Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

30/07/2014

ESTUDANTES BRASILEIROS PARTICIPAM DE OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA NA ROMÊNIA

Cinco estudantes vão representar o país na 8ª Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) que acontece na Romênia. Ao todo, o evento reune 183 estudantes de 42 países. O evento acontece entre os dias 1º e 11 de agosto, na cidade de Suceava e contém provas práticas e teóricas de astronomia e astrofísica na programação.
Os estudandes Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Felipe Vieira Coimbra (Teresina, PI) e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte, MG) cursam o Ensino Médio e conseguiram a classificação para a IOAA por meio de bons resultados na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), provas seletivas realizadas pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e pelo MAST e, finalmente, uma uma prova presencial que indica a seleção final.
Os líderes da equipe serão os astrônomos Dr. Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Dr. Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).

Preparação
Antes da viagem para a Europa, os estudantes participaram de dois treinamentos intensivos com astrônomos e especialistas, na cidade de Passa Quatro, Sul de Minas Gerais. A programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com e sem instrumentos, resolução de exercícios e realização de provas simuladas.
O grupo também contou com um planetário digital móvel cedido pelo MAST para estudar o céu do hemisfério norte por meio de projeções. Ainda aprenderam a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios. Antes de embarcarem, os estudantes revisarão lições importantes sobre o céu do Hemisfério Norte no Planetário de Santo André (SP).

Extra.globo
http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/estudantes-brasileiros-participam-de-olimpiada-de-astronomia-na-romenia-13406337.html#ixzz38uKyyAMP
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.