da Procuradoria Geral do Estado (APGE).
Na oportunidade, os deputados Ely Aguiar (PSDC), Antonio Carlos (PT), Júlio César filho (PTN), Rachel Marques (PT), Eliane Novais (PSB), Dedé Teixeira (PT) e Ferreira Aragão (PDT) justificaram seus votos. Eles ressaltaram a importância das matérias e o beneficio que trará para os servidores estaduais.
AL - Cearáhttp://www.al.ce.gov.br/index.php/destaques-do-site/item/28151-03-04-2014-rg02

APÓS INAUGURAÇÃO, CID CONVOCA REUNIÃO COM O PROS - DECISÃO SE FICA OU SAI SERÁ AMANHÃ

Um novo encontro entre o governador Cid Gomes e a cúpula do PROS foi convocado para a noite desta quinta-feira (03), no Palácio da Abolição. Novamente, deverão estar presentes o vice-governador Domingos Filho, o chefe da Casa Civil Arialdo Pinho, o secretário de Gabinete Danilo Serpa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, o ex-ministro Leônidas Cristino, o ex-secretário da Fazenda e deputado Mauro Filho, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. 

Nas últimas horas do prazo para a desincompatibilização, que termina no sábado (05), o futuro de Cid a frente do Executivo estadual ainda é incerto. Nada foi resolvido na reunião realizada à tarde entre ele e seu vice, Domingos Filho, que não aceita deixar a vaga na sucessão, como é da vontade do governador.  

Com a indefinição, a confirmação da saída de Cid do Palácio da Abolição, que poderia ter acontecido durante a inauguração da policlínica de Limoeiro do Norte, foi mais uma vez adiada.

Ceará News

CHUVA PESADA ALAGA ALGUMAS RUAS DE SOBRAL


A chuva que caiu no final da tarde e início de noite desta quinta-feira (03) em Sobral foi torrencial. Alguns pontos da cidade ficaram alagados e intrafegáveis. As imagens são de áreas centrais da cidade. A chuva durou quase duas horas.

Sobral de Prima

AGENTES PÚBLICOS QUE VÃO DISPUTAR ELEIÇÕES DEVEM DEIXAR CARGOS ATÉ SÁBADO

O prazo de desincompatibilização para agentes públicos que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições de outubro termina no sábado (5), seis meses antes do primeiro turno das eleições. No entanto, algumas autoridades podem deixar as funções antes para evitar dúvidas sobre o cumprimento do prazo, pelo fato de se tratar de um fim de semana.

A regra está prevista na Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), que estabelece os prazos para que agentes públicos deixem o governo para não ficarem inelegíveis.

De acordo com a lei, além de ministros de Estado e magistrados, presidentes, diretores e superintendentes de empresas públicas, bem como chefes de órgãos que fazem assessoramento direto, devem pedir exenoração nesse prazo. Candidatos à reeleição para os cargos de governador e presidente da República não precisam deixar o cargo.

As demais regras eleitorais para a administração pública já estão valendo. O governo está proibido de distribuir bens, valores e benefícios, exceto em casos de calamidade pública e de programas sociais previstos em lei. A partir de amanhã (4), é proibido aumentar salários de servidores públicos, bem como repor perdas causadas pela inflação.

Em maio, começam a valer os prazos para os eleitores: 7 de maio é o último dia para pedir transferência do título de eleitor para outra cidade, para alterar o endereço no cadastro eleitoral e para pessoas com deficiência pedirem acesso a seções especiais de votação.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos e definição das coligações estarão autorizadas de 10 a 30 de junho. Os partidos terão de definir seus representantes para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes e deputados federal, estadual e distrital.

A propaganda eleitoral, nas ruas e na internet, será liberada no dia 6 de julho e a campanha, no rádio e na televisão, começará no dia 19 de agosto.

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-04/agentes-publicos-que-vao-disputar-eleicoes-devem-deixar-cargos-ate-sabado

JOGADORES QUEREM LIBERAR MACONHA NO FUTEBOL

O sindicato internacional de jogadores de futebol tenta há anos que a maconha deixe de ser considerada doping. Agora que a erva tem sido liberada em várias partes do mundo, os jogadores acreditam que a proibição esteja com os dias contados.

"Quando você vê que outras sociedades não penalizam o uso dessa substância sem nenhum efeito ruim no padrão de vida dessas sociedades, é sábio reconsiderar [a proibição]", afirmou o advogado holandês Wil van Megen, diretor do departamento legal do sindicato, que atende pela sigla FIFPro.

