Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

09/09/2014

49 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR

Administrador, professor da UFC e membro da Academia Cearense de Administração

A categoria dos administradores completa hoje 49 anos de regulamentação da profissão, a atuar em um mundo em que profundas são as transformações ocorridas em todas as áreas do conhecimento humano. No ambiente organizacional, destacam-se os consistentes avanços tecnológicos que influenciam sobremaneira a vida das pessoas, observa-se a procura constante pela elevação dos padrões de eficiência no âmbito das empresas, consolida-se a consciência coletiva de que o estudo individual e a formação profissional adequada são premissas essenciais para a conquista de espaços no mercado de trabalho e procuram-se identificar novos negócios e mecanismos de sobrevivência em um mundo cada vez mais competitivo. Estes são grandes dilemas que afligem a maioria das categorias profissionais.

Pode-se afirmar que o administrador possui consistência técnica para superar esses entraves, desde que tenha assimilado, durante o seu aprendizado em uma instituição de ensino superior, os conhecimentos constantes da matriz curricular do curso do qual participou. Possuidor de uma cultura geral que contempla conteúdos no campo da filosofia, da história, da ética, da antropologia, da sociologia, da matemática e da psicologia, o administrador é capacitado para exercer funções nas áreas de marketing, recursos humanos, finanças, orçamento, material e patrimônio, organização e métodos, sistemas de informação e, principalmente, na gestão de pessoas e de empresas.

Existem hoje, no Brasil, 2.131 cursos de Administração, com um efetivo de 833.042 alunos, o maior do País, sem computar os cursos tecnológicos na área de gestão, a somar 1.957, segundo o Censo da Educação Superior do MEC de 2012. O Ceará conta com 56 cursos de Administração, 42 na capital, 12 no interior e 2 ministrados pelo ensino a distância. Além disso, várias são as entidades que oferecem cursos de extensão, especialização, MBA, mestrado e doutorado, numa demonstração insofismável de que os ensinamentos obtidos serão amplamente utilizados no cotidiano organizacional, a ensejar aperfeiçoamento de processos e racionalização de métodos.

É visível, nas universidades e faculdades, o crescimento da demanda por cursos de administração por um público pertencente aos mais distintos estratos sociais e outras categorias profissionais, que vão desde aqueles que já ocupam cargos nas empresas e possuem formação em outra área a filhos e filhas de empresários, bem como por pessoas que desejam possuir o próprio negócio, fatores esses que caracterizam a profissão como uma das mais valorizadas dentre as mais tradicionais do ensino superior.

Daí por que, na data em que se comemoram os 49 anos da promulgação da Lei nº 9769, manifestamos a todos os administradores e tecnólogos as nossas congratulações e o desejo de eles continuarem a contribuir para o processo de desenvolvimento econômico e social do Ceará e do Brasil.

Reportagem do Jornal O Povo escrito por Sérgio Bezerra
E-mail de Rogério Cristino
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.