Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

22/09/2014

PRIMAVERA COMEÇA DIA 22 DE SETEMBRO, ÀS 23h29

A primavera começa oficialmente hoje dia 22 de setembro, às 23h29 (horário de Brasília). Neste dia, ocorre o segundo equinócio deste ano: quando o dia e a noite tem a mesma duração. As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.
É interessante notar que o instante do equinócio é o mesmo em qualquer parte da Terra, entretanto, tendo em vista os diferentes fusos horários, esse instante pode ser no dia 23. Por exemplo, no fuso de -2 horas (Fernando de Noronha) o início da primavera será no dia 23 às 0h29m.
Já a visita do Dr. Salomão Medeiros teve como objetivo conhecer a área do OASI, típica do bioma caatinga, e discutir com a equipe do ON a construção de um plano de trabalho conjunto. Em julho deste ano, INSA e ON assinaram acordo de cooperação visando ao desenvolvimento de ações de valorização do semiárido e difusão do conhecimento científico e tecnológico em suas áreas de atuação na região.
"Para compreender a passagem das estações, é preciso imaginar a Terra parada e todos os outros astros se movendo em relação ao planeta", explica a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional. Nessa perspectiva, em setembro o Sol chega à linha do Equador, indo de norte para sul – o que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e de outono no Hemisfério Norte.
Em seguida, os dias ficarão cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o solstício que marca a entrada do verão, quando ocorre o maior dia e a menor noite do ano. O verão começará às 20h03 (horário de Brasília) do dia 21 de dezembro. A partir daí, acontece o inverso: os dias vão ficando cada vez menores até que no equinócio do outono novamente o dia e a noite estão com o mesmo comprimento. Depois, os dias continuam ficando menores e as noites maiores até que, no solstício de inverno, é registrado o menor dia e a maior noite do ano. 

Observatório Nacional
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.