Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

13/11/2014

CANDIDATO DENUNCIA VAZAMENTO DE REDAÇÃO DO ENEM

Reprodução/Faceboo
Um candidato do Piauí afirmou pelo Facebook ter recebido o tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 horas antes do início do segundo dia de provas. De acordo com a postagem, uma imagem da prova foi recebida por ele às 10h47 do domingo (9), horário local. A prova oficial teve início às 12h no Estado.
"E agora???????? Como um exame à nível nacional pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até em mim", escreveu na rede social.
Em um vídeo publicado na internet, o candidato apresenta um saco plástico lacrado onde teria guardado suas coisas durante a prova. Em seguida, ele tira o celular e liga o aparelho. "Eu fiquei muito surpreso ao ver o tema da redação, né?! E vou mostrar aqui pra vocês", comenta.
Conforme mostrado na tela, eram 14h14 (horário do Piauí) e sem ter conexão com a internet, de acordo com o participante, ele mostra uma imagem bem parecida com a original da prova aplicada no domingo sobre o tema da redação. Ele abre os detalhes do arquivo e exibe a data (9) e o horário em que teria recebido a foto.
"Então quer dizer que varias pessoas, como eu, receberam essa mídia com o tema da redação do Enem. E aí? Como é que fica?", questiona.
Segundo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a denúncia do suposto vazamento foi feita ontem (12) e o caso está sendo investigado.
"O Inep esclarece que a Polícia Federal está investigando o caso, já apreendeu o celular e está realizando perícias no aparelho. Desde o início  do exame outras denúncias  foram recebidas e , quando apuradas, todas se mostraram infundadas. O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes."
Um inquérito policial para apurar a veracidade ou não dos fatos ocorridos no Piauí foi instaurado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13), segundo nota divulgada. "Foi solicitada a perícia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso já estão sendo ouvidos naquele estado", informou.

Uol
http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/11/13/candidato-denuncia-vazamento-de-redacao-do-enem-pf-apura.htm
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.