Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

25/07/2014

EMPRESA JAPONESA QUER INSTALAR PAINÉIS SOLARES NA LUA

Se a humanidade continuar queimando combustíveis fósseis no ritmo atual, a temperatura do planeta vai aumentar e coisas muito ruins irão acontecer. Mas e se existisse uma fonte de energia totalmente limpa, totalmente segura e sem nenhum impacto ambiental na Terra? Para a empresa japonesa Shimizu, existe: a energia solar que atinge a Lua. Ela seria captada pelo Luna Ring, um imenso anel de painéis de energia solar, com 400 quilômetros de largura, instalado ao longo dos 11 mil quilômetros de circunferência da Lua. Ele seria construído por robôs, usando o silício presente na Lua, e geraria 8,8 terawatts de eletricidade. É uma quantidade enorme: 72 vezes mais do que toda a energia gerada no Brasil. Isso porque, como a Lua quase não tem atmosfera, os painéis solares receberiam mais radiação solar do que na Terra, e produziriam mais eletricidade.
A energia seria enviada para a humanidade por meio de antenas de micro-ondas e canhões de laser, que seriam focalizados em estações receptoras construídas na Terra. Atualmente, esses métodos são muito ineficientes, pois desperdiçam até 75% da eletricidade. Mas a Shimizu espera que a tecnologia progrida até o ano de 2035, quando o anel começaria a ser construído.
A empresa não estimou o custo do projeto, que é visto com ceticismo por especialistas. "Pode até ser viável, mas a relação custo-benefício é duvidosa", diz Ruberval Baldini, presidente da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente. "Com custos menores, poderíamos produzir a mesma quantidade de energia solar aqui na Terra, instalando painéis no sertão do Nordeste." Outro problema seria costurar acordos políticos com todos os países, pois ninguém é dono da Lua. "Ela é propriedade do mundo. Por isso, o Luna Ring também deve ser um projeto coletivo, não só nosso", admite Kenji Takagi, porta-voz da empresa.

Superinteressante
http://super.abril.com.br/universo/usina-espaco-787649.shtml
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.