O principal argumento é que a maconha não deveria ser considerada doping porque ela não melhora a performance esportiva do atleta.

Apesar de não incentivarem o uso de maconha ou outras drogas recreativas por esportistas, os sindicalistas defendem que é contraproducente combater uma substância que faz parte da vida de muitos jovens.

"Em muitas sociedades", continua van Megen, "ela [a maconha] é usada por gente jovem e jogadores de futebol pertencem a essa parte da sociedade. Os regulamentos antidoping estão aí para um esporte justo e não para [fazer] julgamentos morais."

O sindicato, com sede na Holanda e fundado em 1965, diz congregar a voz de mais de 65 mil jogadores de futebol espalhados pelo mundo.

E foi da Holanda, um dos países mais liberais no que se refere ao consumo de drogas, que eles receberam um importante apoio institucional quando a autoridade antidoping nacional escreveu também pela liberação da erva.

A campanha ganhou força em 2009 quando um jogador georgiano tomou um gancho de dois anos por ter sido pego com maconha no sangue.

A entidade calcula (baseada em relatórios de dopagem da Uefa) que mais da metade dos casos de doping são relacionados ao THC, substância presente na Cannabis sativa, o que foi descrito por van Megen como uma "inundação no sistema".

"Uma revisão poderia colocar o uso de Cannabis em outra perspectiva e pode, certamente, removê-la da lista da Wada."

Por sua vez, a Wada (agência mundial antidoping) já começou a afrouxar o cerco à erva.

Uol Notícias
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/04/03/jogadores-querem-liberar-maconha-no-futebol.htm

FURO DE NOTÍCIAS: IZOLDA CELA DEIXA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NESTA SEXTA (03)

Facebook do Secretário Ivo Gomes
O deputado estadual licenciado e atual secretário de Educação de Fortaleza, Ivo ferreira Gomes, publicou no final da tarde desta quinta-feira (2), em sua página pessoal no Facebook, que a primeira dama de Sobral, Izolda Cela, se desincompatibiliza nesta sexta-feira (4) do cargo de secretária de Educação do Estado, ficando assim, apta a disputar um mandato eletivo nas eleições deste ano.

Informação Sobral em Revista

DIVULGADO O RESULTADO FINAL DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO DO CEARÁ

Foi divulgado na tarde desta quinta (03) o resultado final do Concurso para professor do estado do Ceará. O concurso estava destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo de 3.000 (três mil) cargos de Professor, classe Pleno I, referência 1 (inicial da classe), do Grupo Ocupacional Magistério – MAG – do Quadro I. Para acessar o resultado os interessados tem que ir na página da CESPE em http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUC_CE_13/ ou ir direto ao edital clicando aqui.

MEGA SENA ACUMULA NESTA QUARTA E PAGARÁ R$ 50 MILHÕES

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1587 da Mega Sena nesta quarta-feira. Desta forma, o prêmio acumulou e vai pagar R$ 50 milhões no próximo sábado, quando será realizado mais um sorteio.

As dezenas sorteadas foram: 08 - 19 - 21 - 30 - 52 - 56.

Sendo a Caixa Economica Federal, 179 apostadores acertaram a quina (cinco números) e levaram R$ 25.221,63 cada. Outros 12.440 pessoas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 518,45.

CURIOSIDADES: CIENTISTAS PÕEM FIM AO MISTÉRIO DAS LISTRAS NAS ZEBRAS

Cientistas americanos garantiram a descoberta do mistério que envolve uma das questões mais intrigantes do mundo animal: por que as zebras são listradas? Charles Darwin e o naturalista Alfred Russel Wallace já debateram o assunto há 120 anos. Desde então, diversas hipóteses foram levantadas.
Uma equipe da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou todas essas teorias e concluiu que as listras evoluíram ao longo do tempo para proteger os animais das atenções indesejadas de moscas portadoras de doenças, aponta o jornal britânico "The Independent".
Para chegar a esse resultado, a equipe pesquisou cinco hipóteses diferentes - apontadas em estudos anteriores. Entre elas estão as ideias de que as listras poderiam ser uma forma de camuflagem, uma maneira de confundir predadores, um mecanismo para manter o calor no organismo, ou até mesmo uma característica para a socialização entre os animais.
O grupo mapeou a localização geográfica de sete espécies de zebras, cavalos e asnos, e suas subespécies, analisando a largura, localização e intensidade das listras. O passo seguinte foi comparar os locais onde esses animais viviam com outros fatores, como a presença de florestas, os predadores, temperatura e a presença de insetos que picam, como a mosca tsé-tsé e a Tabanidae.
- Havia uma quantidade maior de áreas do corpo dos animais cobertas de listras em regiões em que eles eram mais incomodados pelos insetos - afirmou ao "The Independent" Tim Caro, professor de biologia da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo.
O resultado foi publicado nesta terça-feira na revista científica "Nature". Para os autores, o próximo passo na solução desse enigma evolutivo consiste em entender porque as moscas evitam superfícies listradas.

