Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

02/07/2014

"SANTO DE CASA NÃO OBRA MILAGRES"

 Por Rui Leitão (Ex-superintendente do jornal A União e Rádio Tabajara)

Não costumamos valorizar a chamada “prata da casa”, temos a mania de dar mais importância ao que vem de fora, mesmo que entre nós existam pessoas com tanto ou mais valor do que os estrangeiros, a quem sempre estamos prestando todas as reverências e admiração.
 
A convivência do dia a dia não nos permite enxergar as virtudes e as qualidades daqueles estão ao nosso lado. Subestimamos o potencial do companheiro e supervalorizamos o do estranho. Em razão disso é que popularmente dizemos que “santo de casa não obra milagres”.
 
Claro que, na maioria das vezes, isso acontece porque somos influenciados pelo visual da imagem na propaganda, e isso nos torna refém do marketing bem montado. E se junto a nós tem alguém que mereça nossos aplausos e respeito por seu talento, sua performance não o fazemos porque carece de divulgação do seu valor. É preciso que saia do nosso entorno e seja reconhecido lá fora para receber nossas homenagens.
 
É sempre assim, todas as atividades da vida as chances de sucesso ou promoção só se efetivam quando buscadas fora do seu “habitat”. Chegamos à conclusão de que aquilo que fazemos fora é bem mais reconhecido e aceito do que quando o fazemos no nosso próprio ambiente. Como não existe essa valorização interna e esse reconhecimento dos trabalhos, projetos, eventos, desenvolvido por alguém do nosso convívio, desperdiçamos oportunidades de descobrir talentos.
 
Essa não é uma constatação dos tempos atuais, vem de muito tempo. Há, inclusive, uma passagem na Bíblia quando Jesus diz: “o profeta não é reconhecido na sua própria casa e entre seus parentes”. Se Ele, filho de Deus, passou por isso, o que dizer de nós meros mortais?
 
* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SANBEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”
 
WSCOM
http://www.wscom.com.br/blog/rui_leitao/post/post/%22SANTO+DE+CASA+N%C3%83O+OBRA+MILAGRES%22-9539 

Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.