Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/10/2014

MARGENS DE ERRO DE PESQUISAS ELEITORAIS SÃO 'FALSA', DIZEM ANALISTAS

A informação divulgada a granel nos jornais e telejornais de que "a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos" e de que o nível de confiança de uma pesquisa "é de 95%" sugere que é quase impossível errar o prognóstico. Nos últimos pleitos, essa chancela de credibilidade matemática tem se demonstrado frágil e a polêmica voltou à baila com o fim do primeiro turno e o início do segundo.

Geralmente, durante e após as eleições,  pesquisas são esmiuçadas em análises e ganham demasiado poder nas disputas políticas por cargos no Executivo e no Legislativo, mas, segundo os pesquisadores entrevistados pela RBA, Pergentino Mendes de Almeida e José Ferreira de Carvalho, os métodos e modelos dos grandes institutos de pesquisa nacionais são questionáveis.

Para eles, além de serem imprecisas, os levantamentos não inspiram confiança e tornam as "margem de erro" ficção, que será explicada adiante. Antes, para exemplificar, vale atenção nos números divulgados nas seis das pesquisas realizadas até agora neste segundo turno presidencial, disputado por Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Para facilitar a conta, a margem de erro não será considerada. A primeira delas foi realizada pelo Instituto Paraná e divulgada pela revista Época. São oito pontos à diferença a favor de Aécio (54% para o tucano e 46% para a petista). Na pesquisa seguinte, do Instituto Veritá, a vantagem de Aécio foi de 9,6 pontos percentuais (54,8% contra 45,2% de Rousseff). Na terceira pesquisa, realizada pelo Sensus, Neves obteve 58,8% e Rousseff 41,2%, uma diferença de 17,6 pontos percentuais. Já a pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, indicaram Aécio com 46% e Dilma Rousseff com 44%, o que é considerado, apesar dos dois pontos a favor do tucano, um empate técnico. O resultado do Datafolha foi idêntico ao do Ibope, 46% a 44%. Porém, na última pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, Dilma está à frente de Aécio, com 45%, ante 44% do tucano, o que também é considerado empate técnico.

Matéria completa aqui
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.