Yahoo
https://br.noticias.yahoo.com/cientistas-p%C3%B5em-fim-ao-mist%C3%A9rio-das-listras-nas-175159026.html

INSISTIMOS NA FRASE!


MENSAGEM...

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."

e-mail do amigo Rogério Cristino

02/04/2014

ENERGIA FICARÁ MAIS CARA EM 2015

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (2), durante entrevista no programa Bom Dia Ministro, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que o reajuste de energia de 2015 deve ser um pouco maior porque o custo da eletricidade no País aumentou.

Ele lembrou, no entanto, que o Tesouro Nacional está liberando R$ 4 bilhões às distribuidoras de energia para mitigar parte desse problema e compensar parte do reajuste. Ele ressaltou que o aumento na conta de luz não será linear para todas as companhias.

— Existe uma regra para reajustes de energia elétrica e cada empresa tem o seu. O reajuste vai acontecer, será um pouco maior, mas não tudo que é devido porque o governo estará compartilhando parte do custo com consumidor.

Apesar de o mercado e analistas já darem como certa a alta nos preços da luz no ano que vem, foi a primeira vez que o governo federal admitiu que o serviço ficará mais caro em 2015.

Do R7
http://noticias.r7.com/economia/ministro-confirma-que-energia-ficara-mais-cara-em-2015-02042014

RENATO ARAGÃO RECEBE ALTA DE HOSPITAL

Google Imagens
Renato Aragão recebeu alta do hospital Samaritano no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (2). Segundo boletim médico, ele está clinicamente bem e retoma sua vida social, profissional e familiar. O ator tratava uma infecção urinária com antibiótico venoso.

O humorista deu entrada na unidade de saúdo no dia 26 de março. Ele foi internado no dia 16 no Hospital Barra D'Or, após um infarto, passou por uma angioplastia e teve alta. Renato, no entanto,  voltou ao hospital no dia 22 após sentir febre. Uma série de exames foram realizados e a infecção foi diagnosticada.

Agência Brasil
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2014/04/02/renato-aragao-recebe-alta-hospitalar/

PODERES DE COREAÚ SE REÚNEM PARA TRATAR DE SEGURANÇA DA CIDADE

Com pouco mais de 22 mil habitantes, sendo cerca de 14 mil na sede, o município de Coreaú também enfrenta problemas com a insegurança que assola o território nacional, principalmente nos últimos anos com o advento do crack, droga barata e de fácil acesso, que está produzindo uma legião de pequenos e jovens marginais.

Nesta semana, a prefeita Erika Frota Cristino reuniu em seu gabinete a juíza Dra. Ticiane Silveira, o promotor Dr. Osvando Muniz, o comandante do 3º BPM, Cel. Sidney Paiva, acompanhado do subtenente Bastos, o delegado de Coreaú Dr. Herbert Ponte Silva, os advogados Francisco Antonio Cristino, chefe de gabinete da prefeita, Luis Carlos Teles e Benedito Moreira, o presidente da Câmara Municipal João Godô, e o comandante do Pró-Cidadania Afrânio Gregório.

Na pauta, além do combate ostensivo ao tráfico e consumo de drogas, foram tratados de temas também relevantes e que incomodam a população ordeira da ‘Palma’, como, a lei do silêncio e a fiscalização de trânsito, coibindo a falta de capacete e a condução de veículos por menores de idade. 

Informações Sobral em Revista

MOMENTO HUMOR: LADRÃO ROUBA, É ROUBADO, E VAI PRESTAR QUEIXA


CHOVE EM 70 CIDADES DO CEARÁ NESTA MANHÃ DE QUARTA

Até a manhã desta quarta-feira (2) choveu em 70 cidades do Estado, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). O município que registrou o maior volume de precipitação foi em Acarau (54.1mm), a 255 km de Fortaleza. 

Na Capital, o posto do Castelão contabilizou 18mm até as 10h. Também choveu nas cidades de Itapipoca (50.6mm), Pindoretama (49mm), São Gonçalo Do Amarante (48.2mm), Itarema (48mm), Beberibe (38mm), Nova Russas (38mm), Trairi (36mm) e Ibiapina (35mm). 

Funceme prevê chuva no Centro-Norte do Estado
Conforme a Funceme, a  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando as condições do tempo no Estado e a nebulosidade ficará variável. No Centro-Norte chove ao longo do dia. Já no Sul, o céu ficará parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.
O satélite do órgão observou nuvens sobre todo o Ceará sendo mais significativas na faixa litorânea e adjacências devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT (faixa de nuvens com grande desenvolvimento vertical associadas a chuva intensa), padrão observado nos últimos dias.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/chove-em-70-cidades-do-ceara-nesta-quarta-feira-1.969784

COREAÚ SEDIA PRIMEIRA FEIRA DE GALINHA CAIPIRA

A Prefeitura de Coreaú, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sebrae e os avicultores da comunidade de Salva Vidas, promovem no próximo domingo, 6 de abril, das 7h as 10h da manhã, a primeira edição da Feira da Galinha Caipira do município.

PMDB DIVULGA PESQUISA IBOPE SOBRE ELEIÇÃO NO CEARÁ

Primeira pesquisa Ibope sobre a eleição do Ceará neste ano dá vitória folgada a Eunício Oliveira (PMDB) para o Governo em todos os cenários averiguados. O levantamento, encomendado pelo PMDB do Estado, foi divulgado pelo partido na manhã desta quarta-feira, 2. Assim como na pesquisa Vox Populi/CNT divulgada mês passado, Eunício venceria no 1º turno em todas as previsões feitas. Entre outros candidatos, apenas Luizianne Lins (PT) consegue passar dos 10% contra o peemedebista.

Em cenário com a ex-prefeita, Eunício ficaria 39% e a petista com 11%, com Ailton Lopes (Psol) e Nicolle Barbosa (PSB) aparecendo logo após, com 3% cada. Nesta previsão, brancos e nulos - votos que não são computados - chegam a 22%. Outros 21% não souberam ou não responderam a pergunta do Ibope.

Outros cenários, sobretudo com candidatos do grupo político de Cid Gomes (Pros), dão vitória mais folgada ao peemedebista. O presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (Pros), por exemplo, pontua apenas 4% contra Eunício. Quem aparece melhor entre Cidistas é Mauro Filho (Pros), que termina com 9% dos votos contra o peemedebista. O vice-governador Domingos Filho (Pros) fica com 5%.

Na pesquisa espontânea, onde não são elencados possíveis candidatos ao pesquisado, nova vitória de Eunício: o senador é o único que sai da marca dos 0%, atingindo 3% das menções. 80% dos entrevistados não souberam opinar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março deste ano, ouvindo 812 cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00059/2014.

O Povo Online
http://www.opovo.com.br/app/politica/2014/04/02/noticiaspoliticas,3230069/pmdb-divulga-pesquisa-ibope-sobre-eleicao-no-ceara-eunicio-lidera.shtml 

02 DE ABRIL É O DIA DO LIVRO INFANTIL E DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO



ALUNOS BRASILEIROS FICAM ENTRE OS ÚLTIMOS EM RANKING DE MATEMÁTICA

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou hoje (1°) o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada.

Aplicado a cada três anos e voltado para leitura, ciências e matemática, o Pisa avaliou 85 mil estudantes e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos problemas. O relatório da OCDE registra que, no país, as meninas tiveram desempenho melhor que o dos meninos e que a situação socioeconomica do estudante também tem impacto no resultado.

Os países que lideram o ranking da OCDE são Cingapura, Coreia do Sul e Japão. As três últimas posições são ocupadas por Uruguai, Bulgária e Colômbia.

Nos testes, os estudantes executaram tarefas em um aparelho do jogo MP3, tiveram que usar o controle remoto de um aparelho de ar-condicionado para controlar condições de temperatura e umidade e simular a compra de um bilhete de trem em um teclado sensível ao toque.

Em dezembro do ano passado a OCDE havia divulgado resultados do Pisa 2012 que mostram que, entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar no desempenho dos estudantes nas três áreas de conhecimento avaliadas.

Brasil247
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/135230/Alunos-brasileiros-ficam-entre-os-%C3%BAltimos-em-ranking-de-matem%C3%A1tica.htm

QUARTA-FEIRA COMEÇA COM CHUVA EM COREAÚ

Foto: Jandre Elias - Arquivo
A manhã desta quarta (02) começou com chuva muito forte na cidade que começou as 06:00

01/04/2014

PARA ALEMÃES, 'FULECO' SIGNIFICA 'ÂNUS'

Segundo a Fifa, “Fuleco” é a junção de “futebol” e “ecologia”. Foto: Divulgação
O mascote da Copa do Mundo do Brasil foi vítima de uma mal-entendido pela imprensa alemã. O jornal “Die Welt“, um dos mais conhecidos da Alemanha, noticiou que “Fuleco” significa “ânus” na linguagem popular brasileira.

O assunto foi repercutido por diversos jornais do país e da Áustria. O principal comentário da mídia era como o significado do nome do mascote seria uma “vergonha” para a Fifa e para a organização brasileira do evento.

Na segunda-feira (31), dois jornais que falaram sobre o assunto, “Bild” e “Hamburger Morgenpost”, explicaram que o nome do “pobre Fuleco” na verdade vem da junção de “futebol” e “ecologia”, como afirma a Fifa.

Os veículos relataram que foi um “brincadeira de mal gosto” que surgiu quando um internauta postou um verbete no Dicionário Informal. Este site é escrito por qualquer usuário e possui 54 definições para “Fuleco”, mas todos os nomes surgiram depois da criação do mascote.

As notícias foram criticadas pelo blog Bildblog, que mostra erros na imprensa alemã, e considerou o fato como uma mancada do jornal “Die Welt” e da mídia do país por darem a informação sem checar a sua veracidade.

Após receber diversos comentários negativos, inclusive de brasileiros, o jornal publicou em seu site uma justificativa da autora da matéria. Ela afirma que o termo faz referência à “linguagem dos escravos africanos no Brasil“.

Diário do Nordeste
http://blogs.diariodonordeste.com.br/diarionacopa/copa-do-mundo-de-2014/jornais-alemaes-dizem-que-fuleco-significa-anus/

A FRASE DO DIA!


O QUE NÃO MATA, ENGORDA: NORMA DA ANVISA FIXA LIMITES TOLERÁVEIS PARA A PRESENÇA DE RESTOS DE INSETOS NOS ALIMENTOS

A medida visa aumentar o rigor na fiscalização dos alimentos. A agencia também definiu limites aceitáveis para outros restos de produtos estranhos.

Clique na imagem para ver a reportagem

DIA DO DESAFIO 2014 ACONTECERÁ DIA 28 DE MAIO

O Sesc realiza na última quarta-feira do mês de maio, mais uma edição do Dia do Desafio. Iniciativa adotada por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física, com uma filosofia simples, baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração da diversidade, credibilidade e livre expressão.

Após 19 anos de realização sob a coordenação do Sesc São Paulo e a inclusão de 50 milhões de pessoas a cada ano, o evento deixa como legado programas permanentes de esporte para todos, implantados nas comunidades onde se realiza. É um compromisso que o Sesc e as Prefeituras assumem em longo prazo, com o propósito de facilitar o acesso ao esporte, com o entendimento que devemos atuar em nível local e compartilhar estratégias em nível global.

Em 2014, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que sediaremos os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

O Dia do Desafio com essa expansão passa a ter um papel importante de revigorar as parcerias com órgãos públicos e privados, instituições e empresas para promover uma grande mudança no comportamento dos brasileiros. Durante quatro anos, as ações de estímulo ao esporte e à atividade física terão como prioridade o apoio às ações comunitárias, o incentivo à apropriação consciente dos espaços urbanos para prática esportiva e o impulso em direção da integração sociocultural.

Neste sentido, o alinhamento de objetivos do Dia do Desafio com a proposta da campanha MOVE Brasil, reforçará a proposição institucional de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Sesc

MEMÓRIAS DE COREAÚ: ANTIGA QUADRA DE ESPORTES


RÁDIO COMUNITÁRIA NÃO PODE DIVULGAR PROPAGANDA PAGA

As chamadas rádios comunitárias não podem receber patrocínio comercial direto, mas apenas ‘‘apoio cultural’’. Caso contrário, ficaria evidenciada a concorrência desleal com as rádios comerciais, que são tributadas pelo serviço prestado, diferentemente do que ocorre com as emissoras da comunidade.

Esse foi o entendimento da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ao manterdecisão judicial que proibiu a Associação Comunitária de Comunicação Social Vale Verde FM de veicular propaganda comercial, sob pena de pagar multa diária de R$ 1 mil. A ação cominatória foi ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Rio Grande do Sul (Sindirádio), que conseguiu a antecipação de tutela.

No Agravo de Instrumento contra a liminar proferida pela Vara Judicial da Comarca de Jaguari, a Vale Verde FM sustentou que a vedação à veiculação de publicidade e propaganda viola diversos preceitos constitucionais e inviabiliza sua atividade, já que não recebe incentivos fiscais nem verbas públicas. E mais: tal vedação resulta em censura prévia, o que também é proibido pela Constituição.

Apoio cultural
O desembargador-relator Celso Dal Prá não acolheu o recurso nesse aspecto, por entender que as rádios comunitárias só podem receber ‘‘apoio cultural’’. É o que se pode depreender da análise conjunta do artigo 18 da Lei 9.612/1998, com os artigos 32 e 40 do Decreto 2.615/1998, que regulamenta a publicidade.

Ele citou também o item 3.1 da Portaria 462/2011 do Ministério das Comunicações. O dispositivo diz que o apoio cultural consiste na forma de patrocínio limitada à divulgação de mensagens institucionais para pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico. Em síntese, não podem ser propagados bens, produtos, preços, condições de pagamento, ofertas, vantagens e serviços que, por si só, promovam a pessoa jurídica do patrocinador.

‘‘No caso concreto, a própria agravante admite, expressamente, que veicula propaganda comercial direta dos patrocinadores. Em que pese as alegações acerca da inconstitucionalidade das leis e regulamentos que regem a matéria, não há verossimilhança capaz de afastar a ordem proibitiva, que está em consonância com a legislação aplicável à espécie’’, fulminou o relator, que lavrou o acórdão na sessão do dia 20 de março.

A ação cominatória segue em tramitação na Vara Judicial da comarca, sob os cuidados da juíza Ana Paula Nichel.

Clique aqui para ler o acórdão. 

Consultor Jurídio
http://www.conjur.com.br/2014-mar-31/nao-tributada-radio-comunitaria-nao-receber-verbas-publicitarias

PROGRAMAS PIRATAS DEVEM FAZER BRASILEIRO GASTAR US$ 700 MILHÕES EM 2014

US$ 700 milhões e 44,2 milhões de horas: é isso que os brasileiros vão gastar, apenas em 2014, para se livrar de vírus causados por softwares piratas. No mundo inteiro, esses números podem chegar a US$ 25 bilhões e 1,2 bilhões de horas. É o que concluiu uma pesquisa feita pela consultoria IDC e pela Universidade Nacional de Singapura a pedido da gigante de tecnologia Microsoft.

"As gangues digitais estão tirando proveito de toda e qualquer brecha que encontram pela frente, provocando prejuízos reputacionais e financeiros devastadores para consumidores, empresas e governos. Nesse contexto, o uso de software ilegal surge como mais uma oportunidade para atuação dessas organizações criminosas", afirma a gerente de propriedade intelectual e antipirataria da Microsoft Brasil Vanessa Fonseca, em nota.

Na pesquisa, a empresa de tecnologia também calcula que, entre as empresas, o gasto com problemas causados por infecções de programas ilegais pode chegar a US$ 4,6 bilhões. Os principais receios que a falta de segurança virtual causam aos consumidores são a perda de dados (60%), o uso de informações para transações não autorizadas e fraudes (51%), e a invasão de e-mails, redes sociais e contas bancárias (50%). O uso de softwares antivírus, entretanto, só é usado por 57% dos entrevistados.

O estudo intitulado “A relação entre o uso de softwares piratas e brechas de segurança digital” ouviu 1,7 mil consumidores, profissionais de TI, executivos de tecnologia e oficiais de governo em 14 países, entre eles o Brasil.

"Usar software pirateado é como andar em um campo minado: nunca se sabe quando se irá encontrar algo desagradável, mas se encontrar, o resultado pode sem bastante destrutivo. Os riscos financeiros são consideráveis, e as potenciais perdas podem levar uma empresa rentável para o buraco. Comprar software legítimo é mais barato no longo prazo. Ao menos você sabe que não vai ganhar nenhum brinde em forma de malware", disse John Gantz, chefe de pesquisas da IDC, em nota.

Zero Hora
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/tecnologia/noticia/2014/03/programas-piratas-devem-fazer-brasileiro-gastar-us-700-milhoes-em-2014-para-se-livrar-de-virus-4461436.html

EMPRESAS E CONSUMIDORES DÃO ADEUS AO WINDOWS XP

Se você ainda usa o Windows XP, prepare-se: a partir de 8 de abril, a Microsoft deixará de dar suporte ao produto. “E daí?”, alguém pode perguntar. Mas qual foi mesmo a última vez em que você ligou para a central de atendimento da Microsoft?
A principal questão é que o XP deixará de ter atualizações de segurança. Isso significa que, se forem descobertas vulnerabilidades em versões posteriores, elas serão corrigidas e relatadas pela empresa de software. Caso estejam presentes também no XP, essas vulnerabilidades ficarão expostas.
Lançado em outubro de 2001, o XP trouxe melhorias consideráveis em relação ao seu precursor, o Windows 2000. Ele incorporou características do Windows NT, que era a versão do sistema operacional para empresas, mais seguro e estável. Normalmente, a Microsoft mantém o suporte a uma versão do Windows por 10 anos. No caso de XP, decidiu mantê-lo por mais de 12 anos.
É uma versão muito popular. O usuário de PCs reconhece facilmente o XP pela imagem de fundo padrão, com montes verdes e céu azul, que lembram a terra dos Teletubbies, programa infantil de TV que fez sucesso há mais de 10 anos.
Migração. Mesmo após todos esses anos, muitas empresas mantiveram o XP para poder rodar aplicações antigas. Versões mais novas do Windows, como 7 e 8, não rodam direito programas que funcionavam no XP e seus antecessores. Existem companhias, inclusive, que compraram computadores novos e depois fizeram “downgrade” do sistema (trocaram a versão mais nova pelo XP).
“A demanda pela migração está bem grande”, afirma Romulo Pinto de Magalhães, gerente comercial da Full Service Informática, empresa parceira da Microsoft. “A maioria dos projetos ainda está em andamento.” Um de seus clientes tem 4 mil computadores, e o processo de troca de sistema operacional começou há seis meses.
Segundo Magalhães, as empresas que procuraram a Full Service geralmente têm um departamento de tecnologia da informação mais maduro. “As normas de auditoria exigem uma garantia de suporte, principalmente por motivos de segurança”, explica.

Estadão
http://blogs.estadao.com.br/link/empresas-e-consumidores-dao-adeus-ao-windows-xp/

1° DE ABRIL É DO DIA DA MENTIRA


QUE VENHA ABRIL...


31/03/2014

A FRASE DO DIA


MOMENTO HUMOR: COISAS DE ACADEMIA

REAJUSTE NO PREÇO DOS MEDICAMENTOS PASSA A VALER HOJE

Indústrias farmacêuticas e distribuidoras podem, a partir de hoje (31), adotar o reajuste de até 5,68% nos preços de medicamentos regulados pelo governo. A resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) que autoriza o reajuste foi publicada na última quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Saúde, a regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos, sendo que mais de 40% deles estão na categoria nível três – de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço-teto em 1,02%.

“O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou a pasta.

A Cmed fixa o valor do reajuste anualmente, com base em critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003. São considerados no cálculo a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor.

Agência Brasil/Via Ceará News

CONTRA CEARÁ GUARANY (S) SOLICITA ARBITRAGEM DE FORA

A diretoria do Guarany de Sobral protocolou nesta segunda-feira pedido para que a arbitragem dos dois jogos semifinais, contra o Ceará, tenham arbitragem de fora do estado. De acordo com os dirigentes, o clube teria sido prejudicado em alguns jogos durante o hexagonal, fato que motivou a solicitação.

O regulamento do Campeonato Cearense prevê o pagamento de uma taxa de cinco mil reais para a solicitação de arbitragem de fora. Além disso, o clube solicitante deve arcar com as despesas dos árbitros. O Cacique do Vale fez o pedido tanto para o jogo do próximo domingo, em Sobral, quanto para o jogo da volta, na Arena Castelão.

Fabiano Rodrigues do DN
http://blogs.diariodonordeste.com.br/fabianorodrigues/guarany-de-sobral/guarany-de-sobral-solicita-arbitragem-de-fora-para-os-duelos-contra-o-ceara/

RAIO MATA 51 CABEÇAS DE GADO EM UMA FAZENDA NO TO

Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do Tocantins. Segundo o proprietário do imóvel, João Damasceno de Sá Filho, o prejuízo é superior a R$ 60 mil. O fazendeiro acredita que os animais morreram por volta das 19h de sexta-feira (28). Eles só foram encontrados às 8h30 da manhã do dia seguinte.

Sá Filho conta que, desde que começou a trabalhar com gado, em 2007, isso nunca havia acontecido. Antes do acidente ele possuía 826 cabeças de gado. Ainda chovia no dia seguinte, e por causa da demora para encontrar as carcaças, a carne não pôde ser aproveitada. Os animais mortos foram enterrados.

Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), cerca de 3 milhões de raios caem no estado por ano.  Ele declarou que no estado não existe cultura de prevenção contra raios e que é necessária a instalação de para-raios no campo. Ele disse ainda que em outros estados é comum que os pequenos pecuaristas invistam em proteção contra descargas elétricas.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o oitavo estado em que mais caem raios no país, o primeiro é o Amazonas. O Elat destacou ainda que os animais não são os únicos afetados pelos raios. Segundo o grupo, em média 130 pessoas morrem por ano em razão dos raios no Brasil, a maioria (24%) é composta por trabalhadores do setor agrícola.

G1
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/03/raio-mata-51-cabecas-de-gado-no-interior-do-tocantins.html

DITADURA NUNCA MAIS


ESCOLA FLORA TELES É DESTAQUE NO LANÇAMENTO DO PROJETO "ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM" 2014


A secretária Izolda Cela lançou na quinta-feira, dia 27, na Secretaria da Educação (Seduc), o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2014.  Durante o evento, houve uma homenagem aos 26 estudantes e 26 escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Os alunos representaram os 10.687 jovens da rede estadual que ingressaram no ensino superior. Os alunos e representantes das escolas receberam uma placa relativa ao projeto. Entre os presentes, estiveram o secretário adjunto, Maurício Holanda, o secretário executivo, Idilvan Alencar, a representante dos pais de alunos, Rita Cavalcante, os alunos Weslley Vieira de Carvalho e Bruno Cavalcante Mota, aprovados, respectivamente, para os cursos de Medicina - 1º lugar na UFC/Sobral e Engenharia Civil, também na UFC. 

A ação dará continuidade ao investimento e apoio destinados aos alunos da rede estadual para que todos finalizem o Ensino Médio com sucesso, mais chances de ingressarem no ensino superior e preparados para a vida. O projeto Enem Chego Junto, Chego Bem é voltado aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública estadual.

A escola Flora Teles foi destaque com mais 25 escolas do Ceará que se destacaram no ENEM (exame Nacional do Ensino Médio) de 2013. A diretora da escola Daniela Taboza foi receber a homenagem das mãos da Secretária de educação do Ceará Izolda Cela.

31 DE MARÇO É DIA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DA SAÚDE E NUTRIÇÃO


'OS SIMPSONS' DIVULGA EPISÓDIO COM IMAGEM DA ARENA CORINTHIANS

Um dos próximos episódios de "Os Simpsons", da Fox, terá a Copa do Mundo como pano de fundo. Para fazer a divulgação, a fanpage oficial do seriado no Facebook publicou imagem da Arena Corinthians, o que mexeu com os torcedores alvinegros nas redes socais.

No episódio, o personagem Homer Simpson será um árbitro de futebol durante o Mundial no Brasil. Homer e família viajarão ao Brasil para treinamento. Ele ainda passará a sofrer pressões de gângsteres sul-americanos para manipular resultados das partidas e verá sua filha mais velha, Lisa, elogiando a integridade do pai durante uma apresentação escolar.

Vale lembrar que Fox fechou parcerias com clubes de países diferentes para a venda de produtos licenciados. Além do Corinthians, Barcelona (ESP), Zenit (RUS) e Boca Juniors (ARG) poderão associar os símbolos e marcas aos personagens de "Os Simpsons".

O Povo Online

NUA, POPOZUDA PROTESTA: 'DE SAIA LONGA OU PELADA NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA'

Foto: Reprodução Facebook
Valesca Popozuda entrou no debate sobre estupro e comportamento feminino, deflagrado pela pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Nua e com um taco de beisebol nas mãos, a funkeira protestou em seu Facebook: “De saia longa ou pelada #nãomereçoserestuprada”.
De acordo com o estudo do Ipea, 58,5% dos entrevistados, de um total de 3.810 pessoas de 212 cidades, concordam com a seguinte frase: “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.
Em seu post, Valesca apontou a lei de 2009, que determina que o estupro seja crime hediondo: “Estupro é crime hediondo e as penas estão previstas na Lei 12.015 de 2009. Ajude a combater esse crime!”.

Extra
http://extra.globo.com/tv-e-lazer/nua-valesca-popozuda-usa-rede-social-para-protestar-contra-estupro-12037251.html#ixzz2xV0kRlwC
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.